Fim do drama

dramaÉ hoje.

Duzentos e dezessete longos dias depois do agora longínquo 19 de abril do corrente ano, o Vasco tem tudo para finalmente dar a primeira alegria real para a torcida em 2014.

Nós, vascaínos, que sofremos com esse time e seus problemas desde a primeira rodada da Série B, dependemos de um simples empate na partida contra o Icasa para garantir nosso retorno à elite do futebol brasileiro.

Parece fácil, jogando em casa, numa Arena Maracanã lotada de torcedores incentivando o time. Precisamos apenas de um ponto, mais um empate na lista inaceitável de vezes que terminamos nossas partidas em igualdade no placar contra equipes fracas, as vezes menos que isso.

E o pior de tudo é ter aquela “certeza incerta”, a confiança total na classificação com um gosto de “mas e se…?”, que serve para evidenciar o quão baixo um clube gigante como o nosso chegou. Se preocupar com a possibilidade de não conseguir um ponto contra um adversário que luta para escapar da TERCEIRA DIVISÃO. E isso diante da nossa torcida.

Não precisamos de mais nada para comprovar que vivemos o pior momento da nossa história.

Mas vamos nos lembrar disso apenas até o apito inicial. Depois disso é apoiar e empurrar o time, seja nas arquibancadas, diante das televisões ou com os ouvidos colados nos radinhos de pilha. E quando o árbitro apitar o fim do jogo, explodir de alegria, ainda que meio envergonhada e sem jeito, mas ainda assim alegria. Afinal de contas, hoje é o dia da volta, o último ato de uma peça que, por mais dramática que tenha sido, terá um  final feliz.

Com certeza será assim. Tenho quase certeza disso.

Campeonato Brasileiro 2014

Vasco X Icasa

Martin Silva, Carlos César, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Aranda e Douglas; Maxi Rodriguez, Thalles (Rafael Silva) e Kleber.

Busatto; Naylhor, Marco Tiago, Gilberto; Ivonaldo, Neto, Mauri, Lucas Gomes, Zeca; Nilson e Júnior Barros.

Técnico: Joel Santana.

Técnico: Vladimir de Jesus.

Estádio: Arena Maracanã. Data: 22/11/2014. Horário: 16h20.  Árbitro: Wagner Reway (MT). Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT).

A Rede TV transmite para todo o Brasil e a Rede Globo para o Rio de Janeiro. O SporTV transmite para seus assinantes de todo o Brasil (exceto RJ). O canal Premiere transmite no sistema pay-per-view e para seus assinantes em todo Brasil.

***

Joel, como sempre, não confirmou os titulares, mas deve manter a formação da última rodada, com alterações. Diego Renan e Aranda voltam de suspensão e devem jogar. Agora, aparentemente o Natalino está em dúvida se começa a partida com Thalles ou Rafael Silva. Diante do que apresentou contra o Vila Nova, só cogitar em manter a titularidade do segundo já é um motivo sólido para desconfiar da sanidade do nosso treinador.

E ainda tem gente que culpa apenas o elenco pela campanha ridícula que tivemos…

***

banner

Já que hoje – deve ser – dia de festa, que tal comprar um presente para si mesmo como torcedor? A Gigante da Colina segue queimando seu estoque no Mês dos Fanáticos, trazendo produtos licenciados do Vasco em promoções incríveis. Clica aí e dá uma conferida nas ofertas!

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

36 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

36 Respostas para “Fim do drama

  1. Alexandre Lima

    JC,

    Acho que vc não entendeu…

    Só estou te mostrando que, na minha opinião, é impossível o Vasco ter deixado de existir, mesmo o Eurico continuando no Vasco, já que mesmo com a pior administração de todos os tempos, o Vasco continua existindo.

    Pena que você ache que o Vasco possa ser extinto…

    Abraços!

    • JC Barbosa

      O fato da administração Dinamite ter sido a pior de todas não significa que ela tenha sido pior que a do Eurico em todos os pontos. No quesito patrocínios, por exemplo, Dinamite se saiu muito melhor que seu antecessor. E se o Vasco continuasse com contratos que rendiam R$ 15 mil/mês, como na Era Eurico, talvez o clube não chegasse até aqui. Entendeu agora?

      E é CLARO que o Vasco pode ser extinto. Ou vc acha que o clube aguentaria, por exemplo, mais uma gestão Dinamite?

  2. Alexandre Lima

    JC,

    Deixa eu ver se entendi o seu raciocínio…

    Você já escreveu (e várias vezes) que a gestão do Dinamite foi a pior de todos os tempos no Vasco. Certo?

    Depois você me responde: “Quem garante, inclusive, que ainda existiria um Vasco se o Eurico ficasse além de 2008…”

    Tendo em vista que a gestão do Dinamite foi a pior de todos os tempos (suas palavras), na sua opinião o Vasco não existe mais?

    Abraços!

    • JC Barbosa

      Não. Ou vc entendeu errado meu raciocínio ou incorreu numa falácia.

      Acredito que tenha sido a segunda, já que vc deliberadamente esqueceu de citar o restante da frase (“…com patrocínios ridículos, nenhum jogador de nome querendo jogar no clube, dívidas crescendo, etc, etc, etc…?”).

      Tendo em vista a frase completa, seria REALMENTE NECESSÁRIO eu responder sua pergunta?

      • Alexandre Lima

        JC,

        Acho que agora entendi!

        O Dinamite veio e diminuiu as dívidas, trouxe patrocínios e dinheiro para o Clube (os funcionários recebiam em dia) e tinha uma fila de jogadores querendo jogar no Vasco, etc, etc etc…

        Então temos que agradecer o Dinamite por ter salvo o Vasco da extinção!!

        Abraços!

      • JC Barbosa

        Se foi isso que vc entendeu, não posso fazer nada além de lamentar.

  3. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    Agora esse clube vai virar barriga de aluguel, vai ficar falando de flamerda, arrumando brigas com todo mundo. Agora vamos viver uma dolorosa ditadura, onde contas não serão prestadas, onde tudo será escondido, já anunciaram que filhos do Eurico Miranda serão diretores das bases.

  4. Alexandre Lima

    JC,

    Uma pergunta simples, para responder com sim ou não.
    Se o Eurico fosse o presidente em 2008, o Vasco na sua opinião, caía para a 2 divisão?

    Abraços!

      • Alexandre Lima

        Outra pergunta, para responder com sim ou não, de novo.
        Se o Eurico fosse presidente em 2013, o Vasco caía para a 2 divisão?

        Abraços!

      • JC Barbosa

        Sinto muito, mas sobre essa questão não da pra ser simplista como vc quer. Certamenta vc está considerando que o Vasco caiu por causa do jogo contra o Furacão o que não é verdade nem de longe. O Vasco não caiu pq voltou para jogar depois da confusão em SC, o Vasco caiu por falta de planejamento. Como responder com um sim ou não sua resposta? Quem garante que o planejamento do Eurico seria melhor? Quem garante que não teríamos uma equipe ainda mais fraca? Quem garante, inclusive, que ainda existiria um Vasco se o Eurico ficasse além de 2008, com patrocínios ridículos, nenhum jogador de nome querendo jogar no clube, dívidas crescendo, etc, etc, etc…?

  5. Mauro Manza

    Foi somente o que ocorreu em toda essa tragédia cruzmaltina, manipulação de fatos. O Sr. Antônio Lopes foi técnico de dois dos melhores elencos que o Vasco teve em toda sua história: aqueles das conquistas do tri-brasileiro em 97 e da Libertadores em 98, tendo participado diretamente da montagem desses elencos. Histórico bem diverso de Tita e Gaúcho. Aliás, hoje deconfio que esse período Dinamite no Vasco não foi apenas fruto de inabilidade administrativa, foi um verdadeiro “desmonta Vasco” no qual grande parte da torcida vascaina embarcou por pura ingenuidade. E, em tempo, reafirmo agora, por que não me iludo com nomes, que será, para qualquer um, extremamente difícil erguer o clube. Muito mais do que há 6 anos. Mas ainda dá para terminar essa bi-segundoda com mais dignidade. A primeira tarefa será devolver ao Avaí aquela vergonhosa goleada dentro de São Januário. E cá entre nós é apenas o Avaí!

    • JC Barbosa

      Manipulação dos fatos. Concordo completamente com vc.

      1ª manipulação: achar que o fato do Antônio Lopes ter sido o técnico entre 97 e 98 o exime do péssimo trabalho em 2008. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, até pq eram elencos muito diferentes. Lopes, assim como Joel, o outro queridinho do Eurico, são técnicos ultrapassados e que só conseguiram ter algum destaque em suas carreiras quando tiveram times excelentes nas mãos (salvo raríssimas, mas muito raríssimas mesmo exceções). Tanto é que depois de 2008, Lopes foi responsável direto por mais uns três ou quatro rebaixamentos em sequência.

      2ª manipulação: achar que os títulos de 97 e 98 fazem do Lopes um bom treinador. Vc foi corretíssimo ao dizer que o Lopes foi “foi técnico de dois dos melhores elencos que o Vasco teve em toda sua história”. Eram elencos tão bons que compensaram o limitado treinador que tiveram. Basta lembrar não apenas dos DOIS títulos importantes que ele conquistou, mas dos VÁRIOS que ele perdeu com os mesmos times excelentes (eliminado duas vezes na Copa do Brasil, em dois Rio-SP, eliminado na primeira fase da Mercosul em 98 e a derrota no Mundial).

  6. carlos

    Vou torcer para o Avaí no próximo jogo. Vai que esse monte de mala sem alça ganha de 1 x 0 e inventam de renovar com a maioria.
    Estamos ferrados. Já que os sócios acham melhor o antigo, espero que o Eurico opte pelo novo, novo time.

  7. Deu o mesmo de sempre, empate, graças a Deus ele nos servia. Foi nítido que o time não tem preparo físico adequado, no segundo tempo estava se arrastando enquanto o Icasa corria, não perdemos por muita sorte desta vez.

    Acabou a 1ª parte do sofrimento, 2015 nos espera.

    SDV

  8. Tomás Costa

    E o fim desse tormento nao pod eria ter um final diferente. Mais umaa vergonha que nós não mereciam os.
    ESSE TIME NAO MERECE A TORCIDA QUE TEM.
    Eram pra ter saido era na porrada por ter feito 60 mil vascaínos saírem de suas casas para mais um show deprimente desses.
    Time sem vergonha é pouco. Ando de incompetentes filhas de uma @%$#@$#&%$… vão tomar no c%$#@&%$#$.

  9. Mauro Manza

    Quando o Sr. Roberto assumiu a Presidência do Vasco em 2008 o Vasco estava na primeira divisão do campeonato brasileiro na décima posição fazendo uma campanha regular. Roberto mudou praticamente o time todo e textou vários técnicos, o resultado foi a segundona. Recordo isso pois é comum o descaso com os fatos somente com o fim de agredir. Os vascainos que apoiaram o Roberto não conseguem conformar-se com a catástrofe que produziram no clube, foi sem dúvida a maior humilhação da história do futebol do Vasco. Junta todos os fiascos produzidos pelas diversas administrações anteriores e não chega perto da hecatombe Dinamite que termina com esse empatezinho ridículo com o Icaza. Vai ser difícil recuperar esse clube.

    • JC Barbosa

      Só algumas considerações:

      1) Em 2008, quando Eurico saiu do poder, o Vasco estava na nona colocação. Mas o fato que ninguém lembra é que estávamos tão perto da zona de rebaixamento quanto da quarta colocação.

      2) O Roberto não poderia mudar praticamente o time todo e efetivamente não o fez pq não havia dinheiro para contratações. O time que caiu foi o time montado na gestão Eurico.

      3) Dinamite tentou dois treinadores antes da queda em 2008, mas seu maior erro foi ter mantido o treinador que veio da gestão Eurico por tempo demais: perdemos muito mais pontos com Antônio Lopes que com os outros dois seguintes.

      4) Esquecer os pontos acima é igualmente um descaso com os fatos. Assim como achar que o fato da gestão Dinamite ter sido péssima é motivo para elogiar uma gestão ruim como a do Eurico.

      • Tomás Costa

        JC sai dessa rapaz, que coisa é essa, que rancor é esse do Eurico, tudo bem que ele tem enormes defeitos, agora querer atribuir a ele o rebaixamento de 2008, com esses argumentos de que o time tava em nono , mas tava mais pra baixo que pra cima ? Ora meu caro, acho que por aqui não tem nenhuma criança, afinal o culpado do rebaixamento foi o bananite e ponto, pura incompetência, atestada inclusive com o segundo rebaixamento e o recorde de vergonhas que ele fez o Vasco e nós torcedores sofrermos até ontem. Só falta VC dizer que o culpado desses últimos desastres é o Eurico. Para com isso, o Eurico agora é presidente e temos e que apoiar e dar um voto de confiança. Até pq tem o Horta que vai ter grande participação nessa gestão. Esse negocio de ficar discutindo, falando mal do nosso atual presidente só da munição pros inúmero mulambos que vagueiam por aqui. Eu acredito que as coisas vão melhorar, até pq pior que ta não fica. Vamos deixar pra malhar o cara depois se ele mandar mal, mas agora é APOIAR. Os vascaínos tem é que se unir agora, não há espaço para mais lamentações , temos, precisamos e merecemos ser felizes novamente. Eu acreditoooooo.

      • JC Barbosa

        Em partes…

        1) Que rancor é esse do Eurico? Qualquer pessoa que tenha um pingo de noção do tamanho do Clube e que tenha visto o que aconteceu entre 2001 e 2008 sabe o motivo.

        2) Então, um presidente que monte um time como o de 2008, que deixa o clube sem grana para contratar um reforço decente sequer à época, que aumenta bizarramente a multa rescisória de um treinador que vinha fazendo um trabalho ruim no time, entre outras coisas, não tem qualquer parcela de culpa no rebaixamento? Então tá.

        3) Não vejo qual é a relação entre enxergar a óbvia parcela de culpa da Gestão Eurico no descenso de 2008 tem a ver com apoiar ou não a nova gestão dele.

        4) Vc pode ter achado a primeira gestão Eurico boa ou até mesmo apenas satisfatória. Já eu achei a gestão dele horrenda, em total desacordo com as tradições do clube, e vinha sendo disparada a pior do Vasco, tendo a sorte de ser superada pela do Dinamite nesse quesito. Não vou apoiar NUNCA um dirigente que fez o que fez com o Vasco entre 2001 e 2008, até pq não creio que ele conseguirá superar os problemas que não superou na primeira oportunidade que teve. Mas eu, nem ninguém precisa apoiar o Eurico para torcer pelo seu sucesso. Torço – embora não acredite – que ele faça uma excelente gestão e traga o Vasco de volta ao nível que tinha antes dele assumir a presidência a primeira vez. Não preciso apoiar um presidente que já não deu certo por isso.

  10. Brad.nascimento

    O Eurico tá aí é fato, espero que pelo menos politicamente seja forte mesmo porque financeiramente não espero muita coisa e isso é ruim. Tomara que eu esteja errado e que venha bons patriocinadores e que saiamos dessa asfixia financeira e que se some a força que ele tem dentro da federação carioca .Essa força que também prejudicou o vasco na era Dinamite.
    A era Dinamite foi um fracasso total pois nem força politica nem tirou o vasco da asfixia financeira que se iniciou com Eurico quando peitou a detentora dos direitos dos campeonatos de futebol do nosso pais.
    Ano passado e esse ano deixaram bem claro que os torcedores do urubu tem toda razão quando batem no peito e dizem que são incaíveis. Caso Heverton deixou isso claro e esse ano se confirmou quando estavam afundados na lanterna da série A coincidentemente os arbitros erram 5 jogos seguidos a seu favor , os arrancando do Z4 , futeol é negocio cada dia deixam isso claro que não é totalmente decidido em campo .O vasco não pode continuar um cordeirinho pro bem do futebol carioca, pois em terra de malandro o bonzinho se mal.

  11. Adriano

    O Joel até. Imbecís bem, mas não aguentou ficar sem fazer besteira nas alteracoes!!!!

  12. ZE VASCAINO - CENTRO - RJ

    Já cheguei no maraca, ta lindo o maraca com a FAMILIA vascaína, agora vamos ganhar meu VASCO querido, vamos fazer com que hoje, seja o dia mais feliz do ano.

  13. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    Na fé fé DEUS, na fé de NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS, bora, bora, pro maracanã, hoje tem VASCAO no maior palco do futebol mundial. Hoje é dia de festa, hoje é dia de mostrar a força da imensa torcida que carrega a cruz de malta no peito. FÉ VASCAO…..FORÇA VASCAO……..TAMOJUNTOVASCAOOOOOO.

  14. Realmente é triste ir para um Maracanã lotado torcendo muito mas com aquela dúvida persistente que nos incomoda: Será que esse time vai conseguir mesmo? Me lembro do Palmeiras inaugurando o seu estádio lotado e passando aquele vexame todo.

    Mais uma vez acho que o Joel deveria ter passado mais um jogo do Atlético contra os urubus, agora 4X0 e mostrar novamente o que é um time com raça e vontade de ganhar. Não se trata de ser melhor ou pior é o impressionante preparo físico dos caras, uma dedicação louca do 1º ao ultimo minuto de jogo, a urubuzada nem respirou.

    Já o Vasco parece um time da década de 70, leeeennnntoooooooooo……..
    . . . . .
    Só espero que realmente acabe hoje e não haja suspresas porque se formos para o último jogo com o Avaí, fudeu!

    SDV

    • Wanderson DS

      subir vai, a questão é apenas matemática, até porque os debaixo oscilam tanto que é difícil achar que dois deles irão vencer as duas partidas que faltam… no final creio que nenhum deles vai atingir a marca dos 59 do Vasco agora… mas concordo que pelo menos hoje, com o SHOW DOS 70 MIL VASCAÍNOS no maracanã, esse bando de sanguessuga poderia pelo menos se esforçar e vencer de forma convincente pelo menos UMA VEZ nesse ano maldito!!!

      • Wanderson DS

        59 não, é 62 pontos de hoje!

        Mas o Vasco vai vencer essa, nem que seja pela goleada clássica do papai joel e seus pupilos 1×0

  15. Wanderson DS

    Hoje consegue subir porque precisa de 1 ponto, e como sabemos que esse treineiro e esse time de barangas adora um EMPATE, pelo menos isso acho que já tá garantido…

    Depois de toda vergonha, humilhação desse ano, finalmente esse martírio tá chegando ao fim, mas o que seria um motivo de esperança pro ano que vem, a volta do nefasto que começou tudo isso lá em 2001 é pra deixar qualquer um desanimado e com interrogações sombrias pra 2015… Infelizmente não consigo ver nenhum prognóstico de um ano tranquilo, de time competitivo, de disputa real por alguma coisa, a não ser por não cair no brasileirão de novo, até porque os 8 anos anteriores dessa gestão que está voltando com todos os mesmos daquela época foi essa!

    • Vc anda em todos os sites malhando o Eurico esquece ele lembre do VASCO ele ja foi eleito o VASCO ja demonstrou que e fraco em todos os quisitos , politicamente, financeiramente,moralmente que culpar alguem fale do ROBERTO DINAMITE ele foi o melhor cabo eleitoral do EURICO
      BOA SORTE EURICO pois meu time e VASCO VASCO VASCO VASCO

    • Nunes

      É o que eu digo: O Eurico merece encontrar o Vasco na série B assim como ele deixou para o Roberto. Esse time horrível merece ficar na série B, pois ele não é de confiança e tenho medo que aconteça igual o jogo do fluzinho x Chapecoense. A única que NÃO merece que o Vasco caia é a torcida que tem enchido o Maracanâ, 40 mil, para ver o Vasco empatar de 1 x 1, com gol de penalti e o adversário jogando com um jogador a menos o segundo tempo todo. Hoje vamos encher de de novo o Maracanã, talvez mais de 40 mil torcedores…Mas como sempre sem confiança nenhuma nesse tiime sem raça, sem vontade, sem amor a camisa, parece ate time de aluguel.Que Deus nos ajude!

      • JC Barbosa

        Tenha os defeitos que for, o time fez por merecer a subida. Se terminar na 5ª colocação, aí sim, o time merecerá ficar na B.

        Agora, uma coisa é merecer subir, outra é deixar de ser uma vergonha total para o Vasco.

      • Miguel

        Bela frase no final QUE DEUS NOS AJUDE mas precisamos ver a barca encher de pernas de pau, comandados pelo Joel, já arcaico para nosso gosto. Vamos Vasco escrever novas páginas sem lágrimas

  16. David-Sergipe

    Beleza JC!
    Hoje é dia de apoiar esse time e ver se dessa vez eles não nos fazem passar a vergonha de deixar para a próxima rodada essa classificação para a série B. Que hoje se concretize esse acesso!
    Como você disse: “Não precisamos de mais nada para comprovar que vivemos o pior momento da nossa história”. Isso se refletiu nas urnas, onde um outro péssimo ex-presidente retornou ao cargo “democraticamente”.
    Agora é sofrer com os velhos hábitos e esperar que três anos passem voando! Honestamente o Vasco entrou num ciclo vicioso de imbecilidade e falta de competência. Não sou tão otimista quanto você e não vou esperar mais do que o Vasco e seus dirigentes estão acostumados a fazer “pelo bem do clube”. Teremos equipes medianas para ruim e não entraremos em campeonato para disputar títulos, apenas seremos mais um coadjuvante que irá lutar para permanecer junto à elite na série A.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s