Tranquilidade após a raiva

O expediente de deixar para o dia seguinte a escrita da resenha das partidas do Vasco, com o claro objetivo de tentar fazer uma análise mais racional e menos emotiva, não vai dar certo para a vitória do Vasco sobre o Vila Nova. Mesmo que o resultado tenha praticamente garantido nossa volta à elite, é impossível lembrar do jogo e não sentir uma raiva profunda do triste espetáculo.

Porque foi exatamente isso que Joel e seus comandados conseguiram ontem: irritar profunda e completamente os vascaínos (ou pelo menos esse que vos escreve). A inexistência de um padrão de jogo, os erros individuais e até um aparente descaso dos envolvidos com a necessidade da vitória foram o bastante para nos tirar da simples apatia de quem assiste uma partida de futebol ruim para a ânsia de espancar cada um dos presentes por ousarem se achar no direito de poderem usar a armadura cruzmaltina.

Esse sentimento foi mais forte ao longo do primeiro tempo. A bagunça do time e a profusão de pixotadas foi tamanha que conseguimos sofrer um gol – em um lance dantesco da zaga – de um time já rebaixado para a Série C antes de criar qualquer boa chance de ataque.

(Aqui vale uma parêntese sobre o Vila Nova: nosso adversário teve o pior ano de sua história, sendo rebaixado não apenas no Brasileiro, mas também no Campeonato Goiano. Em 49 partidas oficiais, o Vila perdeu 31 e venceu apenas 12. Uma delas, para evidenciar nossa terrível fase, sobre o Vasco. Fecha parêntese).

Mesmo com o Vila Nova mostrando uma disposição malabranqueana para uma equipe que não tem mais objetivos na competição, era totalmente inaceitável estar atrás no placar para um oponente com aquele nível. Ainda assim, nosso empate só surgiu como uma retribuição ao gol que demos: o zagueirão do Vila se empolgou e entrou numa de sair driblando na frente da área justo na frente de Guiñazu. O gringo roubou-lhe a bola e passou para Carlos Cesar, que fez questão de manter o nível da partida, marcando com um chute muito do mequetrefe.

Indo para intervalo em igualdade, Joel, que passou o primeiro tempo inteiro berrando e xingando seus comandados, deve ter reservado alguns impropérios para o vestiário. Isso porque, se o time voltou com a mesma desorganização da etapa inicial, pelo menos resolveu correr um pouco. Dada a fragilidade do Vila Nova, isso bastou para que o Vasco não apenas dominasse a partida, como também virasse o placar, com Douglas marcando seu 10o gol no campeonato, depois de cobrança de falta de Maxi Rodriguez.

O Vasco manteve o Vila Nova no seu campo, mas ou o último passe não saía, ou as finalizações eram canhestras, impedindo que ampliássemos a vantagem. A tensão – vejam vocês, jogando contra quem jogávamos! – com a possibilidade do empate nos apavorou até os minutos finais, quando o inesperado aconteceu. Jhon Clay acerta uma improvável bomba em curva, colocando um definitivo 3 a 1 no placar e fazendo a torcida respirar aliviada já quase nos acréscimos.

Apesar da atuação terrível e da raiva durante a partida, a vitória nos deixa com a tranquilidade de precisar de apenas um ponto para, finalmente, sair de campeonato desgracento com a missão cumprida (em parte, claro, já que o título era uma obrigação). Agora é lotar a Arena Maracanã para o decisivo confronto contra o Icasa, que promete ser um adversário ainda mais complicado que o Vila Nova, já que eles ainda lutam contra o rebaixamento (só de ter que me preocupar com as possíveis dificuldades que o 18º colocado da Série B pode nos trazer já faz a raiva voltar feroz). Mas não é possível que não consigamos ao menos um empate com a equipe cearense. Afinal de contas, empatar foi o que mais fizemos esse ano.

***

Vale um comentário sobre o nosso “comandante” Natalino.

O descontrole dele ficou visível (ou melhor, audível) desde o começo da partida. Berrando, xingando e esbravejando o tempo todo, Joel deixou clara sua falta de controle do grupo. Nem falo do verdadeiro bando que foi o Vasco ontem, quando não mostrou um mínimo de organização ao longo dos 90 minutos. O pior é a impressão de que, se suas instruções tivessem sido minimamente claras, ele não precisaria gastar tanto a garganta.

Um monte de gente vai falar que a culpa é da ruindade dos jogadores e que não existe treinador que dê jeito nesse elenco. Mas reflitam: o principal problema do time ontem foi de ordem técnica ou tática? Se foi tático, e efetivamente foi, então a culpa é do Joel sim.

***
As atuações…

Martín Silva – sem culpa no gol. Passou a segurança necessária no primeiro tempo e pouco teve que fazer no segundo.

Carlos César – apoia bastante, mas é difícil concluir uma jogada. Acabou sendo útil, como no jogo contra o ABC, aparecendo de surpresa na área, dessa vez empatando o placar ainda no primeiro tempo e tranquilizando o time para o segundo.

Luan – errou tudo o que tinha que errar e foi uma dos alvos preferidos dos xingamentos do Joel.

Rodrigo – tirando a espanada desastrada que acabou dando o gol para o Vila Nova, fez uma partida segura, muitas vezes livrando a cara do seu companheiro de zaga. Mas nas cobranças de falta foi uma negação.

Lorran – outro que errou muito mais que acertou. Parecia nervoso, mas me pergunto por quanto tempo a sua juventude servirá como desculpa para atuações ruins.

Guiñazu – é uma espécie de Chuck Norris do futebol: ele não precisa de instruções de treinadores, já que sabe o que precisa fazer. Marcou com a disposição de sempre, deu o combate mais que todos seus companheiros de defesa juntos e ainda tentou ajudar na criação. No segundo tempo errou um passe que originou um contra-ataque, mas nada que comprometesse sua atuação.

Fabrício – tenta fechar os espaços no meio, mas vive deixando buracos na meiúca; quando sobe ao ataque, ou erra o passe decisivo ou tenta uns arremates constrangedoramente ruins. Pelo menos correu no segundo tempo.

Douglas – para um camisa 10, com a responsa de organizar as jogadas do time, a preguiça com que jogou o primeiro tempo era passível de justa causa. Compensou na etapa final, suando um pouco a camisa e marcando o gol da virada. Jhon Clay entrou em seu lugar e não seria percebido se não tivesse fechado o caixão do adversário, definindo o placar com um belo chute de fora da área.

Maxi Rodríguez – é daqueles que precisaria de uma bola exclusiva ao longo da partida. Como tenta muitas jogadas individuais, acaba igualmente errando muito. Tem a desculpa de jogar fora da posição: seu estilo não é o ideal para jogar mais próximo à área, onde a marcação aperta, e sim vindo de trás, criando os espaços para seus companheiros. Pelo menos é um dos poucos que correm o jogo todo, e ontem teve participação no resultado, saindo dos seus pés o cruzamento para Douglas marcar.

Rafael Silva – foi citado duas vezes enquanto esteve em campo: quando não alcançou uma bola que tocaram para ele e quase marcando de cabeça (o que até é bom para alguém que podemos chamar de quase jogador). Thalles entrou em seu lugar e deu muito mais trabalho para a zaga adversária e ainda ajudou na defesa. Precisa urgentemente acertar a hora de chutar, dar um passe ou driblar: invariavelmente toma a decisão errada e desperdiça bons lances.

Kleber – só não é mais irritante que o Douglas por correr o tempo todo. Por outro lado, não faz gols como o camisa 10 e com isso acaba sendo pior. Edmílson entrou em seu lugar e pouco foi notado.

***

banner

Sabadão tem jogo decisivo do Vascão. Então a boa é comprar uma camisa nova pra comemorar a volta à elite com estilo! Aproveite as ofertas do Mês dos Fanáticos na loja Gigante da Colina e faça a festa! Clica aí e confira as promoções.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

73 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

73 Respostas para “Tranquilidade após a raiva

  1. Juvenal

    Depois de tantos sufocos assistindo jogos do Vasco, agora veio uma alegria diferente, que merece um desabado, pois foi uma verdadeira cacetada na djupla famosa, ou seja
    GALOCHAPE 8 x FlaFlu 0. Essa foi de lascar!

  2. o maraca sábado vai tar lotadinho os setores norte e sul ja estão esgotados alguém ai duvida que teremos mas de 60 mil pessoas

  3. Diogo

    “Espertão” p caramba ele… agora vai! http://www.netvasco.com.br/n/155180/eurico-sobre-ingressos-a-minha-sugestao-e-bota-so-meia-entrada.-acabou-inteira.-so-vai-vender-meia-entrada
    Confesso que tento ser otimista com o Eurico e torcer p dar certo.. mas to vendo que vai ser difícil..

  4. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    A situação desse clube se complica mais ainda, porque agora o VASCAO vai ser traído de todos os lados, essa rádio tupi da total apoio, faz vista grossa para as merdas e traições do EURIQUISMO. Aqueles flamenguistas VAGNER MENESES, APOLINHO RODRIGUES, aquele tricolor EUGÉNIO LEAL, são todos convenientes com Eurico Miranda, depender dessa rádio tupi esse clube ta lascado. Parece que esses caras comem na mão do Eurico Miranda. Agora Eurico Miranda vai fazer um monte de merdas e traições, essa rádio tupi vai apoiar, vai fazer igual da outra vez, quando Eurico Miranda destruiu o clube, eles ficavam apoiando. Até a RÁDIO GLOBO que era leal ao VASCAO, que tinha uma boa equipe de jornalismo , até a RÁDIO GLOBO agora arcaicamente anda falando em Eurico Miranda. Na RÁDIO GLOBO tinha o GILMAR FERREIRA, um bom profissional, um vascaíno direito, que combatia as trapalhadas euriquista, mudaram a equipe de esporte da RÁDIO GLOBO, mandaram o bom GILMAR FERREIRA embora, colocaram no seu lugar o piadista do MAURÍCIO MENESES, nessa o VASCAO perdeu muito. Agora tem que aturar pessoas que não são vascaínos, apoiando Eurico Miranda, geralmente essas pessoas que apoiam Eurico Miranda na impressa não são vascaínos, o bom vascaíno, quem conhece esse clube, quem deseja o melhor para esse clube, jamais apoia Eurico Miranda. Agora esse clube ta arruinado, existe um esquemao com tentáculos na impressa para apoiar o EURIQUISMO.

  5. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    A desgraça euriquista já começou, a tormenta já começou, já começou a perturbação, torcida vascaína na sua maioria gosta do Edmundo. Esse Eurico Miranda falou que o Edmundo queria arrumar dinheiro em São Januário, que absurdo a língua desse sujeito, a falta de sensibilidade desse sujeito. Edmundo é um ídolo do clube, um profissional que ganhar seu dinheiro trabalhando, agora Eurico Miranda trabalha onde? Ganha dinheiro onde? Depois esse Eurico Miranda falou o seguinte; que não pode comparar Edmundo com ROMARIO, que o ROMARIO foi melhor, tudo porque o ROMARIO apoiou ele Eurico Miranda. Só que o ROMARIO é infiel, humilhou a torcida do VASCAO, ROMARIO falou que não pode comparar torcida vascaína, com torcida do flamerda, que a torcida FLAMERDISTA é infinitamente melhor. Essa é a energia, esse é o sentimento que passa envolver esse clube agora, total falta de fidelidade, total falta de vascainidade, são essas coisas, esses mínimos detalhes que enfraquecem. Depois esse Eurico Miranda falou um besteiro, falou que agora o flamerda não será mais campeão, que ele vai ser campeão em cima do flamerda. Tomara seu falastrão que dessa vez você consiga, já que você perdia todas finais pro flamerda, perdeu até um título nacional pra flamerda, foi o dirigente que mais perdeu finais na história pro flamerda. Pra finalizar Eurico Miranda que deixou esse clube sem credibilidade, com imagem, com marca desvalorizada, destruída, deixou esse clube sete anos sem patrocinador, deixou esse clube com 800 associados, destruiu alma vascaína, que batia recordes negativos públicos, que formava aqueles times horrorosos com, Elbinho, Ygor, Taddic. Agora Eurico Miranda ta falando que o clube ta cheio de problemas, que é isso, aquilo, vai enganar outro. Agora vai ser doloroso, vem aí uma longa ditadura, falta de vascainidade, descaracterização da vascainidade, e todo aquele inferno astral euriquista.

  6. Valério

    Rapaz o Luan é muito ruim.

    • JC Barbosa

      O Luan é muito JOVEM, ainda mais pra posição em que joga. Tem MUITO o que evoluir ainda, mas taxa-lo de “muito ruim” é uma típica mostra da impaciência da torcida…

      • Tomás Costa

        Acho que ele caiu muito. Jogador qd é bom mesmo não tem essa de jovem. Aparece e sempre cresce mais ainda. Acho ele lento e meio desligado. Pra um zagueiro fica complicado, mas acho que pode ficar e valer como aposta.

      • JC Barbosa

        Bom….se vc lembra de muitos zagueiros que estavam formados e eram craques com 21 anos, blz.

      • ANTONIO DIAS - CAMPINAS - SP

        Concordo com o Valério. O Luan não está jogando nada. Não sei como foi convocado tantas vezes para a seleção sub-20. Ainda sou mais o Jomar, que não teve mais nenhuma oportunidade.

      • JC Barbosa

        Jomar passou por uma operação. E ele deixou de ter chances pq falhou uma penca de vezes.

      • TOMAS COSTA

        Eu acho que vc entendeu o que quiS dizer, mas como sempre a sua tendencia é discordar de todo mundo, aí fica difícil. Mas vamos lá , apesar do Luan ser “jovem na idade”, já faz pelo menos uns dois anos que ele atua no vasco NO ELENCO PRINCIPAL e teve inúmeras oportunidades na equipe titular, e como falei anteriormente, no início se mostrou um zagueiro promissor, e o que se esperava era a evolução dele constante, coisa que “NA MINHA OPINIÃO” não acontece, ao contrário, ultimamente tem jogado muito mal, falhando constantemente, coisa atestada por vc inclusive. O próprio Mauro Galvão quando surgiu no Inter , sempre evoluiu, o zagueiro do bota, o Dória, da idade do Luan, desde que despontou, sempre mostrou evolução, tanto que já foi vendido pra Europa.
        Então foi isso que eu quis dizer, ENTENDEU AGORA ?? ou como vc mesmo diz, é preciso desenhar ????

      • JC Barbosa

        Incrível como as pessoas ficam sinceramente ofendidas quando não se concorda com elas! Gente, são apenas pontos de vista diferentes, não precisam tecer teorias absurdas (“tendência a discordar de todo mundo”?!?!?) ou se estressar demasiadamente.

        Sua opinião a respeito do Luan é de ordem pessoal e não há pq discordar. O que não concordei – e acho que poucas pessoas irão concordar – foi sobre a sua frase “Jogador qd é bom mesmo não tem essa de jovem” com relação aos zagueiros. Só falei que, se vc lembra de vários zagueiros que com 21 anos já estavam firmados e eram craques, ok, entendo seu ponto de vista.

        Mas aí vc responde com nervosismo, me dá o exemplo de UM zagueiro craque desde cedo (e que, para vc ter acompanhado o trabalho dele na juventude, significa que vc deve ter uns 50 anos pelo menos) e cita o Dória, que foi vendido sim, mas foi diversas vezes criticado antes disso. Se esses são todos os exemplos que vc tem de zagueiros craques desde novos, fica complicado.

        Um zagueiro precisa ter bom posicionamento, tempo de bola (tanto para o combate quanto para as bolas aéras), controle emocional, alguma habilidade, entre outras qualidades que melhoram conforme se vai ganhando experiência, o que aliás é normal com as posições mais defensivas. Essa é a questão. E por isso que eu acredito que não se pode taxar um garoto com 21 anos de “ruim” sendo ele zagueiro.

        Mas se a sua opinião é diferente, não tem problema. E não precisa ficar nervoso pq penso diferente. Assim como eu não fiquei nervoso por vc pensar de outra forma. Simples, não?

      • Tomás Costa

        OK JC desculpe se fui áspero, mas é que VC coloca as coisas as vezes como se fossem a única verdade ou pelo mwnos deixa entender isso. Agora eu também não taxei o Luanda de ruim, falei apenas que é lento e desatento. Ele pode até ser um bom zagueiro, mas acho que não se destacará como outros no decorrer da carreira. Quanto a exemplo de outros bons zagueiros, existem vários exemplos. E é como falei, ele é jovem na idade, mas já tem um bom tempo que joga na equipe principal, não foi ontem que ele subiu da base. Quanto a ter 50 anos, não se faz necessário ter assistido ao jogador ter atuado desde a base, principalmente hj em dia que se consegue relatos precisos até de como Cristóvão Colombo descobriu a america, quiçá de como foi a carreira de um jogador de futebol. Mas para VC não me rebater, já te falo que tenho 48 anos, portanto entra na sua média.
        Só falei que VC discorda sempre pq é fato, e as vezes VC não aceita as opiniões dos outros e quer estabelecer sempre a sua. Já até falei isso outras vezes no GE, e acho que VC até melhorou, mas acho que pode ficar bem melhor.
        Desculpe pela franqueza, mas é o que penso, e se for o caso que sirva para sua reflexão.

      • JC Barbosa

        Tomás, não se trata de “estabelecer” nada. Vc tem uma opinião e a expôs. Eu tenho outra e fiz o mesmo. Ninguém precisa convencer ninguém e muito menos ter uma discussão por isso.

        Existem outros exemplos de bons zagueiros que se firmaram com 21 anos? Deve haver. Mas a lista dos que se firmaram com mais idade certamente é maior. E não foi ontem que o Luan subiu, mas ele passou a jogar com mais frequência esse ano. Tanto que só em 2014, ele jogou quase três vezes mais que em 2012 e 2013 somados.

        Se vc não o taxou de ruim, desculpe. Foi o que eu compreendi quando vc falou “Jogador qd é bom mesmo não tem essa de jovem”. Parece que vc quis dizer que, no mínimo, Luan não é bom mesmo.

        Já sobre o discordar sempre posso afirmar com 100% de certeza que não é verdade. Primeiro, pq o assunto se refere a mim. Segundo, pq é muito fácil contestar a afirmação: basta olhar a quantidade de comentários que são respondidos e o que não são.

      • ARTUR RICARDO - TERESÓPOLIS-RJ

        É por isso que gosto muito deste espaço. É o que você disse JC….”Todos têm uma opinião e ninguém é obrigado a concordar ou a discordar”. O importante neste espaço é podermos expô-las sem censura e sem corte. Por isso “é um espaço para todos os vascaínos”.
        Depois de muito tempo, estarei descendo a Serra com destino ao maraca com o muleke. Ele tá muito feliz pela possibilidade do passeio. Saudações e sorte pra nós.

    • ARTUR RICARDO - TERESÓPOLIS-RJ

      Cara, sinceramente o Eurico pode ser até prepotente em algumas ocasiões. Mas não vi nada demais no que ele falou…Realmente o que arrebentou com os clubes, claro, além de más gestões foi por#$$% da lei pelé…E esse papo de “bom senso” é para uma minoria privilegiada.
      SDV

      • ARTUR RICARDO - TERESÓPOLIS-RJ

        Ah..ainda tem outra…Ele falou que o Flamengo “perder para outras equipes não traz satisfação nenhuma pra ele..” Pois é, pra mim é o contrário, por enquanto com este time do Vasco aí, tá sendo a minha maior alegria…Até porque, ver a mulambada cair de quatro de novo, não importa pra que time seja…Não tem preço.
        Mais uma vez, SDV.

      • JC Barbosa

        O problema é da lei o de como os gestores se adaptaram a ela? Não se vê dirigentes do São Paulo, Cruzeiro, Santos, entre outros, reclamando o tempo todo da Lei Pelé.

      • Diogo

        Ele tem que saber comprar as brigas certas.. é que para mim acho um equívoco comprar briga com jogadores, que é o caso do bom senso (não concordo com eles). Quem vai querer vir pro Vasco com essa besta criticando o movimento dos jogadores?!

    • Caro Diogo
      Acho correta a posição de Eurico nesse quesito. Esses jogadores do Bom Senso falam muito sobre seus problemas (dessa casta que ganha 300 mil pra cima) e abordam muito superficialmente o verdadeiro descaso do futebol brasileiro que são os jogadores nômades da série D e dos que não tem série nenhuma. Jogam o estadual durante 3 meses e o resto do ano trabalham em outros empregos para se sustentar.
      SV

      • JC Barbosa

        Aí é preciso se informar um cadinho melhor, né? O movimento busca relações mais profissionais entre clubes e jogadores, principalmente na questão dos salários. E isso engloba toda a classe. É óbvio que os jogadores de maior prestígio são os que devem aparecer reivindicando, já que eles trarão mais repercussão às demandas da categorias.

        Mas há outras reivindicações do grupo que atendem especificamente aos jogadores que vc citou:

        Estamos em busca de propostas que fortaleçam os clubes, especialmente os pequenos, garantam os direitos dos atletas e mantenham o interesse dos torcedores”, sintetiza Fernando Prass, goleiro do Palmeiras e presença confirmada na audiência na CE do Senado.

        “Por todos aqueles clubes por que já passei, no futebol brasileiro, sempre tive muitas dificuldades de recebimento (de salário), principalmente nos últimos meses de salário. Você tem de entrar na Justiça e esperar um período de cinco, dez anos para receber”, relata outro goleiro, Dida, que já defendeu a seleção brasileira e hoje atua pelo Internacional.

        “É importante que os clubes possam pagar em dia seus funcionários como um todo, não só os atletas. No São Paulo Futebol Clube, por exemplo, devem ter uns 700, 800 funcionários; não são só aqueles 30 atletas dentro do campo. Isso aqui é uma empresa, que fatura, então tem de ter condições de pagar seus funcionários”, reforçou Rogério Ceni, outro goleiro de destaque no cenário nacional – no caso, na condição de ídolo daquele clube paulista, o que confere ainda mais força à causa da classe.

        Ceni se refere a uma das principais demandas do Bom Senso, o chamado “fair play financeiro”, que visa o cumprimento de compromissos trabalhistas e empresariais dos clubes, em todas as suas atividades. “Os clubes deverão assumir o compromisso de não exceder um déficit, ao final do exercício, de no máximo 10% de suas receitas nos dois primeiros anos e 5% no terceiro e quarto ano. A partir do quinto ano o clube não deverá trabalhar com déficit para evitar a falta de cumprimento de seus compromissos”, diz uma das propostas do Bom Senso referente ao “fair play”.

        Outras propostas do movimento são: aumento do número de partidas oficiais para clubes menores, com geração de renda ao longo do ano, continuamente, e aprimoramento da estrutura profissional; redução de partidas oficiais e disputa do Brasileirão de fevereiro a dezembro, para os clubes “de elite”. O Bom Senso lembra que, a depender da temporada, clubes de menor investimento podem ter apenas 15 jogos em todo o ano, condenando atletas à inatividade – e, consequentemente, à dificuldade financeira – no restante da jornada. Dos 684 clubes brasileiros, 583 não têm calendário anual – em situação inversa, os que têm tal carga de atividade sofrem pelo excesso de jogos.”

        Pra terminar, é ÓBVIO que o Eurico seria contra o movimento. Qualquer movimento que busque uma maior profissionalização dos clubes não iria agradar alguém que é notoriamente contra isso.

      • Paulo Lenz

        O discurso é muito bonitinho. Veremos a prática, em um futuro
        Próximo.
        Inúmeras vezes dirigentes do são paulo e santos reclamaram sim
        Da facilidade de se perder jogadores e da lei Pelé.
        Que modernidade é essa onde se paga 200.000,00 reais para um
        Executivo de futebol e ele consegue a proeza de formar um elenco
        Que fica em terceiro lugar na série B ?
        Rodrigo Caetano é bom profissional, mas seu “passe” está sobre-valorizado.

      • JC Barbosa

        Se vc se lembra de dirigentes do SP e Santos reclamando, tá certo. Eu não me lembro. Ainda assim, a diferença é que CERTAMENTE eles não só não usam a lei Pelé com desculpa para seus problemas de gestão como foram e são muito mais competentes que o Eurico como presidente.

        Mas seu comentário me fez lembrar de outro, no qual vc disse: ” Para “ganhar” uma discussão às vezes você é dissimulado. Abafa o que não te interessa e superlativa a benesse”. Com relação ao Caetano, vc foi igualmente dissimulado. Só que superdimensionou o ponto negativo e abafou completamente o positivo.

        Primeiro: o elenco ficou em terceiro lugar na Série B. Do jeito que vc falou, o treinador indicado pelo seu presidente não teve qualquer relação com o resultado, não é mesmo?

        Segundo: quero ver o Eurico trazer jogadores como Martin Silva, Douglas, Rodrigo, Aranda, Kleber, Fabrício ou Montoya estabelecendo um teto de 200 mil para salários. O nível salarial deles é muito acima desse valor e foi preciso, no mínimo, um belo poder de negociação para trazê-los, independente deles terem rendido o esperado ou não. Talvez vc não lembre, mas os times do Eurico eram basicamente formados por um monte de “reforços” dos times menores do carioca e um ou outro medalhão em fim de carreira, sempre ganhando salários altíssimos.

      • Diogo

        Bem, acho que o JC já falou tudo que eu queria rs Mas foi bom levantar essa bola.

      • JC
        Posso ter diminuído a importância de R.C.. Verdade, ele trouxe jogadores de nome ( qualidade nem tanto ). Mas ainda acho que o salário desses profissionais está muito acima da realidade.

        Sobre os técnicos, não se pode colocar na conta do Eurico a falta de organização tática do Vasco. Adilson Batista teve tempo mais que suficiente para isso, e quem contratou Joel foi Dinamite. Ou Eurico assumiu antes da eleição ?
        SV

      • JC Barbosa

        O papel de um executivo como o Caetano é viabilizar contratações para o clube e isso ele fez. Se eles rendem o esperado, aí não é com ele, concorda?

        Sobre os salários, isso é muito relativo: vale mais pagar R$ 200 mil para o Caetano ou o mesmo valor para um Kleber da vida? Não é o salário desses profissionais que está acima da realidade, é o salário de todo mundo envolvido com o esporte que está.

        Vc vai descartar completamente o peso da indicação do Eurico e a defesa do nome do Joel naquele momento? Engraçado… os fãs do Super Euricão costumam fazer o contrário: supervalorizam qualquer espirro dado por ele dentro do clube. Mas é compreensível: o que é ruim, obviamente ele nunca tem culpa.

      • O que se refere a mim, também concordei com a opção de Dinamite em
        contratar Joel.

      • JC Barbosa

        Não me espanta. Nem a “concordada”, nem em citar, mais uma vez, quem foi o único responsável pela vinda do Joel…:)

  7. Mario Guglielmi

    Só não fiquei com mais raiva ontem porque acertei um belo chute do meio campo e levei a camisa oficial pra casa!

  8. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    Pé no chão VASCAO, todo cuidado é pouco, humildade é importante em todos os momentos da vida, ainda não conseguimos nada, precisa vencer o Icasa. Basta excitar a mente para nos lembrarmos do XV de campo bom, CSA, Baraunas ,quando fomos eliminados dentro de São Januário, então toda seriedade para ganhar do Icasa no maraca sábado. Agora mesmo o fludido foi eliminado pelo América RN em pleno maracanã, nada de achar que já conquistamos a vaga com a camisa, pela sugestão, tem que jogar bola, ser humilde, determinado, fazer gol, blindar a imensa torcida com uma grande Vitória. FÉ VASCAO….FORÇA VASCAO….TAMOJUNTOVASCAOOOOOO.

  9. Luiz Afonso

    JC,

    Tua resenha sobre o jogo, o técnico e o elenco está perfeita.

    Sem falar das belas tiradas, tanto no texto quanto na análise das atuações!

    Valeu

  10. Caro JC
    Não concordava com o Charles Milk mandando e desmandando no Vasco no início da “degestão” dinamite/MUV.
    Mas não dá pra deixar de lado qualquer um que queira contribuir com o Vasco , na situação atual. Desde que não tenha a ingerência que tinha.

    Acho que Joel é ex-técnico em atividade. Espero que não continue, apesar de ter amizade com Eurico.

    O problema deste elenco são as “cadeiras cativas” do Kleber e Douglas.

    Para 2015 acho que só Martin, Rodrigo, Luan, Guinãzu, Thales, Edmilson, Pedro Ken, e jogadores da base.
    SV

    • JC Barbosa

      E o Dinamite podia deixar de lado a ajuda dele? E a coerência? Cadê?

      Sobre Douglas e Kleber, os empréstimos deles acabam em dezembro e duvido que qualquer uma das partes desejem renová-los…

      • Contribuição sim. Ingerência do tipo que empurra goela abaixo Carlos Alberto por 3 anos não !
        Essa é a diferença. Por mais que tenha restrição ao novo presidente, ele nunca aceitaria um contrato leonino deste (espero…).

      • JC Barbosa

        Fiquemos esperando. Mas lembre-se : quem depende não pode fazer muitas exigências. Mais pulso que o Dinamite, qualquer um teria. Mas vamos ver pulso do SuperEuricão com os empresários…

    • Lucas Ottoni

      Eu concordo com o Paulo Lenz. Do atual elenco, eu manteria esses que ele falou (Martín Silva, Rodrigo, Guina e Thales de titulares / Luan, Pedro Ken e Edmílson como opções de banco), além dos outros garotos da base (Jordi, Lorran, Marquinhos do Sul, Yago, etc), aproveitando para promover o Renato Kayser aos profissionais. E tbm tentaria a permanência do Maxi Rodríguez, nem que fosse opção de banco (mas esse é improvável que fique). O resto é rua! Todos eles! Começando por Diogo Silva, Fabrício, Aranda, Kléber, Douglas, Marlon e os demais come-e-dorme desse elenco medonho!

      • carlos

        Eu colocaria o Rodrigo na lista do seguro desemprego. Considero ele arrogante e brigou com vários jogadores da base, o que é péssimo para o clube.

      • David-Sergipe

        Concordo em dispensar Rodrigo, afinal já falhou mais que Luan e Douglas Silva nesse campeonato mas incrivelmente não foi notada suas falhas.
        Coloca na balsa e manda zarpar junto ao Rafael Vaz, Marlon, André Rocha, Carlos César, Diogo Silva, Aranda, Fabrício. Dos emprestados somente o Maxi Rodriguez merece uma vaga!
        Essa série B deveria ter sido usada para testar a garotada sub-20. Tem melhores jogadores que esse time titular.

  11. Valério

    “Wagner Reway, do Mato Grosso, apitará Vasco x Icasa” Lembrando que esse foi o árbitro do jogo Mulambos X Coxa pela copa do brasil onde o mesmo assaltou os coxas brancas no Maracanã. Fiquemos de olho nele.

  12. ZE VASCAINO - CENTRO - RJ

    Já comprei meu ingresso, sábado também estarei no maracanã junto com meu VASCO querido, vamos fazer aquela corrente pra frente, todos num só coração, todos pelo VASCAO. Vai ser uma grande festa da torcida vascaína no maracanã, será inesquecível, nossa torcida é demais, vamos ganhar VASCO.

  13. Juvenal

    JC – imagine que eu assisti o jogo de ontem apenas agora lendo seu coment. Realmente a falta de luz em casa durante o jogo me poupou de ver um espetaculo tão deprimente.
    Eu ainda acho que no Vasco existe atualmente um empate técnico entre a ruindade do elenco e do técnico.Ambos são culpados, mas o Joel fez bem em xingar seus jogadores, mas esses não estão nem aí para o Papai, pois continuam passeando em campo. Sabado no Maraca não vai ser diferente e provavelmente esses “milhões” de torcedores que forem assistir ao jogo ao vivo terão outra decepção.Que final melancólico de capeonato, espero que nunca mais a gente volte para a Segundona. Mas para isso temos que RENOVAR o elenco e o técnico, pois desse jeito não vai dar mesmo!.

  14. Paulo Sergio de Araujo

    Não acho que tenha faltado “vontade” aos jogadores. O maior problema, para mim, foi a ALTA ansiedade (o nervosismo era visível) e a BAGUNÇA em que o time se transformou, desde que “papai Joel” voltou. Temos SEMPRE “um bando” perdido em campo. O cara consegue ser PIOR que o Adilson Rodrigues (que, pelo menos, “organizava” o time). Rafael Silva é uma PIADA DE MAU GOSTO e Lorran apenas uma “criança” sem saber o que faz no meio dos “adultos”. Bastou sair um dos dois para o time melhorar. Luan “esqueceu” seu futebol no campeonato estadual e o meio campo escalado por “papai Joel” é TODO “idoso”, lento, pesado. A questão é que até temos alguns bons jogadores, mas NÃO TEMOS TREINADOR. “Papai” Joel é só mais um IDIOTA FANFARRÃO, que recebeu a “incumbência” de distribuir as camisas e definir quem sai e quem entra no time. Sempre MAL, MUITO MAL.

  15. Fábio Cunha

    Fui ver o jogo do Vasco logo depois de jantar… Resultado: Tô com azia até agora.
    Esse trecho do seu comentário resumiu tudo:”A inexistência de um padrão de jogo, os erros individuais e até um aparente descaso dos envolvidos com a necessidade da vitória foram o bastante para nos tirar da simples apatia de quem assiste uma partida de futebol ruim para a ânsia de espancar cada um dos presentes por ousarem se achar no direito de poderem usar a armadura cruzmaltina”.
    Eu assistia aos jogos do Vasco já sabendo da inoperância do time, mas ontem foi demais.
    Até acho que vamos ganhar do Icasa, mas tenho medo de 2015. Como vascaíno espero mesmo que o Eurico consiga arrumar a casa, embora não tenha torcido pela sua candidatura.
    Já que ele está lá, temos que apoiar…

  16. Jorge coelho

    Concordo contigo em quase tudo. Mas veja bem: se o problema também é tático, então é compreensível o Max fominhar tanto, afinal, sem tática os jogadores tentam resolver no individual.
    Outra coisa, acho que os jogadores não respeitam o Joel. Pois há momentos em que parecem querer jogar como e do jeito que querem jogar. Atribuo isso mais a falta de comando da diretoria. Não estou defendendo o Joel, mas se sou diretor de futebol ou presidente, ja tinha afastado alguns jogadores faz muito tempo. Time sem direção, equipe sem comando em campo. Quando jogadores querem derrubar técnico ninguém segura. Não assimilaram a contratação do Joel e deu no que deu. Engraçado, a direção faz um esforço enorme pra pagar salários desses bostas, deixa inclusive de quitar dívidas com fisco pra isso e eles entram indolentes em um jogo decisivo com SJ cheio de torcedores… Realmente, estou revoltado! Mas um ponto em seis não é impossível né? Abs!

    • JC Barbosa

      Concordo sobre o Maxi, por isso citei o fato dele estar jogando avançado demais. Vindo de trás, ele teria mais espaço para driblar, o que não tem mais perto da área.

  17. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    É PRA LÁ QUE EU VOU……..SÁBADO , DIA 22 DE NOVEMBRO, 16:20, MARACANÃ, RIO DE JANEIRO. VASCAO X Icasa. Vamos encher o maracanã, vamos fazer uma grande festa , vamos empurrar o VASCAO. SÁBADO TODOS OS CAMINHOS ME LEVARAM PARA O MARACANÃ. ALÔ VASCAO, TO CHEGANDO, ALO VASCAO ,TO DENTRO…………….FÉ VASCAO……..FORÇA VASCAO……..TAMOJUNTOVASCAOOOOOO.

  18. diego santana

    Pelo visto, Eurico vai ter muuuuuuuuuito trabalho para organizar a casa. Esse time que penou para derrotar o “poderoso” bi-rebaixado Vila-Nova é provavelmente o pior da história do Vasco. Eu nunca vi nada pior. E aos que adoravam falar em herança maldita, isso que vimos ontem sim, é que é a verdadeira herança maldita que deixaram para o doutor Eurico Miranda. Mas, felizmente, a partir de 1º de dezembro o Vasco terá no comando um dirigente habituado a formar grandes equipes, que conhece como ninguém o caminho das pedras. Não há dúvidas de que, apesar do “maravilhoso” legado do sr. Dinamite, 2015 será um ano muito melhor, até pq pior do que isso que vimos ontem, não dá pra ficar. E os gritos de “o campeão voltou” ouvidos ontem na arquibancada devem ter sido obviamente direcionados ao novo presidente, pois ele sim nos remete a tempos de glória.

    OBS: o descontrole emocional do Joel Santana só mostra que ele está de fato perdido em meio a tanta mediocridade. Mas isso agora pouco importa. Ele não deve permanecer pro ano que vem, já que Eurico deve contratar um técnico de ponta. Todo bom time começa por um grande comandante. E o nosso presidente sabe disse melhor do que ninguém. 2015 será muuuuuuuuito melhor. Tenho absoluta certeza.

    Abços.

    • JC Barbosa

      Hmmmm….não consigo lembrar de UMA grande equipe sequer no período do Eurico como presidente. Mediana, uma.

      De qualquer forma, já está mais que clara a forma como o próximo presidente montará uma equipe. Ele usará do mesmo expediente que o Dinamite: a ajuda do Carlos Leite. O irônico é que o próprio Carlos Leite foi alvo de várias críticas do próprio Eurico e casaquistas, que acusavam o atual presidente de ter vendido o Vasco aos empresários.

      PS: eu SABIA que falariam que o Joel não tem culpa e que a culpa é do time horrível. O Dinamite pelo menos esperou assumir pra começar a reclamar da herança maldita.

      • Aliado do Dr. Eurico

        não sei de onde o sr. tirou essa de carlos leite. isso tudo é inverídico. da mesma forma q é inverídico dizer q o rodrigo caetano tem qq chance de permanecer na colina. ele tá fora.

        e vem você com esse papo de times ruins e medianos.. mais anota ai o primeiro reforço q o dr. eurico vai trazer pro ano que vem: THIAGO NEVES. tá bom pra você?? o cara é “só” o melhor reforço do vasco dos últimos 5 anos!! eurico já está negociando diretamente com o empresario do jogador. fazer as coisas de fato acontecerem é possivel. basta ter vontade, arregaçar as mangas e trabalhar pelo clube. e o trabalho já começou. SDV

      • JC Barbosa

        Não sabe de onde eu tirei pq vc SEMPRE foi um desinformado. Mas é natural, já que sua fonte de informação é somente o Casaca. Esse história de Carlos Leite não só é real como é antiga.

        Agora, o papo dos times medianos é falso? Ou vc é fã dos Tadics, Jorges Luis e Abedis da vida?

        Sobre o Thiago Neves, pra HOJE, TALVEZ seja um bom reforço. Isso se ele vier mesmo e, vindo, que resolva jogar. Sobre ser o melhor reforço nos últimos 5 anos, isso só mostra seu pouco conhecimento sobre futebol.

        Mas pode ser sim o maior reforço já contratado pelo Eurico como presidente. O cara anda meio em baixa, mas pelo menos não é um Beto Cachaça ou um Pet ou Marcelinho Carioca em fim de carreira.

        Isso, claro, se ele vier mesmo….

    • Leon da Cruz

      Meu caro, se tem uma coisa que o Eurico nunca fez foi contratar um técnico de ponta (Oswaldo de Oliveira foi o mais próximo disso, mas foi demitido sumariamente). Eurico sempre disse que técnico não joga, que quanto menos interferir, melhor. Não é por acaso que, salvo algumas exceções (algumas das quais patéticas, como Dario Lourenço e Romário), o revezamento em suas gestões limitava-se a Joel, Antonio Lopes, Jair Pereira, Nelsinho e, claro, Alcir (para tapar buraco). Só gênio…

      • Lucas Ottoni

        E não se esqueça dos “geniais” Hélio dos Anjos e Alfredo Sampaio, caro Leon. Técnico de ponta com o câncer? Só se for ponta-cabeça.

        OBS: Não duvido nada que ele coloque o filho dele pra ser técnico do Vasco. Fez isso no Duque de Caxias. Não custa nada fazer no Vasco, que ele pensa que é o quintal da casa dele.

        OBS 2: Roberto Dinamite, eu te odeio cada vez mais por ter permitido que o câncer (que estava morto e enterrado) voltasse com força total. Sua frouxidão, incapacidade, incompetência, submissão e completa fraqueza culminaram em mais essa desgraça para o clube. Mais 3 anos do câncer maligno! Pra mim, você morreu, Roberto. Não é mais ídolo de nada. O que você fez em campo está morto e enterrado pra mim. Suma do Vasco e não apareça nunca mais, seu desgraçado.

    • David-Sergipe

      Qual foi a grande equipe que o eurico formou durante sua passagem como presidente de 2001 até 2008? Fala aí a escalação!?
      Quanto ao Joel não ficar!? Como se ele veio com apoio do próprio eurico!
      Você deveria ficar mais atento ao que acontece ao clube.

  19. Lucas Araújo

    Nunca senti tanta raiva de um jogador como senti do Kleber ontem. Parecia que ele errava os chutes e desperdiçava as jogadas de proposito tamanha a displicência que ele jogava. Até o Douglas ‘barriga de chop’ consegue ser mais util que essa anta.

  20. TOMAS COSTA

    Só uma coisa a dizer :
    A TORCIDA VASCAÍNA NÃO MERECE ESSE TIME QUE TEM.

    • carlos

      Tomas, em parte concordo a torcida tem feito o seu por que até pela tv dá pânico ver esse time.
      Digo em partes por que lembrei de 2012, tínhamos um bom time, um bom técnico (Cristovão) e a torcida sacaneou bastante. Um time que era enganado pela administração, não recebia em dia e mesmo assim suarão a camisa pelo Vascão.
      Agora temos que carregar esse time preguiçoso, só lembrar do seu boneco desanimo.

  21. lucas

    JC, se eu fosse vc, nem comentaria mais partidas do Vasco nesse enfadonho série B, os erros são os mesmos e as análises tbm. Cara, tira umas férias antecipadas, e volte comentando sobre as possíveis contratações e etc… kkk

  22. Caro JC você “censurou” o meu comentário que eu fiz às 17:38, mas não faz mal. Primeiro eu gostaria que você postasse antes do jogo, segundo o comentário não é meu. Um pouco é da ESPN outro do programa “redação Sportv outro da Fox Sports e finalizei com Lédio Carbone que depois de ler o seu“Tranquilidade após a raiva” tem tudo haver:”VASCO, O calvário do torcedor vascaíno parece mesmo não ter fim mesmo. O passado recente é trágico. O presente, terrível. O futuro, nada animador”. ( não precisa postar, depois que inventaram o facebook … lá não exite censura.)

  23. Igor Leal

    Bom Dia JC! Twiter ontem movimentado!
    Comentei em um dos post passados que a sequência teria que ser a seguinte: ABC = Vitória, Ceará = Derrota, Vila Nova = Vitória, Icasa = Vitória e Avaí = Empate. Até aqui tá se concretizando…eram os 10 pontos necessários caso nossos concorrentes vencessem suas partida, mas eles deram um ajudinha. Vamos lotar o “Maior do Mundo” sábado….70.000! Abs!

  24. David-Sergipe

    O Vasco não tem técnico! Isso não é novidade para nenhum torcedor atento. A última vez que tivemos um bom técnico foi com Cristovão, depois do avc do Ricardo Gomes que havia deixado o time com um esquema tático. O jogo foi medonho, irritante e como queria quebrar as pernas do Fabrício, Douglas, Carlos César, Kléber, Rafael Silva e Rodrigo!
    São medíocres jogando e todos eles acham que são craques. Porque só isso explica Fabricio dando uma de ponta direita! Não marca e como disse JC, não fecha espaço e isso é muito pouco para manter ele no banco, quiça em campo!
    Rodrigo não poderia deixar de fazer suas lambanças, que foram aos montes nesse campeonato! Só que dessa vez ele entregou a rapadura ao adversário! Praticamente um gol contra!
    Luan foi mal, mas foi melhor que Rodrigo que errou vários passes!
    Carlos César erra quase tudo no ataque e continua sendo aquela nulidade na defesa.
    Lorran foi bem melhor na defesa do que no apoio.
    Maxi fominha ainda foi o melhor dos jogadores de frente do Vasco.
    Douglas é melhor nem comentar, tirando o gol não fez nada em campo! Qualquer um teria corrido mais, jogado mais e se empenhado mais, também teria errado menos que a lesma gorda! John Clay não fez nada em 15 minutos mas ainda assim jogou menos ruim que o gordo infeliz!
    Kleber… peça para sair! Não suporto mais esse cara em campo como titular! Rafael Silva é ruim mesmo! Coloca em 2015 o Kayser que ele joga melhor que essa dupla de ataque!
    Thalles deveria ser titular!
    Martin Silva e Guiñazu são de longe os melhores do grupo! Sabem o que devem fazer! E o argentino é digno de admiração pela vontade e raça que joga! Honestamente quem pensa diferente que se f*d@! É quem saí com a bola porque os meias de ligação não voltam para buscar jogo, é quem marcar mais e mais corre em campo e ainda arma jogadas e aparece na frente!

  25. Claudinei Zunino

    Não podemos deixar a classificação para a última rodada. O elenco e o técnico não têm tranquilidade para isso. Se ficar para a última rodada estamos fritos. Para mim, o único que se salva é o goleiro, os outros pode mandar embora. Se quiserem, por questão de reconhecimento, deixa o Guinãzu e o Rodrigo e os pratas da casa, mas para o banco. Só falta UM ponto!

  26. Carlos Queiroz

    Bom dia JC, acho que agora foi. Vamos aguardar o que o Eurico tem pra nós ano que vem. se vamos reviver épocas de Dário Lourenço, Igor, Yves, Valdiran, Erivelton, Vergara e outros ou se vamos retomar os rumos do final da década de 1990, com Selevasco. Enfim, cumprimos mal e porcamente a nossa missão do ano, agora é agradecer pelo final dessa draga.
    P.S. Roberto pede pra cagar e some de fininho.

  27. Gustavo P.

    Fica claro o que você falou e em resumo: não temos técnico. O Joel não conseguiu até agora dar padrão ao time, o meio de campo é completamente desorganizado, defesa atrapalhada e ataque inoperante. Raiva é pouco. Comentei ontem com amigos vascaínos. Antes quando via anúncios de jogos do Vasco, me sentia feliz, agora já começo a me estressar e sofrer por antecipação. Não duvido nada que ele seja mantido para o Roubadão 2015….

    • Brankello

      O Joel que não conseguiu ou os “jogadores” que não conseguiu? Com esse elenco nem o Guardiola, Mourinho, Tata Martino, Van Gal, Simeone, dá jeito…

      • JC Barbosa

        Se vc acha que o time ontem estava arrumadinho e as falhas foram técnicas, ok. Agora, nem Guardiola, Mourinho, Tata Martino, Van Gal ou Simeone dariam jeito? Também duvido que eles tivesses armado equipes com três volantes mesmo jogando em casa, que dessem tantas chances pros Andrés Rochas da vida ou que resolvessem colocar três zagueiros no time sem treinar essa formação antes. (http://vascoexpresso.wordpress.com/2014/11/17/vergonha-e-merito/)

      • Marcio

        Gustavo P. e Brankello,

        É incrível como o Joel cometeu todos os erros que Adilson cometeu também, como 3 cabeças de área, 3 zagueiros e um time sem velocidade, sem criatividade, variações, jogadas pelas laterais e por aí vai…
        Porém, com Adilson o time era mais organizado na defesa e deu chances (poucas é verdade) aos moleques dos juniores, coisa que o Joel dá a impressão que nem conhecer o Marquinhos e o Yago, só pra ficar nestes dois…
        O que eu quero dizer é que o Joel conseguiu piorar o que já não era bom!
        Eu acredito que este time na mão do Dorival (que ano passado errou muito também), por exemplo, vencia a série B com os pés nas costas…
        Se vcs lembrarem o nosso time em 2009 era pior tecnicamente que este, ou vcs acham o contrário?

  28. Pablo

    Acho que pro ano que vem, a nova diretoria deveria fazer um esforço de manter o Martin, Rodrigo, Guinazu e Maxi. E mais a molecada da base! O resto, pode dispensar! Perguntar não ofende: quem foi que disse pro Rodrigo que ele sabe bater falta?
    Abraço!

    • Amado

      Bom, ano passado ele acertou boa faltas no Vasco (agora não consigo recordar se ele chegou a marcar gols aqui) e fez vários gols de falta no Goias. Mas, como todo o resto do time, parece ter esquecido como que se joga futebol e não acerta mais nada.
      Sobre manter esses jogadores, creio que ainda tenham mais uns 3 que possam compor elenco, mas fora isso teria msm de montar um elenco quase do zero, pq esses que ai estão não merecem a armadura cruzmaltina!

      • David-Sergipe

        Amado você deve ter se enganado, pois no ano passado Rodrigo era zagueiro do Goiás. Pelo Vasco esse ano ele deve ter feito um no carioca.
        Também acredito que tenha alguns que possam compor elenco, mas será um trabalho de garimpo conseguir bons jogadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s