Domingo indigesto

Como eu bem disse ontem, o Paraná era realmente uma tremenda carne assada e definitivamente terá problemas para se manter na “disputada” Série B. O tricolor paranaense é tão ruim, mas tão ruim, que mesmo com o Vasco fazendo de tudo para perder a partida, nosso adversário não conseguiu sequer um empatezinho e acabou perdendo por 1 a 0.

 

O que deveria ser um típico almoço de domingo quase terminou em indigestão para o excelente público presente na Colina. Mas o problema não foi do prato escolhido, e sim de quem deveria ter tido uma digestão fácil. O Vasco, com dois meias ofensivos, até começou pressionando, mas raramente conseguia levar perigo. Apenas as jogadas pela esquerda saiam – por onde viram os melhores lances do time, como a cabeçada de Thalles na trave e o próprio gol de Douglas Silva – e era notório que o sistema defensivo não estava lá essas coisas. Não valorizávamos a posse de bola, tentando sempre acelerar o jogo e errando passes, o que deu várias oportunidades pra o Paraná explorar os contra-ataques. E com dois laterais fracos na marcação, os volantes não conseguiam dar a cobertura necessária aos constantes avanços do Carlos Cesar e do Diego Renan.

Some isso ao Rodrigo ainda sem ritmo, não conseguindo mostrar seu bom posicionamento nas bolas aéreas e pronto. O Paraná começou a explorar os cruzamentos e invariavelmente levava a melhor nas disputas pelo alto. Isso fez com que “San” Martín Silva nos salvasse em pelo menos dois lances decisivos e saísse de campo como o melhor da partida.

A saída do inoperante Dakson para a entrada do Lucas Crispim ajudou um pouco na mobilidade do time, mas não foi o bastante para que criássemos chances de gol. A entrada do Marlon, após contusão do Diego Renan, tampouco resolveu os espaços deixados pela nossa marcação. As poucas chances que surgiram, vieram todas do Paraná, exceto o maior mico da partida: a cobrança de pênalti perdida pelo Kleber, bisonha desde o início do lance. E, mesmo com um a mais em campo – um zagueiro adversário foi expulso ao cometer a penalidade – por pouco não sofremos o empate no final, em mais uma jogada de bola alçada à área.

O Vasco venceu, subiu posições e, com um jogo a menos, está a um ponto do G4. Mas nada disso apaga o fato de que penamos demais para vencer um time que está no Z4 da Série B. Que, mais uma vez, vencemos por conta de um lance de bola parada e pouco conseguimos fazer com ela rolando. Tampouco nos faz ignorar que as alterações feitas pelo nosso técnico não resolvem nossos problemas defensivos, mesmo diante de times de uma fragilidades notória.

 Antes da parada da Copa, o Vasco venceu mesmo tendo uma atuação ruim contra o Boa Esporte, o que garantiu a permanência do Adilson no cargo. Agora, depois de outra vitória apresentando um futebol abaixo da crítica, não há nada que justifique sua permanência no cargo.

 As atuações…

Martín Silva – o herói do jogo, garantiu os três pontos com pelo menos três grandes defesas.

Carlos Cesar – tenta apoiar, mas raramente consegue concluí-las com êxito. E assim como não rende o que pode no ataque, deixa muitos espaços na defesa, além de continuar cometendo muitas faltas. Sua melhor participação foi ao travar um chute que tinha endereço certo no primeiro tempo.

Rodrigo – ainda fora de ritmo, ainda não mostra o bom posicionamento que o torna eficiente para evitar o jogo aéreo dos adversários.

Douglas Silva – também vacilou várias vezes no posicionamento nas bolas alçadas à área, mas compensou suas falhas ao marcar o gol da vitória (que o tornou artilheiro do time na competição).

Diego Renan – fez boas jogadas pela esquerda, inclusive sofrendo a falta que rendeu o nosso gol. Mas deixou muitos espaços pela sua lateral, o principal caminho para o ataque do Paraná. Saiu contundido para a entrada de Marlon, que nem apoiou como Diego e não conseguiu fechar os espaços na esquerda com eficiência.

Guiñazu – tem carregado piano com a saída de um volante, mas não consegue fazer o trabalho todo sozinho com efiência.

Fabrício – começou bem a partida, avançando com alguma eficiência e ajudando a iniciar as jogadas de ataque. Mas sumiu completamente no segundo tempo, não sendo muito útil ofensiva ou defensivamente.

Dakson – não foi nem de longe o jogador eficiente da partida contra a Ponte. Passou praticamente em branco no primeiro tempo e foi substituído por Lucas Crispim, que foi um pouco mais efetivo na criação de jogadas, mas não o bastante. Teve a chance de ampliar o placar quando pegou o rebote no lance do pênalti, mas isolou a bola.

Douglas – mesmo sendo o mais lúcido do meio de campo, não conseguiu municiar o ataque o bastante. Deu alguns bons passes e acertou o cruzamento para o gol do seu xará na zaga.

 Kleber – vinha tendo uma atuação discreta até protagonizar o maior mico da partida: acertou um tapa num marcador, aproveitou um vacilo do Paraná no mesmo lance e sofreu pênalti. Pediu para bater, cobrou de forma ridícula e depois disso passou a querer compensar o erro chutando toda bola que lhe caiu nos pés. Ainda falta MUITO para justificar a esperança que parte da torcida depositou em seu futebol.

Thalles – jogando muito longe da área, não fez uma partida que chamasse a atenção da torcida, mas se movimentou bastante, deu bons passes e quase marcou em uma cabeçada antes dos 10 minutos de bola rolando. Edmilson entrou em seu lugar no fim do jogo e só apareceu ao deixar um jogador do Paraná passar pelas suas costas para quase marcar o gol de empate depois dos 45 minutos do segundo tempo.

***

A presença de 17 mil torcedores em São Januário acabou sendo manchada pela briga, protagonizada por pessoas ligadas às chapas que concorrem à presidência, que aconteceu nas sociais.

É triste ver que alguns correligionários de certos candidatos são tão truculentos quanto as organizadas.

***

Por falar em eleições, a Rádio Globo promove um debate entre os candidatos à presidência do clube. Será às 12 horas e recomendo todos a ouvirem (quem for de fora do Rio pode acompanhar pela internet).

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

24 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

24 Respostas para “Domingo indigesto

  1. Juvenal

    Realmente no sabado San Martin mais uma vez salvou a patria.
    E quando o goleiro é o melhor do time, tem que acender a luz vermelha.
    Nosso ataque continua inexistente, tanto que os gols são feitos por gente da defesa. Nem penal os caras conseguem fazer, Aliás o Kleber até agora não justificou a sua vinda!
    Essa agora é para descontrair: …e quem diria…LULA na Gavea,
    ou seja LUxa LAnterna na Gavea! Essa é de lascar!

  2. David

    Bom post JC!
    Só não tenho tanta certeza que o Vasco irá subir esse ano com esse futebolzinho apresentado. Até porque tem no momento 7 clubes melhores que o Vasco. Com esse treineiro que distribui coletes aos amigos vai ficar ainda pior para subir.
    Vai entender as preferências do Adilson… Crispim… Kleber…Fabrício… Douglas Silva…
    Será que o Richard na lateral direita seria melhor do que André Rocha e Carlos César?
    As subsitituições… sempre o previsível Adilson e suas substituições que não mudam o panorama da partida e nem a forma de jogar do Vasco.
    Caso o time não melhore essa segunda divisão será engraçada ano que vem com Vasco e mulambos disputando!

    • JC Barbosa

      Se levarmos em consideração o aproveitamento, só há três equipes melhores que o Vasco.

      • David

        O problema JC é que o parâmetro para subir para a série A não é aproveitamento e sim quantidades de pontos acumulados durante o campeonato.
        E falando em aproveitamento… o do Vasco deveria ser muito melhor do que é hoje! Ridículo o Vasco com o aporte, investimento feito e elenco caro que deve ser os maiores salários da segunda divisão, ainda não ser líder do campeonato ou mesmo estar entre os quatro primeiros!

      • JC Barbosa

        Mas vc não falou em parâmetro pra subir, e sim que há sete time melhores que o Vasco. Na prática, não há. Uma vitória no jogo que nos falta e estaremos no G4.

        Minha resposta foi apenas para mostrar que as coisas aparentam estar muito piores do que são por conta da expectativa criada (único time grande, elenco disparadamente mais caro da competição). Mas estando na 13ª rodada e onde estamos na tabela, colocar em dúvida nossa subida me parece um tanto exagerado. Mesmo que vc só leve em consideração o futebolzinho apresentado pelo Vasco, não dá pra ignorar que os outros times não estão longe disso.

        Vale lembrar que em 2009 não estávamos tão melhores a essa altura da competição e fomos campeões com rodadas de antecedência. Por isso que acho praticamente impossível não subirmos.

  3. Murillo Santiago

    PS.: Esqueci-me de mencionar que um time, que após 13 rodadas, tem o zagueiro de artilheiro e com 3 gols, não merece muito elogio. E nem vou começar a ladainha dizendo quem nós já tivemos no ataque.
    E pra constar, continuo achando o Douglas Silva horroroso.

  4. Murillo Santiago

    Amplio um pouquinho a discussão, dizendo que não encontro muita diferença entre o nosso péssimo futebol e o péssimo futebol de 12 times da série A. Nosso futebol é ridículo. Tento tomar cuidado pra não tornar minha paixão num vício sem vergonha, porque está complicado ter acesso a tanta coisa ruim e permanecer inerte.
    Somos pioneiros (Vasco da Gama), em tantas coisas excepcionais e hoje estamos regredindo em todos os quesitos (uso essa palavra pra lembrar nosso grande presidente de escola de samba que fechou com o eu rico). Dentro de campo uma vitrine pra um amontoado de jogadores que em dezembro vão meter o pé, tipo Crispim, Kleber, Douglas entre outros, não que sejam mt coisa e que farão grande falta, mas em comparação com 2009 me parece muito pior. Não julgo 2009 como perfeição, pelo contrário. A vitrine foi sensacional pro Carlos Leite e cia, mas como torcida estávamos mais unidos, como time pensavamos no ano seguinte( no que eu me lembro) e tínhamos um quê de organização fora das quatro linhas. Hoje, são diversos agravantes, torcida dividida, revoltada e sem esperanças, com razão; crise técnica e tática; e uma crise política igual a de sempre só que num cenário catastrófico, sem precedentes.
    O que me “anima” é que estamos no fim do poço. Anima porque, pra mim, não dá pra ficar pior. Precisamos de um alento profissional com pulso e ideias verdadeiras e um plano coerente, talvez os resultados não sejam imediatos, mas em médio prazo sejamos de novo o Gigante da Colina.

  5. TOMAS COSTA

    Bom dia Galera !

    Perfeito post JC, parabéns, vc discorreu muito bem a nossa atual realidade, corroboro totalmente com as suas palavras.

    Só umas coisinhas que eu queria dizer :

    Que saudades do Romário, do Edmundo, do Dinamite (como jogador), que saudades até do Leandro Amaral que vira e mexe metia seus golzinhos, agora temos que aturar esse bando de cabeças de bagres que não conseguem fazer o simples.

    Outra coisa , o Adilson é tão ruim que intimida até os jogadores em campo, os caras parecem que tem medo de fazerem jogadas, parece que são determinados a marcarem , marcarem e marcarem ( e mal), nada além disso. Caramba futebol é alegria, até nós mesmos peladeiros, de vez em quando fazemos umas belas jogadas, pq jogamos com alegria, com prazer, futebol é isso e não só esquema tático, marcação cerrada e etc. Aliás o atual nível do futebol brasileiro é lastimável, vide os jogos que se apresentam até mesmo na primeira divisão.

    É muito triste assistir aos atuais jogos do vasco, pois já sabemos que alegria não vamos ter, e que muita raiva vamos passar, isso é fato, agora levar sufoco do fraquíssimo Paraná com um jogador a menos, aí já é demais.

    Espero que as eleições aconteçam mesmo nessa quarta e quem entrar que tome como primeira medida demitir o sr. Adilson Batista, pois ainda é tempo de alguém chegar e acertar esse mediano time vascaíno, pois pode não ser um bom time, mas é menos ruim que os outros da série B.

    Quanto ao debate da “radio grobo” de ontem, foi um verdadeira palhaçada, debate em que os candidatos tinha apenas 1 min. de resposta é brincadeira, por isso que o Eurico não foi, afinal só pra começar a falar ele levar 1 min….kkkkk. Se é pra fazer um debate que faça direito com tempo para que todos possam se pronunciar e que elucidem as perguntas de forma concreta para a compreensão dos torcedores.

    Só mais uma coisa, pelo menos uma alegria nós estamos tendo que é ver os mulambos segurando a lanterna, tomara que siga assim até o fim.

    JC vc tem preferência por algum candidato ? Parece-me que o Julio Brant tem boas idéias e representa algo novo no cenário cruz-maltino, vc concorda ?

    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !

  6. Carlos

    Sou vascaíno de coração, mas não posso deixar de falar de coisas bizarras.
    Ontem o narrador da rede grobo, Luis Roberto, depois de tentar defender o time deles varias vezes, constatou no final do jogo: “O FRAMEGO PERDEU POR CAUSA DO PAR OU ÍMPAR” .

    Eu acho que esse time não cai, É MUITA MUTRETA.

  7. ODILON SILVA -RJ

    Tinha que adiar as eleições para o fim do ano, o presidente da assembleia geral ficaria como presidente do Club, até as eleições no fm do ano. Lamentável, doloroso, triste, essa sujeira de compra de votos nas eleições vascaína, a pior coisa que aconteceu no processo eleitoral vascaíno em todos os tempos, fraude, estelionatario, armação braba. Engraçado que é proibido comprar votos para ser deputado, para ser vereador, agora podem comprar votos para ser presidente vascaíno, é o nosso Club totalmente dominado pelo mal, São Januário não é lugar para os políticos profissionais, São Januário é lugar para os empresários vascaínos, lugar dos vascaínos decentes, construtivos, responsáveis. ANULA OS VOTOS COMPRADOS, POR ELEIÇÕES LIMPAS, PELOS BONS EXEMPLOS EM SÃO JANUÁRIO.

  8. ODILON SILVA -RJ

    Os vascaínos de bem lutando por um Club decente, lutando por eleições limpas, i Club precisando de ética, honestidade, lisura,agora fizeram um debate na rádio globo, e lá estava Eurico Miranda. Essa gente não gosta desse Club, fazer debate com quem compra votos, isso é sacanagem da rádio globo, compra de votos é fraude, é armação,não deveria ser isso que eles admitem para esse Club. Acham normal Eurico Miranda comprar votos, bagunçar o processo eleitoral vascaíno, acham normal colocarem centenas de sócios num só dia em São Januário, acham normal entrar de fora pra dentro de São Januário, com uma porrada de votos, essa rádio globo não é mais a mesma.

    • Carlos

      Não acho erro da emissora, se queremos ser honestos, temos que ouvir a todos, talvez eu esteja sendo utópico, mas é o que penço. E no mais, li no Supervasco que nem ele e nem o Roberto Monteiro foram ao debate.
      Cabe a nós vascaínos separar o joio do trigo. Quanto ao Eurico se ele pagar os R$ 3.000.000,00 quem sabe começo a mudar meu conceito.

  9. Chris

    Que vai subir não tenho dúvidas. Mas, ganhar o título já é outra história.

  10. ODILON SILVA -RJ

    Dentro da realidade do plantel vascaíno, a melhor forma de jogar é essa mesma, o time jogar mais aberto, perde um pouco na marcação, mais ganha em ofensividade, passa praticar um melhor futebol, falta melhor entrosamento, falta presença na área inimiga. O técnico vascaíno deveria entrar com THALLES e o EDMILSON OU YAGO no ataque, não gostei do KLEBER contra a Ponte preta, nem agora contra o Paraná, deveria colocar um atacante mais agudo no seu lugar, o Kléber está sendo escalado pelo nome.o time perdeu três gols, perdeu um penalty, mandou uma bola na trave, fez um gol, o Paraná teve chance de fazer três gols, então o resultado justo seria 6×3 para o time vascaíno, melhor assim, que jogar retrancado, jogar feio, irritando a torcida. Mantendo a tática a tendência é o time evoluir, falta um pouco de potencial no ataque, dá para alcançar o G4, dá até para brigar pela COPA BRASIL, até porque a COPA BRASIL é mata-mata, é muito mais inspiração. O técnico vascaíno só não pode ir pela cabeça dessa guerra desses comentAristas desses meios de comunicações, cada meio de comunicacao tem uma opinião, cada um que ser o dono da verdade, eles são contra, boicotam a boa ideia ,quando não parte deles, não pode se deixar levar por SPORT TV, rádio isso, rádio aquilo, tudo guerra desses meios de comunicacoess, eles também adoram fazer do VASCAO cobaia. Aproveitar que o time venceu duas partidas, agora aprimorar, potenciar as dificuldade, pelo menos paramos de empatar. Contra a Ponte Preta jogo as dez da noite, televisão ao vivo, frio forte, clima político infernal, ainda deu oito mil pessoas, agora contra o Paraná deu dezoito mil pessoas em São Januário, se fizesse esse jogo no maracanã daria cinquenta mil vascaíno .

  11. Precisamos de um presidente novo,e de um técnico também.Há muitos anos,o vasco joga de maneira covarde,para não perder,amedrontado,esperando o que o outro time vai fazer.Chega de técnicos covardes,retranqueiros.Contrata o Jaime de Almeida,vai fazer a diferença no primeiro jogo.Chega de técnico parceiro de empresário,que fica escalando pereba,chama o Jaime de Almeida,o time vai melhorar com ele.

  12. Jacir Busnello

    Vascaínos, boa noite!

    Uma coisa é certa, enquanto o Dinamite for presidente o Adilson vai continuar sendo técnico, se assim posso chamar esse anta.

  13. Está duro de ver os jogos do Vasco e também não tenho tanta convicção de que o Vasco vá subir jogando desse jeito medíocre. É inadmissível o Adilson continuar no cargo, o cara teve mais de 1 mês para ajustar o time (se não usou os 30 dias problema dele, os jogadores não mereciam férias) e não se consegue ver nenhum padrão no Vasco a não ser o da ruindade.

    Parece que esse burro não gosta mesmo de dar chances aos mais novos e só gosta de burro velho, nossas promessas nunca mais entraram em campo com exceção do Thales. Nosso time só joga os primeiros 15 minutos e isso já foi percebido pelos adversários e estão aproveitando o cansaço do time que vem a seguir.

    O Vasco tuinha uma zaga arrumada com o Luan e o Rodrigo que se machucou. Agora o cara volta e ele tira o Luan um zagueiro da casa e com grande futuro, vai se catar Adilson e sua panelinha de merda.

    Podem escrever se esse bosta continuar treinando o Vasco não vamos subir, isso é certo, depois do leite derramado não adianta mais, basta lembrarmos do ano passado quando essa diretoria lerda custou a tirar o teimoso do Dorival e não contratou um goleiro decente coisa que qualquer cego e retardado faria.

    Saco cheio. SDV

  14. Ulisses Pinheiro

    Pois é JC, depois dessa acho que o Kleber vai acabar pegando um gancho, alguém tem dúvidas que o STJD não vá fazer isso? Essa vai ser a oportunidade do Edmilson se recuperar ou afundar de vez o time!
    To com JC, acho que subimos, provavelmente em terceiro ou em quarto lugar, sofrendo até o final e como nao tem mais contratações é o que temos pra hoje! Fazer o que só resta torcer!

  15. Wanderson DS

    (ctrl C + ctrl V de novo aqui pq já tô de saco cheio do pançudo suador)

    Inacreditável!!!! Vasco passando sufoco pra ganhar de um fraquíssimo Paraná em CASA!

    Se não tivéssemos GOLEIRO teríamos perdido!!!!

    Mais um jogo sofrível pra conta… aliás, desde 2012 (lá se vão 2 anos) que eu não vejo UM JOGO que o VASCO jogue bem a maior parte de uma partida… o que fizeram com esse clube heim????

    Pior que a gente vê que apesar dos pesares esse elenco teria condições de render muito mais do que joga… e isso só mostra que apesar de todas as limitações, perante essas equipes medíocres da série B o maior problema nosso é TÉCNICO! Eu não aguento mais as desculpas desse TREINEIRO MEDÍOCRE!!!! Ganhou na sorte mais uma vez, isso porque o Paraná é uma equipe de série C!!!!!

  16. ANTONIO DIAS - CAMPINAS - SP

    Alô JC, cara, esse time só é constante na inconstância.
    Abraços a todos.

  17. SNIPER

    JC, vendo os jogos do Vasco ainda não consigo ter a mesma confiança que você tem no retorno para a série A.
    Concordo, já deu para o Adilson, tem que mudar. Quanto aos jogadores, todos tem jogado de forma medíocre mas esse Crispim é ruim demais, não merece vestir a nossa armadura.
    Abçs

    • JC Barbosa

      Acho impossível o Vasco não subir, muito mais pelo demérito da concorrência. Mesmo mal como estamos, o G4 está a um ponto e temos um jogo a menos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s