Hora de refletir

pensandoTerminada a eleição, com o resultado desejado pelos sócios e temido pela grande maioria dos vascaínos em todo Brasil, é hora de toda torcida fazer uma reflexão e uma autocrítica.

A vitória do Eurico Miranda é uma prova cabal do desencontro entre o que pensa o torcedor – ávido por mudanças, simpático à ideia de profissionalização do futebol e a democratização do clube – e o eleitor médio vascaíno, em grande parte conservador, tradicionalista e que não trocaria nunca o conceito vago de “impor respeito” por uma administração mais transparente. Sem julgar qual modelo de gestão  tem maiores condições de alcançar seus objetivos em pleno século XXI, podemos afirmar que a torcida, de um modo geral, tem uma visão mais moderna sobre como é conduzido com eficiência o esporte nos dias de hoje.

O problema é que, independente do que acha ou deixa de achar os milhões de torcedores do Vasco, quem decide o futuro do clube são os sócios. No caso, os 2733 eleitores que optaram pelo Eurico.

As pesquisas de internet não têm qualquer relevância e se em algumas delas a preferência pela chapa Sempre Vasco chegou a ter 70% de preferência, sua única serventia agora é a de aumentar o sentimento de impotência com relação ao resultado. E eis que surge o momento de autocrítica: se o torcedor se sente frustrado com o resultado das eleições, a culpa é única e exclusiva do próprio torcedor.

Essa autocrítica é para ser feita muito mais pela torcida carioca do clube, claro. Mas vamos tirar os torcedores de fora do estado, os que não têm grana para gastar com a mensalidade e até os que acham que não vale a pena se associar a um clube que não frequentarão. Ainda assim – como falei na minha última coluna no Vasco Expresso – teríamos ainda mais de 1.800.000 torcedores apenas no Grande Rio (segundo as últimas pesquisas). Se apenas 10% desses vascaínos pudessem pagar a mensalidade e ir a São Januário uma vez a cada três anos votar, não haveria mensalão ou processo eleitoral bagunçado que fizessem diferença.

Não foi falta de tempo, tanto que mais de uma chapa conseguiu arrumar seus novos sócios a tempo de torna-los eleitores. Cada vascaíno da área metropolitana do Rio, que tenha condições financeiras de pagar uma mensalidade, e não se associou também é responsável pela vitória do Eurico. Essa é a dura realidade.

Enquanto os vascaínos – e eu não tiro o meu corpo fora dessa – não se engajarem na vida social do clube, não poderão reclamar do que uma minoria decide e nem achar ruim que 2 mil torcedores decidam por milhões.

***

Agora, falem pra mim: que eleição que tem como organizadores dois dos seus concorrentes pode ser considerada séria? Não dá, né?

Para mudar esse tipo de coisa, só com uma mudança profunda no Estatuto do clube. Dinamite teve 8 anos para isso e essa medida se tornou apenas mais uma na enorme lista de coisas que o atual presidente não teve capacidade de executar.

Mas, sinceramente, alguém acredita que o Eurico vá fazer qualquer mudança em um Estatuto que o favorece sempre?

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

118 Comentários

Arquivado em Notícias, Política, Torcida

118 Respostas para “Hora de refletir

  1. Paulo Lenz

    Caro JC
    Opiniões e convicções são coisas que admiro em quem às tem. Posso
    Nao concordar, mas tenho o dever de respeitar. Tenho tantos defeitos que poderia gastar muitas linhas relatando-as. Você tem um que acho possivel ser melhorado. Para “ganhar” uma discussão às vezes você é dissimulado. Abafa o que não te interessa e superlativa a benesse.
    Dizer que o Brant não era aliado do Dinamite beira ao absurdo. O advogado Alan Belaciano ( aquele que finge ser juiz e vai preso) e o proprio Brant estavam no Clube segunda feira a noite antes da eleição fazendo o quê? A chapa do Brant conseguiu adiar a eleição com que objetivo ?
    Ser contra o Eurico, tudo bem. Mas não mude os fatos.
    SV

    • JC Barbosa

      Nesse caso específico, é fácil ver que quem está mudando os fatos é vc.

      O Dinamite não teria qualquer motivo para adiar sua saída da presidência. Duvido muito que ele quisesse permanecer mais um dia sequer no cargo, sendo ofendido por todos os lados e levando a culpa por qualquer coisa que aconteça de ruim para o Vasco. Talvez vc encontre um motivo plausível para pensar o contrário, mas acho muito difícil vc encontrar qualquer razão aceitável para o Dinamite desejar o adiamento das eleições.

      Já os motivos para a chapa do Brant desejarem o adiamento das eleições é tão cristalino que até me surpreende VOCÊ não citá-los: enquanto a lista de eleitores não fosse feita de forma correta, era ÓBVIO que a chapa Sempre Vasco seria prejudicada. Como foi, aliás, já que o recadastramento não adiantou de nada e votou todo mundo, inclusive os que foram comprados para votar em determinados candidatos.

      Seja sincero…aceito vc achar que o Eurico fará uma gestão completamente diferente da que fez entre 2001 e 2008 (não entendo, mas aceito). Mas vc acha que uma eleição na qual o responsável em organizar o pleito – sujeito esse que tinha o apoio do Eurico para permanecer no cargo – renuncia na véspera da votação, acarretando em DOIS candidatos participando da organização do pleito é normal? Isso seria o mesmo que achar normal que a Dilma fosse a presidente do TSE. Vc acharia isso normal também?

      A intenção da chapa Sempre Vasco ao tentar adiar a votação não era prolongar o mandato do Dinamite. Era, sim, para tentar disputar a eleição com um mínimo de isonomia. O que não aconteceu.

  2. Marcos

    JC,
    Parabéns pelo seu Blog, alguns torcedores não entendem que um Blog é espaço para opinião do autor, acho louvável a sua atitude de responder a algumas pessoas, o tal de Daniel é um daqueles meninos mimados, que ganhavam brinquedos caros e iam ostentar no playground. Estranho foi que ele não respondeu se era concursado, será que ganhou o cargo também? Funcionário público na Internet no horário de trabalho… E nós pagamos o salário desse cara, salário alto como ele disse… pra ficar na Internet, cadê a CGU?????
    Sobre a eleição, acho que vai ser igual aconteceu com o grêmio… Ressuscitaram o Fabio Koff achando que faria milagres, apesar da classificação, estão há anos sem títulos e o futuro é negro.
    O Vasco tem torcida, tem estádio, tem categoria de base.. Falta uma equipe de administradores, será que o Eurico tem essa equipe??
    Não vou me alongar, só vim dar os parabéns

    Abraços

  3. Com relação ao funcionário da empresa que deixou as páginas de economia,e foi virar notícia de páginas policiais,cara! como essa mentalidade não deixa o brasileiro! “ganho um alto salário,não sou um funcionário qualquer”, isso me lembra aquela história: vc sabe com quem está falando? sabe de quem eu sou filho? isso me envergonha,me envergonha mais ainda,essa escória do pt,fazer da tal petrobras,uma vala de corrupção,de roubalheira,cabide de empregos,nomeações pra lá de suspeitas e “altos salários” para funcionários brincarem na internet!!!

  4. Bryan Covel

    Nobre JC,na sua resposta voce cita um trecho do comentario do Daniel pra provar que ele foi mal educado.Entretanto eu escrevi que ele nao foi MAL EDUCADO COM VOCE.Ele pode ter sido mal educado com o Edmundo e o Brant e nao com voce.
    O Edmundo trouxe sim prejuizos ao Vasco sim.Aquela dancinha provocante na frente do defensor do Botafogo deu gas pro Botafogo pro jogo final o qual acabamos perdendo.O penalti perdido pelo animal na final de clubes nao conta nao?
    Parece que só voce nao lembra que foi o Eurico que estendeu a mao pro Edmundo quando ele foi preso.
    O que ficou obvio nas sua respostas é que como o Edmundo hoje é um critico ferrenho do Eurico voce nao aceita que alguem critique ele.
    Outra coisa,se o Eurico for mal na sua gestao cacete nele tambem.Todo aquele que fizer mal ao nosso querido Vascao merece ir pro pau de arara,doa a quem doer.

    • JC Barbosa

      Bryan, a questão foi que ele me chamou de mal educado e eu disse que ele foi mal educado antes. Seja direcionada para mim ou não, continua sendo falta de educação.

      E vc contabilizar um pênalti perdido como prejuízo ao clube, convenhamos, é demais, né? Todo jogador de futebol está sujeito a errar (a “dancinha” e o “dar gás” ao Botafogo nem vou considerar). Mas talvez o erro tenha sido meu ao não explicar com mais clareza o termo “prejuízo”. Quando eu falo “prejuízo” no caso, entram os R$ 3 milhões que o Eurico foi condenado judicialmente a pagar ao clube e que agora, com ele assumindo, certamente cancelará a ação para não pagá-los. Prejuízo é terminar unilateralmente um contrato de patrocínio que, à época, era o maior do país. Prejuízo é assinar outros patrocínios que em alguns casos rendiam ao clube cerca de 75% a menos do que nossa marca vale no mercado. Era esse tipo de prejuízo que eu falava.

      Sobre o Eurico estender a mão ao Edmundo, lamento, mas esse é outro erro dele. O Edmundo tinha mais é que pagar pelo crime que cometeu. Talvez vc não seja meu leitor há muito tempo. Se fosse, nunca diria que eu não aceito que critiquem o Edmundo. O que eu rebati no comentário do outro foi uma crítica que não condizia com a realidade. Se acusarem o Eurico de algo que ele não tem culpa e eu souber que a culpa não é dele, o defenderei da mesma forma (como sempre faço, por exemplo, quando acusam o Eurico de ter vendido o Coutinho antes do tempo).

    • Daniel Vascaíno

      Voltei apenas para responder a você Bryan Covel.

      Obrigado por saber interpretar um texto, foi isso mesmo, critiquei duramente o Animal (Edmundo) e o “paraquedista” do Brant.
      Porém, alguns distorcem o que foi escrito, para ser o dono da razão.
      Um abraço para você e SV.

      • JC Barbosa

        Como me citou, respondo…

        1) é histórico no blog: sempre que alguém diz que nunca mais comentará, sem comenta logo depois.
        2) não distorci o que vc escreveu e não é preciso saber interpretar para ver que vc criticou o Edmundo (falando inverdades e coisas que não poderia saber, já que não o conhece) e o Brant (novamente, sem conhecimento nenhum de causa para criticar). O problema é que toda
        pessoa mimada, que não gosta de se ver questionada, chama quem o questiona de dono da razão. Outra coisa que também sempre acontece por aqui.

  5. Leon da Cruz

    Não tinha jeito, galera… O eleitor médio do Vasco das últimas décadas tende a ser super conservador. A eleição do Dinamite foi resultado de uma situação insustentável da gestão Eurico. Mas, diante do fracasso do “muvismo” que botou o Dinamite lá, Eurico surgiu novamente como opção, na cabeça conservadora do eleitor médio vascaíno. Para este eleitor, apostar no Brant seria fazer algo inadmissível: a “revolução”. A volta do Eurico era certa. Mas Brant foi muito bem, para uma primeira candidatura (e diante de um eleitorado com aquele perfil). Brant poderá, nos próximos anos, se fazer conhecer melhor pelo eleitorado vascaíno, tanto no clube social quanto nos ambientes de poder. Se ele mantiver a sua postura de oposição (talvez mais moderada do que foi na reta final da eleição), de renovação e modernização do clube (e, portanto, não se “vender” ao euriquismo ou muvismo, que dominam o cenário político do clube atualmente), poderá ter boas chances de ser eleito já na próxima eleição. Isto porque será, obviamente, uma incrível surpresa (para todos aqueles com um mínimo de bom senso e imparcialidade) se o Eurico fizer uma boa gestão. Afinal, vocês realmente acreditam que alguém com um perfil de nepotismo, arcaísmo em gestão, truculência, centralizador e ditatorial, incapaz de negociação que não seja ao estilo mafioso (com ameaças, chantagens, troca de favores, rompimento unilateral de acordos, etc.) tem chances de ser bem sucedido? Muito pouco provável…

  6. BJ

    Olá JC! Essa é primeira vez que me manifesto no novo blog. Mas venho acompanhando seu trabalho desde 2007 lá no GE.
    Infelizmente Eurico venceu as eleições agora não há mais o que fazer a não ser torcer para que alguma coisa dê certo no Vasco nos próximos 3 anos e que voltemos ao caminho das vitórias ( -sim eu sei que com o jeito euriquista de administrar vai ser dificil mas…)
    Sobre as eleições devemos sim nos filiar e tal mas conheço um amigo que mesmo filiado não pode votar. Então como fazer se quem organiza a eleição é quem se candidata ao cargo?
    JC será que o Vasco conseguirá algum patrocinio agora que o euriquismo voltou ao poder?

  7. Daniel Vascaíno

    Meu último comentário aqui.
    Você gosta de fingir que não entende o que os outros escrevem para se achar “superior” nas suas respostas, Desculpe falar mas é uma atitude medíocre.

    Releia a minha primeira resposta, que só no último trecho eu me referi a você com relação a apoiar a nova diretoria, e não de forma grosseira ou mal educada. Talvez seja eu, é que tenha que desenhar.

    Com relação ao meu emprego, não sou um funcionário qualquer, tenho acesso a internet sem restrições. Por esse motivo, posso gastar uns 10 minutos em um blog sem afetar o meu serviço.

    Essa sua tirada de dizer que pega mal para um “cincoentão” ter um e-mail de um personagem de um filme ou videogame, já beira o ridículo.
    Sempre joguei videogame desde moleque e hoje em dia ainda jogo com os meus filhos, que adoram jogar com o papai.
    Se você não curti videogame ou não tem dinheiro para comprar um PS4, é um direito seu. Mas colocar isso na sua resposta, foi uma atitude tão infantil da sua parte. E esse e-mail, eu só uso para blogs ou no lazer, já meu e-mail profissional é outro.

    Obs: Qualquer que seja a sua resposta, como você disse acima, não vou mais perder meu tempo em responder.

    • JC Barbosa

      Sinta-se a vontade para não retornar!

      Como eu já disse, falta de educação é um comportamento. Seja direcionado para mim ou não, continua sendo falta de educação. Não vou listar as várias do seu primeiro comentário. Até vc conseguirá identificá-las, mesmo que com algum esforço.

      Sobre seu emprego, não precisa se justificar tanto, amigo. E sobre infantilidade, esse papo de ter dinheiro e eu não, pelo segundo comentário seguido, mostrou toda a sua maturidade. Parabéns!

  8. Tudo bem, o argumento fundamental é o período 2001-2008… Ok, vamos recordar. 2000, Olimpíadas de Sidney. O projeto olímpico fracassa, ganhamos um monte de pratas com nossos atletas brasileiros, ganhando um ouro com a holandesa, ficando hipoteticamente à frente do Brasil (hipoteticamente) no quadro de medalhas. Torramos um monte de grana que deveria ter sido usada pra manter aquele elenco vencedor mais alguns anos, além do basquete e o remo, tb vencedores àquela época. Gestão? Calçada. Decisão tomada com o Eurico. Sem dinheiro após a asfixia financeira depois da final da João Havelange o clube se desmontou… Esse foi o início da crise. Começou com uma decisão errada em 2000 (Calçada), considerando que se ganhássemos os ouros esperados seria uma apoteose. Hélio Rubens era do basquete na época e elogiou demais a atitude do Vasco sobre o esporte amador. Depois da final da JH sem cotas de televisão, sem o patrocínio do banco americano, foi tudo por água a baixo. Não caímos pra série B ou C, não falimos pela administração do Eurico. Dinamite com 30x mais grana nos rebaixou duas vezes e entrega o clube pior que o recebeu. Vc conhece o Brant, ótimo. Acreditar que essa carta de crédito de 50 milhões vindo da arábia é de graça… Eurico sempre foi demonizado pela mídia. Quando o Dinamite entrou TODOS acreditamos que viriam patrocinadores, ACABARIA a perseguição da arbitragem, teríamos NOVOS ARES… Os novos ares federam. Júlio Brant poderia ser uma opção melhor, principalmente no seu ponto de vista e de maioria da torcida nas redes sociais (que não votam, não são associadas, acompanham o dia a dia do clube pela mídia, sendo de alguma forma influenciável pelo que ela passa), ok. Eu conheço o Vasco de dentro, espero que o Eurico tenha aprendido com seus erros. Nossa torcida precisa se associar mais, fazer parte do do a dia do clube, fiscalizar, debater, sugerir, precisa PARTICIPAR. Divergências de opinião serão bem-vindas. Vamos tentar melhorar o clima aki do blog. Uma porrada de ofensas, ironias, grosserias… Parece site mulambo. SV

    • JC Barbosa

      Ricardo, nem vou entrar nos méritos de se promover esportes nos quais nunca tivemos tradição e o que traria de benefícios práticos se o projeto não fosse um fracasso, até pq isso não aconteceu na gestão Eurico e não temos pq colocar essa na conta dele (pelo menos não integralmente). Vamos ignorar também quem teria sido o responsável pelo fim do patrocínio do Nations Bank ou pelo relacionamento complicado com a Globo. Ignorando tudo isso, a função de um Presidente não é resolver os problemas do clube e fazer uma boa gestão? E, numa resposta simples, com um sim ou não: o Eurico fez uma boa gestão?

      Brant nunca disse que o crédito de 50 milhões seria de graça. A vantagem seriam as condições do crédito.

      Sobre o Dinamite, utilizar a péssima gestão dele na argumentação não faz o menor sentido, já que ele não concorria a eleição e ele não era um alternativa ao voto no Eurico.

  9. ZE VASCAINO - CENTRO - RJ

    Pensar no nosso VASCO, temos que vencer mais dois jogos, precisamos de seis pontos, essa publicada não pode tirá o foco, que o clube esteja concentrado no objetivo maior, conquistar a vaga.

  10. diego santana

    Não compreendo esse “medo” seu em relação ao retorno do doutor Eurico Miranda. Até parece que você não viu o que o Dinamite fez com o clube nos últimos anos. O Vasco deixou de ser protagonista no futebol brasileiro! Hoje, quando se fala em elite do nosso futebol, pensa-se em Cruzeiro, pensa-se em Corinthians, em São Paulo, em Flamengo, em Internacional, até em Atlético-MG e Fluminense, veja você! Mas e o Vasco??? Ninguém nem lembra que o Vasco existe! Somos um clube de segunda! E aí eu lhe pergunto: você tem alguma dúvida de que com Eurico de volta o Vasco terá novamente os holofotes voltados para si? Entenda: com Eurico, o Vasco voltará a incomodar; com Eurico, o Vasco voltará a ser respeitado; com Eurico o Vasco não sofrerá com os Castanheiras da vida e nem com as Globos e CBFs; e (sobretudo!) com Eurico, o Vasco não verá mais as trevas da segunda divisão!!! Acho que esses argumentos são mais que suficientes para que você reveja seus conceitos a respeito de quem é a pessoa certa para comandar o Vasco.

    E esse seu papo de que milhões não queriam Eurico é baseado em quê? Não entendi.

    Sou sócio, votei no Eurico e não me arrependo, pois estou convicto de que fiz o melhor pelo clube que amo. E prevejo um futuro de glórias nos próximos 3 anos, apesar dos absurdos que a gestão Dinamite fez com o nosso amado Vasco. O Dinamite sim, deixou a verdadeira HERANÇA MALDITA para o doutor Eurico Miranda. Mas não há de ser nada. Com ele no comando, o Vasco estufa o peito e se mostra altivo. Em 2015, tudo há de ser diferente. Só acho uma pena que um cara inteligente como você já não tenha enxergado de cara como o Vasco é muito mais forte com o Eurico no comando. Isso sim, é lamentável.

    Abço,

    Diego Santana.

    • JC Barbosa

      Por partes:

      1) Já falei milhares de vezes, mas vamos lá… Entre todas a razões para minha preocupação com o retorno do Eurico (que não tem nada de doutor, já que não tem doutorado), vamos à mais óbvia: Eurico assumiu o Vasco em 2001, depois de uma das fases mais vitoriosas da história do Clube. Tudo o que ele conseguiu fazer foi aumentar nossa dívida, criar caso com a mídia, passar seis anos sem patrocínios, montar times ridículos e conquistar apenas um carioca.

      Se assumindo depois do Calçada foi isso o que ele conseguiu, o que ele conseguirá depois de pagar o Vasco no pior período da sua história?

      2) Eu vi o que o Dinamite fez com o clube. E o que isso tem a ver com a eleição, se o Dinamite não foi candidato? A discussão é se havia algum candidato melhor que o Eurico. Mas isso, os euriquistas não conseguem entender de maneira nenhuma e sempre citam a atual gestão.

      3) O Vasco deixou de ser protagonista no futebol brasileiro quando? Passar oito anos fazendo figuração no Brasileiro, ser eliminado em casa por Baraúnas, XV de Campo Bom, Gama e Sport na Copa do Brasil, lutar contra o rebaixamento em cinco brasileiros entre 2001 e 2007, terminar um carioca na NONA colocação, receber da Reebok valores três vezes menores que o Inter e ONZE vezes menores que o São Paulo pelo mesmo contrato de fornecimento de material esportivo…Vc acha mesmo que éramos protagonistas de alguma coisa na gestão Eurico?

      4) O Vasco está em pior situação hoje, mas parece que aconteceu uma amnésia seletiva quando vc escreveu esse comentário. Entre 2001 e 2008 o Vasco nunca chegou sequer perto de ter o destaque nacional que teve em 2011.

      5) O Vasco era respeitado com o Eurico. Por isso os seis anos sem patrocínio. Por isso, quando os patrocínios apareceram, ele tinham valores muito abaixo dos valores de mercado. Por isso nenhum jogador ou treinador de ponta queria vir para o clube.

      6) Ter os holofotes voltados pra clube? Pode ser. Com notícias positivas? PQ se for com negativas, não adianta nada.

      7) Sério, me fala em que o Vasco incomodou CBF ou Globo entre 2001 e 2008…

      8 ) Não cair com Eurico até acredito. Mas isso, os euriquistas não entendem, QUALQUER presidente, tirando o Dinamite, conseguiu fazer. Não é mérito nenhum para ser um presidente. Mas se isso pra vc é o que basta, se o Vasco só precisa não cair para ser considerado bem presidido, só posso lamentar. Essa é a mentalidade que torcedores do Coritiba, Bahia e Criciúmas da vida deveriam ter. Não o Vasco.

      9) As redes sociais não refletem o que quer o eleitorado do clube, mas é um termômetro muito mais acurado do que quer a torcida, por sua penetração junto ao público. E basta uma olhada não muito cuidadosa na internet para saber em que baseio minha afirmação. Qualquer pesquisa feita fora do âmbito dos sócios eleitores dava ao Eurico no máximo 10% de preferência da torcida.

      10) O que eu não entendo é no que vc baseia sua previsão de glórias. Gostaria sinceramente de ver um argumento qualquer que torne o cenário de hoje mais propício ao sucesso do Eurico do que era em 2001. Só conseguiria compreender essa sua esperança se vc me falasse que a primeira gestão do Eurico foi gloriosa, aí sim ficaria claro que tudo se trata de uma questão do que se considera uma glória.

      O fato da gestão Dinamite ter sido a pior da história não torna a gestão do Eurico boa.E é lamentável que qualquer pessoa não enxerguem isso. E nem é preciso ser inteligente para entender isso. Basta não ser cego.

  11. Mario Gomes

    JC – Ontem, conversando com antigo amigo meu, uma criatura de cor, já beirando os seus 90 anos mas ainda lúcido, vascaíno doente da época de Rey, Domingos, Itália, Florindo, Viladoniga, Dacunto e vários outros, sobre o momento atual do Vasco, futebolístico, político e financeiro, disse me ele:
    “Meu filho. Na minha época, se alguém fosse eleito para presidente de uma instituição para com a qual estivesse em débito financeiro, a primeira coisa que faria, mesmo antes de tomar posse, seria ressarcir a dívida, em atenção e respeito próprio e àqueles que o elegeram.”
    Então comentei: É, seu João, mas a época agora é diferente. Honestidade e honra eram virtudes; agora são defeitos.
    Guardei a conversa na memória, e de repente surgiu-me a ideia de sugerir aos 2733 associados que elegeram o futuro presidente a se organizarem e, a exemplo do que recentemente fizeram vários associados e torcedores para quitarem dívidas de impostos não pagos pelo Vasco, ressarcirem os 3 milhões que o presidente que elegeram ainda deve ao CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA. Serão apenas R$1.097,69 para cada um, e com isso estarão ajudando o VASCO. E ao novo administrador eleito por eles.

  12. Bryan Covel

    Nobre JC,deixa eu meter a colher nessa coversa sua com o Daniel.Li e reli e nao vi nenhuma falta de educaçao,e nem ironia dele para com voce.Aliais ele so mencionou o teu nome no final do comentario dizendo que nao ia torcer contra o Eurico como ira fazer voce e outros.
    O que ficou claro foi que voce nao gostou dele ter criticado o Brant e o Edmundo.
    Por falar no Edmundo nao entendo voce nao tratar ele como trata o Eurico,ou seja com despreso.Ele quando jogou no Flamengo mostrou a genitalia pra toda torcida vascaina que lotava o Maracana.Só por ter feito isso,nao deveria ter a estima de nenhum vascaino.Pra mim ele nao tem consideraçao nenhuma com ninguem.Hoje ele critica o Eurico,a quem lhe deve a liberdade.

    • JC Barbosa

      “ainda mais com o ANIMAL do Edmundo fazendo parte da diretoria e ainda sendo apoiado pelo Dinamite. Vocês acham que o Edmundo é um cara centrado, culto, um estudioso capaz de ajudar a tirar o Vasco do buraco? A resposta é NÃO, só sabia jogar bola (igual ao Roberto Dinamite), não sabe nem administrar uma carrocinha de cachorro quente” – se isso é um exemplo de educação e vc não encontrou nenhuma ironia aí, realmente, não posso fazer nada.

      E eu não vejo motivo nenhum para tratar o Edmundo como trato o Eurico, já que o primeiro, nem de longe, trouxe tantos prejuízos ao clube quanto o segundo. E essa de dever-lhe a liberdade, só se o Eurico era o carcereiro do Edmundo e eu não sabia.

  13. Juvenal

    Os maiores problemas do Vasco estão DENTRO de campo e não fora.
    Porisso espero que amanhã nossa equipe ganhe em Fortaleza para dar um passo decisivo para subir. Esse será o jogo mais dificil,,pois teoricamente depois vem 2 jogos em casa que -novamente em teoria – serão uma barbada. Mas do jeito que o time anda – sem vontade e sem competencia – não tá facil subir.
    Mas vamos torcer para que o Vasco se acerte DENTRO de campo e vamos deixar a história do Charutão de lado.

  14. lucas

    JC, como sempre vc falou, a vergonhosa administração de um, não é justificativa para eleger aquele que teve uma gerência igual ou pior. Uma pena os sócios e muitos outros pensarem assim, se todos usassem essa premissa, teriamos agora um Vasco com perspectiva de dias melhores e não dias piores. Que esses 3 anos passem rápido ! A lamentar…

  15. ODILON C SILV A - RJ

    KKKKKKKKKKKKK………….Só rindo……….KKKKKKKKKK……………..Só rindo…….Eurico Miranda e sua gang já começaram enganar, só pode está de sacanagem, só pode está querendo tirá os vascaínos como babacas. Eurico Miranda deixou esse clube com suas verbas e rendas penhorados, deixou esse clube com 800 associados, deixou esse clube sem patrocinador, deixou esse clube sem credibilidade, deixou esse clube com imagem destruída, deixou esse clube com a marca desvalorizada, deixou um clube que batia recordes negativos de públicos, deixou o clube todo endividado, devendo vários processos trabalhistas, devendo alguns jogadores parcelado em 100 meses, até o aluguel do flamerda-barra ele deixou devendo, agora vem Eurico Miranda e o tal de SILVIO GODÓI falar que administrar o clube vai ser uma missão árdua, cambada de cascateiros, fala sério, essa corja só sabe isso, enganar, lubridiar.

  16. Caro JC
    Parabéns pelo novo espaço.
    Referente às eleições conheço suas restrições quanto ao nome de Eurico. mas acho que deverias dar um voto de confiança, principalmente pela presença do Horta.
    Você conhece minha posição desde o tempo da Globo. Acho que seria a melhor definição de loucura esperar resultado diferente das mesmas pessoas que rebaixaram o Vasco por duas vezes.
    SV

    • JC Barbosa

      Lenz, assim como vc não confiaria nas mesmas pessoas que rebaixaram o Vasco duas vezes (está falando da chapa do Roberto Monteiro, né?), não vejo pq dar um voto de confiança em quem fez o que fez com o clube entre 2001 e 2008.

      Sobre o Horta, como acreditar que alguém, que há menos de seis meses disse que não teria tempo para ser presidente por causa dos seus negócios, terá tempo agora para ser um bom 1º VP? Vc acha que ele dará prioridade a que?

      • TOMAS COSTA

        JC me desculpe, mas esse argumento que vc utiliza para descredenciar o Horta para mim é totalmente incorreto. Não é pq o cara há seis meses atrás falou que não tinha tempo, que hj ele não possa ter disponibilizado um tempo maior para ajudar o vasco, seis meses se passaram meu caro e as coisas mudam constantemente. Acho eu que ele deve ajudar e muito o vasco sim, pelo menos é nessa possibilidade que mais me apego pra acreditar em uma boa gestão desa diretoria.

      • JC Barbosa

        Tudo bem, cada um crê no que acha mais plausível.

        Mas vamos nos lembrar do que ele disse em junho (copio integralmente a nota):

        Presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta contou ontem, em entrevista à coluna, que vai desistir de se candidatar à presidência do Vasco da Gama. O motivo é que Horta tem vinícolas em Portugal que estão tomando muito o seu tempo.

        “Realmente eu tenho negócios no exterior que preciso dar mais atenção. E o Vasco precisaria de 24 horas da minha presença. Então, não vai dar para conciliar”, contou.

        Deixar a Unidos da Tijuca, no entanto, está fora de cogitação. “Minha cidade é o Rio de Janeiro. Vou precisar ir muito a Portugal, mas vou me manter aqui. E na Tijuca. Estarei aqui na Sapucaí no Carnaval do ano que vem”, garantiu Horta.

        Mas engana-se quem pensa que Horta vai ter que ir mais à Europa porque as vinícolas vão mal. A coluna descobriu que, na verdade, os negócios vão bem demais e por isso a presença de Fernando Horta é importante por lá.

        Vc pode até não concordar com ele, mas dizer que meu argumento é “totalmente incorreto” depois de ler isso é um pouco exagero, não acha?

        Vc acredita realmente que vinícolas e uma escola de samba pra cuidar estão entre as coisas que “mudam constantemente”? Sem problema. Já eu acho muito difícil que subitamente Horta tenha se desvencilhado de todas essas atribuições.

      • TOMAS COSTA

        Continuo achando a mesma coisa, sem falar o seguinte , ele agora não é o presidente,coisa que tomaria bem mais tempo dele vc não acha. Vamos lá JC deixa de ser marrento e da um voto de confiança e esperança, acho que é isso que a torcida do vasco te precisando.

      • JC Barbosa

        Cara, TEMPO é uma coisa. TRABALHO é outra. O presidente pode ter mais atribuições, mas em certas situações, um VP precisa até de mais tempo que o Presidente para exercê-las.

        E, na boa: estou torcendo pra tudo dar certo. Mas ter esperança nisso é impossível. Por vários motivos que estou cansado de explicar.

  17. TOMAS COSTA

    Bom dia galera !

    Acho que já passou da hora dos verdadeiros torcedores do vasco apoiarem o CLUBE. Esse negócio de ficar retrucando, resmungando, contra o Eurico e os demais só prejudicam ainda mais o vasco. Isso é dar munição aos adversários.
    O Eurico ganhou as eleições, será o próximo presidente, isso é fato. Os verdadeiros vascaínos tem é que se unir em pró de um vasco forte que posso alcançar o objetivo maior, que é dar alegrias a sua imensa torcida que já foi bem feliz.
    Eu mesmo já debati aqui, e pessoalmente sobre o que é melhor para o vasco e diferente de que alguns possam pensar , eu não sou euriquista, nem apoio ninguém de forma radical ou não., o que eu sou é torcedor do Clube Regatas Vasco da Gama, tenho 48 anos e aprendi amar esse clube desde menino, amor esse passado de pai pra filho e que até hoje eu tento manter com a nova geração da minha família.
    Vejo aqui alguns “vascaínos” falando muita coisa levado as vezes pelo sentimento , ou simplesmente por ideologias , as vezes até penso que muitos que aqui e ali falam não são torcedores do vasco e sim mulambos travestidos, com intuito de desestabilizar o nosso torcedor e por consequência o nosso amado vasco.
    Que tenhamos bastante cuidado ao analisar as opiniões ora colocadas na mídia, as vezes por travestidos mulambos e principalmente por mulambos travestidos na imprensa, que é o que mais tem.
    O que eu sei é que nessas eleições não existiam muitas escolhas boas para o futuro do vasco. O que foi apresentado como opção. Até hoje eu pessoalmente ainda não consegui ver o que realmente seria melhor para o vasco, se o Brant por exemplo seria uma boa, por ser um cara jovem, com novas idéias, mas que seria mais uma aposta, ou o Eurico velho conhecido, truculento, raposa velha do futebol brasileiro, que tem inúmeros inimigos, e principalmente que não são torcedores do vasco, e sem querer defendê-lo, será coincidência ele ser odiado pelos nossos adversários ????

    Portanto cuidado realmente com as falácias que são proferidas principalmente pela mídia mulambenta que como praga infelizmente toma conta do cenário nacional.

    Eu particularmente tenho um pouco de esperança nessa mudança por causa do Horta, acho eu que ele pode realmente fazer a diferença dessa vez na gestão do Eurico. Espero realmente que esse meu sentimento seja concretizado e que eles possam levar a nau vascaína de novo ao prumo e que possam alcançar os seus melhores objetivos.

    Independente de qualquer coisa temos que ter esperança de dias melhores na colina, e quem tiver condições ajude de alguma forma o nosso clube.

    Saudações Vascaínas !

  18. rog-amorim@hotmail.com

    ROGÉRIO AMORIM – CAMOCIM/CE
    Na moral, para aqueles que dizem que o Vasco agora vai sucumbir, eu prefiro confiar que com uma gestão nova talvez nosso time saia desse marasmo. Nunca apoiei o Eurico, mas tenho certeza que ele não teria deixado meu time cair duas vezes. Só como exemplo, imagine se esse incompetente tivesse barrado esses goleiros horrorosos e tivesse contratado um arqueiro bom, não tínhamos perdido tantos pontos por falhas individuais. Dois pontos a mais quem tinha caído era a mulambada.

  19. rog-amorim@hotmail.com

    Na moral, para aqueles que dizem que o Vasco agora vai sucumbir, eu prefiro confiar que com uma gestão nova talvez nosso time saia desse marasmo. Nunca apoiei o Eurico, mas tenho certeza que ele não teria deixado meu time cair duas vezes. Só como exemplo, imagine se esse incompetente tivesse barrado esses goleiros horrorosos e tivesse contratado um arqueiro bom, não tínhamos perdido tantos pontos por falhas individuais. Dois pontos a mais quem tinha caído era a mulambada.

  20. ODILON VASCAINO DA SILVA - RJ

    Pouca vergonha, mensaleiros, euriquismo, tudo que não presta = 2733 votos…………………………Coisas boas para o VASCÃO, coisas novas para o VASCÃO, BONS EXEMPLOS EM SÃO JANUARIO, = 0 votos VASCÃO.

  21. Brasileiro sempre teve medo de mudança,qualquer coisa nova assusta o tal brasileiro,muita coisa já está estabelecida em outros países,mas aqui,mesmo nos tempos de internet,custam a acreditar.E assim é com tudo.No vasco ñ seria diferente.Esses quase 3 mil torcedores que votaram no eurico,seja porque gostam dele,ou por medo da mudança associada ao banana,pensam que vão “impor respeito”, com quem? esse eurico virou motivo de piada há muitos anos,e levou o vasco junto.Essa falácia que ele enfrentou a globo,quem dera!!! infelizmente,a globo passa por cima dele e do vasco junto,quantas vezes quiser,ninguém,nenhum clube aqui,tem a menor condição de bater de frente com essa corja.
    Mas falando da culpa do torcedor nesse resultado,não consigo entender,como um clube como o internacional,tem mais de 100.000 sócios,e o vasco,acho que ñ tem 10.000,é inacreditável. E voltando as mudanças,não conheço esse Julio,é natural a desconfiança,mas conhecemos o eurico,seu mau caráter,seu jeito rude e grasseiro,e sabemos do que ele foi capaz,quem fez uma vez,faz… O julio seria a mudança sim,ou tentativa pelo menos,mas associaram isso ao banana,não é porque a mudança deu errado uma vez,que dará sempre,e se errar de novo,tentamos mudar de novo,para algo novo,e não para onde já não deu certo antes.Os torcedores ficaram entre esses dois polos,banana,e o que possa representá-lo,e eurico.Existem outros,e os outros precisam ter uma chance,porque é a chance do clube também respirar.Sinceramente,não tenho a menor esperança,não tenho bola de cristal,não sou adivinho,mas acho que não melhora.Espero que esteja enganado,não sou eurico ou qualquer outro futebol clube,sou Vasco,mas com esse tipo de gente que aí está,vamos esperar muito.

  22. Washington (DF)

    Apenas pouco mais de 2 mil sócio decidiu o futuro e vida do Vasco, só nos resta rezar para que o Vasco permaneça daqui a tres anos.
    Pelo visto, o Edmundo irão fazer oposição e outros e isso é sinal de mais confusão. Acho que deveriam rever alguma coisa para que a politica do clube para evitar que não transformassem o Vasco num cmpo de batalha, um faroeste. Abraço!

  23. Daniel Vascaíno

    Você continua o mesmo DONO DA VERDADE E MAL EDUCADO. Onde é que no meu comentário eu disse que temos que votar em pessoas que tem anos de clube. Além do Julio Brant que ninguém sabe da onde veio, as outras opções eram péssimas, seria um tiro no escuro.
    Outra voce diz que o Edmundo (intelectual) está fazendo curso de gestão esportiva, grande BOSTA! Tem tanta gente que se forma em Administração, Medicina, Jornalismo e acabam sendo profissionais medíocres em suas áreas. Para você só porque ele está fazendo esse curso ele vai ser um bom administrador, essa sua resposta foi de GÊNIO.

    Dizer que vai gerir o clube de forma moderna, qualquer um fala, quero ver fazer. Você tem convicção que esse paraquedista iria fazer tudo que disse? Você já conhecia esse cara antes da eleição? Se a resposta for não, seria apenas mais uma aposta arriscada.
    Outra furada sua, foi com as suas suposições, dizer que eu sou contra qualquer pessoa que tenha uma proposta moderna de gerir o clube kkkkk, outra de GÊNIO sua uma tremenda besteira.
    Sou contra alguém que apareceu ontem (Brant) em São Januário e já quer sentar na cadeira presidencial e comandar um clube centenãrio.
    Eu não disse besteira, pois da maneira que você respondeu os outros comentaristas que abordaram o tema Eurico, deu a entender que o seu ódio é tão grande pelo Eurico, que você não iria apoiar essa nova diretoria.
    Foi isso.

    • JC Barbosa

      Vamos por partes e bem devagar, pra ver se vc consegue compreender tudo o que lê.

      1) Dono da verdade e mal educado – engraçado…Vc veio aqui cheio de opiniões. Aí, quando tem uma resposta eu sou o dono da verdade? O que eu fiz diferente do que vc fez, rapazinho?

      Sobre má educação, não me lembro de ter feito qualquer uma na sua resposta. Diferente do seu comentário, onde vc distribuiu xingamentos pra todo lado.

      2) Vc disse no seu comentário que não se deve votar em quem não tinha “vínculo com o clube”. Se isso não é o mesmo que dizer que devemos votar em quem tem anos de Vasco, me desculpe. Talvez vc tenha que usar as palavras com mais clareza.

      3) Sr. Educação, vou citar o seu comentário:

      Vocês acham que o Edmundo é um cara centrado, culto, um estudioso capaz de ajudar a tirar o Vasco do buraco? A resposta é NÃO, só sabia jogar bola (igual ao Roberto Dinamite), não sabe nem administrar uma carrocinha de cachorro quente

      Eu respondi esse seu argumento (que, como não poderia ser diferente, se mostrou uma besteira), não disse que o Edmundo será um bom administrador. Não é “só pq ele está fazendo um curso” que ele vai ser bom profissional. Mas só por isso, vc já não pode dizer que o cara não estuda e que não sabe administrar carrocinha de cachorro quente (o que, aliás, não era pra ser considerado mesmo que o Edmundo fosse analfabeto, já que isso foi apenas um chute de quem não sabe nada sobre o que o Edmundo administra ou deixa de administrar).

      4) Conhecia o Brant antes da eleição, sim. E como eu já disse por aqui – mas vc não deve ter lido ou não deve ter entendido, o que acho mais fácil – eu não tenho convicção de que ele faria uma boa gestão. Mas com o Eurico eu tenho a certeza de que ele fará uma gestão antiquada e completamente fora do padrão de qualquer clube de sucesso. Isso pq ele já foi presidente e fez uma gestão horrível.

      Mas se vc acha menos arriscado apostar em quem já teve 8 anos no poder e fez um trabalho ruim, ótimo. Vc deve ter gostado do período 2001/2008 (o que deve se repetir, já que Eurico já está convidando o mesmo pessoal dessa época para trabalhar com ele).

      5) releia minha resposta. Não falei em momento algum que vc é “contra qualquer pessoa que tenha uma proposta moderna de gerir o clube”. Essa saiu da sua cabeça meio confusa.

      6) “Sou contra alguém que apareceu ontem (Brant) em São Januário e já quer sentar na cadeira presidencial e comandar um clube centenário” – isso quer dizer o que? Não quer dizer que vc é contra gente com pouco tempo de clube na presidência? Se não é isso, repito: use mais claramente as palavras, rapaz!

      7) Sobre eu torcer contra a gestão do Eurico, vc não precisava ter respondido: eu estou AFIRMANDO que vc falou besteira. E ao responder, repetiu e dobrou a besteira, elevando-a a categoria de FALOU MERDA. Nem vou torcer contra a gestão Eurico, muito menos o odeio. Só duvido da sua capacidade como presidente, e me baseio simplesmente nos 8 anos horrorosos que tivemos com ele no cargo.

      Pra terminar e deixar claro de uma vez: quando eu comandava o blog no Globoesporte.com, eu sempre respondi aos comentaristas no tom e com a educação com que escreviam seus comentários. Não será aqui, onde nada além da minha consciência guia a linha editorial que farei diferente. Não me atenho a audiências, não vou fazer média e nem receber comentários ríspidos sem dar uma resposta à altura. Eu não sou o dono da verdade, mas é bom que antes de se dar ao trabalho de comentar por aqui, as pessoas se liguem que elas tampouco são. Vc discorda da minha opinião. Eu discordo da sua. E ninguém é dono da verdade por isso.

      É difícil entender? Se for, posso fazer um desenho….

      • Daniel Vascaíno

        Quero saber a onde fui mal educado com você? Já você em suas respostinhas: gênio, falou besteira, falou merda, desenhar. Foi você sr. educado.

        Você se acha o inteligente, fica ironizando a inteligência dos outros nas suas respostas grosseiras.

        Deveria nem citar mais vou, o rapazinho aqui tem 48 anos (mais velho que vc) trabalho para a Petrobras e ganho um alto salário (que não vem ao caso mencionar o valor).

        O meu patrão deve estar louco em me pagar um salário desse para um tapado (sqn), que nem sabe interpretar um texto na sua visão. Pois as suas respostas toscas tentam rebaixar os meus comentários para massagear o seu ego.

        Mas não estou nem aí para o que voce pensa, graças a Deus e a minha capacidade profissional, sou muito bem sucedido na vida.

        E você que é tão “inteligente” deveria arrumar um emprego melhor e pagar os atrasados com o Vasco. Pois o mercado está perdendo um gênio.

      • JC Barbosa

        1) Vc não precisa ser mal educado comigo para ser mal educado. Reveja seu primeiro comentário e avalie. Se aquele é o seu tom educado, sinto muito. Realmente.

        2) Ironia, por mais que te atinja tanto, não é falta de educação.

        3) “Ironizar a sua inteligência” (o que eu não fiz, aliás. Eu ironizei as besteiras que vc falou, o que é diferente) não significa que eu me ache inteligente.

        4) 48 anos, funcionário da Petrobrás de alto salário e perde seu tempo batendo boca com blogueiro? Deve ser por isso que a empresa vai de mal a pior.

        5) Talvez o seu patrão (é a Dilma, né? Ou vc não é concursado?) não leia com atenção o que vc escreve. E seus comentários são muito melhores que as minhas respostas toscas para rebaixar seus próprios comentários.

        6) Obrigado pelos conselhos sobre a minha carreira. Mas eu retribuo: pega muito mal para alguém com a sua idade e posição social gastar tanto tempo na internet, ainda mais no horário de expediente. Isso sem falar que pega malzão prum quase cincoentão ter um e-mail com nome de personagem de videogame….

  24. ANTONIO DIAS - CAMPINAS - SP

    Tomás Costa
    novembro 12, 2014 às 7:06 pm

    Se a emissora cederia eu não sei, mas que o Eurico não aceitaria receber menos que os mulambos, isso eu tenho certeza. E isso não é conto e sim fato.

    JC Barbosa
    novembro 12, 2014 às 7:31 pm

    Tá, o Eurico não aceitaria. E o que vc acha que iria acontecer?
    ————————————————————–

    Caro JC, sobre o diálogo acima, gostaria de colocar a minha visão do que aconteceria. Se o Vasco, não me prendo a este ou àquele dirigente, se o Vasco não aceitasse, com certeza muitos outros clubes, que antes recebiam valores iguais a Flamengo e Corinthians, tais como São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Fluminense, Santos, Botafogo e outros poderiam seguir a atitude do Vasco e deixar a emissora numa situação de não poder transmitir quase nenhum jogo. Jogo decente só sobraria exatamente mulambos contra gambás. As demais partidas seriam Flamengo x Goiás, Corinthians x Chapecoense e assim por diante. Qual seria a receita da famigerada emissora? Por quanto tempo isso iria durar? Você bem sabe que esta questão do pagamento pela transmissão dos jogos está na pauta de vários clubes. Não é uma coisa do Eurico. É de muitos outros dirigentes. Veja que além destes clubes mulambos e gambáticos ganharem mais que os outros, ainda têm maior exposição. A Globo transmite muito mais jogos destes clubes que dos outros. É claro que isto favorece na captação de patrocínios e outras receitas. Ou seja todos os clubes do Brasil estão sendo prejudicados pela Globo à exceção de Flamengo e Corinthians. Não importa que hoje os clubes recebam mais que antes, porque a questão é relativa e tem que ser relativizada. Se Flamengo e Corinthians ganham mais que os outros, eles podem pagar melhores salários e aliciar os melhores jogadores e, por consequência, ganhar títulos e, com isso, atrair mais torcedores. Isso que está acontecendo tem que acabar, sob pena de só restarem Flamengo e Corinthians. Ainda que os clubes (grandes) possam ganhar menos, numa futura negociação, é importante que ganhem igual e que tenham a mesma exposição. Não tenho dúvidas de que isto está prestes a acontecer.
    Abraços.

    • JC Barbosa

      O problema, Antônio, é que houve times que não aceitaram a primeira proposta da Globo. Galo e São Paulo com certeza, acho que o Grêmio também. Eles até conseguiram ganhar mais, mas não chegaram ao patamar de gambás e mulambos.

      É lindo acreditar que os clube fariam uma ação conjunta para pressionar a emissora, mas não é assim que funciona. Se fosse, o clube dos 13 não teria acabado. A questão é que a grana oferecida pela Globo após o fim do clube foi MUUUUUITO superior ao que era contratado antes. Todos os dirigentes cresceram o olho. E para os clubes voltarem a ter a articulação necessária para criar uma liga ou algo semelhante ao clube dos 13, vai demorar muito. E o Eurico pode até participar, mas nos dias de hoje, ele está LONGE de ter a moral que tinha na década de 80 e 90.

  25. David-Sergipe

    JC o estatuto do clube é ultrapassado! As eleições ocorreram, mas considera-las sérias é outra coisa, visto que eurico e monteiro faziam parte da mesa organizadora.
    Quanto a não votar ou não se tornar sócio, eu só olho o meu caso. Posso pagar facilmente uma mensalidade barata de R$35,00, mas não posso exercer meu direito ao voto morando distante do Rio de Janeiro, para onde só posso viajar no mês de férias (janeiro) e esporadicamente para assistir um jogo importante, normalmente só viajo para Estados próximos para assistir aos jogos. Então, enquanto não houver direito a voto pela internet (que é uma forma de permitir que todos os torcedores possam votar), eu vou continuar sem ser sócios.
    Tenho quase certeza que se houvesse a opção por votar pela internet e tendo o Vasco um plano de sócios muito mais abrangente, teríamos fácil uns 50 mil torcedores associados ao clube!

    • JC Barbosa

      A associação lhe garante o direito de voto, mas essa não é – ou não deveria ser – o principal motivo para se tornar sócio. Ajudar o clube deveria ser a maior motivação para a torcida se associar.

      E não morar perto restringe, claro. Mas não justifica o número ridículo de sócios que temos. O Inter, com uma torcida bem menor, tem dezenas de milhares de sócios.

  26. Depois de seis anos do nosso maior ídolo, maior artilheiro e que nos deu tantos títulos, mas que só sabia jogar bola e nunca entendeu nada de administração, ter levado o Vasco, VERGONHOSAMENTE, duas vezes ao rebaixamento e agora com a entrada de Eurico, falido, devedor do Vasco, e que vai querer desfalcar mais ainda. Primeiramente repondo o dinheiro que gastou para se eleger com o chamado mensalão, que permitiu que ate torcedores rivais votassem nele. Depois de tudo isso eu pergunto, ainda vale a pena ser sócio do Vasco? Vale a pena continuar torcer para o Vasco? A verdade que está difícil ser vascaíno e a tendência é que a torcida diminua cada vez mais, sem falar. agora, do número de sócio..

  27. Gorilo

    Mesmo sem apoiar sem gostar do Eurico, tenho que apoiá-lo a administrar bem o nosso clube. Gosto demais do Vasco a ponto de apoiar. Agora com o fim do pleito não tem jeito, é torcer para que os ventos da paz e da properidades sopram ao nosso favor. Sou sócio, contribuo com o vascodividazero, é o que posso fazer.

  28. Véio

    Ta tudo arruinado! Lamentável ver esse senhor novamente com poderes no nosso clube.

  29. Diogo

    Vou compartilhar uma notícia do site Trivela, para vocês verem que os desmandos e erros do Eurico vem de longe. Acho que vale a pena a leitura
    http://trivela.uol.com.br/13-motivos-para-o-futebol-brasileiro-nao-querer-volta-de-eurico/

    • Olha Diogo, por curiosidade fui dar uma olhada no link que você indicou e ali, embora eu não quisesse o retorno do Eurico, vi muitas coisas que ele fez A FAVOR do Vasco e não o contrário. Acredito que você desconheça alguns dos fatos e tenha embarcado na forma como o “trivela” aborda os acontecimentos.

      Quanto ao jogo contra o Paraná, o Vasco vencia confortavelmente a partida, quando o soprador de apitos, Paulo César de Oliveira (hoje comentarista da Globo – é incrível como esses árbitros que “erram” muito contra o Vasco vão para essa emissora), começou a fazer uma série de lambanças, entre elas expulsar o Juninho Pernambucano por simulação, quando na verdade ele havia sofrido um pênalti claríssimo, e isso no nosso caldeirão lotado, com o Vasco já tendo um a menos. Não me recordo da expulsão do Mauro Galvão. Mas o que eu digo é para aquele paulista FDP ir roubar lá na casa do caralho!! Aquele puto já havia garfado o Vasco outras vezes e estava novamente fazendo isso na nossa casa, sem a menor cerimonia ! VTNC paulista FDP! Eurico deveria era ter deixado a torcida invadir para tirar aquele puto na base de muita porrada! A arbitragem perdeu o respeito, amigo. Garfa o Vasco, e isso até na época do Eurico, no nosso caldeirão, mesmo lotado, garantidos pelo efetivo policial (graças a Deus) e principalmente pelo STJD (graças ao demônio). Estou sem tempo, depois comento sobre alguns dos outros episódios.

      Não querer Eurico por muito dos fundamentos do JC tudo bem, mas por causa de interpretações como a desse site Trivela é dose para mamute!

      Saudações

      • Tomás Costa

        Tô com VC nessa Luis, tbem acho que o blogueiro exagerou, inclusive no caso do jogo do Paraná. Se fosse eu fazia pior. Imagina aí se tivesse alguém com aquilo roxo no Vasco no jogo contra o flamerda na final do carioquinha, aquele gol em impedimento era pra invadir e parar o jogo, com certeza viria informação de fora e a juizada anularia o gol.
        Outra coisa, já falei aqui, temos que ter cuidado com o que alguns falam, tem muito mulambo travestido por ai.

      • Ricardo Terê

        Perfeito, Luiz. Vi o mesmo.

    • Prosseguindo Diogo.

      Brasileiro de 1987. Eurico traiu o Clube dos Treze! Mais uma falácia. Eurico, até onde sei, representava o Clube dos Treze, que queriam um campeonato rentável para os grandes clubes tradicionais. A solução não só lógica, mas principalmente do aspecto LEGAL, foi o cruzamento entre os módulos. Ou você queria que o vice-campeão e o terceiro colocado de 1986 não tivessem o direito de disputar o título nacional de 1987 sob o pretexto de que os times mais tradicionais não queriam realizar jogos deficitários contra estes times? A saída jurídica legal foi o cruzamento, o qual Eurico, como representante do Clube dos Treze, teve que assinar.

      O nosso América, do Rio, não concordou com essa sacanagem que fizeram com ele, e mesmo sendo previsto o cruzamento dos módulos, recusou-se a disputar o Brasileiro daquele ano, porque foi uma perda financeira enorme para quem foi excluído do módulo da “elite”. Vencer o Sport na Ilha, meu amigo, era tarefa árdua. O Guarani, em Campinas, ainda mais. O roubonegro quis se garantir pela força da mídia, que cisma em esquecer a meritocracia para disputa do título daquele ano, e se autoproclamar campeão, sem correr o risco de enfrentar Sport e Guarani. Os panacas colorados foram na onda, para se garantirem na Libertadores. Se f…

      Logo, também neste episódio, não vi nenhum pecado do Eurico. Os grandes jogaram COM QUEM ELES QUISERAM. Os outros jogaram COM QUEM FORAM OBRIGADOS, e só também não foram excluídos da luta pelo título graças a previsão de quadrangular entre os campeões dos dois módulos. Pergunto, quem foi mais injustiçado?

      Saudações

  30. CLAUDIO / ILHA

    É inacreditável o quão infantil é a visão que os fãs do Eurico tem desse senhor !!!
    Como eu disse, nos próximos anos sobrará apenas para os Vascaínos o eterno blablabla empacado no tempo de reclamar da Globo !!!
    Eu quero que os senhores digam qual empresa louca ( pode pensar até na “colônia”,,,rsrs) que colocará dinheiro na mão dessa raposa !!!!
    Qual jogador aceitará assinar um contrato com esse dirigente caricato !!!
    O Vasco, na pindaíba que está, só conseguiu montar alguns times com o empenho de um profissional bem conceituado como Rodrigo Caetano.
    Se o malandrão achar que esta nos anos 80/90 não monta time nem com jogadores de várzea !!!

  31. Ricardo Terê

    JC, não lhe considero incapaz, pelo contrário. Mais de uma vez escrevi sobre a minha admiração pelo que vc escreve. Já Influenciável todos nós somos em algum nível . A história dos 3 milhões é curiosa. O Vasco foi condenado arbitrariamente por declarações do Eurico no calor dos acontecimentos, em defesa desse mesmo Edmundo que hoje lhe vira a cara. Se é para mandar indenizar por prejuízo ao Vasco então o Dinamite teria que pagar quanto por dois rebaixamentos? Não, nunca vi vc chamar diretamente o Eurico de ladrão. A ruindade do Dinamite não da um “habeas corpus” pro Eurico, concordo. Mas bate um medo de um outro aventureiro que ninguém conhece e que muito menos conhece o Vasco. Quanto a aproximação do Eurico com Dinamite é uma questão de interpretação. A grana da Feerj serviu pra pagar salários. A aprovação das contas pra liberar verbas de patrocínio que tb pagam salários. Já Brant se aproximou do Dinamite pra combinar uma estrategia de adiar as eleições, sendo interessante pra ambos por motivos óbvios. Por ultimo reafirmo meu respeito e admiração por teu trabalho. Fico triste vendo o blog do Vasco no globoesporte.com abandonado, tendo o Bruno Mala saindo desde 20/10, sem ninguém pra substitui-lo. Até pediram nos comentários pra te convidar.em de volta, o que eu concordo. Mesmo assim ainda acho o Brant um salto no escuro. Pra mim é mais arriscado que apostar no Eurico. Pra vc nada é pior que ele. Ok. O que o Vasco precisa agora é de união. Três anos não são três dias… O clube está fragilidade demais e não vai suportar mais tanta guerra. Muito obrigado pelo grande vascaino que vc é. Boa noite.

    • JC Barbosa

      JC, não lhe considero incapaz, pelo contrário. Mais de uma vez escrevi sobre a minha admiração pelo que vc escreve. Já Influenciável todos nós somos em algum nível . A história dos 3 milhões é curiosa. O Vasco foi condenado arbitrariamente por declarações do Eurico no calor dos acontecimentos, em defesa desse mesmo Edmundo que hoje lhe vira a cara. Se é para mandar indenizar por prejuízo ao Vasco então o Dinamite teria que pagar quanto por dois rebaixamentos? ]

      1) seja curiosa ou não a história dos R$ 3 milhões, o fato é que o clube não tem pq pagar pelos erros cometidos pelo Eurico. E isso foi decidido na justiça. Sinceramente não consigo entender como um torcedor do clube pode achar que o Eurico tem qualquer razão nessa questão. Por gostarem da pessoa, acham que ele pode dar um prejuízo enorme ao clube e está tudo bem.

      A comparação com os rebaixamentos é meio sem sentido. Mas se vc quiser processar o Dinamite por isso, quem sabe vc não ganha a causa. De qualquer forma, se o Dinamite tivesse que ressarcir o Vasco, isso não mudaria em nada o fato de que o Eurico tem que devolver a grana ao clube.

      Mas isso, pode ter certeza, não vai acontecer. Mas se pro seu eleitorado está tudo bem, fazer o que?

      2) TUDO é questão de interpretação. Sejam quais forem os motivos, o Eurico efetivamente quebrou o galho do Dinamite mais de uma vez, inclusive em questões que prejudicariam o Vasco.

      Já o “Brant se aproximou do Dinamite pra combinar uma estratégia de adiar as eleições, sendo interessante pra ambos por motivos óbvios”, eu não sei dessa história. E é o tipo de acusação que sem provas é de uma leviandade incrível, concorda? Quem te contou essa história viu Brant e Dinamite combinando isso?

      3) Eu concordo que o Brant seria uma incógnita. Mas o Eurico, antes mesmo de assumir, já criou caso com a imprensa (por exemplo, se recusou a falar com o Lance sobre suas propostas). Seja o Lance parcial ou não com relação a ele, o que esse tipo de mensagem passa para todos? Que o Eurico continua o mesmo, que continuará às turras com a imprensa, etc. Agora me diga: que empresa se disporá a patrocinar um clube cuja marca não aparece na mídia pq seu presidente tem uma relação péssima com a imprensa? É por essas e outras que eu acho que o Eurico dificilmente conseguirá fazer uma gestão melhor que a sua primeira.

      Torcer que tudo dê certo, qualquer vascaíno torcerá. Acreditar é que complica.

  32. josé

    http://www.netvasco.com.br/n/154820/eurico-anuncia-jose-luiz-moreira-como-vice-de-futebol-mas-nao-confirma-joel-santana

    Parabéns associados. É só o começo.

    JC, o que acha disso?

    Como funciona as eleições daqui pra frente? Há alguma chance de outro candidato ser eleito?

  33. Wesley (Cach. Itap.)

    Eu normalmente não sou de criticar opiniões alheias , por mais triste que seja algumas , mas gosto de entender os argumentos , só gostaria de saber dos que defendem o presidente eleito e até criticam os que não apoiaram é o seguinte , que dissesse 3 alegrias que o torcedor teve com o Vasco de 2001 a 2008.

  34. Mario Gomes

    JC – Estou com vc em gênero, número e grau em todos os seus comentários acima. Aguardemos para ver como os idólatras do Eurico irão se sentir daqui há algum tempo. Um forte abraço vascaíno.

  35. Tomás Costa

    Boa noite galera !

    Acho que o que devemos fazer agora é apoiar, inclusive os candidatos derrotados, afinal qual o interesse maior, não é o melhor pro Vasco ?
    JC o que te da tanta certeza que o Brant seria a salvação ?
    Quem é o Brant ? Você realmente o conhece tanto assim ?

    • JC Barbosa

      Não tenho certeza de que o Brant seria a solução. Tenho a certeza de que Eurico e Monteiro não seriam.

      • Tomás Costa

        E pq seria o Brant a solução ? Sera realmente que ele é tão preparado assim ? No futebol ele não tem experiência nenhuma. Quanto a ele ser ex executivo, não vejo muita imporancia, afinal hoje mesmo o Vasco tem o Caetano e o koelher, dois executivos e do futebol e de nada adiantou, com um presidente banana cordeirinho. JC o futebol é diferente de muita coisa, não adianta só ser profissional executivo, para isso existe os cargos devidamente distribuídos, messe fétido futebol brasileiro temos que ter raposas tomando conta e não cordeirinhos e bananas.
        Quanto as cotas tenho certeza que p Eurico conseguiria valores iguais aos do mulambo.

      • JC Barbosa

        O Brant tem o benefício da dúvida. O Eurico o ônus da experiência: pegou o clube numa das melhores fases da sua história e em oito anos iniciou o trabalho de destruição do Vasco que o Dinamite tentou terminar. Agora, se vc acha que o cenário no qual o Eurico assume hoje é mais propício para uma boa gestão do que foi em 2001, tudo bem. Cada um tem um ponto de vista.

  36. jailson

    So espero que o gigante nao vire um america ou sao cristovao da vida.

  37. Juvenal

    Pois é, agora o jeito é apoiar o Charutão, para tirar o Vasco desse buraco negro em que o Dinamite enterrou nosso clube com 2 rebaixamentos.
    Tanto os frustados do Julio como do Aécio, agora tem que aceitar a derrota – que faz parte de qualquer eleição – e se juntar aos vitoriosos. Não porque gostem deles, mas para o bem do Vasco e do Brasil.

  38. Amador

    VASCO SOMENTE DAQUI A 3 ANOS É QUE VAI REVIVER.

  39. ulisses

    não adianta querer mudança se nem sócio a pessoa é. Só quem é sócio pode votar, participar e quem sabe até se candidatar. Ontem somente parte dos pouquíssimos sócios votaram e decidiram. Em sua maior parte, aqueles sócios antigos e conservadores.

    É uma pena que esse tema não é abordado com frequencia nos canais vascaínos. A visão de se tornar sócio é de apenas ter prioridade na compra de ingressos e concorrer a prêmios. Nada se fala na ajuda financeira que o sócio fará ao clube. Nada se fala na democracia também.

    Já passou da hora de vascaíno de verdade virar sócio e participar. Ficar na arquibancada, na frente da tv ou no face torcendo não adianta de nada. Tem que ser sócio

  40. Diego

    Nego quer comparar o Brant ao dinamite….pelo amor de Deus..,.. Não é pq o dinamite é um merda que todo mundo vai ser, intaum pela cabeça de alguns o Vasco começou a existir depois do Eurico e do calçada….. Ou vcs são burros ou não tem memória…. Na entrevista do Eurico ele fala que o Vasco é time que tem que estar entre os primeiros…nossa que novidade,só que ele como presidente montava só times merdas que brigavam contra rebaixamento… Isso ninguém lembra…. Intaum quando ele morrer o Vasco acaba ou vão passar a votar no filho dele,o euriquinho, alô rapaziada fiquem atentos….eu aposto que quem vota no Eurico vota na Dilma tb…estão satisfeitos com bolsa família igual a alguns vascaínos que ficam satisfeitos só em está na serie A….isso é Vasco porra não é Botafogo nem florminense….Tem é que ser campeão… O ano de 2011 tem que ser o normal p nós ..brigar por titulo em todos os campeonatos….. É hj falei demais….abração JC

  41. Wanderson DS

    Parece um pesadelo sem fim… não tenho mais palavras pra dizer sobre a situação que o VASCO chegou… ao saber da confirmação do inevitável parece-me que foi um TIRO DE MISERICÓRDIA NO GIGANTE QUE AGONIZAVA MORIBUNDO… pra mim serão 3 anos de velório e luto!

  42. Fernando

    Porcaria. A gente consegue até trocar de mulher, mas de time, não dá!
    Três anos de perspectivas nebulosas.
    E com ele no poder, as maracutaias para as próximas eleições também devem voltar, criando o cenário favorável para a perpetuação.

  43. Lukas

    Triste dia na história do Vasco.

  44. Flavinho

    Amigo, agora ficou dificil, voce acho que o Eurico tem cara para modernizar o Vasco, voce acha que o Eurico tem credibilidade para atrair algum investidor de peso?
    Pelo que fiquei sabendo que a Nike estava perto de acertar com o Vasco depois da quebra de contrato com os mulambos, e queria conversar após a eleição, haja vista que eles queriam primeiramente ter a certeza de quem seria o comandante da Náu vascaína, eis a previsão e eis no que deu. Ou seja, antes mesmo do Eurico assumir os investidores caíram fora. Triste sina, mas a vida continua e vamos apoiar o nosso Vascão!

  45. CLAUDIO / ILHA

    E posso estar sendo demasiadamente pessimista, mas ao meu modo de ver o que há de pior no mundo do futebol espera pelo Vasco nos próximos anos.
    Não consigo enxergar nada de positivo na estrada desse senhor na presidência do clube. Só me faz pensar em coisas ultrapassadas e caricatas.
    Só penso em contratos quebrados, falta de patrocínio, falta de credibilidade da instituição e apego a um passado que não permite acompanhar os que andam em direção ao futuro.
    Eu tenho a forte impressão de que nós próximos anos só nos restará o blablabla de que temos estádio (“charmoso”) , que somos tetracampeões brasileiros, sem querermos olhar que os outros constroem modernas arenas e centros de treinamentos que servem de referência. E que os títulos, há muito tempo, estão sendo conquistados por outros.
    Vamos viver velho mimimi ridículo de que a Globo é culpada por todos os males do Vasco. E que o flamengo é o time a ser batido, “um campeonato à parte” (coisa ridícula). Enquanto eles vão pagando seus compromissos e reavendo credibilidade no mercado.
    Porra realmente estou triste !!!

  46. Felipe

    Como diz aquele ditado “pisou na merda, abre os dedos”. Agora e seguir em frente e ver no que da, gorar o trem e não apoiar não ajuda em nada. Boravter um pensamento positivo e ver no que isto vai dar. Ninguém prevê o futuro então é esperar para ver.

    • David-Sergipe

      O problema é que essa “merda” estava molhada entre 2001 e 2008, entrou entrou outra “merda” que também molhou-se bastante, enquanto que a “merda” antiga ficou secando.
      Concluí-se que ambos são iguais nas suas incompetências. Ambos são merdas. E agora pisaram nela novamente!

  47. CLAUDIO / ILHA

    Eu concordo…fui omisso, como muitos foram. Mas não me condeno totalmente. Vivi um dilema tremendo nesses últimos anos de gestão desse imbecil do Banana: “Como continuar colocando meus suados reais na mão de gente tão obscura e incompetente?”. Optei em valorizar meus reais. Realmente não terei como reclamar do resultado. Mas culpar os que escolheram esse crápula, isso posso sim !!!
    Agora imaginem, se antes não havia estímulo para o quadro social do clube, o que dizer agora, com uma raposa gerindo o capital do Vasco ??

  48. josé

    Não acredito que esses sócios que votaram no Eurico sejam vascaínos ou sofrem de amnésia, pois o período de 2001 a 2008 foi o pior da história vascaína e inclusive não trocaria os últimos 6 anos por aquele período melancólico com derrotas humilhantes para o urubu, Baraúnas, Gamas da vida, não tínhamos nem o pretexto dos erros absurdos de arbitragem.
    Deus queira que o Vasco continue vivo! O dia mais triste dos meus 22 anos de Vasco!

  49. Bom oq eu axo é o seguinte. O roberto entrou de gaiato na eleição em 2008 pq naquela época, nao tinha ngm para bater de frente com Eurico. Então aproveitaram a briga em que os dois estavam, incluindo aquele episodio em que o Roberto foi expulso da tribuna pelo Eurico, AS pessoas tbm votaram no roberto naquela época em forma de protesto pelo oq o Eurico estava fazendo na frente do Vasco e por ser ídolo poderia fazer uma gestão digna e transparencia. Mas o resultado que vimos á a situação do vasco hoje

    Muitos falam que com o eurico no comando do vasco em 2008, o time não cairia. Eu tbm axo, pq o Eurico tinha uma infuencia muiito forte politicamente e eu poeria ficar escrevendo aqui varios casos.

    mas enfim. Que durante esses seis anos em que ele ficou afastado do clube, tenha feito ele refletir nas coisas erradas que ele fez, msm que não confesse publicamente mas dentro de si msm, e que le possa ser tão bom presidente quanto ele foi VP, e como ele disse q possa ouvir a mente mais jovens para fazer um vasco melhor

  50. Jorge coelho

    DepoiS da administração do dinamite, com 2 rebaixamentos, fica claro que os sócios não optaram pelo Eurico por serem conservadores, isto é um erro de análise teu JC! Acredito que a resposta está nas opções: um é um cara sem nenhum vínculo identificável com o próprio clube e o outro é um dos muitos que abandonaram o Roberto quando tudo começou a ruir. Será tão difícil de se enxergar que, mesmo com toda truculência, o Eurico objetivamente é melhor candidato do que os que concorreram? Outra coisa: o clube está na bancarrota, JC, não há mais espaço pra experiências, principalmente de candidatos paraquedas! Grande parte da vitória de Eurico também passa pelo Horta, que traz consigo uma grande parte de vascaínos da ala portuguesa que se encontravam distantes da atual administração. Se elevai fazer o que eu ouvi ele dizendo, ou seja, apaziguar o clube, já valeria a pena. Também esqueceu de mencionar na tua crônica que o 2º e 3º lugares não conseguiram se unir e, pelo contrário, acabaram partindo pro ataque pessoal mútuo. Você não acha que também passa por aí o resultado? Agora, mesmo sendo um ilustre desconhecido, o brant obteve 30 assentos no conselho é uma boa votação. Se ele tem interesse mesmo em ajudar o Vasco, porque agora não abre a tal linha de crédito pro clube e fiscaliza seu uso? Até final de novembro ou pagamos o fisco ou perdemos a CEF… Na realidade o Vasco começou a ser usado pra projetos pessoais, afinal futebol é um grande negócio. Entre os que estão aí, eu votaria em quem conheço os prós e os contras, no Eurico. Só pra concluir: o Vasco tem sido sufocado financeiramente sem ter o Eurico presidente. Agora vem a mídia dizer que com ele ninguém vai patrocinar o Vasco… Sinceramente, sem ele passamos a ganhar menos do que framengo, SP, Corinthians, Palmeiras… Eu sou vascaíno como você JC e quero tanto como vc o melhor pro Vasco, mas esses nomes ai que concorreram contra o Eurico, por favor… Abraço.

    • JC Barbosa

      Não é difícil enxergar o Eurico como a melhor opção. É impossível. E quem dera a truculência dele fosse seu maior problema.

      Seu argumento para não considerar o Brant como opção (paraquedista) não faz o menor sentido. Não é a vivência no clube que fará de alguém um bom administrador (vide o Dinamite e o próprio Eurico, que fez uma PÉSSIMA gestão).

      O outro argumento, “não há espaços para experiências” é ainda mais sem sentido. Primeiro, pq ele se baseia na comparação da primeira experiência (Dinamite) com o que seria a segunda (Brant), como se os dois pudessem, sob qualquer ótica, terem a mesma experiência em administração. Segundo, pq a sua opção para a “não experiência” é a volta de alguém que, além de não ter tido competência para capitalizar o clube, foi quem iniciou a tal “bancarrota” que vc cita. E isso pegando o clube depois de um dos períodos mais vencedores do Vasco.

      Aí vc acha que agora que o clube vem de uma gestão desastrosa, o Eurico conseguirá fazer o que não fez com um clube bem mais estruturado? Queria MUITO ter a sua fé.

      Vc cita o Horta e se alguém votou no Eurico por causa dele, isso só reforça o perfil conservador do eleitorado vascaíno. Ou vc acha realmente que a colônia é muito fã de modernidades?

      Aliás, sobre o Horta, vc espera que ele apazigue o clube. Também espero que ele consiga TEMPO pra isso, já que essa foi a desculpa dada por ele para não concorrer a presidência. Se ele não teria tempo para gerenciar seus negócios e dar a atenção necessária ao clube, das duas uma: ou seus negócios foram à falência ou o trabalho de apaziguamento do clube é algo que não lhe tomará muito tempo.

      Engraçado vc achar que o Brant deveria abrir a linha de crédito que ele conseguiu com o próprio esforço e considerar o Eurico, aquele que em 2008 impôs condições para ajudar o clube a não cair, o melhor candidato. Ou seja, quem vc não vota tem que pensar no clube; já o Eurico pode fazer exigências para ajudar o Vasco.

      Concluindo:
      O sufoco financeiro do Vasco não tem relação com os patrocínios. E não é especulação o fato de que menos empresas aparecerão para patrocinar o Vasco com a vitória do Eurico, isso é um fato. Vc, que diz conhecer os prós e contras dele, deve conhecer sua relação com a imprensa. E se o presidente de um clube briga com a imprensa, seu clube aparece menos na mídia. E aparecendo menos na mídia, a marca Vasco se torna menos interessante para investimentos. Isso é a lógica do mercado. E já foi comprovada entre 2001 e 2008.

      Quero crer que vc realmente não esteja a par do que aconteceu com as cotas de transmissão. Só assim para dizer que “sem ele passamos a ganhar menos do que framengo, SP, Corinthians, Palmeiras…” como se o Eurico fosse ser capaz de evitar isso. Lamento, mas não Jorge. As cotas terem sido alteradas não tem qualquer relação com a diretoria de nenhum clube. Isso aconteceu por causa da implosão do clube dos 13, coisa que o Eurico não conseguiria impedir. Sendo assim, ele negociaria com a Globo diretamente, exatamente como o Dinamite fez. E se vc acha que a emissora atenderia às exigências do Eurico, vc é apenas mais um que caiu no conto da carochinha de que ele “bate de frente com a Globo”.

      • Diogo

        Assino embaixo de tudo que o JC disse na resposta acima!

      • Ricardo Terê

        Acho bonita a sua eloqüência a expressar toda a sua contrariedade pela vitória do Eurico. Pra mim o típico comportamento politicamente correto de condenar o dirigente mais demonizado pela mídia na história do futebol mundial. Dentre erros e acertos como dirigente sejamos justos, ele participou diretamente da fase mais vitoriosa do Vasco. Depois como presidente cometeu erros e pagou por eles, por longos seis anos. Ladrão? Lugar comum chamá-lo assim. Provas? Vamos comparar com o Roberto? Vamos comparar com Edmundo Santos Silva? Kleber Leite? Montenegro? Celso Barros? Tá brincando né? Agora, ignorar a aproximação do Brant com Dinamite? Colocar esse rapaz num pedestal moral midiático, preparando o terreno para mais uma falácia eleitoral que nos levaria aonde? Nova fila de investidores, nova gestão moderna e transparente… Essa história eu já vi: deu merda!!! A pior administração da história do Vasco da Gama: Roberto Dinamite!!!

      • JC Barbosa

        Por partes:

        1) obrigado por menosprezar meu discernimento e me julgar incapaz de considerar o Eurico uma péssima opção por mim mesmo. Eu, como pessoa incapaz e influenciada pela mídia, agradeço.

        2) Pagou pelos erros como presidente por longos seis anos? Como? Sendo presidente do Conselho de Beneméritos? Lutando na justiça para não pagar os R$ 3 milhões que deve ao clube?

        3) Não me lembro de tê-lo chamado de ladrão.

        4) Acho incrível a insistência dos defensores do Eurico em compará-lo com o Dinamite (vc pelo menos inovou o comparando também com outros cartolas) como se isso fizesse alguma diferença. Então, o fato do Dinamite ter sido um péssimo presidente torna a gestão Eurico boa? Desculpe, mas não torna.

        5) Aproximação do Brant com o Dinamite? Qual? Foi ele que ajudou o atual presidente a aprovar suas contas mais de uma vez? Foi o Brant que ajudou o Dinamite a arrumar uma graninha pra pagar as despesas na FFERJ? É uma aproximação maior que efetivamente participar da gestão Dinamite? Maior que ter o apoio do Peralta, 1º VP do clube?

        6) Engraçado: vc pede provas para quem acusa Eurico de ladrão, mas chamar quem nem conhece de “falácia eleitoral” pode, mesmo que vc não tenha qualquer elemento além de um achismo divulgado até a exaustão pelas duas outras chapas que concorreram à presidência. Entendi….

      • william-Blumenau/SC

        Perfeito o seu comentário JC! Concordo plenamente, mas por gente que não se associou, assim como eu (no meu caso a condição financeira não permitia e viajar ao Rio no meio de semana ficaria muito difícil) a gente tem que aceitar o que foi decidido por uma “minoria”. Nos resta torcer para que seja feito ao menos um trabalho honesto, melhor que aúltima gestão dele…Abraços cruzmaltinos!

      • Tomás Costa

        Se a emissora cederia eu não sei, mas que o Eurico não aceitaria receber menos que os mulambos, isso eu tenho certeza. E isso não é conto e sim fato.

      • JC Barbosa

        Tá, o Eurico não aceitaria. E o que vc acha que iria acontecer?

      • Daniel Vascaíno

        Esse tal de Brant seria mais uma aventureiro de presidente ainda mais com o ANIMAL do Edmundo fazendo parte da diretoria e ainda sendo apoiado pelo Dinamite. Vocês acham que o Edmundo é um cara centrado, culto, um estudioso capaz de ajudar a tirar o Vasco do buraco? A resposta é NÃO, só sabia jogar bola (igual ao Roberto Dinamite), não sabe nem administrar uma carrocinha de cachorro quente.

        Esse Brant, cheio de projetos, dinheiro vindo das arábias, investidores a rodo….. já vi esse filme antes e não gostei do FINAL. Prometer qualquer um promete, é que nem político. Além do mais qual o vínculo dele com o Vasco? NENHUM, até “ontem” ninguém conhecia esse “moleque” (38 anos), como disse o amigo acima, caiu de para-quedas.

        Em 2008 por causa do DESESPERO em tirar o Eurico, EU e outros vascaínos fizemos merda, ao acreditar nas promessas do Bananamite, e hoje estamos mais endividados do que na administração do Eurico. Como disse o amigo, GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA.

        Eu não vou ficar igual a você e outros torcendo contra a administração do Eurico. Espero que ele consiga trazer o RESPEITO ao Vasco da Gama, que caso como o do Castanheira, falta de água, muro destruído, parque aqúatico em condições de míseria, com certeza não se repetiram.
        Espero que ele consiga unir o clube junto com o Horta, em prol do melhor para o Vasco, ou seja sanear as dividas e montar um elenco digno a tradições do nosso Vasco.

        SV

      • JC Barbosa

        Um monte de equívocos no seu comentário.
        1) Edmundo apoiava a chapa Sempre Vasco, não faria parte da diretoria.

        2) Não sei se vc conhece pessoalmente o Edmundo. Aparentemente sim, pra saber tanto sobre a vida do cara. Talvez ele não tenha esquecido de contar pra vc, no último papo que tiveram, que está fazendo especialização em gestão esportiva. Ou seja, mesmo que ele fosse ter um cargo na diretoria em caso de vitória do Brant, a comparação com o Dinamite é sem sentido.

        3) Entendi. A única opção que temos é votar em quem tem anos de clube, como todo o pessoal que está no comando do clube nos últimos anos. Genial isso.

        4) Vc já viu o filme do Dinamite e não gostou do final. Aí, vc SUPÕE que qualquer pessoa que proponha uma forma moderna de gerir o clube será ruim. Outra de gênio.

        Cabe a pergunta: vc não “viu o filme” entre 2001 e 2008? Ou se viu, gostou do final? Deve ter gostado, já que está escaldado com o Dinamite e não com a excelente gestão Eurico.

        5) Agora, o maior equívoco, que aliás, como me cita, posso falar claramente: a maior BESTEIRA que vc disse no seu comentário. Onde vc me viu dizer que vou torcer contra a administração Eurico? Pra início de conversa, eu não torço para “gestões”, eu torço para o Vasco. E não há como desejar o bem do clube torcendo contra seu presidente.

        A questão aqui é que todos as críticas que vc arrumou para atacar o Brant são meras especulações baseadas no que vc acha que aconteceria. Quem critica o Eurico e acha que ele não fará uma boa gestão se baseia na EXPERIÊNCIA. Um exemplo prático: vc, demonstrando ter uma fé inabalável nas pessoas, espera que o Eurico consiga sanear dívidas e montar um elenco digno das tradições do clube. A questão é que ele teve OITO ANOS para fazer isso e não fez em momento algum. Por conta da EXPERIÊNCIA que vivenciamos, pq iríamos acreditar que dessa vez ele conseguirá? Se não conseguiu herdando o clube do Calçada, como conseguirá herdando o clube do Roberto?

      • Fernando

        Falou tudo JC!!!É triste demais ver onde o vasco foi parar e mais triste ainda é ver que alguns vascainos vão parar de acompanhar o clube pelo Eurico ter sido eleito.Mas numa boa,não os culpo.Qual é a credibilidade que ele passa?Você colocaria seu dinheiro em um clube gerado por uma pessoa com estilo dele?Lógico que não.E ai é um efeito cascata,patrocionadores também não,ai é menos dinheiro,menos exposição na midia e por ai vai.Vão ser 3 anos duros de aturar,mas tamo junto.abços

      • Br

        jc enfim vejo em vc um vascaíno inteligente que não é guiado por mídia ou por opniões de terceiros, por isso te acompanho desde o globoesporte e vc tem o meu respeito.

      • David-Sergipe

        Resposta mais que perfeita! Não há necessidade de dizer mais nada!

      • Jorge coelho

        Grato pela atenção. JC eu comparei o Eurico com os candidatos e continuo achando que o Vasco merecia opção melhor, devo ter me expressado mal. Mas contra argumento: a explosão do clube dos treze foi o golpe máximo da Globo para pagar o que queria pagar sem ter que lutar por isso, haja vista que o Fábio Koff aqui do Grêmio havia recebido em nome do clube dos 13 uma proposta fantástica de outra emissora de TV e isso desagradou a Globo. Lembre-se da frase do cínico presidente corintiano de que explodira o c13 mas ganharia um estádio! É isso foi dito pro kalil, pres do galo! E a mídia chegou a colocar esse facínora como opção de moralização da cbf! Neste mundo sombrio do futebol se detona alguns por contrariar interesses e se coloca em pedestal cafajestes que representam seus interesses. Não estou justificando o Eurico, até pq não concordo com muitas atitudes dele, mas a mídia apoiou uma diretoria que afundou nosso Vasco, com muito menos críticas do que a gestão do Eurico. Logo, o apoio tem preço, não me refiro a ti porque sempre acompanho tua coluna e sei que queremos o melhor pro Vasco, embora estejamos divergindo agora, mas acho que é importante sim saber quem é um candidato que nunca ouvi falar dentro ou fora do Vasco apoiado por Edmundo e Felipe! Mas respeito teu ponto de vista, afinal se não conheço o brant pelo menos já conheço o Eurico, não é mesmo? Só acho que a demonização do Eurico teve muito de interesses não revelados de negociações nesse terrível mundo do futebol atual… Em todo caso os dados já foram lançados e eu sinceramente torço que o Vasco consiga dar a volta por cima, principalmente quando vejo nossa torcida, mesmo com a fase ruim e problemas terríveis, levar pro maraca mais gente do que o urubu em semifinal de copa do brasil. Grande abraço e continue sempre escrevendo!

  51. ANTONIO DIAS - CAMPINAS - SP

    Cara, eu me lembro de quando o Roberto se candidatou. Era a redenção do clube. Era a mudança. Era tudo que todos queriam. Era a transparência. Era a democracia. Era o respeito à mídia e às pessoas. Era o fim das dívidas. Era uma fila de investidores. Foi isso que se viu nos seus muitos anos de presidente? Nenhuma transparência. Emprego de parentes, nepotismo. Confusão com as contas do clube. Não aprovação das contas. Confusão e dificuldade com os patrocinadores. Dois rebaixamentos. Perda de torcedores. Aumento da dívida. Falta de credibilidade. Um título razoável e mais nada. Um clube à beira da extinção. Não há nada na administração Dinamite que valha a pena ser lembrada. E, lembre-se, ele era a mudança. Ele era a liberdade. Era o fim da mordaça. Reflexão: não seria por essa mudança, que a todos encantou e não aconteceu e foi pior do que o que havia até então, que levou os sócios a não quererem uma nova mudança outra vez.
    Todos somos gatos escaldados nessa história. E gato escaldado tem medo de água fria. O Eurico tem um passado negro dos tempos que presidiu o Vasco, mas a mudança tem um presente mais negro que o dele. Mudança, nunca se sabe o que é. Safado, desonesto, encrenqueiro, ditador, sabe-se. É sempre mais fácil lutar contra o que se conhece que contra o desconhecido. Não consigo dizer que os sócios erraram. A MUDANÇA DÁ MAIS MEDO QUE O QUE SE CONHECE. Somos gatos escaldados.
    ABRAÇOS.

    • Ricardo Terê

      Finalmente uma opinião coerente e original, diferente dos inúmeros papagaios de pirata por aí. Parabéns amigo, concordo plenamente.

    • JC Barbosa

      Então seria o seguinte: já que a mudança com um não prestou, não tentemos mais nenhuma mudança daqui pra frente.

      Sinceramente, não vejo a menor lógica nisso. Se alguém pensa dessa forma, vota ainda pior que os convictos de que o Eurico seria uma boa opção.

      Sobre estar escaldado: ninguém se escaldou com os 8 anos de Eurico na presidência? Só pq a gestão Dinamite foi a pior de todas, a segunda pior merece um repeteco?

      E, sinceramente? Desde que a eleição começou a esquentar, bastava dar uma olhada nas redes sociais para ver que o problema não era o medo da mudança. Era um monte de gente que realmente acha que o Eurico era a melhor opção pq SEMPRE gostou dele. O problema é que, ao se perguntar os motivos desse gostar, ninguém sabe dar a resposta.

      • ANTONIO DIAS - CAMPINAS - SP

        Caro JC, esta reflexão é tão válida quanto a sua, ainda que você não concorde com ela. Alguns de seus leitores vão concordar com ela outros não. Igualmente à sua, uns apoiam outros não. Isto chama-se democracia. Cada um expõe o seu ponto de vista. A verdade pode não estar com nenhum dos dois e sim em outras opiniões. Aliás, não falamos em verdades, falamos em reflexões, em modos de ver diferentemente os diferentes ângulos da questão. É até possível que, ao final das muitas opiniões que aqui serão postadas, chegue-se um pouco mais perto de elucidar os motivos que levaram os sócios a votarem como votaram. O que não pode é você ficar julgando pelo seu ponto de vista as opiniões dos outros que também são vascaínos como você e que, como você, também querem o melhor para o clube. Exima-se deste julgamento, dessa medição com régua viciada, de um lado só. A pluralidade ainda é a melhor arma para se defender do autoritarismo e de se chegar ao consenso.
        Abraços.

  52. rodrigovdl

    pago a mensalidade todo mês, mais pela distancia de 1000 km mais o salario que e pouco não me da condições de ir votar, mais infelizmente e com o coração partido que vou parar de pagar as mensalidades e não compro mais produtos oficiais, até que esta corja esteja fora do vasco.

  53. Wesley (Cach. Itap.)

    Nunca antes na história desse país houve tanta expectativa com uma eleição de um clube para seus torcedores , e nem frustração tão grande após .

  54. Wesley (Cach. Itap.)

    Coloquei essa comentário em outros e queria colocar aqui também .
    Imagine que em São Paulo é sorteado cerca de 6.000 habitantes para tentar ajudar a resolver o problema de água , leva os para as nascentes dos rios que formam a cantareira e dão a eles três opções de escolha : mudas , machados e moto-serras .
    Isso foi o que aconteceu no Vasco ontem , já estou com medo , as serras já serão ligadas a partir do dia 1° .
    Parabéns Eurico , o Vasco agora é seu DESTRUA-O quando quiser !

  55. meu sentimento pelo Vasco ruiu assim como pelo futebol como um todo, a partir de hoje não compor mais produtos do Vasco.

  56. Salomão

    Culpa desses 2733 eleitores que optaram pelo Eurico. Ptqp!!!

    • JC Barbosa

      Aposto que apenas na cidade do Rio exitem mais que 2733 vascaínos que pensam exatamente como vc. A diferença é que eles não se associaram, e por isso, não votam. A culpa (por omissão, pelo menos), é desses também.

  57. Caloteiro

    3 longos anos e sem titulos, dividas monstruosas, sem patrocinador… Meu Deus, é o caos!!!

  58. Beatriz

    Ficaremos 3 anos refletindo, essa é a verdade.

  59. TOMAS COSTA

    Bom dia galera !

    O Eurico venceu. E pelo placar da votação, acho que não tem como ter maracutaia nesse pelito.

    Eu sinceramente acho que apesar de todos os defeitos do Eurico, vejo que ele na atual situação é o melhor para o vasco diante dos outros que se apresentavam. O Brant que ninguém sabe de onde saiu, caiu de para-quedas e apenas ganhou notoriedade por ser apoiado por Edmundo, que aliás sabemos bem que foi um grande jogador pelo vasco, nos ajudou a ganhar títulos e tudo mais, mas que é um “porra louca do caralho”, que não sabe de porra nenhuma e quando abre a boca , na maioria das vezes é para falar coisas absurdas.

    Quem garante que o Brant faria alguma coisa pelo vasco, afinal eu mesmo fiquei muito feliz quando o Robetro ganhou e achava que agora sim o clube se modernaria e coisa e tal. Deu no que deu.

    Portanto o que temos que fazer agora é parar de reclamar e apoiar o atual presidente do clube. Essa história de que profissionalizar o clube e democratizá-lo, não é garantia de sucesso de forma nenhuma.

    Outra coisa, todos sabem que os adversários querem ver o vasco na merda, incluindo a maioria da imprensa, dizia-se que era por causa do Eurico, mas o bananite passou oito anos e não melhorou nada, aliás piorou , hj o vasco realmente não tem respeito de ninguém.

    Temos que entender que o futebol é diferente de outros seguimentos, que as coisas não funcionam de forma certinha, nesse meio fétido que é o futebol brasileiro tem que ser matreiro, e ser lobo e não galinha.

    Se o Brant e o Edmundo realmente querem o bem do vasco como dizem, então é hora de parar de novela e apoiar o Eurico e se colocar a disposição de ajudar a tirar o vasco dessa situação. Eles e os outros, afinal qual é o objetivo comum, não é o bem do vasco ?? Pelo menos deveria ser, mas acho que na verdade é tudo um jogo de interesses, esses caras, sem exceções querem é aparecer e fazer carreira em cima da marca vasco da gama.

    Uma outra coisa, todos aqui diziam que para o vasco seria uma boa o Horta ser o presidente do vasco, pois bem, ele não foi candidato, mas é o vice do Eurico, portanto acho eu que isso deve ser alguma coisa boa pelo menos.

    Só sei de uma coisa , isso tudo da é um grande nó no estômago, ver o vasco ser preterido por vaidades e sede de poder. O que tem de ser feito é nós torcedores fiscalizarmos a administração e se a coisa não mudar pra melhor meter o pé na jaca literalmente.

    JC uma perguntinha, vc não acha que o Horta pode fazer alguma diferença dessa vez, auxiliando o Eurico ???

    Saudações Vascaínas !

    • JC Barbosa

      O Horta não quis se candidatar pq tinha que cuidar dos negócios dele. Ou ele está indo à falência ou não terá tempo para “auxiliar” o Eurico a ponto de fazer qualquer diferença positiva.

      E falaram em 3 mil mensaleiros. O Eurico não venceu com essa diferença.

    • Diogo

      Não acho que dá p chegar a conclusão que não teve coisa errada na eleição.. tenho sérias dúvidas.. mesmo que não tenha tido mensaleiros, só a forma como ela foi conduzida, já tira toda a credibilidade da parada. Como dois candidatos participam da organização da eleição?!
      Outra coisa, acho q não dá p comparar o Brant com o Roberto. O Roberto não tem nenhuma experiência administrativa seja lá do que for, e isso pelo menos o Brant teria..
      Enfim… agora já foi.. vou continuar torcendo pelo time! Doido p queimar minha língua rs

  60. Kellton_CRVG.

    Tomara que Horta seja o “1º Ministro Inglês” e faça o que ele prometeu unir todos pelo Vasco, poderia contratar o Julio Brant para o lugar do Cristiano Koller se ele aceitar é claro, as brigas e desavenças fica na eleição, agora a prioridade e reerguer o VASCÃO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s