É hoje

Se tudo der certo, e não aparecerem com um mandado impedindo sua realização, hoje é o dia do pleito que decidirá a quem comandará o Vasco pelos próximos três anos. Seja qual for o resultado – novamente, se nada impedir a eleição – a definição da novela eleitoral deve pelo menos trazer alguma paz para o clube nessa reta final de ano. Isso, claro, se o resultado também não for contestado na justiça.

Significará também, e esse é o ponto mais importante, o fim da era Dinamite. Se o que virá será melhor, só o futuro dirá. Mas pelo que sabemos dos três candidatos com chances de vitória, já podemos ter alguma ideia ou pelo menos imaginar o que pode vir a acontecer.

identidadeA chapa “Identidade Vasco” tem como candidato Roberto Monteiro. Ignorando as acusações de que seu grupo político teria bancado mensalidades de novos sócios em troca de votos, restam dois pontos a questionar: o primeiro, o fato de Monteiro ter sido mais um dirigente do clube a ter se aproveitado da popularidade junto aos vascaínos para iniciar uma carreira política. Os dois últimos presidentes, os piores da história do clube, fizeram o mesmo, o que certamente não é vantagem para o candidato. Quem garante que, estando no principal cargo do Vasco, ele não vá se aventurar mais uma vez na política?

O outro ponto é diretamente ligado à história de Monteiro como dirigente do clube. Ele prega a mudança sem retrocesso, procurando se desassociar da atual gestão. Mas se ele é tão contrário ao que foi feito nos últimos 8 anos, porque manteve-se na diretoria, ocupando um alto cargo na administração Dinamite? E, pior, porque não fez nada de prático para evitar alguns atos catastróficos dessa gestão? Mesmo que ele tenha respostas convincentes para as duas perguntas, como acreditar numa guinada completa da gestão caso ele vença se mais de uma dezena de VPs da atual gestão estão ligados à sua chapa?

20140109euricofacebookSobre a chapa “Volta Vasco, Volta Eurico” pouco podemos falar que alguém desconheça. O nome da chapa já deixa claro o pensamento do seu candidato à presidência: Eurico se considera, com toda a modéstia que lhe é peculiar, a personificação do clube.

Mas se assim é, podemos dizer que Eurico sofre de uma crise de baixa autoestima incurável. Como presidente, seu único feito digno de nota foi ter mantido o Vasco na primeira divisão e ele deu a sorte de conseguir um substituto no cargo que conseguiu o grande feito de fazer uma gestão pior que a dele. O que poucos lembram é que em 2008, poucos eram os seus devotos – sim, devotos, porque só a devoção religiosa explica alguém defender o homem do charuto depois de uma gestão tão terrível – e que um dos piores males da gestão Dinamite foi ter ressuscitado o mito do “grande dirigente”.

Na prática, Eurico endividou o clube, não conseguiu resultados decentes no futebol, foi incapaz de trazer patrocínios aceitáveis e conseguiu fazer a imagem do Vasco ir ao chão, tornando o clube com a história mais bonita do futebol brasileiro no time mais antipático do país.

Ainda assim, demos o benefício da dúvida a quem não merece e digamos que, em caso de vitória, Eurico fará tudo diferente do que fez entre 2001 e 2008. O que ele poderá fazer para tirar o Vasco da crise em que se encontra? O próprio já admitiu que não tem projetos para mudar a situação do clube. E mais: sempre que tentam justificar o fracasso da sua primeira gestão, os devotos do Eurico afirmam que tudo foi culpa do complô “mídia-Globo-CBF” (a desculpinha à la “herança maldita” da sua administração). O que nenhum dos eleitores do ex-presidente sabe responder é o que os faz pensar que o complô não impedirá mais uma vez que o “grande dirigente” faz uma gestão aceitável. Com o agravante que, assumindo agora, Eurico não receberá um Vasco vindo das mãos do Calçada, e sim, o desorganizado Vasco do Dinamite. Desnecessário dizer o risco que corremos.

(parêntese: nem falarei sobre os R$ 3 milhões que o candidato deve ao clube e o conflito de interesses que há em um devedor concorrer a um cargo que terá o poder para cancelar a dívida. Fecha parêntese.)

edmundo_vasco_chapa_div_95Sobra então a chapa “Sempre Vasco” e Julio Brant. A chapa é formada pela Cruzada Vascaína – de todos os grupos políticos do clube, o que mais pode se chamar de oposição ao Dinamite – e tem o apoio de diversos ídolos recentes do clube, como Edmundo, Felipe, Pedrinho e até do presidente Calçada. Mas isso não é garantia de competência (basta lembrar a quantidade de apoios que o atual presidente teve antes de ser eleito). O que Brant usa como atestado para sua capacidade administrativa é sua carreira como executivo internacional. Fora isso, Brant é relativamente desconhecido e não tem um passado político dentro do clube.

E isso, amigos, é sua maior qualidade.

Os outros dois candidatos militam na política vascaína há décadas. Os dois estiveram presentes nas duas últimas gestões, exatamente as duas que jogaram o Vasco na maior crise da sua história. Mesmo que não tivessem tido influência direta em todos os males pelo qual passamos hoje, não fizeram, não puderam ou não quiseram fazer nada para impedir que eles acontecessem. Brant, por não ter os vícios da pouco transparente política interna do clube, é o único candidato que pode representar alguma mudança nos caminhos que o Vasco trilha. E mudança é exatamente o que precisamos nesse momento.

***

É óbvio que cada um deve pensar no que considera melhor para o clube na hora de votar. Não é a minha opinião ou a de qualquer outra pessoa que deve influenciar o que cada sócio pensa sobre os destinos do Vasco. Mas gostaria de propor uma reflexão aos sócios que porventura tenham tido suas mensalidades pagas por algum dos candidatos: se você é vascaíno e realmente deseja um futuro melhor para o clube, pergunte-se como essa conta será paga. O dinheiro gasto na sua mensalidade, e possivelmente na de muitos outros, precisa de algum retorno.

A presidência do Vasco é um cargo não remunerado. De onde você acha que virar a grana para pagar o investimento feito em eleitores?

Se você não for vascaíno e ainda assim está recebendo para votar em um candidato, não precisa se preocupar com isso. Certamente você não é um dos que desejam ver um Vasco forte.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

24 Comentários

Arquivado em Ídolos, Política

24 Respostas para “É hoje

  1. carlos

    Bom dia!
    Ontem falando com um amigo vascaíno perguntei:
    – e aí, gostou da volta do Eurico;
    – O cara respondeu, gostei ele vai agitar o vascão e melhorar;
    – fiz outra pergunta, você deixaria uma pessoa que te deve 3 milhões e que não quer pagar tomar conta dos seus bens e documentos?
    – continuei, você confia em um cara que leva a renda de um jogo para casa e diz que foi assaltado e depois esquece?
    – o amigo engasgou e respondeu aquele, é?????????
    – concluí, não é porque o dinamite foi péssimo que vou esquecer os erros passados, que por sinal foram péssimos.
    Esqueci de uma pergunta ao amigo: Por que um dirigente, que vive de um clube tem casas nem Miami, em Angra e outros lugares, por outro lado,o clube que ele administra a tanto tempo está FALIDO?
    Sei que nada disso adianta agora, mas quem sabe pode ajudar na próxima eleição.

    QUE O VASCO SOBREVIVA!

  2. ODILON C SILV A - RJ

    EURIQUISMO, MENSALEIROS, POUCA VERGONHA= 2733 VOTOS X 0 VOTOS VASCO.

  3. Beatriz

    Eurico voltando ao clube é sinal de mais sofrimento e tristeza! E os culpados, são “os vascaínos” que o colocaram no poder.

  4. CABELUDO

    Pena que os sócios do Vasco não pensam como os outros torcedores espalhados pelo Brasil. Valeu Julio Brant, pela tentativa e pela esperança!

  5. Wilson Quaresma

    Desculpem-me, mas só reclamar não adianta. Um clube com milhões de torcedores deveria ter, pelo menos, uma centena de milhar de associados, porém, não reúne uma dezena. Reflitam! Você vascaíno, que reúne condições para ajudar e decidir pelo futuro do Vasco, está fazendo a sua parte?

  6. Fábio Cunha

    E foi-se o meu Vasco…. Menos um clube grande no RJ.

  7. luiz henrique

    Jogaram a última pá de cal… Acabou. Bom descanso clube que tanto amei.

  8. ODILON C SILV A - RJ

    Quem ta gostando é a rádio tupi, a pouca vergonha vai volta, levar renda pra casa, clube sem patrocinador, clube longe do maracanã, aquele inferno astral euriquista, clube com poucos sócios, dívidas e mais dívidas, recordes negativos de público, clube vazio, rejeitado, e todas as merdas e traições do EURIQUISMO, tudo apoiado por essa rádio tupi. Queria vê eles fazerem isso no fludido, no flamerda, lá essa rádio tupi não faz isso.

  9. alex

    De todos os males que a gestão Dinamite nos trouxe, o pior deles foi ressuscitar o Eurico, que já estava aposentado.

    A sorte é que não é mais permitido reeleição. Daqui há três anos, muda. Isso se ainda sobrar alguma coisa do Vasco.

  10. Júlio César, estou em Goiânia torcendo para que o Júlio Brant ganhe a eleição, pois ele tem uma proposta que precisa ser melhor avaliada. Estou falando da carta de intenções de 50 milhões de dólares que ele apresentou como projeto de reforma das várias áreas administrativas do clube, não só o futebol, visto que o Vasco precisa sim de um grande time, mas precisa também de investimentos no esporte amador e em seu estádio. Se não realizarmos este capital agora, daqui a 4 anos, noutra eleição, poderá ser tarde. Aqui em Goiás a torcida vascaína é enorme e não perde em nada para outros times ditos grandes. Um grande abraço.

  11. William-BlumenauSC

    Tah na cara que tem fraudse nessa eleição JC, não é possível, tudo que eu acompanho a respeito do Vasco na internet a vantagem do Br\nt é absurda e agora esse sem vergonha tah na frente, não sei o que pensar desses sócios do Vasco, pena que eu moro em SC e ainda não tive condições de me tornar sócio proprietário…

  12. Wesley (Cach. de Itape)

    muito preocupado com o que as pesquisas apontam até agora, o mau com mais votos que os outros 2 juntos . estranho , pois em qualquer site que faça uma pesquisa sobre qual o preferido , Julio vence com mais de 70% de preferência ( vide site do espn) , bom mas os que opinam no site não são sócios né , alguns sócios podem benefícios oferecido por um candidato e não sabemos o que pode ser , se há é claro . Mas exatamente por isso fico imaginando porque tantos não falaram , provavelmente esses tiveram alguma proposta e votaram em outro e não disseram aos entrevistadores , e baseado nisso penso , qualquer eleitor de Eurico , não só diria como gritaria que nele votou.
    minha esperança ainda está no fato desses votantes que que não falaram e que essa pesquisa seja cascata , e no fato de os eleitores de brant são os que chegam depois do trabalho. Mas isso só saberemos amanhã.
    #voltaVascoFORAeurico.

  13. Se já está despencando, o Vasco, caso Eurico seja eleito, concretiza sua derrocada.

  14. Wesley g. da Silva

    eu entrei pra fazer um comentário , mas já vi que o fizeram , que é essa preocupação com as pesquisas de boca de urna que põe o charuteiro na frente , isso me preocupa muito . Não é uma questão de eu achar que o Brant vai mudar o mundo pelo Vasco , mas já é uma esperança que algo novo e diferente vá acontecer , do contrário , as expectativas são as piores possíveis.
    #voltaVascoSAIeuricú

  15. CABELUDO

    Que o Brant seja vencedor dessa eleção

  16. CLAUDIO\ILHA

    Como foi falado aqui há algum tempo, QUEM VOTA NO EURICO OU É “CEGO” OU MAL INTENSIONADO !!!!!!!

  17. ODILON C SILV A - RJ

    No mês de janeiro 2015, o número de sócios desse clube deve cair radicalmente, as mensalidades dos mensaleiros devem deixar de serem pagas, infelizmente o trabalho foi bem feito, muitos desses votos são comprados. Uma vergonha, lamentável, sinto tristeza, um clube de um passado de grandes homens, um clube feito com luta, amor, um clube onde temos orgulho de seu passado, mais que hoje agoniza nas mãos desses abutres, péssimo exemplo, esse clube vai eleger um presidente com votos comprados.

  18. ODILON C SILV A - RJ

    Gostaria muito que esse clube tivesse um presidente que defendesse as tradições vascaína, um presidente que não ficasse inventando, não ficasse desfazendo a história vascaína. 1- Manter o futebol vascaíno no subúrbio carioca, foi no subúrbio carioca onde o futebol vascaíno virou essa grande potencial, não é justo agora levar o futebol vascaíno para barra, recreio, vargem pequena. Lugar do futebol vascaíno é no subúrbio carioca, o VASCAO é o grande clube carioca suburbano, o VASCAO é a joia suburbano, um dos tentáculos que fazem desse clube ser o clube com as raízes mais populares, justamente por ser o grande clube carioca suburbano. O que se vê, são.candidatos pregando levar o futebol vascaíno para barra, vargem grande, herdaram o futebol vascaíno no subúrbio, agora querem inventar, querem mexer na história do clube, lugar do futebol vascaíno é no subúrbio carioca. Querem fazer centro de treinamento em vargem grande, porque flamerda, bostafogo, também irão fazer em vargem grande, a história vascaína é diferente, o VASCAO é um clube diferente, a história vascaína, as tradições vascaína são outras. Levar o futebol vascaíno para barra, vargem grande, estarão descaracterizando a história vascaína, deveriam construir centro treinamento para o VASCAO no subúrbio carioca, verdadeiro lugar do futebol vascaíno. 2- Lugar dos grandes jogos do VASCAO, lugar dos clássicos inter-estaduais do VASCAO é no maracanã, esse clube era assim, foi fazendo seus grandes jogos no maracanã que a torcida vascaína era reconhecida como uma das duas maiores do BRASIL. Grandes jogos do VASCAO no maracanã, jogos médios em São Januário, esse clube era assim, quem tirou esse clube do maracanã foi Eurico Miranda, no maracanã o VASCAO mostra força de sua torcida, no maracanã o VASCAO mostra sua força clubista, seria muito bom, um presidente que troucesse o VASCAO de volta para o maracanã. 3- Quanto construíram São Januário, na época São Januário era o maior estádio do BRASIL, hoje tem candidatos falando em construir São Januário para 50 mil pessoas, estão fazendo besteira, estão pensando.pequeno, se querem fazer obras em São Januário, que façam de São Januário o maior de todos estádios. O ideal mesmo seria não mexer na história do clube, manter o VASCAO como ele era antes, basta São Januário para 30 mil pessoas para jogos médios, os grandes jogos no maracanã, não tem muito que inventar. 4- Que esse clube tenha um presidente que mantenha a ética, moral, transparência, que preste contas do dinheiro do clube, que não fiquem usando o clube para interesses pessoais, para se promover na política, um presidente que sirva o VASCAO, ACIMA DE TUDO UM PRESIDENTE QUE PLANTASSE OS BONS EXEMPLOS. SERIA MUITO BOM, QUE ESSE CLUBE TIVESSE UM PRESIDENTE ASSIM.

  19. Murillo Santiago

    Se esta boca de urna estiver correta, é caso de pegar de cassetete estes sócios. Não é possível. É gente muito amargurada ou então interesseiros nas partilhas de renda roubadas, dentre outras coisas. Se já estou temeroso hoje, amanhã, não tenho ideia. Podemos ser vanguardistas, mas também podemos ser mulher de malandro.
    Que o Vasco sobreviva.

  20. ODILON C SILV A - RJ

    ..POR ELEIÇÕES LIMPAS EM SÃO JANUÁRIO, POR UM VASCAO DIREITO, PELOS BONS E PRODUTIVOS EXEMPLOS EM SÃO JANUÁRIO…………………………….Que os interesses do VASCAO estejam em primeiro lugar, que o clube não seja vítima de políticos profissionais, que essa eleição aconteçam na paz total. Que essa eleição sejam honestas, exemplar, organizada, acima de tudo uma eleição com muita paz.

  21. David-Sergipe

    O que comentar sobre eleições no Vasco? Nada é como deveria! Democracia, transparência, ética já!

  22. Wilson Freitas

    A tendência é piorar o que já está ruim. Eurico vai acabar de enterrar o clube. Brant, infelizmente, não leva essa. Tomara que consigamos não virar um America.

    E tomara, mais ainda, que eu esteja errado quanto ao Brant.

    Viva o Vasco da Gama.

  23. Víctor Mesquita

    Nas pesquisas de boca de urna, Eurico lidera e Monteiro é 2º. Pra mim fica muito claro, que os sócios do Vasco hj, merecem o time que têm, eles têm medo da mudança, de apostar, igualzinho ao time propriamente dito. A gestão ultrapassada do Vasco se deve ao fato dos próprios sócios terem ideias ultrapassadas, e digo sócios pq são eles q têm o direito a voto e tbm pq nos sites q realizaram enquetes, Julio venceu com ampla margem de votos. Estamos caminhando pra mais 3 anos de sombras, de escuridão e estes q estão votando nesse momento não me representam em nada. Dá vontade de desistir. Lamentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s