Como em Santana de Itacubiriba

mapaImaginem que a fictícia cidade de Santana de Itacubiriba tenha um clube de futebol (o Itacubiribense FC) e que esse clube, com muito esforço dos seus dirigentes e empenho dos seus jogadores, conseguiu o feito de chegar à Série B do campeonato brasileiro. A população está em festa, alguns patrocinadores do estado aparecem, a diretoria faz uma tremenda engenharia financeira para conseguir reforços.

O clube tem um dirigente que sabe que, além de reforçar o time, é preciso ter um técnico que consiga extrair o máximo de um grupo limitado de jogadores. Arrojado, esse dirigente também sabe que chamar um nome de peso para a posição será uma motivação extra para o grupo, agradará o torcedor e de lambuja trará um retorno em mídia, já que a imprensa certamente noticiará a chegada de um treinador famoso.

Num lance arrojado, esse dirigente arrisca um contato com um treinador famoso, com passagens por grandes clubes nacionais e vários títulos – de menor expressão, é verdade – no currículo. Ainda que esteja bem longe da sua fase áurea, o treinador famoso nunca esteve longe da imprensa, já que tem uma personalidade forte e uma simpatia inquestionável.

O dirigente não tinha muita esperança, mas como era arrojado, achou que valia a pena fazer uma proposta. O treinador famoso ficou na dúvida. Para ele, aceitar a proposta certamente traria uma queda de prestígio. Mas refletindo bem, já fazia tempo que nenhum clube grande, o mesmo mediano, lhe enviava propostas. E sempre haveria a possibilidade de conseguir fazer um bom trabalho e algum clube grande em situação complicada se lembrasse dele.

O treinador famoso, depois de certa demora em responder, aceita a proposta. O dirigente do Itacubiribense virou um herói local e a torcida está exultante: a vinda do técnico representa a maior contratação da história do clube e é um sinal de que a modesta agremiação de Santana de Itacubiriba está crescendo.

Para os mais perspicazes, nem preciso fazer um paralelo entre a história acima com o que está acontecendo com o Vasco. Para ajudar os que não captaram os sinais, serei direto: contratar o Joel Santana a essa altura da sua carreira, só é vantagem para clubes pequenos. E ao fazer uma proposta para o velho Natalino – de UM ANO de contrato – a diretoria dá mais um motivo para os que acusam a gestão Dinamite de apequenar o Vasco reclamarem. E com toda razão.

Talvez até existam nomes piores que o do Joel e, apesar de tudo, acredito seriamente que o Vasco irá voltar à elite sob seu comando. Mas não será POR CAUSA DE, e sim, APESAR DE. Com um elenco muito mais qualificado que todos os seus adversários na competição e a quatro pontos da liderança isolada, qualquer treinador mais ou menos conseguiria manter o time entre os quatro primeiros até a 38ª rodada. Talvez até o Adilson conseguisse. E o Natalino “pode to be” o técnico que nos conduzirá à Série A, mas certamente será com uma equipe fechadinha e, assim como a do ex-treinador, jogando aquém do que deveria e/ou poderia.

No apagar das luzes da sua desastrada gestão, Dinamite resolve tratar um gigante do futebol mundial como se fosse um Itacubiribense FC qualquer. O presidente volta a impor sua vontade e, como não poderia deixar de ser, é para piorar o que já está ruim.

***
Curiosamente, só duas pessoas na diretoria fazem questão de ter Joel Santana no comando do time: Roberto Dinamite e Eurico Miranda. Mais uma vez os dois se juntam por um objetivo comum. Mais uma vez, quem sai perdendo é o Vasco.

Quem sabe se insistência do presidente na contratação não é um agrado para o seu candidato a substitui-lo?

***

Não se pode tirar a parte do Rodrigo Caetano que cabe em mais esse equívoco: demorou a demitir o Adilson e quando o fez, aparentemente só tinha o nome de Enderson Moreira como opção viável. Frustrado nas suas intenções, não conseguiu demover o inoperante presidente da ideia de contratar mais um amigo.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

38 Comentários

Arquivado em Notícias, Política, Reforços

38 Respostas para “Como em Santana de Itacubiriba

  1. ODILON SILVA - RJ

    Tem que fazer o prometido recadastramento da lista de associados, o presidente prometeu fazer esse recadastramento, vamos vê se ele vai cumprir a palavra.

  2. Luiz Henrique

    Gigante do futebol mundial??? Se continuarmos com gestões de dinamites e euvírus, em breve seremos um Bangu.

  3. Diego

    Grande JC…. Concordo q Joel não é o ideal, mas nem o atual presidente é… E pelo que vejo nem o próximo presidente vai ser….então… Creio q o Joel seja dos problemas que temos o menor deles…

  4. alex

    Acho q o joel eh o bombeiro q pode apagar o incendio no vasco. Mas acho q deveria ser um contrato ate o fim do ano.

    Nao acho q o fato de ele estar parado ha algum tempo seja empecilho. O luxa tava encostado tb, pegou os mulambos e ta fazendo resultado.

  5. Só posso falar depois que o técnico trabalhar, porém o Joel com certeza é bem melhor do que o tal burro suado, garanto que não vamos tomar mais aqueles contra-ataques bizarros quando o Vasco estava nas mãos ( patas ) do jumento suado. Falem o que quiserem mas eu já não aguentava mais ouvir aquele discurso idiota da anta suada.

    SDV

  6. Jorge g de Paula

    Nossa torcida é chegada uma polemica e a bater no pessoal da casa, pois quem já teve a experiência de assistir um jogo em São Januário, sabe do que estou falando.
    Os jogadores que temos para disputar o campeonato são esses e salve-se quem puder, por isso pessoal vamos deixar de malhar os jogadores e técnico. O Joel Santana tem história sim, e história vencedora, vamos apoia-lo, enfim queremos e voltar para a série A.
    Se tem alguém para ser malhado ? Tem. A atual Diretoria e as ultima Diretorias que nos levaram a um caminho de vergonhas e derrotas inadmissíveis. Chega de Roberto e asseclas. Chega de Eurico e seu bando. Precisamos de renovação, precisamos de oxigênio, precisamos de gente nova.

  7. JACIEL - RJ

    Meu camarada, tá osso! rsrsrsrsrsrs

  8. Jose

    Jc, suas crônicas geralmente representa o sentimento da maioria dos vascaínos. Por isso que sempre falo da falta de perspectiva. Tem como esperar um 2015 bom? Jc dos candidatos a presidência do clube, qual o melhor?
    Obs. : não há como um time tomar de 5 e ser eliminado pelo ABC e ter elenco mais forte que os demais. Com essa postura o Vasco não sobe.

  9. Juvenal

    Quem? essa é a questão. Só leio criticas mas parece que ninguem tem coragem de palpitar sobre nomes de outros técnicos para o Vasco.
    Como ninguem se manifesta, vamos de Papai Joel mesmo e torcer para o Natalino dar um jeito na equipe.
    Essa do Joel parece ser uma tipica solução de emergencia, pois ainda é melhor ter o JS no comando do que ninguem.
    A COBRA ja era! Agora temos que nos concentrar no BRA e subir de qualquer jeito. Essa é a realidade do Vasco hoje.
    Protestar na frente da casa do Dinamite não vai resolver absolutamente nada. Temos que ter resultados concretos em campo e eu continuo afirmando que os culpados por isso tudo são os jogadores. Pois parecem andar em campo, não se esforçarem, fazerem corpo mole e o pior:
    em vez de mostra MAIS FUTEBOL andam mostrando + vIOLENCIA. !?!?

  10. adriano

    SERÁ QUE O RODRIGO CAETANO NÃO ESTAVA PREVENDO ISSO QUANDO INSISTIA COM O ADÍLSON?!!!! PQ O MERDA DO DINAMITE SÓ TÁ MUDANDO O RETRANQUEIRO!!!! SÓ QUE ESSE, ALÉM DE TUDO É ULTRAPASSADO!!!!!

  11. Yasmin

    Acho que o pode fazer a diferença num momento como este é fazer com que os jogadores tenham consciencia do clube em que estão vestindo a camisa e que não suporta perder, empatar, perder de times de pouca expressão, tem que trabalhar cabeça dos jogadores para os jogos restantes e trazer a torcida de volta para sí. Não sei como fazer mais o caminho das pedras é esse.
    Obs: Não deixar que as tumultuadas e famigeras eleições do clube atrapalha a campanha ruma a elite A.

    • Yasmin – Vc está no caminho certo. Afinal de contas o q ganham os componentes do time do Vasco é muito mais do q um jogador desses times pequenos. E, além disso, quando vc assina um contrato compromete-se a esforçar-se, ao máximo, para q seu patrão (Vasco) se sinta satisfeito com seu serviço. O q não está ocorrendo a não ser com um número limitadíssimo de jogadores do Vasco. Ele (o técnico, é claro) terá q usar de toda a sua experiência para descobrir os q realmente são aproveitáveis e têm vontade de mostrar sua técnica. E por outro lado, tocar no brio dos q estão “acomodados” para q eles provem sua competência, ainda q não seja das melhores. Talvez o Joel, com sua experiência, adquirida nos vários clubes onde funcionou ao longo desses anos todos, possa conseguir, e assim manter o Vasco, pelo menos, no G4.

  12. Anderson Lima

    JC, sobre a afirmação “Com um elenco muito mais qualificado que todos os seus adversários na competição”. Não dá pra acreditar nisso…por nome até pode ser…mas na real…pelo que eu vi…não existe essa diferença tão grande assim não. No mais, é isso mesmo. Por outro lado, com essa situação politica, dificilmente alguém “decente” assumiria o nosso Vasco.

    • JC Barbosa

      Anderson, o Vasco tem um monte de barangas no elenco. Mas não há um time sequer na competição que tenha jogadores do nível do Martín Silva, Rodrigo, Guiñazu, Kleber, Thalles, Aranda, Douglas, Montoya ou Maxi Rodriguez. É óbvio que essa comparação é feita pelo nome (como qualquer comparação), já que se eles não estiverem jogando nada, vão render menos que jogadores mais fracos.

      • Paulo Oliveira

        Então JC,… este é o problema: Não estão jogando NADA!!! Da relação que voce falou quais foram os titulares absolutos nas mãos do Adilço?? Rodrigo, MS, Kleber e Douglas. O Douglas no momento é para ser reserva, o Rodrigo voltou na posição errada, e tem muitos times com goleiro no nível do MS. Na verdade só o Guiñazu se destaca no Vasco. Como disse anteriormente, nas mãos do Adilço ficamos sem saber se temos realmente o melhor elenco da série B. Torço mais do que nunca para que o Joel tenha mais percepção, saia da mesmice, aproveite melhor os talentos da equipe, encontre outras formas de jogo, e saiba olhar o jogo melhor do que aquela besta, para nos mostrar todo este elenco mais qualificado.
        Um grande abraço e Saudações Vascaínas.

      • JC Barbosa

        Não concordo, mas ok.

        Mas quais são os “vários” times que tem goleiro no nível do MS?!?!

      • Paulo Oliveira

        Oi JC.

        Infelizmente as falhas do MS já o colocam ao nível de pelo menos uns 5 goleiros da série B.

        Saudações Vascaínas.

      • JC Barbosa

        Bom…se vc anda acompanhando a Série B com tanta atenção e tem critérios tão precisos pra medir esse tipo de coisa, não está mais aqui quem falou.

  13. Wilson Quaresma

    Tá difícil! O quadro é péssimo. Estamos com o clube em sérias dificuldades financeiras; com o ambiente político conturbado e ocupado por pessoas que nos remetem aos piores pesadelos; eliminados na copa do Brasil; em quinto na série B; com eleições próximas e repletas de sujeira, suspeição e litígios judiciais.
    Esse quadro tem por si só o poder de afastar bons profissionais do Vasco, afora isso, não há bons treinadores disponíveis e os que estão são caros demasiadamente.
    A instabilidade política e um contrato de quatro meses também estreitam as opções.
    Sinceramente não imagino qual a melhor saída; gostaria que pudéssemos contratar o Tite, mas sei que é impossível, todavia, Joel e Renato Gaúcho não deveriam sequer ser cogitados (chega de retrocesso).
    Qual a solução? Não sei. Talvez tocar o barco com J. Luiz e esperar o mercado se abrir ou buscar um consenso entre os candidatos, se é que é possível, para um técnico capaz de tocar um projeto de longo prazo.

  14. Cássio LAVRAS/MG

    Meu Deus!!! Disse tudo.

  15. Claudinei

    JC: venho dizendo há algum tempo, desde o final do ano passado, que o Banana perdeu uma grande oportunidade de sair do clube com alguma hombridade. Deveria ter se demitido, colocando em seu lugar uma comissão administrativa; naquele momento teria algum efeito, hoje, diante do quadro eleitoral, isso é impossível. Só nos resta esperar para que o quadro social do Clube, e não a totalidade de seus torcedores, consiga expressar nas urnas o que é melhor para o Vasco. Se tudo der certo, e espero que sim, em dois ou três anos poderemos voltar a ser o que sempre fomos. Dar certo é fazer uma administração calcada em novos paradigmas. Abraços vascaínos…

    • Diogo

      Muitos falam que o Dinamite tem que sair, ok eu concordo. Mas não p ficar aquela comissão chefiada pelo safado do charuto e o outro candidato do mensalão, que era oq iria acontecer, mas ainda bem que a justiça impediu. Então entre essas duas opções, eu prefiro o Dinamite continuando pq pelo menos ele vai tentar fazer o recadastramento.

  16. Paulo Oliveira

    JC e Vascaínos.

    Me mostrem onde estou errado.
    Em quase todas as crônicas, e também nessa, o que mais lemos é: O time do Vasco é disparado o mais caro e mais qualificado da série B. Aí é que está,… infelizmente não estou vendo isto com clareza. A algum tempo, venho dizendo que o Vasco tem o melhor elenco e o pior técnico da série B. Hoje, já que tivemos o pior técnico, não posso afirmar que temos o melhor elenco, pois aquele que se diz treinador, talvez não estivesse tirando o melhor do elenco do Vasco. Era sempre a mesma coisa, escalações ruins e substituições piores. E daí, não consegui tirar conclusões definitivas sobre o ELENCO do Vasco. O Jordi, Max, Montoya, Aranda, Rafael Silva, Yago, Marquinhos do Sul, Rafael Vaz, Henrique, John Clay, Thalles, etc… realmente tiveram as verdadeiras oportunidades na equipe, ou seja, jogaram na reais posições e foram corretamente trabalhados para renderem 80% das suas capacidades??
    O que o último treinador nos deixou foi uma equipe de qualidade média para ruim, e que não está se caracterizando a melhor da série B. Se formos analisar, podemos ver que o goleiro se iguala a muitos que estão aí. Os nossos laterais são péssimos, qualquer equipe tem uma dupla melhor que a nossa. O nosso miolo de zaga sim, é o melhor que temos. Guiñazu, um dos melhores do time. Agora, Fabrício, Pedro Ken, Douglas e Biteco que teria que ser o fator de desequilíbrio, são sofríveis, e na minha opinião, não deveriam passar pela porta do Clube. O ataque: Edmilson está fraco, Thalles está jogando fora de posição, Kléber é uma inconstância só, e acabou!!!
    O que espero do próximo técnico, é que ele enxergue algo que o outro não teve capacidade de fazê-lo, e nos diga que, realmente, temos o elenco mais qualificado da série B. E sinceramente JC, não vejo no Brasil, grandes treinadores, aquele que não nos faça sentir saudades de Orlando Fantoni, Telê Santana… Talvez o Cuca… mas, vai trazê-lo.

    Saudações Vascaínas

  17. EU acho o Gareca um bom nome,Ele disse na televisão: “Eu jogo para ganhar e eu jogo atacando”.Acho que o Vasco está precisando de alguém, assim.

  18. Ulisses Pinheiro

    OI JC, Até concordo que o Rodrigo Caetano demorou a demitir o Adilson, mas acho que fez isso sabendo que com 150 mil dificilmente teria alguém no mercado a altura, talvez só o Enderson mesmo. A coisa ta tão braba que o Santos provavelmente só demitiu o Osvaldo por que vi a chance do Enderson, o único nome razoável no mercado, vir para o Vasco. Mas culpar o cara pela contratação do Joel eu acho demais. Quem dentro do teto salarial do Vasco poderia assumir este compromisso? Voce preferia o Renight Gaucho? Quem mais? Os caras estão de mãos atadas, já nem conseguem manter o salário em dia dos jogadores, como ririam pagara 400mil pro Osvaldo? Enfim a demissão do Adilson era necessária, mas a questão é a substituição e só por isso eu questionava por que demiti-lo. Mas já que foi mandado embora, não entra dinheiro e uma nova gestão profissional a coisa vai ficar mais feia, acredite em mim!

    • JC Barbosa

      Existem outros que poderiam aceitar. Melhores que o Joel tem mais uns cinco ou seis.

      • Juvenal

        JC – gostaria muito que vc citasse nomes de outros técnicos que poderiam vir para o Vasco.

      • JC Barbosa

        Doriva, Waldemar Lemos, Ricardo Gomes, Arthur Bernardes (foi até cogitado), Nelsinho Baptista, Jorginho (qualquer um dos dois), Lula Pereira, Estevam Soares…melhor que o Joel, até os fracos são.

  19. Amado

    É JC, o Dinamite tá fazendo de tudo pra deixar sua marca no clube. Infelizmente, de forma negativa!
    Pra ser sincero, até acho que o Joel possa dar um jeito no time. Ele é bonachão e folclorico, mas pode acabar mudando os ares do grupo.
    Claro, não acho ele o nome ideal, ele ja deixou de ser técnico faz tempo, mas pelo visto é ele e ponto final. Agora, contrato de 1 ano é brincadeira de mal gosto, na boa! Se bem que muito provavelmente ele não dure tanto, não me lembro de um trabalho dele atual que tenha durado tanto. Ele é técnico pra tirar o time do sufoco, não pra trabalho longo.
    E eu concordo com o Caetano deu mole em não mandar o Adilson embora antes. Se tivesse mandando na parada da Copa, as coisas seriam diferentes.
    Espero que ao menos o time comece a jogar mais e a gente não passe tanta raiva daqui em diante. Não sei se isso chega a ser um sonho, mas…
    SV

  20. KATE-CRVG

    No Vasco as coisas estão dificeis até de pronunciar “Itacubiribense”. ô timizinho de palavra dificil…

  21. Diogo

    Em relação ao Rodrigo Caetano, não sei o quanto de poder ele teria p tirar o Adilson antes. Estamos vendo que até na contratação do novo técnico não depende só dele, pq ele não quer a contratação do Joel. Talvez ele até quisesse tirar o Adílson, mas não pode ou até pensou adiante, achando que não teria técnico bom disponível para ser contratado (na minha modesta opinião o único técnico bom seria o Oswaldo de Oliveira e mesmo assim sabemos q a chance dele vir é quase nula..)

    • JC Barbosa

      Mesmo que ele não tivesse poder – e tem – as declarações dele após a demissão (quando disse que não sabia se queria mesmo demiti-lo) já entregam a posição dele com relação ao caso. Sobre depender dele contratar um novo técnico, essa foi uma daquelas vezes em que o Dinamite resolve botar uma moral. São raríssimas, e sempre para ajudar os amigos.

  22. Carlos

    Concordo com vc mas a situação está tão caótica que estou vendo o Joel, aquele que mandou o Pedrinho em bora, uma opção menos pior.
    Só espero que o retorno a série A não seja critério de continuidade do técnico para o próximo ano e sim qualidade do time e aproveitamento da base.
    Lembro que ano passado nossos “DIRIJEGUES” consideraram o BOM trabalho do AB, coisa que eu não vi, e renovaram para série B.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s