Sem sopa e sem canja

canja-especial-f8-11404Joel, fugindo completamente de suas características, escalou um time ofensivo para encara o Náutico e, a duras penas, se deu bem. Mas o resultado da última rodada não seria o suficiente para que o torcedor mais realista acreditasse que o precavido Natalino fosse seguir na ousadia e alegria num jogo fora de casa. Quem conhece nosso treinador sabe que ele é um ferrenho adepto da máxima “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.

E eu poderia apostar que, para o Joel, o Sampaio Corrêa está longe de ser uma sopa. Ainda com plenas chances de chegar ao G4, com apenas uma derrota em casa – e isso na primeira rodada – e tendo vencido as duas últimas partidas como anfitrião, o tricolor maranhense deve preocupar bastante nosso treinador. E se Joel lembrar que no jogo contra o Sampaio no primeiro turno não passamos de um empate em 1 a 1 na Colina (o jogo foi no Albertão, em Teresina), aí mesmo é que seu alerta de precaução deve disparar.

Mas dessa vez, mesmo que o Joel esquecesse seu passado de cautela, ele teria pouco o que fazer com o time. Com Rodrigo e Lorran contundidos, é querer demais ter confiança no nosso sistema defensivo tendo Marlon numa lateral e uma zaga composta por Douglas Silva e Luan (abre parenteses: o que nos faz pensar em que diabos fazem os outros zagueiros do elenco, que raramente têm qualquer chance de atuar. Inclusive há o Anderson Salles, que sequer estreou pelo Vasco. Fecha parenteses). Até o torcedor mais otimista deve entender que não é um absurdo reforçar o meio de campo com alguém que tente pelo menos dar cobertura à lateral esquerda. Aliás, falando ainda na lateral, já que não teremos o Lorran, poderíamos voltar com Diego Renan pra esquerda e colocar o Carlos Cesar na direita. Antes ter um lateral jogando razoavelmente na esquerda, que ter dois jogando abaixo do que podem.

Ainda assim, é de se pensar se a repetição de um esquema que já se mostrou pouco eficiente na criação de jogadas é o ideal. O Joel não abrir mão dos três volantes é algo que se entende e faz até sentido dentro da sua costumeira visão de jogo. Agora, insistir num 4-3-2-1, com o Maxi Rodriguez numa posição em que ele não rende o que pode e ter o Kleber – que não é um centroavante típico e volta e meia vem buscar jogo longe da área – sozinho no ataque é pedir para irritar a torcida. Não deu certo contra o Atlético-GO, não deu certo contra o Oeste e….sigam a lógica (coisa que parece não estar sobrando para o nosso treinador) e completem a frase!

Mesmo que a torcida considere uma obrigação do Vasco vencer qualquer adversário da Série B, seja onde for o jogo, o que interessa é o que pensa o sujeito que escala o time. E como nesse momento esse sujeito se chama Joel Santana, podem ter certeza que hoje teremos um Vasco que respeitará bastante o Sampaio Corrêa. Talvez até mais do que uma sopa ou uma canja de galinha mereceriam.

Campeonato Brasileiro 2014

Sampaio Corrêa x Vasco 

Rodrigo Ramos; Hiltinho, Luiz Otávio, Edmar e William Simões (Robinho); Jonas, Uillian Correia, Eloir e Cascata; Pimentinha e Edgar.

Martin Silva; Diego Renan, Luan, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabricio, Pedro Ken, Douglas e Maxi Rodríguez; Kléber.

Técnico: Lisca.

Técnico: Joel Santana.

Estádio: Castelão. Data: 23/09/2014. Horário: 21h50.  Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE). Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE).

O SporTV transmite para seus assinantes em todo o Brasil (exceto região MA). O Premiere transmite para seus assinantes em todo país e no sistema pay-per-view. 

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

19 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

19 Respostas para “Sem sopa e sem canja

  1. ODILON SILVA - RJ

    Agora os vascaínos deveriam pedir o afastamento do Eurico Miranda, esse sujeito deveria perder o direito de concorrer a presidência do clube, o que falta para afastar de uma vez por toda esse cara do convívio vascaíno. Existe todas evidências de muita irregularidades desse sujeito na vida desse clube, então afastem ele. Além da péssima administração quando presidente, quando batia recordes negativos de públicos, deixar o clube com 800 sócios, ficar sete anos sem patrocinador, levar renda para casa, deixar o clube enterrado em dívidas. Esse Eurico Miranda agora comete duas gravíssimas infrações, compra votos, cólica centenas.de votos do próprio bolso no clube, para votar nele, botos comprados é fraude,estelionatario, isso é a maior vergonha da política vascaína, tinha que afastar esse Eurico Miranda do quadro social, até quando os vascaínos serão refém desse sujeito, até quando vamos aturar isso. Se não bastasse tudo isso, esse sujeito ta condenado pagar três milhões ao clube, e não que pagar, outro calote dele, outra inflação, não podemos ficar aturando isso, além de tudo um péssimo exemplo. Tem que expulsar esse sujeito de São Januário,tão.esperando o que? FORA EURICO MIRANDA, EU APOIO.

  2. ODILON SILVA - RJ

    THALLES E EDMILSON não, já que não podem jogar, deveria entrar com YAGO e RAFAEL SILVA, manteria o esquema 4-4-2- …………Quanto ao jogo, viramos o jogo na raça, apesar dos muitos desfalques, a moçada correu atrás, virou o placar, mais ninguém fim tomou o gol de empate, o goleiro falhou, rebateu outra bola para o meio dps gol. Mais isso não atrapalharar a escalada vascaína rumo na conquista da vaga, agora ganhar do Joinville em São Januário, pontuar, pontuar, pontuar.

  3. Rogerio Milioli

    Parabéns, Joel Santana!!! Mais uma vez vimos que a covardia “recompensa”. Mais 2 pontos jogados fora na sua conta!!!

    A torcida toda já percebeu como o Vasco tem que jogar, ou seja, 4-4-2 clássico (2 volantes, 2 meias, 2 atacantes). Será que era tão difícil assim ganhar o TODO PODEROSO SAMPAIO CORREIA???

    Faltam 13 rodadas e a vergonha maior se aproxima!!!

  4. Não vou comentar sobre esse empate, nunca vi um time tomar tantos gols no último minuto como o Vasco, pior…não aprende nada com isso.

  5. Jose

    O Joel é tão fraco que me faz sentir saudade do Adilson!

  6. Mario Gomes

    É……, Galera. A coisa hoje está feia.Só convocando os três Reservas-Efetivos: o Sobrenatural da Gama, a Fada Madrinha D. Sorte e o Pai Santana. Dois, jogam lá atrás auxiliando a fechar a defesa do Vasco. Um, joga na área do Sampaio Corrêa, “ajudando” os defensores a errar chutes, “espirrar” a redondinha para q fique a feição para o chute certeiro do Kleber; e desviando do goleiro, para dentro do gol, os chutes dos atacantes do Vasco. É só. E o 1 x 0 pro Vasco estará de bom tamanho. E a Galera rezando, com ou sem terço! BOA Noite!

  7. Fabi

    Nao esquecam de marcar o tal de Pimentinha que vem subindo de producao. Tambem tem o Edgar que eh muito rapido pela esquerda.

  8. David

    Contar com Joel Santana como treinador já é complicado e esperar que ele faça uma escalação ou substituições corretas é pedir demais.
    Honestamente prefiro que o Vasco jogue hoje com três zagueiros sendo que um tem que fecha a lateral esquerda. Melhor do que contar com Marlon que não sabe defender e a lateral se torna uma avenida no feriado, com passagem livre e não sabe atacar.
    O meio de campo com três volantes será aquele de dar raiva. Fabrício fingi que marca, Aranda fingi que cobre a lateral e Guiñazu tem que marcar pelos três. Quer ter melhor combate então que se tire o Fabrício e entre com o Pedro Ken.
    Contudo, entrar num jogo precisando da vitória para se manter no G4 com apenas um atacante é pedir para ser pressionado. Colocar dois atacantes permite ao Vasco ter maior poder ofensivo. Thalles e Yago seriam minha opções.
    Voltando ao meio… Douglas vai fazer corpo mole nesse jogo, já que no jogo passado ele se empenhou e não podemos contar com uma substituição sua. Para hoje o melhor esquema seria um 4-4-2 clássico com dois meias, dois volantes e dois atacantes. Guiñazu, Pedro Ken, Douglas (por falta de opção), Maxi, Yago e Thalles.

  9. Tomás Costa

    Boa tarde galera !

    O jogo de hj deve ser um dos mais difícies desse campeonato, a Bolívia nordestina é um time rápido com bons jogadores, já vem mostrando isso esse ano. Se o Vasco quiser obter uma vitória vai ter que ralar muito e sentar a bunda no chão para superar o tricolor do Maranhão.

    Acho que muito vai depender também da escalação, eu colocaria o seguinte time para hj:

    Martins
    C. Cesar
    Luanda
    Douglas Silva
    D. Renan
    Guina
    Pedro ken
    Max
    Douglas
    John kley
    Kleber

    Vamos ver o que papai Joel vai fazer. Acho que vai com três volantes, Guina,Fabrício e Aranda.

    De qualquer forma, só nos resta apoiar e tocer e muito. Que ao final da partida possamos comemorar.

    Saudações Vascaínas !

  10. tulio

    É melhor entrar com Pedro Ken que Aranda. Ken tem mais força no ataque e Aranda não serve pra nada. Concordo quanto ao regresso do Diego Renan à esquerda.

  11. ODILON SILVA - RJ

    POR ELEIÇÕES LIMPAS EM SÃO JANUÁRIO, POR UM VASCAO DIREITO, PELOS BONS E PRODUTIVOS EXEMPLOS EM SÃO JANUÁRIO. ESSE GRANDE CLUBE, NOSSA LINDA HISTÓRIA, PELOS GRANDES VASCAÍNOS QUE CONSTRUÍRAM ESSE CLUBE. NÃO MERECEMOS ESSE CASTIGO DE ELEGER UM PRESIDENTE COM VOTOS COMPRADOS, NÃO PODEMOS ELEGER UM PRESIDENTE POR VIAS FRAUDULENTAS, NÃO PODEMOS ESCREVER ESSA PÁGINA SUJA EM NOSSA HISTÓRIA. POR UM.PRESIDENTE DIGNO, HONESTO, EXEMPLAR.

  12. O maior problema dos últimos treinadores do Vasco é o respeito excessivo ao adversário. Tudo bem que o Sampaio vem fazendo boa campanha em casa, mas como diria o velho ditado “a melhor defesa é o ataque”, acho que não seria nenhum absurdo manter dois homens na frente, dando liberdade ao terceiro volante para auxiliar Douglas na criação. O problema é a ausência de alguém pra ajudar o Kleber (Thalles e Edmílson não jogam). Eu apostaria no garoto Yago para este jogo, uma vez que ele já mostrou qualidade e aplicação tática para ajudar na marcação. A questão é: vale a pena sacar o Maxi do time?
    Eu entraria com Martin Silva, Douglas Silva, Luan, Diego Renan e Carlos Cesar; Guiñazu, Fabrício, Pedro Ken e Douglas; Yago e Kleber.
    Maxi seria boa opção pro segundo tempo substituindo um volante no caso de estarmos perdendo ou pro lugar do Douglas, caso nosso camisa 10 “durma” como acontece algumas vezes…

    • Marcio

      O Yago estava afastado por indisciplina foi reintegrado semana passada mas esta com os juniores. Ele nem viajou.
      O Vasco não sabe jogar com 3 cabeças de área, sempre que joga assim se complica

  13. ODILON SILVA - RJ

    Estava vendo no RJTV ,a festa da torcida vascaína em São Luís, a imensa torcida vai dá aquela força, bem ao contrário de outras épocas, mesmo com todos os problemas e deficiências, a imensa torcida vascaína tem comportamento extraordinário , mostra ser a torcida mais fiel, leal, amiga. Já o jogo vai ser osso duro de roer, esse time do Sampaio correia vem subindo de produção, jogando em casa, precisando da Vitória, contra o VASCAO, vai ser pedreira. Só achei estranha a escalação, poderia entrar em campo no 4-4-2- de preferência com THALLES E EDMILSON no ataque, vai entrar com um time muito pesado, tomara que de certo, tomara que o time acerte, agora se o time voltar jogar mal, vai ser aquela correria no segundo tempo, fazendo substituições, aquela agonia.

  14. Lukas

    Se o adversário partir pra cima, o Vasco vai ter boas chances de vencer. Porém, se ficar nessa mesmice do time adversário jogar com 11 da intermediária pra trás, complica. O normal vai ser um empate. Triste realidade.

  15. O Vasco deve se manter no G4 nas próximas partidas. Os adversários terão confrontos mais fáceis e se mantermos no G4 até lá, podemos alavancar o acesso nas partidas seguintes e buscar o título.

  16. adriano

    voltamos à estaca zero!!!!

  17. Jaciel

    JC, só uma correção.. o jogo do 1turno não foi em SJ…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s