Sem (boas) novidades

Queria ter tido tempo e boas novas para escrever um post ontem, mas nenhum dos dois apareceu. Até estava pintando uma grande notícia na noite de terça feira, mas ela foi impiedosamente detonada aos 28 minutos do segundo tempo do jogo da volta entre a molecada do Santos e do Vasco pelas quartas de final da Copa do Brasil sub-20. Ao marcar um gol, o Peixe nos eliminou da competição por conta do gol feito na Colina no jogo de ida, nesse critério de desempate que só é agradável quando nos favorece.

Estávamos até bem na partida, com uma proposta de jogo bem clara: compactação do time e jogadas no contra-ataque. No segundo tempo inclusive tivemos as melhores chances, a principal delas, perdida pelo Renato Kaiser (que só fosse pelo menos Skol, não deixaria de marcar um gol tão feito).

Mas, piadinhas a parte, a garotada está de parabéns. Jogaram de forma inteligente, muito mais organizadamente que os marmanjos do time principal. E chegar até as quartas da competição infelizmente já é um feito para os dias de hoje: se os profissionais estão tendo o tratamento que vemos, imaginem o que não deve faltar de estrutura para a base.

***

Na parte política é mais difícil ainda aparecer uma boa notícia. Nos últimos dias, chapas desistiram de concorrer, ações rolaram na justiça e, como não poderia deixar de ser, o nível da campanha feita pelos eleitores de cada candidato é o mais rasteiro possível. Ontem se escreveu outro capitulo na rinha eleitoral que se transformou o clube: a justiça negou um pedido para a realização de eleições para a Assembleia Geral do Vasco.

A história é enrolada: Olavo Monteiro de Carvalho era o presidente da Assembleia até sua renúncia. Antonio Gomes da Costa, vice de Olavo, também teria renunciado. Por conta disso, Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo, acumulou a função.

A questão foi a para os tribunais: para a chapa Sempre Vasco, o poder está vago; a chapa Volta Vasco – que se meteu na história como parte interessada no caso – argumenta que como Gomes da Costa não enviou uma carta de renúncia e disse apenas estar impossibilitado fisicamente para assumir o cargo, Abílio Borges seria naturalmente o próximo na linha sucessória, o que não deixa o cargo vago. Por falta de tempo para resolver a questão antes do dia 11, data da eleição no clube, o juiz que analisou o caso achou por bem manter Borges no comando da Assembleia Geral.

Até aí, tudo parece muito lógico. Se o Estatuto prevê que o presidente do Deliberativo assuma a Assembleia na falta de um presidente e de um vice, não há o que discutir. Mas a pergunta que surge é: por que tanto interesse em quem manda ou deixa de mandar na Assembleia Geral?

Ora, caro e desatento leitor! A Assembleia Geral é o poder responsável pelas eleições no clube! Comandando a Assembleia, Abílio Borges é quem vai decidir, por exemplo, se apenas os eleitores que participaram do recadastramento poderão votar. Apesar de isso parecer ser o mais lógico (já que o recadastramento foi feito para limpar o quadro de eleitores), tem gente que é contra essa ideia, inclusive o próprio Abílio. E, é claro, também Eurico Miranda (que, vale relembrar, entrou como “terceira parte interessada” na ação para manter o presidente do Conselho Deliberativo como responsável pela Assembleia).

Abílio ainda não sabe o que fazer, mas  sugeriu que os sócios que não se recadastraram possam fazer isso no dia da eleição, para poderem votar. Isso tiraria todo o sentido do prazo inicial de recadastramento e certamente provocará mais problemas no dia do pleito. Será que o procedimento será feito de forma correta no meio da votação?

Há também um dado muito interessante: dos 7.616 sócios que não foram se recadastrar, mais de 80% são não pagantes (Beneméritos e Grandes Beneméritos, Eméritos, Benfeitores, Campeões e Remidos). Ou seja, a extensão forçada do recadastramento até o dia da eleição favorecerá em grande parte apenas o pessoal da antiga no clube. Alguma dúvida sobre qual candidato deve ser a escolha da maioria desses sócios?

Como na história do mensalão, o ex-presidente pode acabar sendo beneficiado por uma jogada que pode ser correta sob a luz do Estatuto, mas que está longe de ser uma atitude ética.

***

ingressosMas falando do que realmente interessa: vocês já compraram o ingresso para o Vasco x ABC? Lugar de vascaíno no sábado é na Arena Maracanã, apoiando – se não os sujeitos que vestem a armadura cruzmaltina por enquanto – o clube.

E falo “o clube” para lembrar a todos que ninguém aqui torce para Fabrícios, Andrés Rocha e Marlons. Nós torcemos para o VASCO. E quando gritamos nas arquibancadas, nosso grito e força é pela vitória do clube, não dos 11 que estão em campo.

Então não tem essa de “com esses pernas de pau jogando, eu não pago um ingresso”. Havendo a possibilidade, tem que ir ao jogo SIM. E tem que apoiar os 90 minutos. Os sujeitinhos que hoje (tentam) formam a equipe vascaína podem até comemorar as vitórias, mas elas são nossas. Até porque, jogadores vem e vão, mas quem fica com as glórias e decepções somos apenas nós: o Vasco e sua torcida.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

24 Comentários

Arquivado em Divisões de Base, Notícias, Política

24 Respostas para “Sem (boas) novidades

  1. ODILON C SILVA - RJ

    ARANDA não, não, naoooo.

  2. CLAUDIO / ILHA

    JC, na sua opinião, o Brant tem chances reais?
    Cara, só em pensar no Eurico na presidência o desânimo é total !

  3. ZE VASCAINO - CENTRO - RJ

    Já comprei meu ingresso, amanhã estarei no maracanã religiosamente dando aquela força para o meu VASCO , vamos esquecer tudo, vamos só pensar no VASCO, só VASCO, nada mais que VASCO. Maracanã cheio de vascaínos, uma grande festa, vamos jogar bem meu VASCO, vamos ganhar bem meu VASCO.

  4. Paulo Sergio de Araujo

    O Vasco só voltará a ANDAR PARA A FRENTE, depois que Eurico Miranda e seus “quarenta peraltas” forem colocados onde já deviam estar, HÁ MUITO TEMPO: NA CADEIA…!!!!!!!

  5. Kauan-Vasco

    O time tem que pressionar e nao deixar o ABC respirar, tentar fazer como o Atlético fez com a mulambada, botar no paredão e fuzilar do primeiro ao término da partida.

  6. David-Sergipe

    Assisti aos jogos da garotada sub-20 e honestamente vejo que vários deles tem condições de atuarem como profissionais num futuro bem próximo.
    A garotada apresenta algo que falta na maioria dos profissionais do time principal, Vontade de Vencer e Garra! Os garotos jogam de forma mais organizada e com mais empenho tático que os perebas do time profissional.
    Sorato está de parabéns! Deu ao time sub-20 um padrão de jogo. Coisa que os técnicos renomados e caros- Paulo Autuori, Dorival Jr., Adilson Batista, Joel Santana – não conseguiram dar ao time.
    Pela estrutura, ou falta dela, a garotada está de parabéns!
    Quanto à política… dar nojo essa corja que faz tudo para voltar ao comando do clube. Pior que euvírus são seus eleitores! Caso esse indivíduo retorne à presidência, prevejo dias tenebrosos!
    Desejo dias melhores para o Vasco!

  7. Brankello

    Certinho, candidato carancudo pode ser beneficiado pela questão de sócios mais antigos, espero que a lógica possa dar uma virada e o Julio ganhe essa eleições.

  8. ODILON C SILVA - RJ

    Com 35 mil vascaínos presente no maraca, dando aquele apoio, transmitindo aquele calor humano, jogando pra frente, ofensivamente, com todos os setores jogando harmonicamente, com todos os setores bem entrosados, de preferência com : GUINAZU – PEDRO KEN – MAX RODRIGUES – DOUGLAS – KLÉBER -THALLES OU ENTÃO COM :GUINAZU – PEDRO KEN – DOUGLAS – KLÉBER – THALLES -EDMILSON. Temos tudo para uma grande exibição, uma grande Vitória, tudo caminha para uma tarde alegre, feliz do VASCAO no maracanã. FORÇA VASCAO, FÉ VASCAO, TAMOJUNTOVASCAOOOOOO.

  9. ODILON C SILVA - RJ

    SÁBADO DIA 8, 16:20, MARACANÃ, RIO DE JANEIRO. VASCAO X Abc, se colocarmos 35 mil vascaínos já estará ótimo. Todos os caminhos me levaram ao maracanã amanhã, com o VASCAO em qualquer situação. A torcida vascaína adora o maraca, a torcida vascaína sente falta do maraca, grande maldade que cometem, quando pregam o afastamento do VASCAO e de sua imensa torcida do maracanã. O maracanã motiva os jogadores, motiva grande parcela da torcida vascaína, registra grande público em jogos do VASCAO, esse jogo VASCAO Abc, vai registrar derrepente o maior público de toda rodada do futebol brasileiro. Então lugar de vascaíno é no maraca amanhã, a torcida vascaína apoia mesmo, nessa hora que vemos qual torcida é a mais apaixonada, o sentimento vascaíno é muito forte. ALÔ VASCAO TO CHEGANDO, ALÔ VASCAO TO DENTRO, TAMOJUNTOVASCAOOOOOO.

  10. Wesley (Cach. de Itape)

    Gostei também da garotada , que correram mais que os decepcionantes do profissional ,
    Essa política do Vasco está muito próxima do que é exercida no congresso, muitas mentiras , sujeiras , mensalões e tudo que se pode haver de ruim , fico imaginando que , se em um clube que está sem moral , quebrado e devendo milhões e em momento tão crítico como esse que o Vasco se encontra, cria-se essa guerra toda , imagina se o Vasco estivesse em grande fase e com tudo em dia, bem no mercado e em campo ? até o governo americano tentaria invadir São Januário , e isso pra um cargo que (me corrijam se eu estiver errado) não é remunerado salarialmente , por amor como todos dizem não pode ser , se fosse haveria união , e isso está longe acontecer , e essa guerra só diminui e empobrece a imagem mais do que arranhada do Vasco da Gama no mundo do futebol .
    Mas para nós o que importa mesmo é futebol , que esse apareça neste sábado no maracanã , a vitória é de suma importância , um empate neste momento e com maracanã cheio , vai ser um terrível resultado. Mas vale lembrar que em 2009 quando o Vasco precisava vencer para ser líder , venceu e se tornou líder , precisou ganhar pra voltar e ganhou , e no maracanã conquistou a série B , então que lá seja mais uma vez o trunfo para nossa virada.
    Valeu . Esperando que o Vasco volte a ser aquele que me deu tantas alegrias e que aprendi a amar .

  11. Juvenal

    JC – realmente – politica a parte, pois não vale a pena perder tempo com essa vergonha – o que interessa mesmo é ganhar do ABC no Maraca.
    E para ganhar do Alfabeto só precisa jogar o Básico, nada de inventar aritmética complicada.
    Dois ja subiram( e o titulo ja era), portanto só restam 2 vagas e o Vasco TEM OBRIGAÇÃO de ganhar o jogo no sábado para ficar mais tranquilo pois tem outros atras de olho na gente para dar o bote.
    Tivemos sim uma boa noticia: o Martin não precisa mais viajar para o Uruguay.

  12. Diogo

    Não achei que o JC desconsiderou a importância da eleição para o futuro, só falou que o próximo jogo é mais importante.
    Se ele não achasse importante, não teria falado no post, oq ele fez. rs
    Sobre o jogo, já comprei o meu ingresso!

  13. Bubanno-CRVG

    vAMOS QUE VAMOS VASCÃO!!!

  14. Marcelo Silva

    Ok, achei que fosse um blog pra discutir também, dentre outros, os assuntos do Vasco que vão trazer consequências para o FUTEBOL. Foi mal. Não estava tão óbvio pra mim.

    SV.

    • JC Barbosa

      Marcelo, tanto é TAMBÉM esses assuntos que trarão consequências para o futebol que eles FORAM discutidos. Ou não foram?

      Sinceramente não vejo motivo para tanto por causa de uma expressão utilizada mais como forma de fazer o link entre um tema e outro. E isso pq foi no último tópico do post (o que até evidencia que os assuntos que vieram antes tiveram mais destaque, mesmo não sendo o mais importante para o blog)…

  15. Claudiane-Vasco

    Galo maltratou o urubuzinho ontem…. kkkkkkk

  16. Wilson Freitas

    Gostaria de saber a quantas anda o Ibope (com pouca margem de erro, por favor) a respeito da sucessão presidencial no nosso Vasco da Gama.

    Parece que Eurico vai levar nadando de braçada e isso é um absurdo!
    Até pouco tempo atrás todos gritavam para tirá-lo e colocar o Dinamite. Como o Dinamite foi um fiasco como presidente, de repente o Eurico passou a ser muito bom??? Que que é isso?!?!? Onde é que nós estamos?

    Não sou sócio e não tenho como fazer a minha parte, mas gostaria muito de ver o Vasco gerido por pessoas que conhecem sobre gestão, não por aventureiros que se locupletam do clube que dizem amar. Amor estranho, esse…

    Espero por dias melhores. É o que sobrou.

    Viva o Vasco da Gama.

  17. Marcelo Silva

    “Mas falando do que realmente interessa: “. Sinceramente, acho uma visão míope e, até mesmo decepcionante, ainda pior partindo de um formador de opinião como vc, achar que o destino da direção do clube é o que menos interessa atualmente.

    Amigo, com a asfixia financeira do clube hoje, e mais 3 anos de um mandato mal sucedido, estaremos fadados a continuarmos a estimular a galera aqui nesse espaço para encher estádio contra Sampaio Correa, Macaé e Oeste. Ou seja, esse assunto é, tanto quanto ou mais, importante do que o jogo de sábado.

    SV.

    • JC Barbosa

      Explicando pra ficar mais claro: esse blog, assim como o blog na época do globoesporte.com, tem como objetivo falar de futebol, do esporte em si. O “que realmente interessa” nesse caso, é por conta do tema da página.

      Achei que fosse óbvio. Pelo visto não é.

  18. CABELUDO

    Não falou nada da goleada histórica que os ladoreszinhos de carioca levaram do Galo Forte Vingador!

    • JC Barbosa

      Sinceramente, não estou muito preocupado com a mulambada nesse momento…

      • Mario Gomes

        JC – Confesso q hoje cedo ainda estava relembrando os gostosos momentos de ver os urubulínos fora da Copa, e satisfeito por saber das adesões ao Brandt, etc… Mas descobri, agora, q politicamente ainda estamos em uma infeliz encruzilhada – a do Bem e a do Mal, esta com todos os rituais de “charuto e fumaça” que normalmente utiliza.
        Devo confessar, outrossim, que apesar do sobrenome Gomes da Costa, não sou parente do Sr. Antônio, pois se o fosse iria fazer o possível, e o impossível, para faze-lo retornar ao cargo antes do dia 11.
        Resta-nos, por ora, encher o Maracanã, o máximo possível, e fazer ressurgir, nesse time que aí está, aquela vontade férrea de vitória; e que foi, durante longos anos, o marco expressivo da presença do VASCO DA GAMA nos esportes nacionais e internacionais.
        E aguardar os acontecimentos com a esperança que eles se transformem em VITÓRIAS.

  19. Beatriz

    “Renato Kaiser (que se fosse pelo menos Skol, não deixaria de marcar um gol tão feito).” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s