Risco calculado

riscoEis que no fim de julho, Adilson encontrou um jogo para experimentar com o time. Para enfrentar a semi-eliminada Ponte Preta, nosso treinador fez tantas mudanças que só faltou mesmo promover a estreia do Jordi no time profissional.

O momento é oportuno. Mesmo que a diretoria não admita, as declarações do Rodrigo Caetano sobre o desempenho do time no Brasileiro mostram que Adilson está com os dois pés na berlinda (não que o Dinamite, sempre lento em suas decisões e prestes a sair da presidência, vá tomar uma atitude). E para tentar amenizar seu filme queimado pelo menos junto à torcida em São Januário, Adilson abre mão dos três volantes pela primeira vez desde o fim da Copa.

É ousadia? Muito pouca. As duas partidas contra a Macaca serviram para mostrar que nosso adversário de hoje não prima pela qualidade ofensiva. E a vantagem da classificação mesmo perdendo por um gol de diferença parece ter sido o bastante para amenizar a constante cautela do treinador vascaíno. Com a entrada de Dakson no lugar do Aranda, o time ganha mais mobilidade e, pelo menos em teoria, mais criatividade com dois meias.

Mas essa não foi a única mudança no time. Rodrigo volta ao time e, para a surpresa da maioria, entra no lugar do Luan, que realmente vinha caindo de produção. A torcida achava que tendo um zagueiro mais experiente ao seu lado, o garoto voltaria a jogar bem. Mas isso também pode acontecer com Douglas Silva, que tirando os momentos em que suas vaciladas colocam em risco resultados positivos, tem jogado pelo menos no mesmo nível do Luan.

No fim das contas, seria melhor que a regra de eliminação por derrota em casa por dois gols de diferença estivesse valendo nessa rodada. Já teríamos resolvido nosso problema com a Ponte, o time teria mais tempo para treinar/descansar e o Adilson teria que mostrar coragem em um jogo que valesse alguma coisa. Porque na prática, a partida de hoje não serve para quase nada: a classificação, seja qual for o resultado e qual for o futebol apresentado, é uma obrigação. Qualquer coisa diferente disso não pode sequer ser cogitada. E demonstrar ousadia em um jogo como hoje não é arriscar. É fazer cálculo.

Copa do Brasil 2014

Vasco X Ponte Preta

Martín Silva; Carlos Cesar, Douglas Silva, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Fabrício, Dakson e Douglas; Kleber e Thalles.

Roberto; Rodinei (Daniel Borges), Luan, Diego Sacoman e Magal; Adilson Goiano, Alef, Juninho e Adrianinho; Cafu e Rafael Costa.

Técnico: Adilson Batista.

Técnico: Guto Ferreira.

Estádio: São Januário. Data: 30/07/2014. Horário: 22h.  Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Fabio Pereira (TO) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

A TV Globo (RJ, ES, MG – menos Uberlândia e Ituiutaba -, SP – só Campinas -, MS, MT, BA, SE, AL, PE – menos Caruaru -, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF) transmite ao vivo. O SporTV 2 transmite para seus assinantes em todo Brasil.

***

A justiça decidiu e as eleições no Vasco serão mesmo em agosto. Uma Assembléia Geral já foi inclusive convocada para decidir a data do pleito.

Isso, claro, se não houver outra liminar cassando a liminar que determina a eleição no mês que vem. E, depois, se não houver outra liminar cassando essa segunda. E assim vai o clube, nesse jogo de empurra eleitoral. Infelizmente uma rotina no clube desde a gestão anterior.

Que a próxima administração tenha competência para, pelo menos, sair do poder na data certa.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

20 Comentários

Arquivado em Adversários, Notícias, Política, Pré-jogo

20 Respostas para “Risco calculado

  1. Parece interessante, vamos ver.

    Para mim o grande problema do Adilson é que ele ainda não entendeu que no Brasileiro uma vitória vale mais do que três empates!

    Acho certa a cautela na Copa do Brasil, mas temos que arriscar mais no Brasileiro, porque um empate também é muito ruim!

    E o Dakson tá merecendo mais chances. Tem sempre entrado bem.

    Saudações

  2. David

    Verdade, afinal ele tocou bolas para o lado e para trás. Bem, isso não vem ao caso não é!?
    Já que no segundo jogo ele compensou e errou uma quantidade de passes pelos dois jogos!
    O que quero dizer é que tirando a teimosia e a falta de capacidade de mudar e se adaptar no decorrer do jogo de nosso treineiro, nada justifica manter ele em campo como titular.

    • JC Barbosa

      Se um dos jogadores responsáveis pela saída de bola de um time só tocasse pro lado e para traz, a bola não sairia da nossa área, concorda? E por outro lado, esperar que um volante de combate faça assistências e passes em profundidade é confundir as funções dos jogadores.

      Aranda está longe do que já jogou. Mas será que um jogador que foi considerado ano passado o melhor volante da Libertadores é tão ruim que só sendo burro para escalá-lo quando o titular da posição esta contundido?

      • David

        JC ele foi melhor na posição no ano passado e nesse momento (e futebol é momento) tem jogadores melhores que ele no time. Guiñazu, Pedro Ken atuaram melhor que ele e isso é fato, até mesmo o Fabrício deve estar no mesmo nível que ele, só que aparece mais no ataque.

        A saída de bola do time normalmente é feita por Guiñazu e não por Aranda, que quando entrou no lugar do Ken ficou perdido na marcação e não cobriu a lateral direita.

        Para ilustrar e ser mais claro, eu não falei em função de volante de contenção nem que ele tem que criar. Falei que sua saída é justificada já que o time possivelmente ficará melhor atuando com dois meias e não três volantes. E se o caso for tirar um dos volante que saia o que erra mais.

      • JC Barbosa

        David, a saída de bola e feita pelos dois. E entre Aranda e Guiñazu, quem tem aparecido mais na frente é o segundo. Pode reparar isso nos jogos.

  3. alex

    Olha eu não acho que essa partida de hoje seja mamão com açucar, não… Se o Vasco entrar com clima de “já ganhou”, é bem capaz de sermos surpreendidos. A Ponte vai ter que atacar se quiser alguma coisa hoje, é bom o Vasco tomar cuidado.

    • JC Barbosa

      Alex, pelo que a Ponte jogou nos dois primeiros jogos, ela pode até querer atacar. Daí o Vasco perder por dois gols de diferença é outra coisa. Não muito por nossos méritos, mas pq a Macaca é bem fraquinha.

  4. Gorilo

    Se não houver uma mudança geral de atitude principalmente da parte da Diretoria (Nova) tanto da parte dos jogadores o Vasco corre risco de ser um time mediano no Brasil. Não adianta querer tapar o sol com peneira, é a nossa realidade. Os amigos citaram o exemplo do Racing da Argentina, isso é verdade… Pra frente Vascooooooo!!!

  5. Raparigueiro

    No começo o Douglas Silva era pior do que o Luan, mas com o passar do tempo o Luan começou a vacilar e o Douglas Silva melhorou. Hoje o Douglas é melhor que o Luan, que tá numa fase ruim e acho justo a defesa ser Rodrigo/Douglas. Vamos ver como eles se saem durante uns 3 jogos juntos…

  6. Thayse

    JC, não iria adiantar muita coisa se o nosso time estivesse um ano inteiro para treinar, nada iria mudar. O Vasco tem que focar as competições que disputa e sair ganhando que aparecer pela frente, tanto na Séri B, bem como na Copa do Brasil. Não importa a competição, o Vasco tem que vencer e convencer…

  7. Valério

    Fico vendo e estarrecido e me perguntando como pode um time grandioso e poderoso como o Vasco da Gama fica estacionado no meio de uma tabela da Série “B”, não conseguir emplacar 2 vitória seguidas contra times chulos e sem expressão? E quando vence, vence na marra, no sufoco… Na Argentina, um dos grandes clubes argentino, o Racing Club está na Série C do campeonato deles, ao meu ver os mesmos problemas como o do Vasco da Gama, pricipalmente o financeiro. Agora pergunto: – Será que o Vasco não se tornou (ou estar se tornando) um Racing da vida, um clube mediano do futebol brasileiro??? Abra o olho Vasco da Gama… Saudações Colorado do Sul!

  8. Washington-DF

    Amigo, fiquei sócio do Vasco a tres mes atras e minha carteirinha nunca chegou. Liguei lá e eles me disseram que só depois da eleição… Que sacanagem com o torcedor, hein! Mas mesmo assim não entendi porque a minha categoria não me dá direito a voto…

    • Wilson Quaresma

      Amigo, sou sócio há mais de ano e, apesar de várias reclamações, ainda não tenho carteira. Só mesmo a devoção para aturar esses conselheiros, beneméritos e administradores canalhas.

  9. ODILON SILVA -RJ

    Agora torcer, pedir a DEUS, para que o time esteja numa noite abençoada, onde os jogadores venham render um bom e produtivo futebol. A escalação, a parte tática é a melhor possível, essa formação com um pouco de entrosamento, tem tudo para exibir um belo futebol, DAKSON-DOUGLAS-THALLES-CLEBER-Um belo quadrado, o toque de bola deve melhorar, o ataque deve ficar mais envolvente, as oportunidades de gols devem aparecer, uma vez isso acontecendo, os matadores THALLES e CLEBER colocam na rede. Que o ambiente hostil político, contubardo não prejudique o Club, que a noite seja boa.

  10. David

    Beleza JC!
    Esperar que Adilson seja ousado ou arrojado é demais para pois ele é covarde e burro mesmo.
    O Vasco fez 2×0 na macaca semana passada mas se cometerem os mesmo vacilos pode perder. Na verdade não sofremos gols na quarta passada mas por ineficiência do ataque da Ponte, pois o atacante insistiu em tentar por três vezes o gol de cobertura, se tivesse driblado ou chutado ao gol poderíamos até ter cedido um empate.
    A saída do ineficiente Aranda quase todo mundo entende, pois o cara vem errando muito, talvez pela falta de ritmo mas falhar na marcação é falta de empenho mesmo. Já a saída de Luan para manter seu amigo Douglas Silva é no mínimo estranha. Afinal Luan atuava muito bem com a orientação do Rodrigo e deveria ser essa a dupla de zaga!
    Quero saber quando esse treineiro vai sair, pois se deixar para o final podemos não ter a chance de reação e continuarmos 2015 na segunda divisão.

  11. Wanderson DS

    JC Uma dúvida que eu tenho ainda, já que estou de saco cheio dessa política SUJA do nosso clube, onde parece que não tem salvação (são TODOS oportunistas querendo um pouco da carcaça q virou o clube)…

    As eleições acontecendo agora em agosto a ‘nova diretoria’ assumiria logo depois, ou apenas no começo do ano que vem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s