Muito ajuda quem não atrapalha

jornalA Wikipedia não costuma ser uma fonte de informação das mais confiáveis, mas serve bem ao proposito desse post. O verbete que pincei da enciclopédia virtual foi sobre o termo “Notícia”:

A notícia é (…) a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. (grifo meu)
(…)
Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:
1. Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas

Levando-se em consideração a definição da Wikipedia, a matéria publicada pelo site UOL sob o título “Com gols por Vasco e Seleção, Thalles vira ‘pote de ouro‘ do clube” (sem créditos de autoria) pode ser tudo, menos uma “notícia”. Primeiro por que não há qualquer dado ou evento socialmente relevante em seu texto, segundo, porque nada do que é informado ali é novidade.

Os gols feitos por Thalles, seja pelo Vasco, seja pela seleção, são conhecidos por todos. Que o Vasco vive praticamente na penúria é fato corrente há anos. Que vender jogadores valorizados é uma das poucas maneiras de quase todos os clubes brasileiros – e não apenas o Vasco – têm para se capitalizar é uma obviedade. Que clubes estrangeiros se interessam por qualquer jogador brasileiro jovem que desponte minimamente é tradição há décadas. Desde março desse ano começaram as especulações sobre o interesse do mercado Europeu no Thalles. Resumindo: a matéria é um grande nada, cujo objetivo só pode ter sido preencher a cota de trabalho diário do jornalista anônimo do porta.

O problema é que esse grande nada pode prejudicar o Thalles e, por consequência, o time. Mesmo que não haja uma novidade sequer na matéria, retornar ao assunto “negociação” o tempo todo pode, muito compreensivelmente, mexer com a cebeça do Thalles. O garoto começa a se destacar internacionalmente, sabe que tem potencial para ir para clubes onde terá mais estrutura para desenvolver seu futebol (sem falar em ganhar mais e em dia) e ficar ouvindo toda hora em “interesse da Europa” é o caminho mais rápido para tirá-lo de foco. E seu foco no momento deve ser apenas ajudar o Vasco a voltar à elite.

Seu empresário já declarou que Thalles só pensa no Vasco e que quer continuar no clube. Mas a imprensa, que raramente tem algo de positivo para falar sobre o Gigante, parece ter a necessidade de procurar maneiras de nos prejudicar quando falta aquela manchete negativa que costuma dar mais audiência. Nem peço que a imprensa deixe de fazer uma cobertura sobre o assunto, apenas gostaria que, se não houver algo concreto – uma proposta oficial vinda do exterior – a imprensa esportiva deixasse o garoto jogar a bola dele sem alimentar sonhos precipitados de transferências milionárias. Isso seria de grande ajuda para o Thalles e para o Vasco.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

20 Comentários

Arquivado em Notícias, Transferências

20 Respostas para “Muito ajuda quem não atrapalha

  1. ZE VASCAINO - CENTRO - RJ

    Daqui a pouco a pelota vaí rolar, o time e o técnico já conhecemos, só resta torcer para o time jogar bem, para as coisas darem certas, para sorte não nos abandonar. FÉ VASCAO…………..TAMOJUNTOVASCAOOOOOO.

  2. ZE VASCAINO - CENTRO - RJ

    AGORA GANHAR VASCAO, PRECISAMOS DE ESSA VITÓRIA MEU VASCO, AMANHÃ ESTAREI NA TORCIDA MEU VASCO.

  3. só não pode fazer,q nem os últimos q vendemos (ou demos de graça para o cruzeiro) ou pior ainda colocar o garoto pra jogar mais recuado pra ñ poder fazer nada para poder queimar ele com a torcida e vender na surdina q nem uma penca de jogadores q sairão do vasco

  4. Wesley

    Essa questão da impressa , eu quase sempre encontro em muitas matérias , um tanto de malícia e em alguns momentos maldosos e tendenciosos , as vezes até acho que e coisas da minha cabeça , mas pelo que vejo é no mínimo de muitos mais . Em relação ao Thalles , acredito que ele seja peça fundamental para uma renovação do time no próximo ano , com seu futebol e como exemplo de que com um trabalho serio na base o Vasco cria bons jogadores.

  5. Wanderson DS

    Sobre as notícias do Thalles vc falou tudo JC… pior que isso é entrar quase todo dia no netvasco e supervasco e ver uma “notícia” do FACEBOOK DO LUNÁTICO FRANCK ASSUNÇÃO… pra quê isso cara? Esse maluco retardado deveria estar internado num manicômio e não sendo divulgando em sites Vascaínos… olha o exemplo:

    http://www.netvasco.com.br/n/153361/franck-assuncao-diz-que-trabalhara-para-internacionalizar-o-vasco-independente-de-quem-seja-eleito-presidente

  6. Flávio - São José de Ribamar-MA

    Temos que ganhar 3 pontos urgente do Náutico!

  7. Alexandre Lima

    JC,

    Esperar que a imprensa faça o que você escreveu (o que seria o certo), na minha opinião, é pura utopia.

    A imprensa que vender, seja ela de jornal ou de site (quantos mais cliques tiver a matéria, mais ela pode negociar a venda de espaço), então a sua preocupação é polemizar, quanto mais polêmico, melhor e a notícia, infelizmente fica em segundo plano.

    Abraços!

  8. Leon da Cruz

    Não é só sobre o Thalles, não. Já começam os rumores (e pressões) da imprensa televisiva para ver Martin Silva fora do Vasco no ano que vem. Já ouvi gente dizendo que o São Paulo está entre ele ou Jefferson para o lugar do Rogério Ceni.

  9. Fernando

    Mas aí não tem jeito. O moleque está sendo elogiado pelo Gallo desde que este assumiu a sub 23. Tem se destacado com sua entrega nos jogos do Brasil e no Vasco. É um centroavante de qualidade surgindo numa das maiores entressafras para essa posição que a gente já presenciou no futebol brasileiro.
    Natural que já comecem a vendê-lo. E a temporada de boatos só vai aumentar, inevitável. Jogador brasileiro hoje, fez duas partidas de destaque, já muda o corte do cabelo, começa correr menos, só quer fazer jogada de efeito, comemorar gol com a mais nova dancinha, vira estrelinha… Com o Thales, aparentemente, só houve mudança no cabelo, parece que o menino tem uma estrutura boa por trás. E essa estrutura psicológica tem que ser trabalhada diariamente na base mesmo, porque a pressão é grande.

    JC, aí no Rio, há especulações sobre quem são os candidatos com reais possibilidades de assumir a Presidência do Vasco além do Eurico?
    Alguma pesquisa de intenções de voto ou algo assim?
    Vejo um movimento grande pelo Julio Brant nas redes sociais, mas não sei se isto se reflete junto aos sócios do Vasco ou se é um sentimento de torcedores que não tem poder algum de decisão.

  10. Independente de ser notícia ou factóide, só para encher linguiça, o fato é que o Vasco nem se permite “cultivar” um craque por mais um tempinho… Pegou um pouco melhor na bola, vai embora e rende uns poucos caraminguás pro clube. Isso é muito triste.

  11. EURICO MIRANDA NAO, NAO, NAO.

    Eurico Miranda não, não, não, qualquer um para presidente, menos o Pilantrao aproveitador do clube. Esse Pilantrao charuteiro não, comprador de votos do cacete.

  12. Beatriz

    Com voce esse blog da de goleada no GE. Parabens JC!

    • JC Barbosa

      Valeu Beatriz! Mas não tem essa de goleada. Todo site sobre o Vasco é importante e merece nosso respeito.

      • Beatriz

        Claro, concordo! Visito sempre o netvasco, esse aqui e do GE (que tá um saco e até ontem tinha apenas 27 comentários). Mas continuar participando.

  13. Adriano

    Daqui a pouco vão voltar com a história dos salários atrasados ……

  14. Jc concordo com você, realmente não dá para entender é pura especulação. É só o vasco dar uma minima respirada que já vem uma especulação.

  15. JC – Seu comentário e absolutamente correto e muito oportuno para o momento do Vasco e do Thalles. Esta tipo de informacao(?!) só tende a prejudicar o desempenho do atleta, pois nao há quem nao sonhe com uma melhora econômica mormente quando ela antevisa uma independência financeira a longo prazo. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s