O ponto positivo do vexame

extraBastou uma boa atuação, com dois pênaltis defendidos contra o Chile, para que Julio Cesar, o goleiro que atua numa liga semiprofissional, ser declarado redimido da falha que encerrou a participação da Seleção Brasileira na copa de 2010.

Já para a Seleção de 1950, o tempo – ainda que tenha se passado 64 anos – não serviu para perdoar. A derrota para o Uruguai na final, que ficou conhecida como Maracanaço, ainda ecoa no inconsciente de todo torcedor brasileiro como a pior mancha na história mais que vencedora do nosso futebol.

Foi preciso que a Seleção Brasileira, na sua segunda chance de se sagrar campeã do mundo no seu país, sofresse a maior vergonha nos seus mais de 100 anos para que, finalmente, relevassem a final de 50. Depois da Alemanha ter estraçalhado o Brasil, diante da sua torcida e por inacreditáveis 7 a 1, aprendemos como é feita uma humilhação de verdade.

Um ídolo injustiçado

Um ídolo injustiçado

E entre todos os jogadores da seleção de 50, que tinha por base o time do Vasco da Gama, há um que merece esse desagravo mais que ninguém. Moacir Barbosa Nascimento, um dos maiores goleiros da história do futebol nacional, passou cinco décadas com o injusto fardo de ser considerado o maior vilão do episódio mais triste do nosso esporte.

O grande Barbosa, que vinha sendo um dos destaques daquela seleção de craques (que não sofreu, mas aplicou goleadas de 7 a 1 nos adversários), acabou ficando marcado por conta de um único gol sofrido na final. Me pergunto como a história tratará Julio Cesar, que sequer chegou à final por levar SETE gols numa semifinal. Sinceramente espero – e acredito que não seja, dada suas origens clubísticas – que o tempo e o julgamento popular seja menos severo com ele. Ninguém, nem mesmo um goleiro mediano como Julio Cesar, merece o tratamento dado ao Barbosa.

Uma pena ser necessário que o Brasil passasse por isso para que Barbosa, ídolo incontestável do Vasco e que deveria também ser da seleção, deixasse de ser um pária na história do nosso futebol. Mas se teve que ser assim, podemos considerar esse o único ponto positivo em tamanho vexame.

 ***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

14 Comentários

Arquivado em Ídolos, História

14 Respostas para “O ponto positivo do vexame

  1. O goleiro da alemanha em 2002,era o jogador da copa até a final,quando falhou.Em 2006 voltou como reserva.Na porcaria da seleção brasileira,esse goleiro que só foi convocado na época,porque era cupincha do zagalo,aquele velho esclerosado,falhou em 2010,e voltou em 2014 como titular até mesmo antes da lista de convocados sair.O lobby do framengo na seleção é forte,mas o goleiro é fraco.Pode ter certeza que a mídia vai tratar esse sujeito bem melhor que o Barbosa.

  2. LEKO

    Parabéns JC pelo texto e respeito aos nossos jogadores que fizeram história. Agora comparar os 7 x 1 com a copa de 50 é no mínimo ridículo, pois se tomamos goleada da Alemanha numa semifinal, vergonha nacional, perder de 2 x 1 numa final de Copa do Mundo é muito chocante pra todos.Porém a grande maioria nem era nascida para comparar os dois eventos, que para suas épocas são esdrúxulos. Mas os 7 x 1 de uma comissão técnica ufanista, salto alto, ultrapassada, e arrogante foi a gota de agua para nossa merecida derrota. Quem efetivamente merece ser campeã é a Alemanha pelo belo futebol de uma equipe entrosada e que joga junto desde 2008. Enquanto eles se preocupam em jogar futebol,a CBF preocupa-se em fazer política. Infelizmente. Temos que mudar a mentalidade..

  3. Luiz Afonso

    Muito bom o texto!
    O vexame também serviu para acabar com a palhaçada de que tínhamos entregado o jogo, em 98, na final contra a França!
    Saudações

  4. alex-es

    JC, socorro, acabaram com o blog do VASCO no GE.com!

  5. CLAUDIO / ILHA

    Fala, JC, estamos aí !!!
    Sobre o assunto copa de 50, apesar de torcer muito pelo Brasil,eu já cantava a pedra antes: Quero ver o que vão fazer e dizer se perderem essa…
    E deu no que deu. O goleiro de origens duvidosas se tornou o goleiro mais vazado do UNIVERSO !!
    Abç

  6. Wilson Quaresma

    Fugindo um pouco do assunto… A partir de qual data de associação o sócio estará apto a votar? Alguém saberia dizer? Obrigado!

  7. David

    O que há mais para falar a respeito de um goleiro de seleção que leva vexatórios 7 gols em uma única partida!?
    Sempre contestei sua convocação, mas adorei o fato da seleção ter perdido dessa forma, pois serviu para mostrar a falácia que é o futebol nacional e nossa seleção dirigida pelos mesmo velhos arrogantes.
    Uma lição de humildade que a seleção não aprendeu ainda!

  8. Faboss

    JC você faz muita falta no Globo Esporte.com, aquele rapaz é até bem intencionado mas mostrou ser muito fraquinho. Acho que alguma postagem sua irritou o pessoal global, e resolveram pedir seu boné. Mas ainda bem que esta por aqui, ja marquei nos favoritos, acompanharei sempre. Obrigado.

  9. Carlos

    “o goleiro que atua numa liga semiprofissional” e “nem mesmo um goleiro mediano como Julio Cesar”.

    Disse tudo.

  10. Carlos

    Belo texto, bela crítica sem ofender.

    A entrevista do JC (o goleiro mediano), após o jogo, foi simplesmente arrogante: “trocaria o gol de 2010 por esta goleada”. Será que ele acha que foi destaque ou quis colocar a culta nos outros e que não teve a sua, o primeiro gol da Alemanha foi na pequena área, o gol do Close rebateu para frente. Esta é a seleção dos amigos do Felipão, chorão para dizer que são patriotas, quando estão em campo dão porrada e caem dentro da área para simular pênalti.

    Retirando de outro colega, em outro blog: na época do Barbosa não tinha psicologo e nem salários extraordinários.

  11. Alex

    Fosse o Barbosa a tomar de sete seria linchado.

  12. Lucas CL

    Esse é o problema do torcedor brasileiro, sempre procurando culpados…

    • Wanderson DS

      Ué, e como não ter culpados na MAIOR DERROTA, VEXAME E HUMILHAÇÃO DE UMA SELEÇÃO EM TODOS OS TEMPOS EM CASA AINDA????

      O negócio é não ter um bode expiatória apenas como fizeram a covardia com o Barbosa, mas sim todos que ganham alguma coisa relacionado a CBF! TODOS SÃO CULPADOS do presidente à essa mídia ufanista pacheca alienadora!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s