Padrão CBF (parte 2)

CBF

Pelo visto, os quatro gols do Vasco contra o Santa Cruz – número que o time não atinge desde março, no jogo contra o Duque de Caxias pelo Estadual – tranquilizaram a torcida, que ficou mais confiante em uma melhora de desempenho da equipe no Brasileiro. E até por isso, a grande maioria dos leitores não concordou com meu ponto de vista um tanto quanto pessimista sobre a vitória de terça. Volto ao assunto para reforçar minha opinião, torcendo para que dessa vez fique mais clara.

Vi muita gente falando em “evolução do time” e é justamente esse o ponto que acho merecer uma reflexão. É preciso analisar, no que vimos do jogo, o que é evolução e o que é decorrência da mudança de esquema tático ou na chegada de novas peças na equipe. Um exemplo: o meio de campo teve maior participação no jogo? Isso era o mínimo com um homem a mais no setor.

E se lembrarmos bem o que aconteceu na partida, mesmo com quatro homens no meio de campo, sendo três deles volantes, demos muitos espaços ao adversário, eles chegaram a nos pressionar e criaram chances que, em tendo jogadores melhorzinhos, teriam sido convertidas. Apesar da goleada, criamos poucas chances de gol e os que fizemos, apenas um veio de uma jogada trabalhada. Será que isso é o bastante para nos deixar satisfeitos com a “evolução” do time?

Levando em consideração o tempo que o Adilson teve apenas para ajustar o time com treinamentos, é muito pouco. O time vai acabar melhorando e deslanchando na competição? Acredito piamente nisso. Mas com o elenco que temos para disputar um campeonato desse nível, isso acabaria acontecendo mesmo que não tivéssemos um técnico. E talvez sem um treinador, o grupo teria visto que André Rocha não tem condições de ser titular e não queimaríamos uma alteração aos vinte minutos do primeiro tempo.

Pra terminar, um ponto para todos pensarmos: muitos disseram que o Vasco pelo menos jogou melhor do que vinha jogando antes da Copa. Agora, o quanto dessa impressão vem do placar ter sido elástico? Em mais de um jogo antes da parada para o Mundial, criamos até mais oportunidades que no jogo contra o Santinha. Se tivéssemos marcado esses gols e houvéssemos vencido mais umas duas ou três partidas, será que a torcida ainda acharia que a equipe estava tão mal?

Em outras palavras: será que o time evoluiu mesmo ou, tirando a falta de pontaria, não era tão péssimo quanto todos diziam?

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

28 Comentários

Arquivado em Resenhas

28 Respostas para “Padrão CBF (parte 2)

  1. Rodrigo

    Finalmente achei seu blog!!!!

  2. ODILON SILVA -RJ

    Ze bobão tu não tem jeito ,continua fazendo fakes, perdendo o teu infeliz tempo fazendo fakes, nem prazer de assinar teu nome, de se expressar como vasvaino voce tem, voce alem de recalcado, invejo, es um infeliz. Ze bobão, você é a pior merda que apareceu no meio dos vascaínos, com o teu invejoso quereismo, você fica assim:fazendo uma porrada de FAKES para tentar prevalecer o teu gosto de merda, principalmente para defender o teu macho Eurico Miranda, bocejo é o tipo do otário ideal, que Eurico Miranda gosta. Já, já, os FAKES do Ze bobão irão poluir esse espaço defendendo as pilantragens e as traições do Eurico Miranda, esse é o orgasmo do Ze bobão. Ze bobão é um câncer, com sua fraca vascainidade, ele escuta aqui, conta ali, fica imitando os argumentos alheios, fica plagiando , Ze bobão é um infeliz, que adora gozar com o pau dos outros.Já, já, o Ze bobão vai começar perturbar o Júlio Cesar, com suas perguntas de discórdias dementes e babacas, fica Ze bobão fazendo FAKES, se escondendo, você não vive, você vegeta. Ze bobão esquece o VASCAO, tua vascainidadee é muito fraca, você apareceu outro dia, eu sou cria da Dulce Rosália da FORÇA JOVEM, desde criança que eu já fazia parte de torcida organiza vascaína, então fica aí Ze bobão se roendo de raiva, fica aí reparando as coisas, depois posta lá no site da cascata, Ze bobão tu é um infeliz, só tenho pena do VASCAO, a vascainidade não merece um zero a esquerda como você.

  3. David

    Beleza JC!
    Também não vi essa melhora toda do time. Para quem ficou 30 dias treinando, faltou tabelar no ataque e faltou jogadas ensaiadas com a bola rolando.
    O Fabrício fez dois gols, beleza! Hoje ele é craque. O problema é que quase ninguém fala dele marcando mal, faltou a ele correr um pouco mais e marcar com mais vontade. Bem, esse foi um problema de todo o time. Apesar de três volantes no meio, a marcação estava frouxa! Demos espaços! Coisa que não deveria acontecer em um time que treinou 30 dias para acertar os pontos fracos.
    Pedro Ken parecia perdido, sem saber o que iria fazer. Se sobe a ajuda no ataque, se marca no meio ou se cobre o lateral. Talvez precise trocar de lado com Fabrício no próximo jogo.
    A melhora em passe realmente foi vista, mas não significa que a atuação foi muito melhor, pois não havia um jogador para criar jogadas. Tanto o Dakson como o Crispim ficaram sozinho na criação!
    Ah! A melhora em passe se deu principalmente pela saída do Felipe Bastos!
    O placar dessa vez foi a nosso favor, mas não foi reflexo do que era realmente apresentado em campo. Tínhamos maior posse de bola, porém, cedia muito espaço para o time adversário jogar. O segundo tempo o time pareceu não querer marcar e várias vezes os zagueiros ficaram no mano a mano com o ataque do Santa.

    • JC Barbosa

      Só pra fazer justiça aos possíveis argumentos de defesa, o time não ficou 30 dias treinando pq o jogadores tiveram 10 dias de folga.

  4. Lucio

    Acho que tem que fazer musica falando do VASCO e somente do VASCO.
    Essa música que estão querendo colocar pra torcida cantar amanhã não tem nada a ver… mal fala o nome do Club e ainda só vai servir para piadinhas de estar copiando o vice e etc… (tudo que nego quer é dizer que a argentina era VASCO e que a alemanha era framego naquela final)

    SV

  5. Yasmin Desejada - Torcedora do Vascão

    JC, voce não acha que a torcida deva fazer outras musicas aproveitanto o embalo dos hermanos na Copa do Mundo? Abraço!

  6. Claudiane-Vasco

    Continuamos a torcer para que o Vasco deslanche no campeonato mais ainda tem coisa que o time deve acertar. Torcida para sábado da minha parte não vai faltar. Vamos Vascãooooo!!! Uhuuuuu!!!!

  7. Washington-DF (Vasco)

    Estamos migrando pra cá também para acompanhar os comentários do JC.
    Sobre o time, ainda estamos tentando acertar, principalmente a saída de bola, os passes errados lá na frente não fazendo com que a bola chegue redonda para nossos atacantes a marcação no campo adversário e as jogadas ensaiadas que não enxergo nenhuma… Vamos que vamos Vasco!!! Vamos embalar de vezzzzzzzz!!!

  8. PC

    JC, quero que saiba que estou sempre lendo seus textos, o acompanhava no G.E e agora estou por aqui.
    Abraço;
    PC

  9. Mãe do céu Odilon por aqui de novo não, isso é uma sina, e eu que pensei que ele tinha ficado por lá. Vamos começar aquele blablabla de VASCÃO prá lá e pra cá, posts sem fim e sem nexo e sem parágrafos. Arre égua…
    que tristeza.

    SDV

    • JC Barbosa

      Sinceramente estava sentindo falta disso…Fica feio pra mim, mas não acharia ruim vcs informarem para todos os comentaristas clássicos do blog do GE avisassem que o Blog da Fuzarca está nesse endereço! 8)

      • Eduardo

        Eu já postei lá o link deste blog, pq a galera ta caindo de pau em cima do Bruno…acostumaram com seu estilo e querem que ele seja igual, mesmo ele já explicando que o formato agora é outro (sem falar q ele fica muito tempo sem atualizar os comentários)

      • Fábio Cunha

        JC, só vim para aqui porque alguém colocou o link lá no GE…
        Nem entro mais lá

    • David

      Amigo o blog é um espaço aberto para todos os vascaínos. Um espaço democrático, de bom senso, então acredito que todos os post que não tenham a intenção de fazer política em apoiar esse ou aquele e sim de apoiar e fortalecer o clube, todos esses post têm voz ativa.
      Sejam bem vindos!

      • Falou tudo David, por isso dei minha opinião, é um espaço aberto. Não tenho nada contra o Odilon principalmente porque não dá para ler o que ele escreve kkkkkkkkkk, prefiro ler uma bula.

        SDV

  10. ODILON SILVA -RJ

    Vale lembrar, que nessa tragédia do futebol brasileiro, quando a seleção brasileira tomou essa chinelada em plena copa do mundo no BRASIL, graças que não tinha nenhum jogador do VASCAO. De uma vez por toda, a lenda injusta contra a seleção de 1950, contra o grande goleiro vascaíno BARBOSA acabou.Até porque, a seleção brasileira de 1950, era infinitamente melhor que essa seleção, a seleção de 1950 tinha vários jogadores do expresso vascaíno, o maior time da história do VASCAO, o EXPRESSO DA VITÓRIA que até antes mesmo da copa de 1950, já tinha sido campeão sul-americano de futebol, fazendo do VASCAO o primeiro Club brasileiro campeão no exterior, honra e glória vascaína. Por tanto comparar a seleção brasileira de 1950, cima essa atual seleção, é uma pessima ideia, o importante que foi feito justiça com o grande goleiro vasvaino BARBOSA. Já i goleiro do flamerda tomou dez gols em duas partidas, teve gols desses, que eram, não bolas defensaveis, o goleiro do flamerda não pegou uma bola difícil, não fez milagre, gol do BRASIL era uma peneira. Pra piorar mais ainda, flamerda se juntou com os nazistas para arruinar o futebol brasileiro, os alemães usaram o flamerda para fazer isso com o futebol brasileiro.

  11. ODILON SILVA -RJ

    Temos que instruturar nosso VASCAO não só dentro de campo, como também fora de campo, um grande Club um grande campeão, não se faz apenas com resultado dentro de campo.Um gigante como o VASCAO precisa de outros ingredientes, como: ética, honestidade, bom exemplo, condutividade, eleições limpas, sem armação, sem jabá,.O que preocupa é o futuro do nosso Club, se hoje compram votos, se hoje colocam flamerdistas de sócios em São Januário, se hoje fazem essa sujeira, esse autoritarismo de comprar votos, imaginem o que farão amanha, se admitimos isso hoje, qual razão, moral, teremos futuramente para exibir eleições limpas, um Club digno, um Club progressivo. A semente plantada hoje, não é boa, não foi assim que esse Club se fez, não será com PILANTRAGEM, com compra de votos, com falta de ética, que o VASCAO será forte. As eleições vascaína deveriam ser naturais, com votos apenas dos verdadeiros associados vascaínos, aí sim, eu queria vê, teríamos uma eleição pura, sem armação, onde prevaleceria a vontade do verdadeiro associado vascaíno, o VASCAO teria tudo para ganhar um exemplar, honesto, construtivo presidente.Compra de votos não é democracia, compra de votos é coisa de quem deseja bagunçar o processo eleitoral vascaíno, sendo assim os vascaínos de bem não terão vez, vai imperar a zona, bagunça total.

  12. alexandre machado-DF

    O time realmente não demonstrou uma evolução proporcional ao que deveria, levando-se em conta o tempo que teve para treinar. Mas na atual fase medonha pelo qual o time atravessa, foi bom ver o time errando um pouco menos de passes e conseguindo aproveitar alguma coisa em termos de finalizações. O Fabricio (apesar dos gols) e o Ken ainda estão meio perdidos em relação a função que devem desempenhar no meio de campo. Não sabem quando devem atacar e quando devem defender.

    Em relação ao Gladiador só falo o seguinte: No meio dos cegos quem tem um olho só é rei!

    Abraço!

  13. Wanderson DS

    Só de ter mais vontade já demonstrou uma ‘evolução’ no meu ponto de vista… Mas é claro que todos nós concordamos que o time tem muito a melhorar, erros se repetem, até porque a grande maioria também achava que era o momento de trocar o treineiro, mas ele continuou… enfim, mesmo cometendo vários erros parecidos com antes da copa o time assim mesmo venceu de goleada, acho que SIM é uma evolução… e com todos a disposição e ganhando ritmo, a diferença técnica do elenco, mesmo não sendo à altura do CLUBE é muito superior aos demais desse calvário de série b e o acesso será consequência disso!

  14. Flávio - São José de Ribamar-MA

    Eu tambem concordo com o seu ponto de vista, o Vasco jogou mal, demorou um século para fazer uma finalização, errou uma penca de passes, no começo o time se enrrolou todo até se acertar… Creio que vimos apenas a vontade dos joadores fez com que ou outros companheiro visse “uma evolução” no nosso time.

  15. JC – Comentários,, principalmente os de futebol, muitas vezes tornam-se interessantes, por serem diametralmente divergentes.Pelos comentários do Lino,, da Sport TV,o Vasco jogou bem,.teve padrão de jogo estava bem estruturado e por isso venceu o SC de 4 x 1 Note-se q o SC não perdia a 10 jogos Já seu comentário de 16.07.14 afirma q o time ainda está jogando.””jogando tão mal q em alguns momentos deu saudade de ver a seleção brasileira”.
    Hoje seu comentário foi um pouco mais ameno, embora sua “arma”continue apontada para o Adilson e vc admite q ele “não pode ser responsabilizado por erros dos jogadores, inclusive o do Martim Silva, que “cochilou” no gol do Santa. Felizmente vc ainda acredita, piamente q o time vai melhorar mais em função dos jogadores do q do técnico. Bem, diga-se de passagem
    são eles q entram em campo e correm (ou não) os 90 mnts. Será q o Felipão colocaria este time tinindo?!!! Vamos aguardar o desenrolar do “rebu”. Um abraço

  16. JACIEL - RJ

    Jc, acho que está mais pra segunda opção… O time não era tão péssimo como todos diziam. Eu acho que estava mal treinado,mal escalado e sem o comprometimento que essa competição exige dos times que a disputam. ao contrário do que muitos acham, a serie B não é tão fácil assim, tem que ter muita entrega, pois todos querem aparecer às custas do gigante e jogam como se fosse final de Copa do Mundo… por isso , além de técnica e tática, deve haver muito suor e coração, caso contrário o tropeço é certo. Faz tempo que camisa não ganha Jogo.

  17. Grott

    Pooo JC, agora que fui achar o teu blog, tava procurando desde que saiu do globoesporte.com,, já ta favoritado, abraçoo

  18. Amado

    Boa tarde JC. Eu na verdade não concordo nem com quem acha que teve uma evolução e nem com que acha que nao teve nada. Seria praticamente o fim do mundo se o Vasco, com quase um mês de treinamento, não melhorasse um pouco. Mas seria de se esperar que melhorasse mais do que melhorou.
    Em vários momentos o time deu espaço da msm forma que vinha dando e em outras prendem a bola, tocou e tabelou. Alias, o time não trocava tantos passes antes da parada da copa, então teve alguma evolução. E me parece que a cobrança de falta foi ensaiada, então isso tbm é uma evolução.
    Enfim, acho que ainda vai render mais nos proximos jogos, treinar é diferente de jogar uma competição.

  19. Concordo que pelo tempo de treinamento o time deveria estar bem melhor, disso todos já sabemso e já percebemos que o Adilson não serve para ser técnico do Vasco, é um fato.

    Porém algumas coisas me chamaram a atenção e a primeira delas foi o Adilson trocar o lateral com tão pouco tempo de jogo, isso ele não faria antes da Copa, me parece que a Copa já deixou algumas influências que eram tão óbvias ( só o Felipão não enchergou ).

    Breve virão aquelas ondas de cópias do sistema alemão, como se fosse a última coca do deserto, qualquer time mias esperto teria se aproveitado daquele vazio enorme entre a linha de zaga e o goleiro deles, só deu certo porque os treinadores adversários me parecem meios lerdos quando se trata de estudar o adversário ( o Felipão além de lento é cego).

    Quanto ao seu comentário eu concordo, ganhamos bem porque tivemos finalmente o Fabrício comendo a bola e penso que agora o Vasco tem um bom time e equilibrado nas 4 linhas, só falta um detalhe e que faz muita diferença, um técnico.

    SDV

  20. Carlos

    Enquanto isso na série A o framerda é líder. rs………………………

    Aqui é Vascão, mas não posso perder essa piada.

  21. Daniel-DF

    JC concordo com vc que precisamos evoluir muito. No entanto confesso que não vou ser muito exigente nessa nefasta serie B. Apesar dos espaços melhoramos o toque de bola, menos erros de passe. Ainda falta a tão falada marcação pressão. E como disse no post anterior com a volta do Douglas criaremos mais chances de gols. E acredito na capacidade do Kleber.
    Por outro lado pra quem tem a nossa história realmente é muito pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s