O que Jorge Luiz pode fazer?

Tentem imaginar o que se passa na cabeça o Jorge Luiz hoje. Recebendo no colo a interinidade como treinador do Vasco, tem a missão de conquistar a vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil, sabendo que, mesmo que o time faça a melhor apresentação do ano e goleie o ABC na Arena das Dunas, em pouco tempo ele voltará a ser um mero assistente técnico (provavelmente do Enderson Moreira que, dizem, está bem perto de ser anunciado).

Mas não deve ser apenas isso que passa pela cabeça do ex-zagueiro. Ele sabe que independente do empate em 1 a 1 na Colina, será uma vergonha absoluta perder a vaga. Não apenas porque estamos falando de um confronto entre um dos maiores clubes do mundo contra o 14º colocado da segunda divisão do combalido futebol brasileiro, mas também porque o elenco que ele tem em mãos é muito mais qualificado (pelo menos no papel e nos salários) que o do seu adversário.

O que fariam vocês se estivessem na pele do Jorge Luiz? Sabendo que não têm muito a perder fariam um time mais ousado? Ou seriam mais cautelosos, tentando o resultado com paciência, para não correr o risco de perder uma partida que definitivamente queimaria o filme de vocês?

Infelizmente, o que pensa o deixa de pensar a torcida é irrelevante. Somente o técnico interino tomará decisões hoje. E se analisarmos bem, Jorge Luiz nem tem muito o que fazer.

Ele pegará um time que não tem padrão de jogo e com desfalques. Terá pela frente um adversário que tentará a todo custo não sofrer gols, o que lhe garantirá a classificação. E, sejamos sinceros, se o Jorge Luiz tivesse tantas ideias assim sobre como melhorar o time, talvez o Adilson as tivesse escutado em algum momento.

Uma das provas de que não veremos muitas mudanças na partida de hoje começa logo pelo começo: com a saída do Adilson e a ausência do Martín Silva – que serve sua seleção – criou-se a expectativa de que poderíamos ver outro goleiro, que não o Diogo Silva, como titular. Mas Jorge Luiz não se fez de rogado e manteve o “goleirão”, o que significa que deveremos fazer, no mínimo, dois gols para conseguir a classificação sem precisar de penalidades. Para compensar a decisão discutível, Jorge Luiz deu alguma sorte por poder contar com Diego Renan, que volta de contusão. E ao invés de escalá-lo onde vinha jogando, na lateral esquerda, colocou-o na direita. Nessa o interino mandou bem, já que é melhor ter uma íngua como o Marlon em campo a ter André Rocha, que consegue ser muito pior.

 Na frente, Jorge Luiz também não ousou e nem teria como ousar. O rodízio de atacantes caindo pelos lados do campo já era uma prática com Adilson e a escolha pelo Montoya não foi uma tirada de coelho da cartola. Como Fabrício foi estupidamente expulso no jogo de ida, Aranda toma seu lugar, jogando ao lado do Guiñazu. Já vimos o Vasco tentar jogar com esse esquema, que na teoria até seria bom (dois cães de guarda, dois meias abertos pelos lados e Douglas centralizado). A questão é: se várias vezes o time falhou atuando de forma parecida, porque dará certo hoje?

 Se Jorge Luiz motivar os jogadores e conseguir transformar em superação o natural clima ruim depois de uma goleada humilhante e a demissão do técnico, o treinador interino terá feito metade do caminho para a classificação. E essa talvez seja a maior contribuição que ele pode oferecer nesse momento.

Copa do Brasil 2014

ABC x Vasco 

Gilvan, Patrick, Marlon, Samuel e Somália; Fábio Bahia, Daniel Amorim, Liel e Lúcio Flávio; Dênis Marques e João Paulo.

Diogo Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Aranda, Dakson, Douglas e Montoya; Kleber.

Técnico: Zé Teodoro.

Técnico: Jorge Luiz (interino).

Estádio: Arena das Dunas. Data: 02/09/2014. Horário: 19h30.  Árbitro:  Luiz Flavio de Oliveira (SP). Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).

O canal Fox Sports transmite para seus assinantes de todo o Brasil. 

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

51 Comentários

Arquivado em Adversários, Pré-jogo, Reforços

51 Respostas para “O que Jorge Luiz pode fazer?

  1. JC eu fiquei muito puto da vida ontem ,mais vamos lá vamos imaginar jogar desse jeito contra o cruzeiro ?

  2. alex

    Sera q o sampaolli nao seria uma boa nao?

  3. alex

    E o fundo do buraco nunca chega. Qual sera a proxima vergonha? Nao subir?

  4. Carlos

    ctrl C – Ctrl V do comentário que fiz no jogo de ida:

    Time experiente? 6 Cartões (5 A e 1 V) contra o abc.
    Guinazu – Amarelo (novamente por reclamação)
    Douglas Silva – Amarelo p/falta (achei rigoroso)
    Rodrigo – Amarelo (reclamação), este todo jogo quer apitar são não tá jogando.
    Douglas – Vermelho p/briga (achei um pouco exagerado, más, também não tá jogando nada)
    Diego Renan – Amarelo (reclamação)
    Cleber (não tenho certeza) – Amarelo (reclamação)

    OBS: Em 2 jogos contra o ABC 12 cartões. No jogo de ontem o ABC levou 3 cartões.

    Não sou psicologo, más esse time do vasco esta completamente desorientado.

  5. Rogerio

    No Fox Sports, João Guilherme disse que Dinamite gostou do nome do Joel Santana. Será que esse é o golpe de misericórdia dessa “administração”?

  6. alex-es

    E mais uma falha do Diogo Silva!

  7. Wesley

    Como Sao as coisas , estive lendo alguns comentários e em todos havia critica ao melhor jogador do Vasco na partida, também criticaria muito se pudesse comentar antes .
    A verdade e que em questão de futebol , já estou louco que o ano acabe logo e que todos que la estão desapareça , o clube está uma verdadeira desgraça , se as coisas não mudarem logo vamos um gigante morrer e infelizmente será o nosso clube .
    Se nãohouver uma reformulação e um toque de milagre esse clube vai se encolher ate acabar , que as coisas mudem logo ou a serie B vai ser algo que vamos almejar em como títulos e isso sim vai ser o princípio do fim .

  8. josé

    Acabo de sair do trabalho, ligo o rádio do carro e escuto a narração de um novo vexame vascaíno, além disso pela entrevista dos jogadores no final do jogo, tive a certeza de que não era culpa do treinador como eu pensava (ou queria), é culpa do próprio elenco, pois é evidente que há um racha, por isso que somos obrigados a assistir jogos tão horrorosos. O pior de tudo é que não consigo ter perspectivas de ver um Vasco forte nem daqui a dez anos. É triste, é lamentável, mas é a pura verdade.

  9. E assim perdemos para o poderoso ABC, como eu já disse, não me espantaria o Vasco não conseguir uma vaga para a séria A.
    SDV

  10. Wilson Quaresma

    Cara, que tristeza, que desânimo.
    Roberto, Eurico, Peralta, Coelho e todos os miseráveis conselheiros, candidatos e membros de torcida organizada vcs acabaram com a Instituição VG em troca de interesses pessoais e vaidade. Sou vascaíno, continuarei vascaíno e associado, mas não creio mais em recuperação. Subindo ou não, jamais voltaremos a ser o que um dia fomos.

  11. Evandro

    Acho q se o time resolver jogar, da para ganhar tranquilamente. Nosso elenco é limitado, mas mesmo assim somos bem melhores do q qq time da segunda divisão. O problema é o time querer jogar, correr.
    Qto a questão do técnico, achava uma boa o Enderson (mas já rodamos). Acho q pra ser técnico do Vasco, o candidato tem q responder a uma simples pergunta antes, na ausência do Martin Silva, vc escalaria o Diogo Silva?? Dependendo da resposta, não merece nem ouvir a proposta. Na minha opinião, sem chance pra Dorival, Joel ou outra porcaria qq. Melhor economizar com um técnico barato do q trazer essas barangas encostadas.

  12. Yasmin

    Em outros tempos, que não queria treinar o Vasco. Hoje tem jogadores e tecnicos que não querem nem chegar perto de São Januário. o Enderson foi um.

    • JC Barbosa

      Não foi isso. Ele recebeu uma proposta melhor antes de assinar um contrato. Coisas do mercado.

      • Wanderson DS

        analisando com cabeça mais fria, o Enderson era o único disponível e na ‘realidade’ do Vasco que me parecia um bom nome… agora já tão falando que a diretoria e o Dinamite quer o JOEL SANTANA… fala sério maluco… o fundo do poço nunca mais terá fim????

  13. Beatriz

    Sei que tu não gosta, mas vamos mesmo de papai Joel.

  14. Beatriz

    Quero o meu Vasco vencedor de volta…!!!

  15. Jose

    O Kleber não estava suspenso?

  16. JC – Obgdo pela info., mas julguei q através dos canais da imprensa vc tivesse sabido sobre se o Jordi teria sido submetido a algum/uns teste/s pelo Germano e não teria sido aprovado. Ou se é apenas uma questão de preferência do treinador. E o outro goleiro, Coppetti(?), recentemente contratado não preenche os requisitos? Desculpe minha insistência no assunto mas estou, como tantos outros vascaínos, procurando uma resposta que me satisfaça e me deixe menos intranquilo

  17. adriano

    OSWALDO DE OLIVEIRA TÁ DISPONÍVEL!!!!!

    • JC Barbosa

      E é muito caro. E dificilmente aceitaria voltar ao clube com a possibilidade, ainda que fosse remota, do Eurico voltar à presidência.

      • TOMAS COSTA

        JC a volta do Eurico parece que não é tão remota assim não. Se tudo caminhar da forma que está sendo, teremos o charutão de novo no comando e aí amigo só Deus sabe o que vai acontecer com o nosso vasco. O pior é que não vejo nos outros candidatos propostas concretas que realmente possam mudar a nossa atua situação. O que vc acha ?

      • JC Barbosa

        Não falei que a volta do Eurico é remota, pelo contrário. Eu disse que o Oswaldo “dificilmente aceitaria voltar ao clube com a possibilidade, ainda que fosse remota, do Eurico voltar à presidência”. Ainda que fosse, mas não é.

  18. SNIPER

    Diogo Silva de novo?? Não acredito!!

  19. NÃO ACREDITO , QUE SAIU UM BURRO E ENTROU UM JEGUE ,NÃO É POSSIVEL QUE UM TREINADOR DEIXE NO BANCO DE RESERVAS O MAX RODRIGUES ,PELO AMOR DE DEUS ,TIRA O DAKSON E COLOCA O ARGENTINO…ANDEI DANDO UMA OLHADA NO TIME DO ABC VI QUE ELES TEM MUITOS PROBLEMAS PARA ESCALAR O TIME ,OU SEJA ,NÃO É POSSIVEL QUE O VASCO DEIXE ESCAPAR A CLASSIFICAÇÃO ESCAPAR ,SENDO QUE CLASSIFICANDO VAI PEGAR O CRUZEIRO ,AI O FINAL AGENTE JÁ SABERÁ NÉ ,POIS O VASCO TEM CONDIÇÃO NENHUMA DE ENFRENTAR O TIME AZUL,MAIS VAMOS QUE VAMOS….ADRIANO ,CUMURUXATIBA-BAHIA

  20. JC – Falou-se muito no JORDI naquele torneio q houve em BH (?) e a turma tem insistentemente estranhado que ele não seja escalado, mormente porque o Diogo Silva, infelizmente, não é confiável. Afinal o q há, realmente, sobre o Jordi? Ele está ou não pronto para enfrentar essa responsabilidade? Que não é pequena, convenhamos.

  21. MAURILIO MOURTHÉ DE SOUZA

    Oi Jc, eu continuo dizendo,saiu o “BURRO SUADO”, , falta o Diogo Silva,junto com Carlos germano, e Douglas arrasta -pé. Aí será o novo Vasco; com os dois é só sapecaiaiá no nosso lombo.

  22. O Vasco vai por em campo essa Ameba , esse goleiro e muito ruim , o fluminense tem escalado um goleiro novo parece que chama Klever , porque o vasco não da uma chance para o Jordi , e um absurdo por esse mao de alface, o sofrimento não pode parar.Saudaçoes Vascaínas.

  23. JC, o que tu pensa sobre escalar o Vasco com uma linha de 4 zagueiros?Assim como a Alemanha fez na Copa do Mundo. Utilizaríamos Luan, Douglas Silva, Rodrigo e Rafael Vaz.

    • JC Barbosa

      Bom…a Alemanha deslanchou mesmo quando largou essa formação, né?

      De qualquer forma, vc vai sugerir isso logo quando temos apenas um zagueiro confiável (e que ainda assim vacila eventualmente)? Com Vaz e D. Silva no esquema?

      • A Alemanha não evoluiu só pela mudança de sistema, entre outras coisas, o fato de Lahm render mais como lateral ajudou bastante.
        E óbvio que também não quis comparar o elenco alemão com o elenco vascaíno.

        Sugeri isso, porque assim como o Vasco a Alemanha (e praticamente todos os outros times do mundo) também carece de bons laterais, com exceção do Lahm. Os nomes que citei, são os nomes que temos disponíveis no elenco no momento. Além deles, temos o Anderson Salles e o Jomar o primeiro ainda não vi jogar e o Jomar não está muito acima dos demais.

      • JC Barbosa

        Acho que o Jomar foi negociado.

      • Um adendo: quando eu escrevi: “…com exceção do Lahm”, eu me referi ao futebol alemão e não quis dizer que ele era o único lateral bom no mundo.

    • David

      Rafael Vaz e Douglas Silva?? Nem sabem marcar e nem sabe defender bem!
      Mantenha o Diego Renan na lateral direita, Lorran na esquerda, Luan e Rodrigo na zaga.

      • Cada um tem uma opinião, David. Eu particularmente, acho que o Diego Renan e o Lorran são dois laterais extremamente fracos, assim como os demais que lá estão.

        Não discordo que a dupla de zaga titular (com as peças que temos) tem que ser Luan e Rodrigo, mas vejo as laterais como um problema enorme e fato de escalar zagueiros por aquele setor pode ser (veja bem, eu disse: pode) que resolva.

      • JC Barbosa

        O Lorran é um garoto ainda. E não deve ser tão ruim sendo da seleção de base. Não dá pra sair crucificando quem nem acabou a formação.

  24. Olá Rodrigo. Que bom ver um conterrâneo neste blog vascaíno de alto nível. Sera que vc também é tunante, e carrega a cruz de malta duas vezes no peito? Um grande abraço deste mosqueirense já aqui radicado há muitos anos.

  25. TOMAS COSTA

    Bom dia Galera !

    Espera aí, é verdade que o goleiro vai ser o Diogo Silva ??????????????

    Tira o tubooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo !!!!!!!!

    Sem comentários, acho que ta faltando homem na colina, pois não é possível que não exista ninguém lá que consiga dá um chute na perna desse infeliz, ou melhor quebrar as duas mãos dessa praga pra ver se ele vai embora de vez do clube.

    O time para hj eu escalaria da seguinte forma :

    Jordi ou o goleiro que veio de portugal;
    Diego Renan
    Anderson Sales
    Rodrigo
    Loran
    Guina
    Pedro Ken (se puder jogar) Aranda
    Douglas
    Max Rodrigues
    Talles
    Kleber

    No momento esse é o time menos ruim que temos.

    Hoje é dia de mais sofrimento, podem ter certeza, espero pelo menos que não nos envergonhem, novamente. Não classificar hj é normal, aliás acho até melhor, pois poupa o vexame de jogarmos contra o Cruzeiro, e ainda serve para que o novo treinador tenha mais tempo para treinar o time. Sem falar que é bem melhor focarmos apenas na série B, pois se brincarmos não voltamos para a primeira divisão.

    Saudações Vascaínas !

  26. Rodrigo Príncipe - Belém-Pa

    Olá JC,

    Em primeiro lugar quero lhe dizer que sou um admirador seu e que lhe acompanho desde o início do Blog da Fuzarca no globoesporte.com e lhe parabenizo pela sua maneira de escrever, sempre equilibrado mas sem deixar de mostrar de maneira sempre muito clara as suas opiniões e tudo que se relaciona ao Vasco da Gama. nunca comentei, mas como (quase) tudo tem uma primeira vez na vida vamos lá.
    O que o Jorge Luiz poderia fazer hoje é, além de não escalar o Diogo Silva, simplesmente tentar motivar os jogadores, tentar uma injeção de ânimo, enfatizando a grandeza do clube, e o fato de que a copa do brasil é a única chance de o vasco se classificar para a libertadores 2015, apesar do fato de, em caso de classificação, enfrentar-mos o cruzeiro na fase seguinte, mas em competição mata-mata tudo pode acontecer nós estamos falando de vasco da gama, sem falar na obrigação moral do Vasco em vencer um clube como o ABC-RN ( com o devido respeito ao clube potiguar), na escalação acredito que ele fez o certo sem invenções colocando o Montoya e o Diego Renan, emfim é isso fazer o peso da nossa camisa jogando com inteligencia e raça ( e rezando pro Diogo Silva não entregar a rapadura) tenho a plena convicção de que sairemos classificado da belíssima arena das dunas.

    Saudações vascaínas!

  27. Amado

    Infelizmente o que ele podia fazer, ele não faz! Que é tirar esse ameba do Diogo Silva do gol! Mas pelo visto, o muleque deve ser muito, mas muito gente boa e se esforçar muito nos treinamentos pra sempre ter sua vaguinha garantida. Ou então o Jordi nos enganou legal no passado e é pior que o Diogo!
    De resto, não acho que o problema do Vasco seja falta de jogadores. Temos elenco de sobra pra série B e pra enfrentar o ABC. O problema é maior que isso e não acho que o interino é que vai resolver. E tbm, da forma que o time vem jogando, a menos que ele tome outra goleada, não acho que o filme dele vá se queimar. A torcida já está tão resignada com a situação, que uma eliminação hj vai ser tratada como normal, infelizmente.
    Eu ainda to em duvidas se assisto ou não esse jogo. Canse de passar raiva com esse projeto de goleiro.
    SV.

  28. Wilder

    A relação do Diogo Silva com o Vasco é um caso de estudo sério! É inacreditável que um goleiro tão fraco, com uma participação tão efetiva no rebaixamento do Vasco em 2013 e com a repetição destas falhas grosseiras em 2014 continue no clube! E o pior: Como reserva imediato de um goleiro que vive fora por acompanhar a seleção do seu país. É triste ver o vasco na mão de pessoas que possuem outros interesses que não o sucesso do clube…

    • Wanderson DS

      Palhaçada mesmo… isso q o VASCO tem um goleiro promissor da base que é o JORDI e ainda contrataram o Rafael Copetti ex-inter não sei pra quê então… como eu disse é uma AFRONTA esse cara ter continuado no elenco esse ano, e pior, sendo o reserva imediato! Todo jogo é certeza de pixotada e gols defensáveis!!! MAS O Q ESPERAR NESSE CAOS Q VIVE O CLUBE POLITICAMENTE? INTERFERÊNCIA TOTAL DENTRO DE CAMPO E MAIS E MAIS HUMILHAÇÕES E VERGONHAS MANCHANDO A GLORIOSA HISTÓRIA DO TIME!

  29. Wanderson DS

    O que eu faria? Tiraria TODOS OS SANGUESSUGAS, os displicentes, os que estão cagando pra situação do time, depois daquela passividade vergonhosa contra o Avaí… primeiro de tudo NUNCA escalaria essa desgraça de diogo silva, é uma afronta continuar escalando esse imbecil! Tiraria Douglas Silva, Marlon, Aranda, Dakson, Seu Boneco Douglas, o doente mental do Kleber, etc… Colocaria mais a MOLECADA DA BASE, e outros que não vem tendo oportunidades… talvez tenham mais vontade e VERGONHA NA CARA! Primeiro que se não se classificar não será por causa somente desse jogo, mas sim de não ter feito a OBRIGAÇÃO na ida… agora qualquer coisa seria lucro! Melhor ser desclassificado tentando MUDAR do que continuar as MERDAS que o prof. pardal vinha fazendo!!!

    • JC Barbosa

      Colocar um time de base num jogo como esse seria entregar a vaga e ainda queimar a molecada. Se é pra queimar alguém, que sejam os que já fazem isso há um tempo.

      • Wanderson DS

        Não é todo mundo da base, e sim alguns nos lugares dos CÂNCERES do time!

      • JC Barbosa

        Mas vc falou que tiraria seis jogadores do time, sem contar o “etc”. Quem sobraria? E, sinceramente: se colocar alguns garotos da base, pelo que já mostraram em campo, é melhor deixar os cânceres.

    • Wanderson DS

      Jordi (ou Coppetti), D. Renan, Rodrigo, Anderson Salles, Lorran, Guiñazu, J. Cley, Maxi Rodrigues, Montoya, Yago e Thalles… começaria mais ou menos assim!

      • David

        Aposta muito ousada na sua escalação, principalmente porque o Vasco sempre leva aqueles contra-ataques e só com um volante de marcação Guiñazu ficaria sobrecarregado. Maxi Rodriguez foi bem no primeiro jogo, mas no segundo ele armou os contra ataques e realmente não foi bem, contudo ainda prefiro ele do que um jogador parado como o Douglas.
        Melhor escalar dois volantes para cobrirem as laterais e avisar que quando um lateral sobe o outro fica na defesa marcando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s