Frustração e esperança

COPINHAQuis um regulamento estapafúrdio e que não privilegia o mérito que Vasco e Cruzeiro, times que tiveram dois dos melhores desempenhos na Copa São Paulo, se cruzassem logo na primeira partida eliminatória na competição. E não fosse o absurdo critério alfabético a definir os adversários da segunda fase da Copinha, talvez a molecada vascaína tivesse mais sorte. Visivelmente nervoso em alguns momentos do jogo e aparentemente sentindo a pressão, os garotos da Colina não resistiram, perderam para time mineiro por 2 a 1 e saíram prematuramente da disputa.

Pode parecer desculpa, mas até justifica: fosse pensado com lógica, o cruzamento do Vasco no jogo de ontem deveria ter sido com o segundo pior classificado na repescagem, já que fizemos a segunda melhor campanha na fase de grupos. Um adversário – teoricamente – menos complicado seria ideal para os nossos garotos entrarem mais relaxados em campo, o que evidentemente não aconteceu contra a Raposa. O time começou a partida aparentando nervosismo, permitindo ao Cruzeiro comandar as ações em campo. E foi assim até sofrermos o primeiro gol, após um vacilo da zaga e uma finalização que pegou nosso goleiro de surpresa.

Em desvantagem no placar, começamos a igualar o jogo. O time passou a se movimentar melhor e começou a incomodar a defesa cruzeirense. Até que nos trinta, em um rebote após a bola carimbar o travessão do adversário, o atacante Daniel cai numa disputa de bola e o juiz marca pênalti. O zagueiro Kadu bate e empata a partida, que seguiu equilibrada até o intervalo.

Mas bastaram seis minutos na etapa final para acontecer um lance capital, infelizmente a favor do Cruzeiro: o lateral Márcio, que já tinha um amarelo, mete a mão na bola em uma jogada infantil e acaba expulso. Com um a menos, restou ao Vasco ceder espaços para o adversário e esperar uma chance para um contragolpe. As jogadas acabaram não saindo, masa defesa se segurava bem. Quando a disputa de pênaltis parecia certa, acabamos levando o segundo gol, em um lance bobo de escanteio. Faltando menos de 10 minutos para o fim da partida, o desempate abateu de vez os garotos da Colina, que não conseguiram acertar mais nada.

Fomos eliminados mas não há motivo para se crucificar os meninos. Perdemos, mas se fosse outro o resultado, não seria nada anormal, já que o Cruzeiro, ainda que tenha sido superior, teve bastante trabalho com o Vasco, mesmo tendo um jogador a menos. E se não podemos crucificar o time, menos ainda devemos atribuir culpados individualmente. Se um ou outro cometeu falhas ou se não rendeu tudo o que poderia, isso é mais que natural para jogadores tão novos. O que deve ficar na cabeça da torcida é que, mesmo com a frustração de mais uma eliminação precoce na Copinha, a molecada mostrou que tem jogadores muito promissores, possivelmente a melhor safra da base em muitos anos. Se isso não serve de consolo por mais um fracasso na competição, serve ao menos para nos dar esperanças de que em breve teremos várias crias da casa como boas opções para o time principal.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

 

Anúncios

40 Comentários

Arquivado em Divisões de Base, Resenhas, Vídeos

40 Respostas para “Frustração e esperança

  1. JC – Li, outro dia, no G1-CRVG, que a atuall Vice-Presidência Médica do Vasco tem um projeto para “desenvolver e criar um centro de saúde que integre todas as especialidades relativas à medicina esportiva”, cujo nome será Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo – CAPRRE. Segundo a reportagem, o Assistente do Depto. já teria trazido boa parte do material necessário, mas o Vasco terá que encomendar outros equipamentos do Japão, Estados Unidos e Alemanhã que, com as obras a serem feitas (possivelmente um prédio de dois andares) o custo deve alcançar a cifra de R$1 milhão. Ou mais. O projeto, ambicioso é vero, me parece interessante e sem problemas para um clube europeu, onde a questão financeira seria nada significativa. Para o Vasco, porém, em sua atual situação a ideia me parece mais distante, embora os representantes do Depto. interessado, ainda segundo a reportagem, já estejam à procura de parceiros. É esperar para ver, já que o presidente atual teria dito que “O Vasco precisa ser referência em tudo que se propõe a fazer”. Até nas demissões de funcionários seus, acrescento eu.

  2. O jogo treino com o Volta Redonda foi muito bom, jogamos com o time titular e ficamos no 0X0, colocamos os reservas e perdemos de 1X0. O Doriva disse que foi proveitoso, eu digo que tudo está uma merda e que continuamos com o mesmo problema de antes, fazer gols. É uma sina para um clube que sempre teve os maiores artilheiros do Brasil.

    É o que eu sempre disse, melhor pagar a 3 jogadores de qualidade o que eles valem do que contratar esse mundo de apostas cada um ganhando na faixa de 100.000,00 ( se é que é verdade esse teto salarial ).

    SDV

    • David

      Eu só gostaria de saber quanto cada pereba que chegou agora nesse time irá receber?
      Porque se cada um receber uma média de 80 mil… serão 80×13 (perebas) que dá 1.040.000,00. Mais de um milhão! É melhor contratar 5 bons jogadores e pagarem 200 mil para cada um, do que pagar 80 mil para 13 piratas da pernas-de-pau!
      Por que inchar o elenco sem necessidade? Afinal qual desses jogadores que chegaram realmente trazem consigo uma melhora técnica ao time?

  3. Wesley (cach. de Itap.)

    E esse #RESPEITO que não chega .
    a mulecada perdeu , mas a quanto tempo na se via juniores com tanta esperança , temos bons valores que podem vir a ser grandes jogadores e isso todos concordam , o foda é já querer queimar e criticar os muleques já por conta de jogos ainda preparatórios pro futuro . Neymar não foi campeão da copinha com o Santos , já o Neilton foi bi , olha diferença entre os dois hoje .É hora de ter calma com esses meninos e ter esperanças neles , e deixar para xingá-los no profissional , ou melhor, aplaudir .

  4. Tomás Costa

    Assisti ao jo da copinha e a verdade é que os meninos tremeram. Outra coisa e que o goleirinho foi muito fraco, falhou nos dois gols. Mas o importante é que pelo menos parece que desses pode ser que uns dois pelo menos vinguem

  5. JOÃO BOBÃO = TIJUCA = RJ

    Esse time de juniores do Vasco já tem o dedo do doutor Eurico Miranda e do seu filho,doutor Eurico miranda saca de futebol, com certeza o Vasco será campeão dessa Copa São Paulo de juniores, tenho certeza disso, to levando maior fé. Tó gostando muito das contratações do doutor Eurico miranda, são tudo contratações onde os direitos são totalmente do Vasco, são tudo jogadores genuinamente do Vasco, não tem jogadores de empresários, com doutor Eurico miranda não tem isso mesmo.

  6. Felipe

    Alguem saberia me dizer qual sera o valor do ingresso no campeonato carica estou indo pra o rio mes que vem e gostaria de assistir a um jogo.

  7. Guilherme

    E ai Euriquetes? Mudam as moscas mas a merda é a mesma… Este nepotismo aqui ninguém vai criticar??

    ” Vitor Tinoco, filho do diretor-executivo das divisões de base, Isaías Tinoco, assumiu a preparação física do time infantil.
    Rodney Gonçalves, filho do coordenador do setor, Nilson Gonçalves, é o treinador dos juniores.
    Álvaro e Euriquinho, filhos do presidente Eurico Miranda, ocupam cargos de confiança na base e no profissional.
    Na gestão anterior, Gérson Júnior, Leonardo Marins e Vítor Oliveira, respectivamente, genro, cunhado e sobrinho do presidente Roberto Dinamite, também recebiam por serviços prestados.
    Não restam dúvidas: o Vasco é mesmo um clube-família…”

  8. Igor Leal

    Bom Dia JC.
    Tá rolando uma pressão pro Vasco ser inscrito no basquete.
    http://www.netvasco.com.br/n/157267/presidente-da-cbb-lamenta-veto-da-liga-nacional-de-basquete-ao-vasco-veja-nota

    Sabemos que quem deu o voto de minerva que nos vetou de participar foram os mulambos.
    Como você bem disso, só tem uma explicação: MEDO!
    Vamos ver no que vai dar isso!

    Abç

    • David

      Na verdade a explicação é INCOMPETÊNCIA dessa diretoria que perdeu o prazo de inscrição. Fossem competentes e tivessem feito a inscrição dentro do prazo e preenchido todos os pré-requisitos, ninguém ou nenhum clube poderia impedir o time de participar do Liga de basquete.
      Como perdeu o prazo, teve que se sujeitar a um vexatória votação dos membros da liga!

  9. ODILON SILVA = RJ

    O departamento de futebol amador vascaino já esteve muito ruim, já esteve ruizão mesmo, mais quando colocaram o MAURO GALVÃO e o SORATO, o negocio melhorou muito, passamos ate decidir títulos em varias categorias, passou ser notório a melhora do futebol amador vascaino. Por isso não deu para entender a demissão do MAURO GALVÃO e do SORATO,quando melhorou, quando o trabalho acertou,demitiram o SORATO e o MAURO GALVÃO, politicagem pura, revanchismo total. Total vaidade do Eurico Miranda querendo mostrar que ele tá certo, que ele sabe tudo, que tem o dedo dele, aquele estilo bem peculiar desse sujeitinho. Há de se lamentar o balcão de negócios que virou São Januario, virou uma festa dos empresários, jogadores desvalorizados, jogadores que estão sem espaço, jogadores de baixa de qualidades,jogadores que estão mortos no mercado, estão sendo colocados diariamente em São Januario. Voltando ao time de juniores vascaino, se o Vasco fosse campeão desse torneio,Eurico miranda falaria na primeira pessoa, se colocaria como o grande responsável pela conquista, apareceria na foto, agora como o time vascaino foi eliminado, Eurico miranda sumiu, não fala nada, já deve ter ate transferido a culpa da derrota. Alias essa deve ser a tônica nesses três anos de euriquismo, quando o Vasco ganhar, Eurico miranda será o grande responsável, quando perder, a culpa será de terceiros, já conhecemos esse velho filme.

  10. josé

    Infelizmente não deu pra molecada, mas é isso, bola pra frente.
    Enquanto isso …
    http://www.netvasco.com.br/n/157253/vasco-teria-interesse-no-atacante-wellington-paulista-do-internacional
    http://www.netvasco.com.br/n/157251/madson-se-juntou-ao-grupo-nesta-5-feira-e-fez-exercicios-a-beira-do-campo
    Alguns jogadores já vão ficar de fora do estadual pelo inchaço (sem qualidade) do elenco. Agora, pra quê trazer mais jogadores com qualidade discutível ou eternas promessas ou apostas? Não tá na hora do Vasco TENTAR pelo menos contratar algum jogador de mais qualidade?

    http://www.netvasco.com.br/n/157258/eurico-diz-que-estadual-e-mais-importante-para-o-vasco-do-que-brasileiro-ou-libertadores

    Tá de brincation with me, né dotô.
    Se bem, que com esse time, nem estadual dá pra ganhar. Mas pergunte há algum vascaíno DE VERDADE se ele concorda com isso?
    Tá de palhaçada, né?!?!

    • JC Barbosa

      De certa forma, ele esta certo. Qual dos três temos alguma chance de ganhar?

      • Tomás Costa

        Com esse time que esta se formando, nenhum. Eu só quero ver se levar uma traulhitada nesse torneio em Manaus, se o charutao vai manter essa politica dos pés no chão.

      • Beto

        Se tomar traulitada não muda nada, essa diretoria cansou de ser tomar sacode de 2001 a 2008 e nada mudava, não existe comprometimento nenhum com a realidade.

      • David

        Concordo com Beto. Durante a primeira gestão eurico o time tomava sacode sempre. Então para eles é normal montar times medíocres.
        Quanto a pergunta do JC, se temos alguma chance de ganhar algo, pode ser um turno no carioquinha e só!
        Com esse time, numa final… é sacode garantido!

  11. José Carlos - RR

    JC e Vascínos.
    Viram essa ” Alguns clubes e entidades querem mudança no formato do Brasileirão” MATA – MATA.
    Tão de sacanagem.
    Mesmo com a desigualdade na distribuição de cotas de TV. Os preferidos da Rede Globo MULAMBOS e TRAVECOS (gambás) não ganham títulos no sistema de Pontos Corridos.
    Já se for Mata-Mata fica melhor pros queridinhos ganhar com a ajuda do Apitador.
    Que acha JC.

  12. José Carlos - RR

    Olá JC e Amigos Vascaínos.
    Perdemos.
    1º Como disseste Regulamento? Isso não existe.
    2º Falha bisonha do zagueiro e mão de alface do goleiro;
    3º Segundo gol, nova falha da zaga.
    Acontece. Erguer a cabeça e treinar mais intensamente pra evitar futuros erros.

  13. Luiz Henrique

    Não deveríamos nos preocupar com títulos nas divisões de base. O importante é dar uma boa formação para os jovens jogadores. Creio que todos que viram o jogo perceberam a diferença física entre os jogadores do Cruzeiro e do Vasco. No primeiro, vários jogadores altos e fortes, com porte físico de profissionais. Enquanto isso, a garotada do Vasco, apesar de superior tecnicamente, ainda não possui vigor físico comparável ao adversário. Nesse momento é isso, contudo, daqui a três anos o aspecto físico se igualará e a molecada do Vasco tem um baita potencial pela frente. Prefiro apostar em moleques pequenos e franzinos, mas com muito talento, a ver um time cheio de grandalhões que não têm a mínima afinidade com a pelota. Força Vascão!!! Fora Sapo!!!

    • David

      Ótimo comentário! Também percebi isso, mas o Vasco tem um time bastante técnico, formados com alguns garotos do sub-17, daqui a dois ou três anos eles estarão voando baixo fisicamente.

  14. Caro JC
    Vi apenas parte do jogo. Minha impressão é que o Cruzeiro jogava mais nos erros do Vasco, em contra-ataques, típico de quem joga “apenas” para ganhar o jogo.
    Individualmente achei o Vasco melhor e com mais vontade de jogar futebol.
    É certo que o penalty foi duvidoso, mas a expulsão foi rigorosa demais. Pode ter sido compensação.
    SV

  15. Diogo

    Eu já vi a partida de outra forma, o Vasco estava jogando bem e acho que até ganharia o jogo. Mas a expulsão selou nosso destino, e mesmo assim, ainda seguramos a partida por muito tempo e a única forma do cruzeiro de atacar era com os cruzamentos na área..

  16. Paulo Oliveira

    A montagem mais justa da tabela da segunda fase seria:

    1. Classificação final das 32 equipes;
    2. O 1º contra o último, o 2º contra o penúltimo, o 3º contra o 30º, e assim por diante, como é no Paulistinha. Será que é tão difícil assim enxergar isto, oh Federação Paulista??!!

    Saudações Vascaínas.

  17. Paulo Oliveira

    Foi um jogo equilibrado, e que perdemos, principalmente por uma falha infantil do bom Márcio, aliás, é um Infantil, não é mesmo??

    Se formos analisar bem, vimos que a nossa molecada, valor por valor, é melhor do que a Raposa. Uma pena!!

    O que nais me chateia, é que não veremos mais este time jogar em alto nível, em um curto espaço de tempo.

    Bola pra frente Garotada. O futuro que vos espera é brilhante!!!

    Saudações Vascaínas.

  18. Marcio

    JC, eu vi o jogo e o cruzeiro era um time mais organizado que o Vasco ele era mais compacto tanto atacando quanto defendendo, com isso dominou grande parte da partida. Mesmo não sendo um domínio avassalador mas mais volume de jogo e correndo menos perigo do ofereceu.
    Acho que pode ter pesado é que o Vasco subiu boa parte do juvenil deste time e com isso não tinha a organização necessária para enfrentar um time de qualidade.
    Mas qq forma me pareceu que temos muito bons valores individuais, acho que a fornada tem tudo para ser muito boa num futuro bem próximo.

  19. Felipe

    Ótimo ponto de vista sobre a partida e o time, JC.
    O que me preocupa, vendo uma base promissora como essa, é a dúvida sobre o futuro de alguns jogadores, já que com o presidente que temos hoje, é uma incógnita saber se chegarão a ser aproveitados no time principal ou não. Os talentos, que carecem apenas de lapidação, são vistos como mercadorias ‘valiosas’ para Eurico Miranda, principalmente quando o vemos estabelecer uma meta de arrecadação de R$ 40 milhões apenas com a venda de jogadores.
    SV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s