Poder para vencer

XMEN

Pra início de conversa, esse Vasco X Macaé de logo mais é daqueles jogos que muito dificilmente conseguirei ver, a não ser em algum VT madrugada adentro. Para quem trabalha na Barra da Tijuca, estar em São Januário às 19h30 é uma missão impossível, a não ser que eu arranje uma carona de helicóptero.

O ruim disso é que, dentre esses jogos de começo da campeonato, a partida de hoje promete ser a mais interessante. Tanto pelo fato do Macaé ser uma das equipes mais qualificadas entre as de pequeno porte na competição, como também pelas alterações que Doriva fez na equipe.

O Macaé, que chegou ao Carioca podendo tirar a onda de campeão nacional (da Série C, mas ainda assim, campeão nacional), vem confirmando a expectativa de que será um dos que mais trabalho dará aos grandes na competição. Se no momento a equipe macaense está na oitava colocação, é preciso lembrar que eles têm um jogo a menos e, mesmo já tendo encarado um dos grandes, continua invicto.

Já o Vasco vem de atuações medianas/fracas e de um tropeço na última rodada. Diante da nossa torcida em São Janú, o time de Doriva precisará compensar essa decepção e também evitar que os outros rivais se distanciem na tabela (isso sem falar que o Voltaço e o próprio Macaé, caso vença, podem nos ultrapassar na classificação) com uma vitória.

E pela primeira vez no Estadual Doriva não repetirá os titulares, fazendo duas substituições na equipe. Uma delas, a surpreendentemente rápida volta do Guiñazu – mostrando ter poderes de recuperação nível Wolverine – é uma boa notícia. A outra é a entrada do Nei na lateral direita, o que certamente não agradará tanto. O descapilarizado jogador pode não ter nenhum poder (nem no apoio, nem de marcação, inclusive), mas se eu fosse vocês não entraria numa com o cara. Depois da contusão das DUAS primeiras opções para a posição, certeza que ninguém gostaria de receber uma praga do rapaz.

Na realidade, as alterações podem até melhorar a equipe, mas não devem resolver nossos problemas. Precisamos de mais criatividade no meio e um acerto maior nos cruzamentos e nem Guina, nem o Nei vão solucionar isso. Sendo assim, a vantagem mais clara nessas alterações é o ganho de experiência para o time, o que é até importante em um jogo que pode ficar tenso caso não joguemos bem e a torcida se impaciente.

Também precisamos de uma presença mais efetiva no ataque e isso o Doriva poderia ter resolvido (ou tentado resolver pelo menos) escalando Thalles no lugar do Rafael Silva. Mas com pouco tempo para treinar uma nova formação, o treinador preferiu manter o esquema que vem adotando desde a estreia no Carioca. É um argumento válido, mas que não muda o fato de que Rafael Silva tem feito muito pouco nas partidas.

O Macaé mostrou sua força ao empatar com a mulambada na primeira rodada e pode muito bem complicar nossa vida também. Teremos mais experiência e disposição no time, mas isso não é garantia de que jogaremos bem. Aliás, jogar bem nesse momento é um detalhe que pode agradar a torcida, mas não é o mais importante agora. O que precisamos mesmo é vencer, seja pela experiência, pela disposição e correria ou mesmo pelos poderes que um ou outro jogador pode ter.

Campeonato Estadual 2015

Vasco x Macaé

Martín Silva, Nei, Luan, Rodrigo, Christiano; Serginho, Guiñazu, Bernardo, Montoya e Marcinho; Rafael Silva.

Ricardo Berna, Dos Santos, Brinner, Filipe Machado, Diego, Gedeil, Alisson, Juninho, Aloísio, Pipico e Giancarlo.

Técnico: Doriva.

Técnico: Josué Teixeira.

Estádio: São Januário. Data: 12/02/2015. Horário: 19h30. Árbitragem: Rodrigo Carvalhaes de Miranda. Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Silbert Faria Sisquim.

O Premiere transmite no sistema Pay-per-view e para seus assinantes em todo Brasil. 

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

22 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

22 Respostas para “Poder para vencer

  1. ODILON C SILVA = RJ

    Eurico Miranda pediu, vamos jogar pra frente, jogaram pra frente, ganharam o jogo, simples assim.

  2. David

    Bom dia JC e Caros Vascaínos!
    Falando sobre o jogo, o time conseguiu os três pontos, mas não jogou bem. Até fez um placar elástico para o que apresentou me campo, mas o placar foi praticamente achado, se levarmos em consideração que o time não criou uma jogada e não demostrou uma jogada ensaiada.
    Limitadíssimo! Gols saindo de bola parada.
    Cristiano continua muito ruim. Já era hora de colocar o Lorran ou Henrique em campo, porque além de não conseguir marcar, Cristiano apoia mal.
    Nosso quarteto de ataque continua com os mesmo defeitos. Erram muito passes, e não conseguem armar um bom ataque.
    Ponto positivo para Nei que após uns 400 dias sem atuar numa partida oficial, jogou melhor que Madson. Claro que falta ritmo de jogo. Vou torcer para ele continuar atuando bem e melhorar na marcação.
    Doriva vai ter que mudar esse time em breve. Por enquanto o time continua sem perder. Vence mas não convence! Contudo se insistir com Cristiano, Rodrigo e o quarteto de frente vai acabar se dando mal.
    Daria uma chance ao Anderson Salles no lugar do lento Rodrigo; Índio no lugar de Bernardo; Marquinhos do Sul ou Guilherme no lugar do também lento Marcinho e talvez Júlio dos Santos no lugar de Montoya. Para terminar Thalles de centro avante.

  3. Alexandre Lima

    Depois de voltar de São Januário e assistir mais um jogo do Vasco, faço as seguintes considerações:

    Pontos Negativos:
    1) Público Pagante: 5 mil e poucos pagantes… Será que a torcida só vai apoiar o time se forem contratados Messi e Cristiano Ronaldo? Assim, fica fácil de apoiar… O Vasco precisa do apoio da sua torcida… Uma pena esse público pagante!

    2) Força Jovem: Essa “grande” torcida organizada simplesmente não foi ao jogo… Lamentável…

    3) Compra do ingresso: Apesar de na imprensa estar escrito que não sócio com a camisa do Vasco podia comprar a cadeira social por R$25,00, na bilheteria ninguém sabia disso… Passei o mesmo perrengue no jogo do Madureira… Só depois de muito disse-me-disse que o problema foi contornado…

    4) Marcinho: Ele se esforçou, mas ficou longe de fazer uma partida razoável

    5) Rafael Silva: Aqui o problema é complicado, pois a bola praticamente não chega em boas condições… Quando chegou, fez até uma boa jogada, mas concluiu mal ao gol…

    Pontos Positivos:
    1) Ir a São Januário

    2) Vasco da Gama Patriotas: Foi emocionante ver o time campeão brasileiro de Touchdown (Futebol Americano) dando a volta olímpica e gritando Casaca. Arrepiou!

    3) Torcida Guerreiros do Almirante: Torcida admirável… Cantam quase o jogo inteiro!

    4) Nei: Depois de mais de 1 ano parado, voltou jogando surpreendentemente bem! Para mim, é o titular…

    5) Christiano: Jogou a sua melhor partida com a camisa do Vasco

    6) Guiñazu: O xerifão voltou! Que exemplo! Que dedicação que esse cara tem!

    7) Rodrigo e Luan: A zaga se comportou bem, apesar de várias bolas perigosas levantadas na área e o Rodrigo ainda fez um belíssimo gol

    8) Martin Silva: Só fez uma meia defesa no início do jogo e depois ficou de espectador…

    9) Serginho: Não comprometeu e jogou sério o jogo inteiro.

    Pontos mais ou menos:

    1) Bernardo e Montoya: São os jogadores mais habilidosos do Vasco, cada um marcou um gol e mais nada… Não deram um passe interessante, não fizeram uma tabela que deixou o companheiro na cara do gol… Será que estou exigindo muito? Mas apesar dos gols, podem e devem fazer mais.

    JC,

    Seria uma honra e um prazer, quando vc puder ir a São Januário, se nós assistíssemos a uma partida do nosso Vasco juntos!
    Fica o convite!

    Abraços!

    • David

      Fazendo uma ressalva sobre o ponto “negativo Rafael Silva”, é mais culpa dos pontos “mais ou menos” Bernado e Montoya.
      Não, você não está exigindo demais dos dois “armadores” do time. Eles simplesmente não conseguem exercer essa função, então, fica impossível qualquer atacante fazer uma partida minimamente decente sem receber uma assistência.

  4. Marcus Dantas

    Está difícil acreditar em Vitória hoje, porém, vou torcer como sempre fiz espero que nossa torcida faça palhaçada de sempre com 15minutos de jogo.

  5. Esta difícil falar (ou se quiserem, escrever) alguma coisa positiva, esperançosa, com esse time aí ‘.Creio que só nos resta, mais uma vez, ter esperança – aquela esperança nao muito ESPERANCOSA. E esperar para ver “que bicho há de dar; na cabeca ou no milhar”. A menos que nosso Pai Santana, e a Dama da Sorte resolvam “entrar em campo” e nos ajudar, aqui,ali e acolá.

  6. Vasco, o mais querido de Manaus

    O problema é que o Vasco não consegue manter uma base em seus elencos, como fluC e mulambus, entra ano e sai ano o Vasco sempre está reformulando todo elenco, ou grande parte, com jogadores de baixos níveis, aí mano não há santo que faça milagre, é só pancada e rezar muito.

  7. josé

    Sério que vocês têm toda essa esperança no Thalles?
    Pelo sufoco que passamos contra os times pequenos que foram chacoalhados, é difícil acreditar em um resultado positivo, por isso há chance de uma vitória convincente é mínima e quando se vê o Nei escalado é de tremer a espinha … mas vamos lá! Felizmente esse sentimento puramente vascaíno não sai do meu peito e o jeito é acreditar até o final, apesar dos pesares …

  8. Antonio

    Amigo JC
    A data correta é 12/02/2015 hoje e não 13/02/2015 como colocaste aí, Deus nos livre se esse jogo fosse numa Sexta-Feira 13. já está dando tudo errado em dias comuns…rsrsrsrs

  9. Washington (DF)

    Pelo roubo que aconteceu ano passado não estou animado com esse campeonato carioca, estou vendo isso como uma preparação para futuras competições em nivel nacional. Fiquei muito desanimado com o carioca e triste com o Vascão ano passado. Não admito que roubem o Vasco dessa maneira, na cara dura e ninguem fazer nada.

  10. Leon da Cruz

    Doriva falou que optou por mexer o mínimo possível no time para melhorar o entrosamento. Pode ser. Mas acho que, na verdade, ele não quer “queimar” algum jogador que vinha sendo titular para ceder lugar a um garoto como o Thalles. É provável que Doriva esteja pensando em mudar o time e, talvez, no segundo tempo de hoje, vejamos algo próximo do time ideal, com o retorno do Thalles. A questão é saber quem sai. Na minha visão, eu não tiraria o Rafael Silva, apesar da decepção que tem sido. O cara não está jogando na sua posição original e sempre tem isso como argumento para justificar seu baixo rendimento. Sei que ele já teve outras chances em sua posição original no ano passado e não foi bem, mas não teve sequência, nem o status de titular. Eu daria uma chance pro cara e sacaria Bernardo ou Montoya. Estes, sim, já tiveram inúmeras chances (o primeiro mais do que o segundo) em suas posições originais e não corresponderam.

    • alex-es

      Corcordo. Deve sair o Montoya, que erra muitos passes, e passar para um 4-4-2 com Rafael e Thalles na frente.

      • Carlos Queiroz

        Concordo com o Alex. Montoya, fora Thales e Rafael silva na frente, jogando na dele pelos lados, não é grande coisa mas Montoya não dá pra ser titular, não sei o que aconteceu com ele, começou bem em 2013, numa boa partida contra o Santos e depois se perdeu. Outro que deveria cair fora era o Rodrigo, está muito mal, doriva poderia testar outro zagueiro. No final vamos reconhecer nossa inferioridade e começar a jogar m 3 volantes Guinazu, Serginho e Lucas, com bernardo e Marcinho na ligação e thales isolado na frente.
        Qdo Mateus índio jogará?

      • Diogo

        Estamos mordendo nossas línguas rs ontem Montoya e Rodrigo até gol fizeram..

  11. J. L.

    Tendo como base o último jogo, contra o poderoso Tigres, onde só empatamos porque um caneleiro deles perdeu um gol na cara do Martin Silva, e vendo ontem o Friburguense, com um zagueiro de 42 anos e um atacante de 37, vencer este mesmo Tigres por 3 x 0, pergunto : qual o ânimo que o nosso torcedor tem de assistir Montoyas, Bernardos Marcinhos, Rafaéis Silva, Cristianos e outros ???? Quem tiver uma resposta convincente, por favor manifeste-se.

    • JC Barbosa

      Ver a mulambada ter destroçado a Cabofriense quando ganhamos por 2 a 0 no maior sacrifício também foi preocupante.

      • Diogo

        Não só os mulambos, mas a cachorrada também goleou outro timeco nessa rodada e na passada. Um time que em tese é pior que o nosso.

    • Wanderson DS

      Infelizmente o Vasco é o mais fraco dos 4 grandes, e isso não é nenhuma surpresa… os que realmente eram realistas (e não adoradores do nefasto), vendo a forma de como montaram esse “elenco” saberia que esse time iria penar, mesmo nesse FRAQUÍSSIMO estadual… enquanto isso o “dotô” só fica tapando sol com a peneira, arrumando confusão, dizendo bravatas só pra jogar pra torcida fora de campo, enquanto dentro vai ser mais um ano de martírio em assistir o Vasco jogar!!!

      • josé

        Diogo, com uma imensa dor no peito não acho o time do canil pior do que o do Vasco!

      • Diogo

        Então José, eu falei isso pelo que dizem por aí e pelo fato do botafogo ter montado um time visando a série B.. mas tenho que confessar q não vi nenhum jogo para comparar, por isso disse em tese.

      • David

        Diogo meu caro, não diria que morderam a língua, porque por mim até o Bernardo que vem fazendo gol estaria no banco.
        Veja que todos os gols saíram de bola parada e não de uma jogada ensaiada. Foram dois gols de falta e um rebote de uma cobrança de falta para área. Ou seja, o time não vem jogando bem, achou as vitórias e o maior problema é que essas vitórias acabam “maqueando” que o time limitado e sem jogadas ensaiadas.

      • David

        Desculpe-me mas postei o comentário no lugar errado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s