Sem chuva e sem brilho

Dizem que a tempestade anunciada para a noite de ontem contratou ps advogados do Fluzim e por isso não caiu. Seria mais um motivo para o Vasco ter uma boa atuação, mas o futebol do time, assim como a chuva, não deu as caras por São Januário. Diferentemente da estreia contra a Cabofriense, tivemos muito trabalho com o Madureira. Tanto que o placar de 2 a 0 não parece ter sido inteiramente justo.

Com Bernardo abrindo o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo, a torcida se preparou para ver uma goleada. Em desvantagem desde o começo, o Madura não poderia ficar apenas ma retranca e acabaria cedendo mais espaços para nós. Isso até aconteceu. O que não estava no script era o Vasco se acomodar com a vitória parcial tão cedo. Lento e displicente, o time não apenas não conseguia criar como ainda fez nosso adversário crescer na partida. Não por acaso, o tricolor do subúrbio terminou o primeiro tempo com mais finalizações e, tivesse um pouco mais de sorte ou atacantes mais competentes, poderia ter empatado antes do intervalo.

Doriva não mexeu na equipe no intervalo e, como não poderia deixar de ser, o panorama do jogo não mudou. Quando tínhamos a posse de bola, éramos incapazes de furar a marcação do Madura; com o meio congestionado, as laterais seriam a melhor opção, mas por ali as jogadas morriam nos cruzamentos falhos. Nem quando o Madureira avançava e cedia espaços para o contragolpe nos dávamos bem, já que sua defesa era mais rápida na recomposição que nossos meias e atacantes.

O Madureira vinha na boa, levava perigo ao nosso gol até que, numa falha de posicionamento da sua zaga em um escanteio, Marcinho ampliou para o Vasco, marcando livre, de cabeça. Sofrer o segundo gol desanimou nosso adversário, que pouco conseguiu nos ameaçar depois disso. As mexidas do Doriva, trocando Bernardo, Marcinho e Rafael Silva por Marquinhos, Julio dos Santos e Yago, respectivamente, renovou o gás vascaíno. E como o Madureira já estava praticamente prostrado, tivemos aí o momento mais tranquilo da partida.

Os dois gols de diferença não foram o bastante para recuperarmos a liderança na tabela, mas o importante agora é continuar vencendo e não perder pontos para os considerados pequenos de maneira nenhuma. Mas apesar da vitória, foi preocupante ver a apatia da equipe vascaína durante grande parte do jogo, ainda mais se lembrarmos que um dos poucos elogios que até agora podemos fazer a esse time é que mostra disposição. Ganhamos a partida, mas não será sempre que poderemos contar com falhas dos goleiros adversários. Muito bom vencer nas duas primeiras rodadas, mas temos ainda muito o que melhorar.

***

As atuações…

Martin Silva – de mais complicado, apenas uma boa saída do gol no segundo tempo. Mas ao longo de todo o jogo fez defesas seguras, importantes em um jogo no qual o adversário finalizou mais.

Madson – as melhores jogadas de ataque surgiram quando o garoto teve liberdade para apoiar. O problema é que dos vários cruzamentos que fez, apenas um levou algum perigo. E como sobe muito, volta e meia deixa um buraco pela direita.

Luan – jogou com seriedade e foi bem na maioria do tempo, mas se viu algumas vezes envolvido pelo adversário, principalmente porque os volantes foram mal ontem.

Rodrigo – no mesmo nível do seu dupla de zaga. E teve um ponto positivo: como não cobrou faltas, não isolou nenhuma bola.

Christiano – como contra a Cabofriense, foi novamente o mais fraco do time. Apoia, mas é incapaz de acertar um cruzamento; é defensor, mas deixa sempre uma avenida às suas costas. De dar saudades do Marlon.

Serginho – bem na estreia, não manteve o nível ontem. Errou passes demais, entrou na roda pra o meio campo do Madura e não fez uma cobertura na lateral.

Lucas – um pouco melhor que o Serginho, mas também se enrolou para fechar os espaços no meio e cobrir a sua lateral. Quase marcou um belo gol em chute de fora da área.

Montoya – na primeira rodada, só apareceu no segundo tempo, quando deu o passe para Bernardo marcar seu gol. Ontem fez o mesmo: seu único momento digno de nota foi o passe para o pai do ano abrir o placar. O problema é que isso aconteceu aos 4 minutos do primeiro tempo. Depois desse lance, o colombiano tentou muito e acertou muito pouco.

Marcinho – não encontrou o posicionamento ideal no jogo e, se embolando entre Montoya e Bernardo, pouco apareceu. Por ironia, quando se posicionou bem dentro da área, marcou o seu, de cabeça. Julio dos Santos entrou em seu lugar e teve cerca de 15 minutos para mostrar que merece ser titular. Não foi dessa vez.

Bernardo – acertou uma bomba logo no começo da partida e, contando com uma ajudinha do goleiro, abriu o placar. Depois disso não conseguiu se dar bem sobre a marcação adversária e pouco fez de efetivo. Saiu para a entrada de Marquinhos, que trouxe uma nova dinâmica ao meio, efetivamente caindo pelas pontas com velocidade.

Rafael Silva – pelo visto, nem  sob o comando do Doriva cai deslanchar. Ainda que ser a referência na área não seja a dele, faz muito pouco para ser titular, mesmo com Thalles fora. Seu substituto Yago, por exemplo, fez muito mais no pouco tempo que esteve em campo, atazanando a defesa do Madura com sua habilidade.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

30 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

30 Respostas para “Sem chuva e sem brilho

  1. tulio

    Bota o Renato Kaiser no ataque no lugar do RS.

    • David

      Quem vai passar a bola para Renato Kayser, Thalles, Rafael Silva?
      Bernardo, Marcinho, Lucas, Serginho! Nenhum deles conseguem armar uma jogada, além de serem lentos.
      Caso coloque o Kayser para jogar, irá queimar o moleque nesse esquema sem armador.

  2. ODILON C SILVA- RJ

    ELE JÁ PEDIU, ELE JÁ FALOU, QUE O TIME JOGANDO PRA FRENTE, JOGANDO PRA FRENTE,JOGANDO PRA FRENTE,SADDAM MIRANDA QUE OTIME JOGANDO PRA FRENTE, NÃO IRRITA O SADDAM MIRANDA, ENTENDERAM OU PRECISA DESENHAR.

  3. Tomás Costa

    E os mulambos tiveram prejuízo no jogo do maraca e o bom é que os ridículos da ESPN tão botando a culpa na federação. Pombas, mas como é que querem lucrar jogando com o Barra Mansa em um estádio que cobra taxas exorbitantes ? Já que fizeram contrato com o consórcio em certos termos, deveriam jogar apenas os clássicos e contra os outros escolherem Macaé e outros. Agora os caras fazem as merdas e ainda querem culpar os outros, aí e froid.
    E a diretoria do Vasco hein ? Emprestaram dois que nem estrearam é isso mesmo ? Ora esses Perebas nem deveriam terem sido apresentados, agora ficambem mais uma saia justa. Ta feia a coisa na colina, e enquanto os outros times continuam se reforçando, o Vasco vai aos trancos e barrancos.
    Outra coisa cadê os patrocínios ? Sem dinheiro não vai. Agora que vai patrocinar um time que não tem um jogador de destaque ? Sei não o brasileiro vem aí, espero que as coisas mudem.

  4. josé

    Ia comentar alguma coisa … mas esse cara falou tudo e muito bem exposto … https://vascoexpresso.wordpress.com/2015/02/06/impressoes-vascainas-e-freudianas/
    JC, por que não moderou meu comentário no Vascoexpresso?

  5. Cara, o que muito me preocupou é que para mim foi limitação e não relaxamento! Difícil salvar alguém ontem.
    Meio e ataque não conseguiam ficar cinco segundos com a posse de bola, o que sobrecarregava a defesa. Bernardo não conseguia dar sequência a um único lance, matando todos os contra-ataques ou qualquer tentativa de criação de jogadas. Não só ele.
    O Lucas era um dos poucos que conseguia cumprir com a “difícil” tarefa de acertar passes, mas não era tão eficiente na marcação.
    O Montoya não tinha com quem jogar e só recebia bolas quadradas.
    Nossos laterais, com o “excelente” posicionamento dos nossos atacantes, não vão mesmo ter seus raros cruzamentos aproveitados.
    Não tenho como criticar o Rafael Silva, porque simplesmente a bola não chegava nele. O Thalles, com o que a galera jogou ontem, iria render pouca coisa.
    Pecamos muito na marcação. O Madureira nos envolveu em diversos lances, com facilidade.
    A vitória foi um acaso. A atuação ontem foi desanimadora. Bola queimando, jogador se livrando da bola…
    Vencemos. Importa? Claro que sim. Mas desse jeito não dá prazer de assistir, porque foi irritante.
    Pênalti no Montoya, não marcado e não reprisado, sequer comentado durante a transmissão.
    Saudações

  6. Ulisses Pinheiro

    http://www.netvasco.com/n/158218/vasco-empresta-erick-luis-e-bruno-ferreira-ao-bragantino-ate-o-fim-do-paulista Isso é um absurdo, é o bolsa Vasco. Pra que fazer contrato longo, com estes perna de pau que já são emprestado sem ter jogado uma única partida oficial no Vasco. Absurdo, daqui a pouco devolve os caras e fica o Vasco pagando salário… Ai depois dizem que não tem esquema com empresário…
    Agora este Rafael Silva é muito ruim, sou mil vezes mais o GIlberto. Por que não junta o salários deste pernas de pau todos que nem vao jogara pelo Vasco para pagara o salário do cara!

    • Leon da Cruz

      Esses caras da diretoria do Vasco devem pensar que nós, torcedores, somos muito idiotas mesmo… Ou, então, eles são muito caras-de-pau… Na verdade, deve ser as duas coisas.

    • David

      Veja que o Gilberto é atacante de área, enquanto o Rafael Silva é segundo atacante ou joga pelas laterais.
      O problema do time é a falta de jogadores para armar jogadas. Pode trazer Benzemar, Diego Costa… se não tiver alguém para fazer assistência o ataque não vai funcionar.
      Também tem o problema com os laterais que não acertam um cruzamento e os volantes que deveriam ser os homens-surpresa mas também não apoiam.

  7. Tomás Costa

    Com esse atual elenco vai ser impossível ter algum brilho, no máximo transpiração e nem isso teve ontem. Pro carioquinha até que da pra ir levando, agora pro brasileiro se não mudarem e “tirarem os pés do chão um louco” vai ser duro.
    Eu fico pensando será que a diretoria ainda não enxergou que não temos um atacante sequer ? Ou eles acham que o Talões será a solução ????

  8. Juvenal

    Estou me lembrando agora o que o Bernardo falou no intervalo e isso diz tudo sobre o jogo.Ele disse “depois do meu gol o Vasco parou de jogar…”
    Realmente é uma vergonha essa falta de vontade.
    Eu continuo notando que o Vasco joga melhor fora do que em casa. Porque será? Será complexo de viralata ou…”

  9. Juvenal

    Como eu ja havia previsto ontem, nossa meteorologia dá muitas furadas e ontem foi mais uma. Acham que vai ser o fim do mundo e então caem apenas alguns pingos.
    O importante é que faturamos mais uma. Jogando bem ou mal – não interessa, o que vale são os 3 pontos.
    Apesar do seu velho conhecido do Ituano, o Rafael Silva ainda não se achou no ataque vascaino. Porque será ?
    Eu sei que as opiniões divergem bastante em relação ao Bernardo, mas eu acho que ele certamente está entre os melhores do atual time vascaino..

  10. David

    Beleza JC! Excelente post!

    Como disse no post anterior, o que importa são os três pontos no final, mas será que dá para jogar com mais má vontade, displicência ou preguiça que ontem?! Acredito que não!

    Time lento, apático, deixou-se envolver pelo Madureira que só não venceu porque Martin Silva não entregou e o miolo de zaga foi bem. Porque se fosse o Diogo Silva, bau-bau três pontos.

    Quanto as avaliações, acho que você foi bonzinho com Bernardo e Marcinho! Os caras são os novos Douglas e Kléber do time. Só podem ser!
    Marcinho não apareceu no jogo, só na hora de cabecear a bola para o gol. Sua saída foi a segunda melhor coisa que ele fez.

    Bernardo continua o mesmo. Chuta medianamente a gol, marcou um com a ajuda do goleiro do Madureira que aceitou o frango! Depois disso desapareceu na partida. É irritante ver um jogador de 24 anos tão lento quanto o Douglas. O cara não marca, não sabe e não consegue armar uma única jogada, não acertou um passe para ninguém e continua matando os contra-ataques com sua lentidão. E o comentarista do sportv enchendo a bola dele! Mais sem vontade que ele não existe! Dá saudades do John Cley.

    Rafael Silva não vai conseguir nada atuando com esse time, nem ele e nem ninguém. Os laterais não conseguem apoiar, não sabem cruzar. Os meias são lentos, preguiçosos e displicentes. Não recebeu uma única bola em todo tempo de jogo para concluir a gol. Assim fica impossível jogar!

    Montoya corre, tenta armar, mas parece que ele pensa muito na frente dos demais. Erra muito, até porque foi o único dos quatro homens de frente que tentou algo. Porém já fez duas assistências em dois jogos. Vamos ver se sobe de produção. Além que é o único que se sacrifica voltando para marcar.

    Madson precisa melhorar e muito na marcação e nos seus cruzamentos.

    Cristiano é de dar calos nos olhos! Até a íngua do Marlon acertava um cruzamento por jogo. Uma nulidade na defesa e no apoio. Não sei porque o Doriva não coloca o Henrique logo!

    Rodrigo continua perdido em campo. Precisa de umas férias. Seu companheiro de zaga foi muito melhor que ele!

    Os volantes conseguem ser piores que Fabrício. Marcam mal, não cobrem as laterais e não ajudam na fraca armação de jogadas do time. Por que dispensar Pedro Ken para trazer esses caras aí? Melhor… por que não colocaram o Paulista para jogar no lugar de um deles.

    Martin Silva salvou o time algumas vezes! Ainda bem que temos um bom goleiro!

    • Concordo em relação ao Rafael Silva e ao Montoya. Boa análise. Também quanto ao Martin Silva. Em relação ao Bernardo você também foi preciso, porém o Douglas joga muito mais bola do que ele.

      • David

        Luiz Afonso, se o Bernardo acertasse a quantidade de jogadas e passes que o Douglas acertou ano passado, ele seria chamado de craque pelos vascaínos, mas ele é muito mais lento que Douglas, Ganso ou Julio dos Santos.
        Ao meu ver foram 3 milhões jogados fora – sorte do Cruzeiro que se livrou – porque ninguém vai querer pagar isso num jogador do nível do Bernardo.

  11. Paulo Sergio de Araujo

    Típica vitória “me engana que eu gosto”.
    Não criamos NENHUMA chance real de gol, em todo o jogo e “o bicho” deveria ser “repartido” com o goleiro adversário (um “frangaço” no 1° gol e “assistiu” a cabeçada do Marcinho, “debaixo de seu nariz”, no 2°).
    O Madureira criou três chances reais de gol e não as aproveitou. Bastaria uma noite “mais feliz” do adversário, para conseguirem uma vitória fácil..

  12. Leon da Cruz

    Preocupante, JC… O time teve muito espaço ontem e aproveitou muito pouco. Parecia que os caras estavam sem vontade (o que era até então a maior virtude do time). Mas sem vontade de jogar pela primeira vez no ano em São Januário? Somando-se a isso a notória falta de qualidade, é de se preocupar.

    No mais, concordo com sua avaliação. Para mim, Bernardo, juntamente com Christiano, foram os piores em campo. Bernardo ainda livrou a cara com o gol. Mas esse Christiano, hein? Parece uma tartaruga desnutrida. Também acho que os volantes foram muito mal. Já deu para notar que o Serginho, embora jogue com seriedade, é muito limitado. E esse Lucas tá me cheirando a candidato ao posto de novo Felipe Bastos (assumindo o cargo deixado por último pelo Fabrício). Parece aquele tipinho que acerta um passe ou outro com qualidade, dá de vez em quando um chutezinho relativamente perigoso e já se acha craque, passando a envergar o corpo todo para bater na bola, dar passe de três metros com três dedos, etc. Mas marcar, que é o básico de sua posição, não parece saber. Ontem não me lembro de ter visto ele ganhar uma bola sequer (por baixo ou por cima) no confronto direto.

  13. ODILON C SILVA - RJ

    Como diria o TIRIRICA, pior não fica……………. Será que não entenderam o que SADDAM MIRANDA falou, será que.precisa desenha, jogar pra frente, SADDAM MIRANDA que o time jogando pra frente, não irritem o SADDAM.

  14. Wanderson DS

    Pior que atuação do time foi ver o cúmulo do absurdo, além de nem ter 10 mil em São Januário é ver a Polícia tendo que fazer cordão de isolamento no MEIO DA MESMA TORCIDA DO VASCO!!! Esses marginais não tem jeito mais não! Já não bastam ter prejudicado o clube dentro e fora de campo em 2014 não?! …

    • JC Barbosa

      Cara, com a cidade em estado de alerta pela ameaça de tempestade, 7.200 presentes já foi muito. E quando mostraram a cena do cordão de isolamento, nenhum dos dois lados parecia ter membros de organizadas. O problema é que a transmissão é feita, o jornalista de campo não apura e não ficamos sabendo a realidade do que se tratava.

      • alex-es

        Em Macaé foi a mesma coisa. Uma torcida entrou minutos antes do jogo devidamente escoltada e foi colocada do lado inverso ao de outra torcida organizada!

  15. MAURILIO MOURTHÉ DE SOUZA

    Oi JC, mudou muito pouco,a zaga é regular, o madson ainda pode dar liga, o Cristiano é de dar dó, o meio saiu um ex-jogador ( Douglas) entrou outro, Marcinho. Deveria ser , Lucas e serginho, bernardo e Motoya, com Marcinho e rafael Silva (talles ) na frente.Sem armação e sem laterais não tem centro-avante que aguente.
    Salve o meu Vascão ( do verbo SALVAR )

  16. Igor Leal

    Fala JC
    Jogo ontem tava terrível mesmo.
    Pode ser que o fato da “obrigação” de vencer em São Janu e de ter feito o gol logo no início, tenha relaxado em demasia a rapaziada, mas não justifica.

    E o Marlone heim, já fazendo gracinha lá pelo lado dos Flores:
    http://www.netvasco.com.br/n/158150/jogadores-do-fluminense-provocam-vasco-em-convocacao-para-jogo-lado-direito-e-o-nosso-lugar-diz-fred

    Moleque sem personalidade. E nem adianta vir com essa de que “pressionaram ele para falar”. Babaquice desnecessária. Depois reclamam de violência.

    Abç

  17. J. L.

    Que joguinho ruim !!!!! Se não fosse o goleirinho entregar os 2 gols, não sei não ….
    Quanto aos jogadores, O Madson não consegue acertar um cruzamento, apesar de apoiar muito bem. O Cristiano é horroroso. Serginho e Lucas são aqueles volantes burocráticos; tomam a bola e logo se livram dela. Bernardo e Marcinho, fora os gols, não acertaram nada. Montoya corre, corre e nada. Rafael Silva é brincadeira. Para os jogos contra os pequenos, dá pra fazer graça mas, quando o laço apertar não vai dar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s