Malandro is malandro…

MalandroPode-se acusar Joel Natalino Santana do que quiserem: retranqueiro, ultrapassado, técnico regional, etc. Mas se tem uma coisa que não podem chamar o atual técnico vascaíno é de bobo. Pelo contrário, Joel é muito esperto, versado que é no mundo do futebol e boleiro até a raiz da medula.

E não ia ser agora, adentrando a terceira idade, que Joel ia bancar o bucha e entrar numa canoa furada que lhe queimasse o filme nessa que pode ser uma das últimas oportunidades de assumir um grande clube. Joel sabe muito bem – e a torcida também deveria ter mais confiança nisso – que a possibilidade do Vasco não retornar à elite ano que vem são remotíssimas, senão porque temos um elenco fenomenal (mas bastante superior aos demais concorrentes), porque o nível da competição é muito fraco. Papai Joel é esperto o bastante para perceber que, se estamos no G4 mesmo sem ter tido uma atuação convincente em 19 rodadas, basta um pouco de papo e um feijão com arroz bem temperado para levarmos esse título com o pé nas costas.

E Joel já mostrou sua malandragem antes mesmo de assumir o cargo. Primeiro, valorizou a negociação, fazendo um certo doce para aceitar uma proposta mesmo sem ter emprego depois da decepcionante passagem pelo Bahia. Depois, sabendo que não era unanimidade nem no clube, nem com a torcida, mexeu com a vaidade dos vascaínos lembrando o óbvio: que um clube do tamanho do Vasco não poderia nunca estar fora da primeira divisão.

Feito o mise en scene inicial, Joel novamente malandreou já no seu primeiro dia comandando o grupo. Sabendo que nem um mágico faria mudanças profundas no time em apenas um dia, não mexeu quase nada na equipe que encara o Luverdense logo mais. Mantendo o esquema já utilizado pelo Adilson, Natalino ameaça duas mudanças sutis, e que podem nem acontecer, já que ele não confirmou os titulares; uma, não deve agradar a torcida (a entrada do Jhon Clay); para compensar, Joel atende um pedido antigo de qualquer vascaíno e não confirma Diogo Silva no gol, que pode ceder lugar para o Jordi. Sejam feitas ou não essas mudanças, o Vasco não deve – ou pelo menos não deveria – ter problemas para vencer nosso adversário de hoje, que nem tem mais o status de “surpresa da competição”, conquistada, aliás, ao nos vencer no primeiro turno.

De qualquer forma, seja qual for o resultado, Joel ainda ficará bem na fita: se vencermos, poderá dizer que bastou sua chegada para o time conseguir os resultados; se empatarmos ou perdermos, ainda se pode dizer que não teve tempo para trabalhar e empurrar a responsa pelo resultado ruim no trabalho do treinador anterior.

Como eu disse, de bobo, o Joel não tem nada.

Campeonato Brasileiro 2014

Vasco X Luverdense

Diogo Silva (Jordi); Diego Renan, Douglas Silva, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Fabrício, Aranda (Jhon Cley), Douglas e Maxi Rodriguez; Thalles (Kleber).

Gabriel Leite; Michel Bertasso, Montoya, Braga e Edinho; Jean Patrick, Carlão, Rubinho e Samuel; Lê e Misael.

Técnico: Joel Santana.

Técnico: Júnior Rocha.

Estádio: São Januário. Data: 09/09/2014. Horário: 19h30.  Árbitro: Marcos Andre Gomes da Penha (ES). Assistentes: Fabio Faustino dos Santos (ES) e Edson Glicerio dos Santos (ES).

O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil (exceto RJ). O canal Premiere transmite no sistema pay-per-view e para seus assinantes em todo Brasil.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

28 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo

28 Respostas para “Malandro is malandro…

  1. ODILON SILVA - RJ

    Uma pergunta ? Eurico Miranda já pagou os três milhões do Club, que a justiça determinou? Não pagou, vai pagar quando? Diante dessa celeuma, não deveria concorrer a presidência do Club.

  2. carlos

    Substituir jogador aos 46 do segundo, só pode ser sacanagem com o que entra. Até o Talles e Edimilson, entrar faltando menos de dez minutos, só com muita sorte para mostrar alguma coisa.
    Esse time do Luverdense é triste e pacato. Hoje o Douglas ficou um pouquinho mais acordado e o time todo foi mais tranquilo.
    Gosto do lateral esquerdo, Lorran, acho que é preciso cobertura já que ele é bem abilidoso e tem tudo para apoiar o ataque. É aquilo, mesmo com todas dificuldades, o vasco revela bons jogadores: Jordi, Lorran e Talles.
    Discordo do Rodrigo Caetano ‘temos que vender jogadores”. Vender jogadores novos e contratar veteranos que não tem nada com o vasco, basta ver que vendemos nesses últimos anos e compramos Filipe Bastos, Bernado e Eder Luiz, é triste.

    • JC Barbosa

      A questão aqui é como capitalizar o clube, nesse momento, sem vender jogadores?

      • carlos

        Em vez de vender podemos economizar, por exemplo: a partir do momento que deixo de contratar um André Rocha (LD) e tento aproveitar o Nei, mesmo que seja na reserva, ou outro da base; goleiro, em vez de contratar o Copetti, aproveita o Jordi (repare que o flu tem 2 goleiros novos, titular só o Cavalieri); zagueiro, contratamos outro que não sei o nome, aproveita o Jomar.
        JC, a questão é que parece que o vasco ou investe em veteranos ou jogadores de empresários. Observe a quantidade de jogadores os quais nem são aproveitados, reduzir a folha salarial é fundamental.

      • JC Barbosa

        Aí entra a questão de opção do treinador. Se o cara não gosta do futebol de um atleta, não vai aproveitá-lo para economizar se houver a chance de trazer um que o agrade. Não é nem uma questão de “Vasco”. Qualquer treinador em qualquer clube faria isso.

      • carlos

        O técnico não pode ser superior a administração do clube, o técnico sai e fica o jogador para o clube arcar com salários e encargos. Ao ser contratado acredito que o clube fala para o técnico: o time é esse, é o que podemos oferecer.

      • JC Barbosa

        Vc nunca viu jogadores serem afastados por técnicos e nem treinadores indicarem reforços?

      • carlos

        JC, claro que já vi afastamento de jogadores e solicitação de outros. Se queremos organizar o clube não podemos ficar contratando só porque o técnico pediu, e sim por uma série de condições às quais a indicação do treinador é uma.
        O sitio do supervasco esta falando de três jogadores que custam 400 mil por mês ao clube, dois deles com contrato até 2016. Diz também que o Wendel ganhava 300 mil por mês no vasco. O três afastados foram contratados pelo Rene e o último, se não me engano, pelo Caetano, todos na administração do Roberto.
        Fico pensando, até quando nossos presidentes não serão responsabilizados por suas “administrações’, estas que veem destruindo o clube.
        Acredito que esse é um bom tema a discutirmos por um bom tempo, sei que não é tão fácil: envolve política, torcida e muitos interesses, mas é um caminho e tenho certeza que existe solução.
        Abç.

  3. ODILON SILVA - RJ

    Boa Vitória, vencer é sempre importante, agora precisa muita dedicação, muita humildade, não pode ir pela cabeça dessas pessoas que acham que o time vascaíno vai conseguir a vaga quando quiser, que uma das vagas já é do VASCAO, não é bem assim, vai conseguir a vaga com humildade, pedra por pedra, tijolo por tijolo, respeitando os adversário. Vencemos, maravilha, mais.deveriam ter mantido o time que ganhou do América, com: GUINAZU -ARANDA OU FABRÍCIO-PEDRO KEN-DOUGLAS- MAXI RODRIGUES OU RAFAEL SILVA-THALLES. MAIS UNIR NUM SÓ CORAÇÃO , O IMPORTANTE É O VASCAO CONSEGUIR A VAGA

  4. Mario Guglielmi

    A estrela do Joel brilhou a partir do momento que ele escalou o Jordi na noite de hoje, o resto foi dentro da normalidade, o Vasco ganharia do fraco time do Luverdense mesmo com Adilson ou Jorge Luiz, mas vejo que teremos uma evolução natural até mesmo porque não teremos mais o peso da torcida xingando o Adilson e o Diogo Silva, o momento é favorável.

  5. Ganhar a série B é obrigação do vasco,o nível é muito ruim,só existe o vasco,o resto é lixo.Quanto ao Joel,gosto dele,não tem nada de ultrapassado,muito melhor que luxenburro e outros.E merece respeito só por aceitar esse desafio,pegar o vasco nessas condições,conflitos políticos e etc.O Joel é muito bem vindo,boa sorte Joel,que vc cale a boca de muita gente.Vamos torcer para que no próximo ano,a nova diretoria consiga dar melhores condições de trabalho para o técnico,começando com reforços,patrocínios,e que o Joel tenha muito sucesso no vasco,boa papai!!!

    • JC Barbosa

      Torcer pelo Joel, é claro e inevitável, já que torcemos para o time que ele comanda. Mas tenho duas questões:

      1) “não tem nada de ultrapassado” é sério? Os times do Joel jogam como um Bayern? Um Barcelona? Uma Alemanha?

      2) Qual os critérios utilizados para considerar o Joel melhor que Luxemburgo?

  6. marquinho-delicadinho

    É isso ai papai Joel saco rocho FDP! Unico técnico que teve coragem de tirar esse FDP do Diogo Silva do nosso gol! Valeu Papai!!!

  7. Washington-DF

    Podem vibrar. Papi Joel tirou o frangueiro do Diogo Silva e colocou o Jordi. Parabéns papai!!!

  8. Lucas Silva

    Prevejo o Papai Joel, no cargo até as 5 primeiras rodadas da Séria A, em 2015, porque irá bem na série B, e no Carioca, mas quando o nível das competições se elevar, não aparecerá a qualidade do treinador que precisamos. Alguém duvida?

  9. JC – Cada dia vc me surpreende, favoravelmente, e lógico,com sua analise profunda e criteriosa. Por acaso vc também analisa a política brasileira atual. Como sempre seu comentário foi preciso e realista. E o Joel com sua boa “malandragem” e vc com seu talento. O que vc disse e o que pensei da vinda do Joel. Nao sei se vc, por acaso, viu meu comentário meio jocoso, no seu comentário anterior. E tem que ser assim, se nao a vida passa, rapidamente, e sao os moeis que ficam. Só longuí!

  10. Carlos Queiroz

    Realmente JC, se tem uma coisa que o Joel deve ter visto nesse tempo de desemprego foi o Diogo Silva tomar frangos, acredito que ele malandramente não vai querer que o nosso arremedo de arqueiro estrague sua estréia. De certa forma esse emprego foi tudo que o papai Joel precisava, um time relativamente forte, de certa forma até pronto, precisando de um incentivador, numa competição tranquila, ganhando 3 jogos, vai deslanchar e o nosso pop star terá mais um título na sua coleção de taças de segunda linha.

  11. Diego

    Joel não tá de bobeira….ele vai escalar o Jordi hj…..todo vascaíno quer ver o Diogo longe…e ele com essa mudança já vai ganhar moral com a torcida, que pede a saída do goleiro amputado …. Joel não tá de brincation…ele sabe que é a última oportunidade dele em time grande…. Abração JC

  12. Eduardo Derbli

    Bobos no Vasco só nós.

  13. Paulo Sergio de Araujo

    Poderia dizer que Joel é “dose pra elefante”…; mas, considerando o longo tempo decorrido na “carreira” do arcaico e folclórico personagem, direi que, Joel é “dose pra mamute”, mesmo. Que Deus nos ajude…! Dentro e, PRINCIPALMENTE (com o frenesi irresolvivel da politicalha asquerosa e oportunista), FORA DE CAMPO. Jogo em São Januário, com as “figurinhas carimbadas” torcendo (e “TRABALHANDO”) pelo CAOS, é sempre uma dificuldade MUITO MAIOR do que o adversário; seja ele qual for.

  14. Willian Zeti

    JC na sua opinião ele vai de Jordi ou Diogo Silva hoje?
    Eu infelizmente acho que vai de Diogo Silva.

  15. Washington-DF

    Ele é tão malandro que vai só com uma partida com o Diogo Silva, irá esperar a volta do Martin Silva, se nessa partida o Digo for mal, com certeza na próxima ele colocará o Jordi.

  16. Beatriz

    Claro, o Vasco vai subir. O time vai mais na base da motivação do que mudança propriamente dita. Acredito que talves depois dessa partida ele faça mais mudanças. O Biteco é que não pode entrar porque pra mim não é jogador profissional e nem deveria vestir a camisa do Vasco.

  17. Ótimo comentário JC. Não tinha pensado nesse ponto de vista.

  18. Wanderson DS

    Se ele realmente colocar o Jordi já ganha pontos preciosos com a torcida… e vc falou tudo, de bobo o papai Joel não tem nada!

    Depois de analisar tudo com cabeça mais fria, nesse momento do clube, acho que o melhor mesmo foi a vinda dele!

    Com toda turbulência política, um caldeirão a ponto de explodir, só um macaco velho como ele pode fazer um meio de campo pra não misturar a política com os jogadores… com o jeitão boleiro e paizão dele pode fazer esse bando render em campo fazendo o feijão com arroz básico!

  19. tu falou tudo jc ,joel e malandro sabe q vai subir ,e ser campeão e ainda vai ter consagrado o seu trabalho
    Jordi no gol hoje sera uma vitoria pq o outro ñ dá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s