Ofensiva pela liderança

10312264-estrategia-ofensiva-en-pizarraO Vasco tem a chance de assumir a liderança do Estadual hoje, caso consiga passar pelo Bangu, em São Janú. E levando em consideração o retrospecto de empates entre o canil e a mulambada, a probabilidade de terminarmos a rodada no topo da tabela aumenta.

Mas para que isso aconteça, precisaremos vencer o alvirrubro por uma diferença de quatro gols, coisa que ainda não fizemos na competição. Esse, aliás, é um dos senões da equipe do Doriva, que não tem se destacado na tarefa de balançar as redes: temos o pior ataque entre os quatro primeiro colocados do Carioca (incluindo aí o Voltaço) e até que o Fluzim, quinto lugar na tabela.

Essa falta de gols, mais a necessidade de um placar elástico, a motivação depois da vitória no clássico contra os flores e o fato de jogarmos em casa podem justificar as alterações feitas no time pelo nosso treinador. Doriva deve por em campo um time titular extremamente ofensivo, com apenas um volante de combate. Com a suspensão de Guiñazu e a boa participação de Julio dos Santos na partida passada, o treinador preferiu manter o paraguaio no time e não colocar outro volante no lugar do argentino, promovendo a volta de Bernardo ao meio de campo.

O esquema tanto pode favorecer a compactação do time na frente como pode criar uma bateção de cabeça entre os homens do meio (o que tem acontecido muito com o Marcinho). Outro problema que pode aparecer é que tendo dois laterais que apóiam muito – em quantidade, não necessariamente em qualidade – os meias deverão ajudar a recompor o sistema defensivo com velocidade, coisa que não parece ser muito a praia de nenhum deles. Julio dos Santos, que naturalmente deve ter maiores responsabilidades defensivas, compensa um pouco esse problema, mas ai fica o dilema: tendo que fechar espaços e não sendo muito veloz, ele não poderá se aventurar muito na frente. E se isso acontecer, a qualidade do seu passe será menos efetiva na criação de jogadas.

E não podemos ignorar nosso adversário, até porque já tropeçamos contra oponentes até mais fracos e na Colina. O Bangu está ali, no meio da tabela e chegando à metade da Taça Guanabara, está ali no meio do caminho entre o G4 e a zona de rebaixamento. Mas todos em Moça Bonita devem saber que é muito mais complicado conseguir uma classificação para as semifinais que despencar na tabela, e por isso, devem valorizar ao máximo um pontinho. Ou seja, provavelmente teremos mais uma retranca pela frente, o que tem nos dificultado muito nos últimos tempos.

Tudo isso, claro, são teorias que podem muito bem não acontecer na prática. Doriva teve uma semana para testar essa formação e certamente é gabaritado o suficiente para encontrar soluções para os possíveis problemas desse esquema. Mesmo que não consigamos a goleada necessária para nos deixar mais próximos da liderança, a vitória é fundamental para o time ganhar mais confiança e se garantir de vez nas semifinais.

Campeonato Estadual 2015

Vasco x Bangu

Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho, Julio dos Santos, Bernardo e Marcinho; Rafael Silva e Gilberto.

Márcio, Iago Soares, Rafael Sales, Luís Felipe e Guilherme (Luciano); Ives, Anderson Penna, Raphael Augusto e Almir; Matheus Pimenta e Bruno Luiz.

Técnico: Doriva.

Técnico: Mário Marques.

Estádio: São Januário. Data: 28/02/2015. Horário: 16h. Árbitragem: João Batista de Arruda. Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Eduardo de Souza Couto.

O Premiere transmite no sistema Pay-per-view para seus assinantes em todo Brasil. 

***

Falcão finalmente será apresentado, e mesmo que a prática sua contratação seja mais importante simbolicamente – como uma mostra de que profissionais gabaritados confiam nos projetos apresentados pelo Vasco – que na prática (sejamos sinceros: Futebol de 7 é legal, mas…), é sempre bom ver ídolos do esporte ligados ao clube. Mas o reforço que a torcida mais anseia atualmente é a confirmação do Dagoberto, que viria do Cruzeiro por empréstimo até o fim do ano.

Diante das contratações feitas até agora, a possível vinda do Dagoberto seria inegavelmente um reforço de peso. Na minha opinião, só o fato de saber que ele não jogará contra nós no Brasileirão já será um alívio (ele parece ter uma predileção especial em marcar gols contra o Vasco).

Porém é preciso que lembremos que as expectativas nem sempre são satisfeitas na realidade. Se quem chegar à Colina for o Dagol, excelente: teremos um ataque de respeito com ele e Gilberto. Por outro lado, se quem vier for o Dagoberto da última temporada na Raposa, que poucas chances teve com Marcelo Oliveira – e que na prática foi dispensado pelo treinador – a decepção será grande. Mas é aquilo: com o elenco que temos, se chegar um meio termo, alguém que mesmo não estando no auge da técnica pode render nas mãos de um técnico que saiba explorar seu potencial, Dagoberto será mais que bem vindo ao time.

Ficam apenas duas perguntas:

Mesmo com o Cruzeiro pagando metade dos salários do Dagoberto, seus vencimentos ficam dentro do teto estabelecido pela diretoria?

E se não ficam, não era o caso então de contratarmos menos jogadores de qualidade questionável e trazermos mais jogadores do nível do Dagoberto?

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

15 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo, Reforços

15 Respostas para “Ofensiva pela liderança

  1. Beto

    Sobre o jogo, me agrada bastante o futebol do Gilberto, fazia tempo que não via um centro avante do Vasco estar tão bem posicionado e dominar a área. Perdeu os gols? Perdeu, mas estou otimista com relação a esse jogador. E não é caneleiro não, sabe tocar a bola, dominar a bola, enfim, vamos torcer.

  2. Beto

    E na semana passada, o time queridinho da Globo e que vai ganhar 200 milhões de reais a mais que o Vasco em três anos marcou um ponto apenas de audiência a mais que o Vasco na praça do Rio (comparando com domingo do Vasco). Tem que botar esses números na mesa e acabar com essa farsa. E isso porque estão numa fase muito melhor que o Vasco há mais de 14 anos…

    http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/globo-pretere-classico-mas-tem-alta-com-flamengo-no-domingo_27911.html

  3. ODILON C SILVA - RJ

    Antes a gang euriquista reclamava, xingava os zagueiros LUAN E RODRIGO, agora eles são titulares e vem salvando a pátria, agora o time voltou a vencer com gols da antiga zaga, é aquele negócio………..

  4. Juvenal

    Ataque ZERO devido a PONTARIA ZERO.
    Espero que o Dago realmente consiga voltar a fazer juz ao seu apelido de DAGOL, pois hoje Gilberto, o atacante em que a torcida tinha tantas expectativas de gol entrou no tradicional time vascaino da FDP (Falta De Pontaria)
    É uma loucura o que esse cara e outros perdem gols.
    Só os zagueiros vascainos fazem gol de cabeça. Porque? porque os atacantes NÃO ACERTAM O GOL. Isso é uma vergonha!!!!

  5. Geraldo Albuquerque

    É um absurdo o Vasco aceitar esse “pau mandado” apitar qualquer jogo nosso. É a comissão de arbitragem preparando terreno para arranjar o campeonato novamente. ISSO É UMA VERGONHA….. É assim que se perde campeonato. Quem não lembra veja no link:
    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=uhryVOaqL9PbsAT47YJI&url=http://www.youtube.com/watch%3Fv%3D7gJ_JfL_wDY&ved=0CB4QtwIwAA&usg=AFQjCNF6Hx6-9XzI8TMrLy3-XjUHPDi-Ow

  6. Geraldo Albuquerque

    Acabei de enviar uma mensagem para o “fale conosco” do Premiere. Os caras de pau vão transmitir ponte preta x red bull em HD, e o jogo do Vasco na imagem horrível. Temos que todos “entopir” o canal de reclamações, pois só pode ser piada do programador………Ou voltemos a teoria da conspiração……….

    • Beto

      Sobre Teoria da Conspiração, não especificamente sobre o problema da transmissão que o amigo levanta, mas sobre essas “teorias”.
      Alguns setores da imprensa são engraçados. Quando árbitros, ao longo de anos, erram mais favoravelmente a alguns clubes que outros, entre eles os queridinhos da mídia de SP e RJ, o “erro é humano”, não premeditado, afirmam quase que com certeza absoluta, “erro” é o veredito. Pode até ser mesmo (cada um que avalie cada lance e os critérios adotados), mas quando o Guinhazú fica em campo num jogo que, para alguns da mídia, merecia ser expulso (e até acho que merecia mesmo, contra o flu), nesse caso, alguns jornalistas insinuam, sei lá, que tal fato é “estranho” e não um erro do árbitro porque, afinal, “errar é humano”.
      Outro fato: uma torcida invade um estádio e no caminho vai parar dentro de um vestiário. Mais uma vez alguns jornalistas entendem como “algo estranho”. Como se no currículo de várias organizadas um fato desse não pudesse ser considerado normal. Nesse caso, você cogitar ou insinuar uma armação deliberada e premeditada não é acreditar em teoria da conspiração? Ainda mais se tratando de um fato protagonizado por torcida organizada? O fato é o seguinte: cada torcedor que julgue os fatos do futebol, imprensa critica e elogia, acredita em teorias também em muitos casos, de acordo com, desde fatos simples, como o clube do jornalista, a fatos como a linha editorial e de negócios da empresa (quem anuncia no canal….), se tem direitos de transmissão de logo prazo de um campeonato, se não tem e por aí vai.
      Ah, tô vendo o jogo na NET e aqui tem a opção do canal em HD.

      • Geraldo Albuquerque

        Na minha opinião a conspiração é clara: a escalação do João Batista de Arruda é um balão de ensaio para ver a reação do Vasco, como esta não houve, está aberta a escalação deste “safado” para apitar numa possível final e cometer um “erro humano” perfeitamente justificável pela Flapress. Quanto a transmissão, deveria ser toda em HD. A TV por assinatura no Brasil é a mais cara do Mundo, e além da quantidade de comerciais ser insuportável, ainda os caras não fazem o mínimo de investimento, afinal somos um bando de otários que aceita tudo. Tente ver um filme no Universal Chanel, são cinco minutos de filme contra dez de comerciais. Está lá, para tudo mundo comprovar. Quem não torce para o Vasco, vai preferir a transmissão em HD, pois a diferença de imagem é gigantesca, e assim a torcida do Vasco vai minguando através dos anos.

  7. Estou confiante para o jogo de hoje! Julio recuado acho que não renderá o mesmo. Pois ele mesmo já declarou que é lento e de lento já aguentamos o Douglas ano passado. Detesto o Jhon Cley, mas acho que é a vez dele devido aos últimos jogos, tem entrado bem. Sobre o Dagoberto, também pensei sobre o teto salarial de 100 mil estabelecido por Eurico, pois o salário dele é cerca de 300 Mil, creio que vasco deve arcar com uns 150 mil, porém, fica a sua questão JC, ao invés de contratar menos e jogadores de qualidade do que estabelecer um teto e inchar o elenco com um monte de cabeça de bagre?

  8. Tomás Costa

    A ARTE DA DISCORDIA !!

    É impressionante como ser humano gosta de divergir de qualquer coisa, (até cor de vestido), é incrível essa habilidade desenvolvida, parece que nunca se contentam com nada.
    Falo isso porque todos reclamam quando um técnico de time grande escala dois volantes, pois segundo muitos o time fica excessivamente defensivo e coisa e coisa e tal, aí quanto técnico “ousa” e escala apenas um volante na “teoria”, chovem reclamações dizendo que o técnico está querendo inventar e tudo mais. Não dali só do post, mas de uma forma geral, pois a própria crônica esportiva carioca reclamou da ” ousadia” do Doriva, não vi ou ouvi nenhum comentário apoiando 100% a escalação do “destemido” treinador da colina.
    Eu já tinha cantado essa pedra antes aqui mesmo, inclusive indagando o nobre dono do post.
    Acho eu que pode dá certo sim, mas se faz necessário que os demais jogadores do meio entendam que precisam ajudar ainda mais, e isso cabe especialmente pro Bernardo.
    Quanto a vinda do Dagol, acho que é no atual momento, uma contratação indiscutível, pois em terra de cego quem tem um olho é rei.
    O grande problema dele é físico, mas com esse centro de especialização criado na colina deve ajudar nessa parte. De qualquer forma já me satisfaz a atitude da diretoria, enxergando que nem só apostas se forma um time competitivo, é necessário jogadores taribados e é claro, bom de bola e isso o Da gol é sem dúvidas.

    • JC Barbosa

      Essa coisa do “achar” é incrível. Cada um pode achar o que bem entender, não é mesmo? E ninguém precisa concordar com ninguém.

      Vc, por exemplo, acha que pode dar certo. Poder dar certo, aliás, até um esquema com 11 atacantes pode dar.

      Vc acha que o Bernardo pode ajudar mais. Ele nunca fez isso na vida, mas vc tem todo direito de achar que hoje será o dia.

      E vc pode achar que tudo que a diretoria faz é certo, como achou quando só fez contratações duvidosas e “desachando” isso agora, que pode aparecer o Dagoberto.

      • Tomás Costa

        Quando coloco que acho, é porque não sou dono da verdade e apenas omito minha opinião indicando de não ter muita convicção sobre o tema, ” vou dezenhar”, da próxima vez. Eu “acho”, e por gentileza me permita isso, é mais que normal as pessoas terem dúvidas, afinal tirando você JC ninguém é dono da verdade.
        Outra coisa em nenhum momento falei aqui que concordava 100% com a diretoria em relação as então contratações, pelo contrário, discordei de muitas delas. Você deve ter me confundido com outro comentarista, agora eu tenho certeza que mais de 90% da torcida acha a contratação do Dagol cono indiscutível para o atual momento do elenco que o Vasco tem hoje.

      • JC Barbosa

        1) Como eu disse achar todo mundo pode. Não entendi o piti.

        2) Na boa? Esse lance de dono da verdade é muito choro de quem não tem argumentos. Ao invés de ficar esperneando, defenda seus pontos de vista de forma eficiente. Um exemplo? A vinda do Dagoberto. No post, citei motivos pelos quais a vinda dele é boa, mas não é garantia de que dará certo. Já vc defende a contratação dele como indiscutível pq (em uma “certeza” que não passa de mais um achismo seu, vale dizer), mais de 90% da torcida pensa como vc. Na boa, isso não é argumento. Discutindo com quem argumenta dessa forma fica difícil não parecer dono da verdade.

        3) Mesmo que seu chute de 90% da torcida acha a contratação indiscutível esteja próximo da verdade, isso significa que a torcida está correta? Como estava correta ao pedir a contratação do Renato Gaúcho como técnico em 2008?

  9. BJ

    Bernardo voltou ao time, pqp!
    Eu queria ver o Julio jogando mais a frente como no jogo anterior, acho que ele rende mais ali do que jogando de volante. Mas teremos que contar com o mascarado e o Marcinho pra municiar nossos atacantes.
    Acho que hj o Gilberto marca o dele.
    4 x 0 Vascão e liderança!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s