Não foi o bastante

Pra começar com os pontos positivos da tão esperada vitória do Vasco sobre o Boa Esporte, podemos dizer que se o time corresse o que correu ontem em todos os jogos desse Brasileiro, certamente não teríamos empatado quatro jogos seguidos. Não é nada, não é nada, os jogadores pelo menos mostraram uma disposição que há muito não mostravam.

O problema é que os “pontos positivos” nem mereceriam o plural, já que a correria foi a única coisa elogiável. De resto, o que vimos foi uma correria descoordenada e pouco produtiva, principalmente no primeiro tempo. Ainda que a marcação estivesse chegando junto – o que fez o juizinho picotar a partida ao longo dos 90 minutos – os erros de passe não permitiam que o Vasco articulasse jogadas decentes. Na etapa inicial, mesmo tendo maior posse de bola, não conseguimos ter mais que cinco finalizações e em nenhuma delas o goleiro adversário precisou se dar ao trabalho de fazer uma defesa.

No segundo tempo as coisas melhoraram um pouco. Adiantamos a marcação e passamos efetivamente a pressionar o Boa, inclusive obrigando seu goleiro fazer jus ao seu salário e trabalhar um pouquinho. Por sorte o rapaz não estava numa noite feliz – ou não é dos mais competentes – e nos facilitou a vida. Foi depois de dar um rebote à lá Diogo Silva que Edmilson marcou o primeiro. E o segundo, vindo de um chute cruzado de Dakson, ainda que a visão do goleirão estivesse parcialmente encoberta, não era uma bola que poderíamos considerar impossível de defender.

Chegar à parada pela Copa com uma vitória foi importante para que o grupo encare o recesso forçado menos pressionado. Parece pouco depois de tantos resultados ruins, mas os três pontos nos deixaram numa posição que, contando com uma vitória no jogo que nos falta, nos deixaria dentro do G4. A questão é que a vitória não foi o bastante para que esqueçamos toda a campanha do Vasco e possamos nos sentir seguros com o time sob o comando do Adilson. E não seria mesmo que jogássemos a melhor partida do ano, o que, definitivamente, não foi o caso. O Vasco continua confuso taticamente, errando muitos passes e mais ainda finalizações. E nem com a cabeça à prêmio e dependendo muito do resultado, o Adilson conseguiu diminuir esses problemas.

É muito pouco para mantê-lo no cargo. Ainda assim, com a folga que a equipe ganhou com a pausa para a Copa do Mundo, a diretoria ganhou mais um tempo para avaliar, esperamos que com a calma e o bom senso necessários, o que será melhor para o grupo. Mas se for para mudar, o ideal é que tenhamos um novo treinador no dia 16 de junho, quando os jogadores se reapresentarão.

***

As atuações…

Diogo Silva – parece pouco (e realmente é), mas essa foi a segunda partida em que o Diogo, além de não comprometer, fez defesas importantes. Ontem ele fez pelo menos duas em que o destino da bola seria inevitavelmente as redes.

André Rocha – com a melhora do Diogo, se tornou facilmente o jogador mais irritante do elenco. Não apoia, marca mal e é mais fácil contar seus passes certos que os errados.

Rodrigo – contra um adversário que deu pouco trabalho, acabou aparecendo mais nas cobranças de falta. Pena que negativamente, isolando duas das três que cobrou.

Luan – deu mole para o provecto Fábio Jr. duas vezes. Mesmo que de um modo geral não tenha comprometido, esse fato desmerece qualquer zagueiro da sua categoria.

Diego Renan – foi um dos que mais correu, ajudando bastante na marcação e ainda sendo uma boa opção ofensiva (tanto que foi numa bela jogada individual que se originou nosso primeiro gol). Um dos melhores em campo.

Aranda – sem chances no time há muito tempo, mostrou sua falta de ritmo pelo alto número de faltas que cometeu. Yago o substituiu no segundo tempo, e ajudou a abrir um pouco da retranca do Boa com suas caídas pelos lados do campo. Mas pecou demais no último passe.

Fabrício – teve liberdade para avançar um pouco mais que o volante paraguaio, mas não conseguiu fazer muita coisa na criação de jogadas.

Pedro Ken – ajudou a fechar os espaços no meio, compactando a marcação e facilitando a transição para o ataque. Finalizou duas vezes, sem muito perigo.

Douglas – outra atuação mais ou menos, mas pelo menos foi visto correndo por mais de 30 minutos a partida inteira. Poderia fazer a diferença nas bolas paradas, mas deixou quase todas para o Rodrigo bater. E quando resolveu cobrar uma falta, bateu muito mal. Fellipe Bastos entrou em seu lugar praticamente nos acréscimos. E no primeiro lance, errou um passe bobo.

Rafael Silva – num 4-4-2, sem ficar preso a um dos lados do campo, acabou aparecendo mais e dando mais trabalho à defesa adversária. Mas não conseguiu levar muito perigo ao gol do Boa e acabou sendo substituído pelo Dakson, que teve como mérito arriscar o arremate de fora da área. Na primeira vez, seu chute foi desviado; na segunda, marcou o gol da vitória.

Edmilson – foi mais combativo, ajudando na marcação e não se deixando ser presa tão fácil da marcação. Não conseguiu fazer o pivô nas vezes em que tentou, mas compensou marcando um gol de oportunismo.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

15 Comentários

Arquivado em Atuações, Resenhas, Vídeos

15 Respostas para “Não foi o bastante

  1. Gostei do Paulo Eduardo esse Adilson e um gozador , ele pensa que todo vascaíno e idiota, so pode ser , esse cara e um traste, coitado do VASCO DA GAMA, esse adilson e um imbecil. saudações vascainas

  2. Dimas Costa

    Ola JC, cara te acompanho desde o outro Blog. Sobre o jogo….Confesso que dormir e não vi o 2º gol…..mas realmente está complicado para nós torcedores, parece que o grupo do Vasco está achando que podem subir de divisão quando eles quiserem….isso é muito perigoso…não podemos deixar o grupo da frente se distanciar muito……Gostaria de ver a estreia de Guilherme Costa e Lucas Crispim…..Acho que ao lado de Douglas eles possam render na armação das jogadas.

    Abr.

  3. Rodrigo JF/MG

    Adilson (vida) q segue…

  4. paulo eduardo

    Palavras de nosso “confuso” técnico: – Eu não faço média com jogador e tento colocar aquilo que é melhor no momento, vou dando oportunidade, cabe a eles aproveitarem. E, se não der certo, coloco outro, e é assim que funciona. Eu não posso ter tanta paciência e esperar ele fazer dez jogos para ver se tem capacidade de estar entre os 11 que começam o jogo.
    Seria até engraçado se não fosse IRRITANTE e MENTIROSO!!!
    Vai se catar Sr. Adilson!!! Ou o Sr. sofre de esclerose profunda ou é muito cara de pau!!!
    Quer dizer que não tem paciência com jogador de que não rende?!?!?!
    O que foi então a ENORME SEQUENCIA de jogos do perna de pau Felipe Bastos no time titular?!?! Hein?!?! O QUE?!?! ÃHMM????
    Discurso pretensamente modesto, como sempre, mas que na verdade tem uma arrogância de quem acha que entende muito de futebol!!!!
    SR. ADILSON BATISTA, o Sr. ganhou do BOA ESPORTE e isso graças a ajuda de seu fabuloso goleiro!!!
    DESCE DAÍ que vc ainda tem muito o que gramar!!! TNC!!!

  5. alexandre machado-DF

    JC o que voce acha da preparacao fisica no Vasco? Todo mundo que chega vai parar no DM com problema muscular? Agora é o Biteco.

    • JC Barbosa

      Se os caras CHEGAM e apresentam problemas físicos, a culpa é de quem cuidava disso antes, não? O Biteco chegou há pouco mais de um mês. Por pior que seja a preparação física no clube, ela não prejudicaria o jogador tão rápido.

  6. Ricardo Terê

    Fala, JC. Joguinho terrível esse, mais um da série “parece mentira” que nosso querido Vascão tem nos presenteado a cada rodada. Nessas nove partidas após o assalto do carioca, o time jogou mal, muito mal, mal pra caramba, muito mal mesmo… Isso sem falar da Copa do Brasil. Adversários fracos, fraquíssimos, jogaram de igual pra igual com a gente… Algumas vezes até melhor… Nosso treinador perdeu o caminho, não acha mais soluções pra nosso time minimamente praticar algo parecido com futebol. Não que seja fácil, pelo contrário, nosso elenco é muito limitado, mas o Vasco tem entrado em campo (não dá nem pra dizer “jogado”) como um BANDO, um time-de -firma, um grupo de peladeiros, num típico solteiro-casado, aonde o Vasco se comporta como o segundo quadro dos casados, tamanha falta de motivação. Essa falta de ânimo contagia negativamente a torcida. Pra mim a vitória mascarou nossos erros. Diogo Silva salvou o empate antes do 2×0. Mudar o treinador seria a solução mais fácil, mesmo que não a mais justa.
    Sv

  7. David

    JC mais um ótimo post. Pena que o assunto é o terrível esquema de jogo do Vasco, ou a falta de esquema!
    A falta de padrão tático do time é um problema tão grande quanto a falta de uma diretoria competente ou de atletas bons.
    Só que a falta de padrão é culpa do técnico. O Vasco venceu, mas não convenceu. Jogou mal mais uma vez. Sem qualquer padrão tático, sem técnica, correndo como um bando de avestruz.
    Mesmo fazendo uma boa partida Diogo Silva é ruim demais.
    André Rocha deveria dar lugar Ao Richard da base, que não pode ser pior que o André.
    Aranha e Fabricio são reservas nesse time. Aguardo a volta de Guiñazu. Assim teremos Guiñazu e Pedro Ken como volantes. Uma melhor saída e mais qualidade no passe.
    Douglas vai continuar sendo pisca-pisca até o clube contratar um outro meia de ligação para fazer dupla com ele ou pelo menos ser uma sombra. Coisa que não há no clube.
    Esse ataque… Horrível. Emilson é muito limitado, enquanto Rafael joga ainda de cabeça baixa. Talvez é melhor que os dois e deveriam disputar vaga entre eles. Mesmo assim acho melhor testar mais o Yago para fazer dupla com Thalles.
    Montoya nem no banco fica mais. Marquinhos também não joga! Está na hora de testar o John Cley no lugar de um volante ou mesmo no lugar do Douglas. Assim como o Marquinhos que é meia.
    Assim que o Henrique estiver em condições de jogar, ele deveria ser titular, porque é melhor que o Marlon. Diego Renânia na direita e Richard como seu reserva.

  8. Bubanno-CRVG

    O Vasco só foi Vasco depois dos 30 do segundo tempo, o resto não podemos computar para o lado positivo porque o Vasco estava fazendo uma partida horrorosa novamente. Depois que fez os 2 gols, o Vasco seguiu em frente e não dando chances ao Boa. Agora é torcer para o Adilson sair e o time seguir em frente com as vitórias.

    • JC Barbosa

      Achei o contrário: o melhor momento do Vasco na partida foi no 2o tempo até o gol do Edmilson. Depois disso ficou cozinhando o jogo e o Boa teve suas melhores chances nesse momento.

  9. Gorilo

    JC, o Vascpo fez a sua “melhor” apresentação mas no segundo tempo, quando encurralou o Boa no seu proprio campo mostrando quem manda… Mas a partida do Vasco esta longe apesar da vitória, mas temos que torcer assim mesmo, para esses que estão aí com a nossa armadura.

  10. Júlio César

    Cara, esse jogo foi muito agoniante, o time simplesmente não sabia o que fazer com a bola no pé!!! Ia de um lado para o outro a esmo, demorou muito para levar perigo ao goleiro adversário, se o time do Boa Esporte não fosse tão ruim não sei se teríamos ganhado… Contamos também com a ajuda de um goleiro de nível amador que espalma toda bola para frente pedindo para que o Vasco vencesse!

  11. Wanderson DS

    vou repetir de novo (já q esse time repete os mesmos show de horrores a cada rodada):

    – Vai acontecer o que eu temia, uma vitória ENGANOSA, já que o time mostrou as mesmas falhas irritantes dos outros jogos, “sorte” que esse BOA esporte tá mais pra PÉSSIMA esporte… timizinho de série D… agora a diretoria amadora, omissa vai manter o prof. pardal por isso… enquanto continuar esse cara o VASCO vai ficar no meio de tabela!!!!

  12. Marcos

    O Vasco jogou muito mal, mais uma vez, os gols nasceram de jogadas individuais, pra mim o Adilson tem ser demitido agora, que é pra dar tempo de um novo técnico conhecer o time.

  13. Daniel

    Opa JC, infelizmente, mesmo ganhando o jogo que falta não entraremos no G4 justamente pelo número de vitórias (chegaríamos a 4 contra 5 dos adversários).

    Abraços e SV!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s