Os mistérios de sempre

Segunda-feira e ainda não tem nada sobre a derrota do Vasco para o Santa Cruz? Esse JC está muito preguiçoso!” poderia pensar você, caríssimo leitor. Te daria completa razão se não fosse por um detalhe: eu já escrevi sobre essa derrota antes. Mais de uma vez até. Isso porque praticamente toda derrota do Vasco nessa maldita Série B é igual. Eu poderia indicar outros posts que terão as mesmas reclamações que teriam no post sobre a partida na Arena Pernambuco sem tirar nem por.

Como vimos as falhas de sempre na partida – passes errados, desperdício de chances claras de gol, incapacidade técnica de uns e outros para cumprir funções básicas das suas posições – vamos focar no que pode ser chamado de “novidade”. Essa foi a primeira derrota do Natalino, portanto, falemos das besteiras cometidas pelo Papai Joel. Elas também não têm nada de novo, mas preciso falar alguma coisa sobre o jogo, não é mesmo?

Pra começo de conversa, o confronto contra o Santa foi o décimo do Vasco sob o comando do Joel e ele ainda não entendeu que, com o elenco que temos e os adversários contra quem jogamos, temos a obrigação de partir sempre para o ataque. Prova disso é que, mais uma vez, nosso treinador desperdiçou metade da partida mantendo três volantes em campo, sendo que um deles – obviamente o Fabrício – não tem servido nem para marcar, muito menos para ajudar na criação. Dessa forma, passamos os primeiros 45 minutos sem qualquer capacidade para armar jogadas e, pra piorar, sem ter uma segurança na marcação que justificasse a escalação mais defensiva.

No segundo tempo, outro dos mistérios da cabeça do Joel: a insistência em manter Maxi Rodriguez no banco. Bastou colocar o uruguaio no lugar do injustificável Fabrício para o Vasco dominar a partida, pressionar e criar chances de gol (todas desperdiçadas, mas aí não podemos colocar a culpa no Natalino, que não está lá para empurrar a bola pra rede). Mas aí, os gols perdidos, a necessidade da vitória e o tempo correndo fazem o time ficar mais tenso, se lançar como louco ao ataque e, como é óbvio, mais sujeito aos contragolpes. E assim foi feita a derrota, com o Santa aproveitando o espaço que teve para marcar um gol no finzinho do jogo.

Por que Joel acha que é melhor desperdiçar todo um primeiro tempo com uma formação que já se mostrou incapaz de criar e partir para o tudo ou nada apenas na etapa final, quando corremos mais riscos e não temos tempo para reverter uma possível situação ruim, é um mistério. Nas outras nove partidas sob o seu comando, passamos por isso diversas vezes e tivemos sorte de não perder os jogos. Mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer, e foi isso o que vimos no sábado passado.

Ainda acredito totalmente na nossa volta à elite, inclusive com o título. Mas enquanto nosso treinador se recusar a escalar um time que consiga se impor desde o apito inicial, o Vasco continuará adiando sua classificação matemática para a Série A de 2015.

***

Como a partida foi há séculos, não falarei sobre as atuações na partida contra o Santa Cruz. Na partidas contra o América-RN volto a fazer uma resenha sobre isso.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Update: acabei de publicar uma coluna nova no site Vasco Expresso. O tema: ainda vamos ter saudades de 2014…

Anúncios

24 Comentários

Arquivado em Resenhas, Update, Vídeos

24 Respostas para “Os mistérios de sempre

  1. Leonardo

    Seria o Fabrício um novo Felipe Bastos?

  2. Eduardo Silva Rodrigues

    Nossos laterais são muito fracos, não atacam e não protegem a zaga, e o Edmilson e o Thales não sei quem é pior, prestem atenção no jogo de hj, eles não conseguem nem dominar a bola pra fazer uma jogada de pivô, não conseguem finalizar, como faremos gol??? O Douglas tá muito mal perdendo seu espaço no campo, e o Dakson muito afoito errando passes bobos. Eu quero ver o Max titular e o Crispim também, esses jogam bola, são novos querem mostrar serviço, diferente de “consagrados” Douglas, Kleber, Fabrício ( não lembro de terem ganhado algum título significativo nos últimos anos). Aquele drible que o Marlon tomou no gol do último jogo nem o Joel tomaria se estivesse marcando, Marlon parece que vive na outra dimensão, deve ser a mesma do Douglas. E eu NUNCA VI, o Thales ou o Edmilson fazerem uma jogada com um golaço como aquel do jogador do Santa, não sabem driblar nem olhar pro gol quando chutam, não sei como o Thales é convocado pra seleção, deve ser coisa do Dinamite e dos empresários que estão destruindo o Vasco.

  3. ZÉ VASCAINO - CENTRO - RJ

    Muita calma nessa hora galera, nosso objetivo maior é conquistar essa vaga, o resto endireita depois, nessa hora objetivo maior é a vaga, estamos a dezessete rodadas no g4, essa foi a primeira derrota do papai JOEL, então vamos acreditar. É hora de somar, nosso VASCO tá na fita, tem tudo para conquistar a vaga, sõ faltam 13 pontos.

  4. Será que em dezembro Joel vaza? … Pro ano que vem não dá.

  5. Alexandre Lima

    Depois do que você escreveu “eu já escrevi sobre essa derrota antes. Mais de uma vez até. Isso porque praticamente toda derrota do Vasco nessa maldita Série B é igual.”, não tenho mais o que escrever…

    Faço minhas as suas palavras!

    Como é irritante assistir a um jogo do Vasco!!!

    Abraços!

  6. Muito bom Post, mas e inacreditável , como estes técnicos que treinao o Vasco não conseguem dar um mínimo de padrão de jogo para este time. Como pode jogar com Douglas Silva e Marlon do lado esquerdo , os dois são muito lentos e não sabem Marcar, o Marlon e muito fraco não sabe marcar e nem atacar e uma Lesma, o fabricio esse e brincadeira , Eu já falei , ele não sabe marcar e nem atacar e outra Lesma, meu Deus onde nos vamos parar , estou desanimado e o vasco adora levar Gol depois 40 minutos do 2 tempo, e pra passar muita raiva . Saudçoes Vascaínas.

  7. EURICO MIRANDA NAO,NAO,NAO.

    Eurico Miranda não, não, não, esse Pilantrao outra vez não. Não façam essa besteira votando nesse mostro,ccomprador de votos foi cacete, sujo, PILANTRAGEM sem limite, qualquer um, menos EUVIRUS, Pilantrao não, não, não.

  8. Juvenal

    Numa coisa o Joel acertou no Recife:
    não queria mais um Pato- e fez mudanças para não ter encarar o Pato 13 e deu no que deu. Realmente para o Vasco uma Duzia de Patos já tá demais, só o PT não está satisfeito com uma duzia;
    Portanto, amanhã temos que esquecer Patos etc e tal, e só pensar na Vitória porque o fato é que 5 times ainda estão lutando por 4 vagas e claro que nenhum drles quer ficar de fora. Porisso não se pode bobear mais.
    Amanhã o Joel não tem como repetir seu Fabricio em campo pois ele está suspenso, então coloca logo o Maxi para dar um jeito.
    E Tales – por favor capricha na pontaria mpois n inguemaguenta mais tanta bola PARA FORA !!!!!!!!!!!!.,

  9. marcelo paes

    Meu, é o edmílson nessa foto ou o tião macalé tá jogando no vasco?

  10. TOMAS COSTA

    Bom dia galera !

    Eu já perdi a paciência faz tempo e também não vou nem mais falar das atuações ridículas do vasco.

    Mais uma vergonha pra conta do Sr Roberto Carlos de OLiveira o ex-deputado, que aliás proporcionou uma cena ridícula no estádio em Recife, como é que pode um ídolo (como jogador) ter que assistir há um jogo do vasco dentro de uma cabine isolado com medo de ser visto pelos torcedores. Realmente é lamentável, quem foi Roberto Dinamite que aonde chegava era ovacionado pela multidão vascaína, hoje em dia é mais fácil levar ovadas da galera.

    Outra coisa , essa história do Maxi Rodrigues é no mínimo estranha, como é que um dos únicos jogadores do elenco com capacidade técnica incontestável ser reserva ?

    Eu pensei e acho que é porque quando ele entra no segundo tempo “parece” que rende mais, é só ver as partidas que ele começou jogando, inclusive isso acontecia no grêmio também.

    Você não acha que é por isso JC ?? na minha opinião é a única explicação cabível.

    Mais uma coisinha eu ainda não estou convicto que o vasco vai subir de divisão não, pois na atual conjectura vascaína tudo pode acontecer, inclusive o time desandar de vez (que Deus nos livre).

    Como bem disse o JC, é esperar o fim dessa maldita série b e que o ano acabe depressa também para quem sabe ano que vem coisas boas aconteçam. Uma coisa é certa, não da nem mais vontade de assistir aos jogos do vasco, pois já sabemos que é só pra ter raiva.

    Saudações VascaÍnas !

  11. alex-es

    O meio tem que ser Dakson e Douglas.

    • David

      Douglas há muito tempo merece pegar banco! Colocaria Maxí Rodriguez e algum garoto da base. Na verdade, hoje a base tem jogadores melhores do que alguns que estão atuando como profissionais.
      Richard, Lorran, Yago, Guilherme, Renato Kayser, Kadu. Até Romário Corrêa joga melhor que Edmílson e Kléber que só brigam com a bola!

      • alex-es

        O Douglas não pode jogar sozinho no meio campo.
        Se é pela lentidão digamos assim (como dizem um jogador cadenciado), ele precisa de um companheiro (442).
        O Maxi Rodrigues disputaria posição exatamente com o Kleber, ou seja, o ataque deveria ser Maxi e Thalles, Maxi e Kleber, ou Maxi e Edmilson.
        Kleber e Edmilson seria a minha formação ideal, com Dakson e Douglas no meio.

  12. Pingback: Os problemas estão à frente | Vasco Expresso

  13. paulo moço

    eu só queria saber quem foi que disse que fabricio e marlon sÃO JOGADORES DE FUTEBOL.

  14. Paulo Oliveira

    Me diga uma coisa Vascaínos:

    Quantos treineiros serão necessários passar pelo Vasco, para que estes MEDÍOCRES possam enxergar o quanto o Vasco é Gigante??!!

    Meu patová com Joel Santana já está começando a estourar.

    Saudações VAscaínas.

  15. Corretíssima a explanação, basta dar uma olhada nos volantes do Vasco quanto a performance de ataque. Guiñazu, Aranda, Fabrício, Pedro Ken, Dakson e até o John Clay. Quantos gols essa turma toda já fez no campeonato? O Dakson é o melhorzinho no que tange chutes a gol, o resto deve jogar outro tipo de esporte já que o gol é um mistério para eles.

    Não é a toa que é tão difícil o Vasco fazer gols nessas retrancas, afinal ninguém chega de tráz para chutar a gol, não existe fator surpresa no Vasco e sim o fator mesmice, roda a bola pra cá e pra lá sem objetividade.

    Diante desse quadro o certo é termos Aranda e Guiñazu de volantes de contenção e só, nem Pedro ken deveria entrar nesse meio.

    SDV

    • David

      John Cley e Dakson não são volantes e sim meias. Pedro Ken também não era volante mas se destacou jogando nessa posição no ano passado e por isso junto ao Guiñazu são os dois melhores que temos.
      Aranda está devendo futebol e Fabricio nunca teve futebol então fica difícil exigir do novo Felipe Bastos que ele tenha boas atuações!

  16. Wanderson DS

    E ainda bem que eu não vi mais um show de horrores como esse… tinha um compromisso e só fiquei sabendo desse papelão à noite… já parei de perder tempo, dinheiro e saúde em ver o que estão fazendo com o VASCO… ainda vai subir APESAR de tudo, não pela sua competência, mas pela falta de qualidade dos outros, e isso é mais uma VERGONHA na página recente do Vasco… só pela camisa tinha a OBRIGAÇÃO de tá liderando essa porcaria de série B a tempos… não é questão de título, até porque pra mim série B é acesso apenas, é de demonstrar vergonha na cara em saber a grandeza do CLUBE! Subir não sendo primeiro vai ser mais uma humilhação, e parecem que esses treineiros e jogadores estão fazendo um esforço danado pra ficar em segundo lugar e fazer a torcida ser mais um motivo de chacota! SERÁ QUE NÃO CHEGA DE TANTA HUMILHAÇÃO NÃO ?!

  17. Carlos Queiroz

    era de se esperar né, tava com o mesmo n´mero de pontos do líder e tal, alguns resultados bons e pronto, seguimos sem conseguir vencer 3 jogos seguidos. Gostei de um texto que li acho que do @ricaperrone http://www.ricaperrone.com.br/administrando-o-fracasso/ comparando o time do Joel e do adilson, e falando que o time sabe o que fazer entrar em campo pra fazer um gol e parar de jogar bola, e quando joga fora não perder, é verdade nosso time está ridículo.

  18. Nivo

    “Mas enquanto nosso treinador se recusar a escalar um time que consiga se impor desde o apito inicial” Acho isso improvável, visto que nosso time eh fraco demais tecnicamente. O elenco e limitadissimo, Joel e outros tecnicos fazem o que podem. Coloque o Mourinho e Guardiola para treinar o Vasco que daria as mesmas dificuldades.

    • JC Barbosa

      O time do Vasco é limitadíssimo. E o do Santa Cruz ou de qualquer outro time da Série B é menos limitado que o do Vasco?

      Não é necessário concordar com o que eu disse. Basta ver os jogos: quando o Joel tirou os três volantes, o Sta. Cruz foi completamente dominado. Se o Vasco começasse com essas escalação, teria tido mais tempo para vencer a partida.

      • Wanderson DS

        Pois é JC, é inadmissível o VASCO jogar pior que a Ponte Preta por exemplo, que a pouco tempo tava fora do G4 e de repente disparou na liderança! O elenco do VASCO é limitadíssimo pra tradições e grandeza do nosso Clube, mas para essa série B era mais do que suficiente pra tá como o Cruzeiro na A! Pra mim além das burradas dos treineiros, falta VERGONHA NA CARA da maioria dos jogadores, que parecem não saber a real dimensão de usar um manto sagrado como esse! Alguns é falta de técnica mesmo, mas outros percebe-se a falta de vontade!

    • David

      Qual clube na série B não é limitado?
      O problema do Vasco não é limitação técnica e sim tática e isso é culpa do treinador que escala o time com uma formação que não permite atuar no ataque e coloca para jogar alguns jogadores que não deveriam estar no Vasco como Fabricio, Marlon…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s