Pressão desnecessária

cookerImagine que você acabou de se formar, não tem muita experiência e ingressa numa equipe de trabalho nova, recém-formada. O ponto positivo na situação é que a empresa que o contratou é uma das maiores do mercado; a desvantagem é que a empresa atravessa o pior momento da sua história, sem ter dinheiro para trazer profissionais competentes e com seus clientes, mesmo não se esquecendo da fidelidade à companhia, nunca estiveram tão impacientes e insatisfeitos.

Um cenário como esse já teria pressão que baste. A sequência de resultados ruins obtidos pela empresa torna um desempenho melhor da equipe uma obrigação; também por conta disso, as reclamações dos clientes, que querem um bom atendimento, independente de quem esteja trabalhando na empresa, atingem os novos funcionários em cheio.

E a gestão da empresa, que acabou de assumir prometendo trazer os bons tempos de volta, faz o que? Tentar tranquilizar seus colaboradores, amenizando o ambiente conturbado? Não! Aumenta ainda mais a pressão do momento exigindo publicamente – e fazendo com que os clientes também pressionem os funcionários novatos – que uma tarefa que, apesar de complicada, não vale de muita coisa, seja cumprida com perfeição.

Aposto que bastaria o primeiro parágrafo para todos sacarem a analogia. O tal Super Series, que não deveria passar de um torneio para trazer alguma grana para o clube e contribuir para a preparação para o time, se tornou a primeira “final” do Vasco sob a nova gestão. Isso por conta da fixação que o presidente Eurico tem pela mulambada.

Como falei numa coluna no Vasco Expresso, dos três clubes que estão no Torneio, temos o que teve uma reformulação mais profunda e o que contratou reforços mais modestos. Tínhamos tudo para entrar na competição sendo o participante com a menor responsabilidade e por isso, podendo jogar com a menor pressão sobre os ombros. Mas com a ideia-fixa do “Dotô” pelo “campeonato à parte” contra o Framengo, nosso adversário de hoje, o time já entra com a obrigação de vencer.

Um jogo contra a urubulândia já é, como qualquer clássico, o bastante para fazer com que os times se empenhem mais. A garfada absurda cometida na final do Carioca passado também já é um motivo para que o Vasco faça de tudo para vencer a partida de hoje. Não serão as bravatas do presidente que farão o time jogar melhor; pelo contrário, só faz com que a pressão pelo resultado – que já é grande o bastante por parte da torcida – seja dobrada, já que internamente ela também será enorme.

Em início de preparação, as equipes se nivelam e a vontade em campo será um elemento vital para a vitória. Que esse novo time do Vasco saiba transformar a pressão desnecessária em motivação e consiga jogar bem. Até porque, tenha mantido a base ou trazido reforços com mais nome no mercado, a mulambada está longe de ser um time imbatível.

Torneio Super Series 2015

Vasco x Flamengo

Martín Silva; Jean Patrick, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu (Lucas) e Sandro Silva; Bernardo, Marcinho e Montoya; Rafael Silva.

Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico; Cáceres, Canteros e Eduardo da Silva; Gabriel, Marcelo Cirino e Everton.

Técnico: Doriva.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Estádio: Arena da Amazônia. Data: 21/01/2015. Horário: 22h.  Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM). Assistentes: Anne Kessy Gomes de Sá (AM) e Marcos Santos Vieira (AM)

O SporTV transmite ao vivo para seus assinantes em todo país. 

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

39 Comentários

Arquivado em Adversários, Jogo-treino/Amistoso, Pré-jogo

39 Respostas para “Pressão desnecessária

  1. Amigos Vascaínos

    Não foi um grande espetáculo, mas pelo menos o Time mostrou vontade e disposição de jogar. Não se acovardou e teve mais oportunidades de gol que o flamengo. O goleiro deles fez, pelo menos, 3 defesas muito difíceis.
    O ponto negativo foi esse imbecil do Sandro Silva. O que esse cara tem na cabeça para tentar driblar naquela posição ??
    Vi o jogo no campo de soccer com minha patota quarta-ferina por isso não deu para observar individualmente.
    O São Paulo vai dar muito mais trabalho.

    SV

  2. David

    Ótima analogia JC! Pena que nem todos conseguem entender o que foi dito no post.
    Diferente do dirigente megalomaníaco do Vasco, não vejo o flamengo como nosso principal rival. Rival é quem está no topo da tabela! Essa de campeonato à parte não serve para muita coisa. Quero ganhar é campeonatos e não me preocupo com flamengo, fluminense, botafogo em particular. Porque o que conta mesmo são os títulos e os troféus!
    Parece que hoje não teremos a companhia das euriquetes maximizando os feitos do eurico. O time perdeu e elas estão escondidas nas trevas, junto ao saco escrotal do dirigente bravateiro.
    JC você poderia colocar uma avaliação individual dos jogadores que atuaram. Vou facilitar para você: Sandro Silva não fez nada!

  3. Alex

    JC, bom dia.

    A situação narrada por vc pode ter várias interpretações. Uma delas é a que vc ilustrou.
    Outra é: alguns funcionários novatos daquela empresa poderão interpretar aquilo como um grande desafio e darão seu melhor, para provar o seu valor. Neste momento, o gestor avaliará quais, dentre seus funcionários, tem compromisso e qualidade parar auxiliá-lo no reerguimento da empresa, podendo, a partir daquele momento, separar os bons dos medianos.
    É a velha história do copo meio cheio ou meio vazio, onde cada um enxerga a situação de uma perspectiva.
    Grato pela atenção.

  4. Jogo horrível e o time do Vasco idem, nada mudou, ninguém chuta nesse time. Está explicado porque o Sandro Pelé Silva foi afastado, deveria ter ficado por lá, no ostracismo. Espero que não tenha mais oportunidades.
    SDV

  5. Beto

    E o bravateiro começa com o Vasco perdendo para o time que tanto enaltece e do patético campeonato a parte. Time é de uma pobreza técnica que só não é mais assustadora porque já esperada. Time é fraquíssimo, com esse time, sem reforços, vai cair novamente. E não é porque perdeu o jogo de hoje, é porque está mais do que claro que o time é limitadíssimo. Disposição só não resolve. E o Sandro Silva voltou…

  6. Wilson Quaresma

    Eurico perdeu o primeiro campeonato.
    Aliás, acho que está explicado o motivo de Sandro Silva ter sido afastado – Não tem comprometimento, é um moleque.

  7. Juvenal

    Quem diria….
    O Classico dos Milhões NÃO existe para o Globoesporte, filial da “poderosa”. Hoje nenhuma palavra a respeito. Porque será ?

  8. TOMAS COSTA

    Olha sinceramente acho que dimensionam uma importância exagerada muitas das vezes em relação ao futebol. Esse tipo de analogia feita pelo JC é pertinente, mas acho que é apenas FUTEBOL. Se o vasco perder para os mulambos o mundo não vai acabar ou a “empresa falir”. Portanto eu vejo de forma diferente, acho uma boa esse amistoso, até para que esses caras contratados já sintam que precisam fazer diferente em um clube da grandeza do Vasco.
    A minha única preocupação é que não tomem uma enxurrada de gols e façam nos passar mais uma vergonha, se perderem de forma normal, vai até ajudar aos dirigentes entenderem que precisam e muito de contratarem jogadores que cheguem e vistam a camisa titular do Vasco.
    Agora que vai ser duro de assistir …..há isso vai……

    • JC Barbosa

      O post não atrela o resultado do jogo ao futuro do clube (ou, pela analogia, à falência da empresa). O que o post diz é que jogar sem maiores pressões era nossa única vantagem com relação aos outros dois concorrentes. E com a história de “campeonato a parte”, jogamos essa vantagem fora.

  9. Caro JC

    Pelo seu texto os jogadores devem ser tratados como crianças, a quem não devemos cobrar nada.
    O que Eurico sempre falou é o que todos os Vascaínos ( mesmo os que não admitem ) pensam : ganhar do nosso maior rival é tão bom que se equivale a ganhar um “campeonato a parte”. Ou alguém discorda ?
    Quem não quer ter pressão que vá jogar no Arranca Toco FC ou no Esmaga Sapo FC.
    No Vasco é assim.
    Vai ser difícil ? Sim. Vai ter problemas de entrosamento ? Sim. Mas não dá para passar a mão na cabecinha e dizer que se perder está tudo bem.

    Teve um comentário de algum “iluminado” falando que o Vasco vai jogar 2 vezes em dois dias “e cadê o respeito” e que o vasco foi prejudicado.
    Essa inteligência rara não notou que o São Paulo também vai jogar com o mesmo intervalo ? Só flamerda vai ter mais tempo , mas com essa tabela e o curto período alguém iria ter esse benefício.

    SV

    • Perdão pelo Vasco com letra minúscula.

      • Sim,Sr. Lenz. Tem razão. Alguém teria que ser beneficiado. Mas por quê o Urubulino, jogando na 4a. feira e depois só no domingo? Por quê não o VASCO? Ou o S.Paulo? Consequentemente alguém seria prejudicado. E por quê o VASCO? Por quê não o São Paulo? Será que os mentores do torneio já teriam pensado em um São Paulo x Urubulino, no domingo, com “casa cheia”? Será que esqueceram que a tor cida do VASCO é uma das maiores de Manaus? E que futebol não tem lógica?

      • Beto

        Exatamente, Mário, alguém teria que ser beneficiado, não só não jogando duas vezes em dois dias, como, no segundo jogo, pegando um adversário que terá jogado dois dias antes, no caso o SPFC, cansado. Logo quem foi eleito bravateando, entre outras coisas, contra isso, deixar “a final” no dia nobre para o rival é uma grande derrota.

    • JC Barbosa

      Ou vc não leu o texto ou não entendeu nada do que está escrito. Gostaria de saber onde está escrito que os jogadores não devem ser cobrados….

      E é uma coisa completamente diferente ter um prazer extra com uma vitória sobre um rival a considerar qualquer partida contra o Framengo um campeonato a parte. Não tome o seu ponto de vista como se fosse o da torcida inteira. Eu não penso e nunca pensei dessa forma, pelo simples fato de que não dou essa moral toda para o clube da Gávea. Se vc os tem em tão alta conta, ótimo. Mas não pense que todos pensam assim.

      Não que eu estranhe o fato de vc apoiar a obsessão euriqueana pelo time da Gávea. Mas achar que, apenas pq o presidente do clube tem uma ideia fixa na cabeça, não colocar mais uma pressão completamente desnecessária sobre os ombros de um grupo ainda em formação (isso pra não falar sobre a qualidade do mesmo) e é o mesmo que não cobrar o time é um absurdo completo.

      • ” Imagine que você acabou de se formar, não tem muita experiência e ingressa numa equipe de trabalho nova, recém-formada.”

        Tirando os jogadores da base ( que já jogaram pelo time de cima ), quais jogadores “acabaram de se formar e não tem experiência” ?

      • JC Barbosa

        Não leve analogias e metáforas tão ao pé da letra. A média de idade do time é pequena, por isso a generalização.

      • Ganhar dos flores ou do foguinho é o mesmo sabor que ganhar do time da globo ?? Em que mundo ? Se você acha isso , tudo bem. Mas a maioria não acha.

      • JC Barbosa

        Eu falei que ganhar dos Flores e do Botafogo é o mesmo que ganhar do Flamengo?

        Na ânsia de defender o ponto de vista do seu ídolo, vc está se confundindo.

      • E digo mais, a recíproca é verdadeira. Meus amigos flamenguistas é que dizem.

      • JC Barbosa

        Não sei onde vc mora nem qual é a idade dos seus amigos flamenguistas. Mas o que a maioria dos mulambos do Rio e que tem entre 40 e 30 anos fala é que o Vasco sequer continua sendo o maior rival deles. Não é preciso procurar muito nos sites sobre a mulambada para confirmar isso.

      • JC Barbosa

        Aliás, deve ser por isso que um monte de flamenguistas comemorou a vitória do Eurico. E que hj entupiram o twitter com a frase “Arerê, o Chopp do Eurico eu vou beber“.

    • David

      Você realmente entendo o que lê ou só comenta para espalhar suas besteiras!
      Onde foi escrito que jogadores devem ser tratados como crianças ou não devem ser cobrados
      O texto fala de cobranças desnecessárias. Você não consegue entender uma analogia, uma metáfora, então procure ler os gibis da turma da Mônica, porque seu nível de interpretação é igual a de uma criança de 6 anos que ainda não aprendeu a ler.

  10. Roberto

    Boa tarde, JC e a imensa torcida Vascaína, se prepara JC, se o Vasco arrebentar com os mulambos, as mulas do torcedor do charuto, vai te encher os colhões, eu me divirto com suas respostas sabiás. Um grande abraço.

  11. Leon da Cruz

    Perfeito, JC. Mas essa história não é novidade nenhuma vinda de um sujeito que já disse uma vez que era mais importante o Romário marcar o gol mil do que o Vasco ganhar o campeonato. No fundo, pouco importará para ele se o Vasco ganhar ou não do Flamengo hoje. As bravatas já foram lançadas ao vento e os ânimos acirrados. Ele, Eurico, não perde nada com isso, só promove a sua própria imagem. O discurso inflamado até pode ajudar a promover o jogo de hoje. Mas as consequências de médio e longo prazo para o clube podem ser nefastas. E será que ele se importa?

  12. Paulo Sergio de Araujo

    É um caso de “pesquisa científica” (“neurológica”, especificamente falando)
    as “mentes desfortunadas” que “esperam” alguma coisa diferente do REI DAS BRAVATAS INÚTEIS E PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.

  13. Cássio - LAVRAS/MG

    Carlos = MULAMBO DETECTED

  14. Carlos

    li seu blog achei uma bosta!!!! se vc for aquele carinha que escrevia no globo esporte seu nível caiu bastante, cadê aquele cara critico?

    • JC Barbosa

      Se eu voltar a escrever coisas que vc gosta, o nível do blog melhora?

      • Carlos

        Em momento nenhum disse que concordava com o que escrevia no GE, muitas vezes discordava, mas eu admirava a sua postura crítica, postura que tinha que fez muita gente lamentar sua saída de lá….mas vi que vc entrou no time da mulambada enrustida do eurico, fazer o que né!! mas saiba que o GE conseguiu colocar um bosta igual a vc lá… espero que mude de postura, pq o vasoco precisa de gente com coragem pra colocar toda a podridão dessa diretoria do euriquim da mulambada pra fora pq só assim o vasco vai ter uma diretoria transparência e com um socio torcedor forte,

      • JC Barbosa

        Se o que vc entendeu do que leu aqui foi isso, então não posso fazer nada além de recomendar uma volta ao primário, de preferência às aulas de comunicação e expressão.

      • Diogo

        Esse Carlos tá de brincadeira uhauhahu ou ele não andou lendo seus textos ultimamente, onde vc critica várias coisas, ou ele tem um sério problema de interpretação!

    • Diogo

      O cara é tão míope que não consegue interpretar um texto e entender a crítica por trás do mesmo.

  15. Gustavo P.

    Essa pressão do Eurico é ridícula e desnecessária, sem falar que fica dando destaque para a mulambada, fica valorizando o time do apito. Essa é mais uma das táticas que ele usa, escolher culpados e inimigos para desviar as atenções dos problemas do clube. Modelo muito usado por políticos como o Hugo Chaves por exemplo. A culpa era sempre dos EUA…

    Sobre esse torneio caça-níqueis entendo que, por estar reformulando todo o time, o Vasco é zebra. São Paulo deve levar por ter mais elenco, e a mulambada tem vantagem sobre nós por ter uma base do ano passado. Então, na minha humilde opinião, o que vier é lucro.

  16. ANTONIO DIAS - CAMPINAS - SP

    Vamos torcer por uma boa apresentação. A vitória será consequência.
    Eu, particularmente, acho que é bom e se deve sim colocar pressão nessa turma. Nosso time não lida bem com essa coisa de pressão e cobrança. Só que isso é exigência em qualquer empresa que tem que apresentar resultados. Então é bom que esses trabalhadores entendam que é necessário atuar sob pressão e percebam que só os resultados bons é que a aliviam.
    Abraços.

  17. Wanderson DS

    Foi com essas bravatas de “campeonato a parte” que fez o VASCO ter a maldita fama de vice pros mulambos imundos na primeira gestão do “Dotô” Charuto como presidente… ao invés de incentivar o VASCO, essa palhaçada infla o ego dos mulambos e jogam mais pressão em cima dos nossos jogadores… naquela época, o VASCO mesmo com times muito melhores que os mulambos acabavam sucumbindo… imagine agora…

    Mas esse jogo de hoje é uma tremenda incógnita… no papel o time do VASCO tá muito mais fraco que o fraco time da série b… apesar do time mulambo também não ser nada demais, eles tem a vantagem de manter uma base do ano passado, na teoria estão mais entrosados…

    Mas como futebol tudo pode acontecer, a gente torce pra que esse bando consiga no mínimo mostrar serviço, correr e como você disse, igualar ou superar na vontade!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s