Jornaleco

ExtraEu estava tentando manter esse espaço de maneira mais calma, sem me estressar tanto com a frequência dos posts, me dando férias depois de sete anos cuidando do blog do torcedor do Vasco no globoesporte.com. Mas aí, no dia seguinte à publicação de um post aqui no Blog da Fuzarca, me acontece uma coisa que me irrita tão profundamente que me faz ter o trabalho de escrever de novo.

Quem viu as bancas de jornal hoje devem desconfiar qual é o motivo de tamanha irritação. Como não poderia deixar de ser, o Extra mais uma vez mostra que o Vasco não terá nunca um tratamento isento por parte do jornaleco.

Vejam a capa de hoje do pasquim. A imagem que ilustra a primeira página é uma foto enorme do integrante da Força Jovem que foi libertado depois de ser preso por conta da briga entre a torcida e torcedores do Atlético-PR, em Joinville. Pelo destaque, imaginamos que o sujeito cometeu mais um crime. Mas não: o jornaleco achou por bem dar todo esse espaço para mais uma matéria pautada pelas redes sociais.

Antes que falem que estou defendendo marginais, não estou: por mim, torcedores de organizadas que só vão aos jogos para arrumar brigas deviam ser banidos dos estádios e, em caso de cometerem atos ilícitos, deviam mesmo era ficar presos. A questão aqui são os dois pesos e as duas medidas do Extra.

briga

Domingo passado, durante o jogo entre gambás e urubus no Pacaembu, aconteceu uma briga generalizada entre duas torcidas mulambas. A confusão foi séria, como se pode ver nas fotos. Mas no dia seguinte, a capa do jornaleco sequer citou o tumulto. O que nos faz pensar que, para o Extra, os selvagens torcedores organizados apenas são marginais se não torcerem para o clube da Gávea.

O que torna essa história ainda mais feia para o jornalzinho é que, na quarta-feira, a Força Jovem publicou um manifesto repudiando o silêncio da mídia carioca com relação ao fato. É difícil não ver relação entre a publicação de uma não-matéria atacando um membro da torcida, sem qualquer fato novo além de uma declaração feita no Facebook,  e a nota da FJV criticando publicamente a imprensa do Rio.

Briga é briga. Independente da cor da camisa do torcedor, deve ser repudiada. Acho que a imprensa tem todo direito e até o dever de empunhar a bandeira contra a violência nos estádios. Mas não há justificativa aceitável para se tratar as organizadas de forma diferenciada de acordo com o time que elas torcem. Os marginais mulambos não são melhores pessoas que os marginais do Vasco para terem seus atos criminosos relevados.

Mas se o Extra acha que há diferença entre a brutalidade dos urubus e a violência dos vascaínos, seria bom que o jornaleco explicasse pra todos a razão para o tratamento diferenciado às duas torcidas.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

14 Comentários

Arquivado em Notícias, Torcida

14 Respostas para “Jornaleco

  1. Pois é só demonstra que estou com razão.

  2. Tive que fazer uma pequena gozação no Blog da Globo.com diante do post sobre a partida do Vasco contra o Treze:

    Treze razões para que eu nunca mais apareça por aqui:

    1. O blogueiro ao que tudo indica é pau-mandado da Globo
    2. Suas análises são desprovidas de conteúdo
    3. Sua escrita é sofrível
    4. Demonstra total falta de conhecimento das coisas do Vasco
    5. Permite que mulambos venham aqui nos sacanear com a desculpa de que é democrático
    6. Bloqueia comentários quando são contra as Organizações Globo
    7. Seus textos são totalmente descabidos de razão e contém apelos contra o próprio Vasco em mensagens subliminares
    8. Falso cordeirinho em pele de lobo, por trás a poderosa mexe seus cordéis de marionete
    9. Como jornalista atuou na área do design que não é a sua praia e é totalmente antiético
    10. Suas réplicas são também desprovidas de bons argumentos
    11. Suas opiniões sobre os jogadores do Vasco são contraditórias visto que para ele o Felipe Bastos é um craque, quem diria…
    12. Todos os Euriquistas encontraram novamente um porto seguro e voltaram a postar por aqui com o apoio do blogueiro (Globo)
    13. Por fim temos um espaço bem melhor para conversar sobre o Vasco no https://blogdafuzarca.wordpress.com

    Publicado ou não esse comentário tanto faz porque não retornarei para ver se foi ou não publicado.

    SDV

    • Luiz Afonso

      Carlos Couto, concordo contigo em parte do item 7 “… e contém apelos contra o próprio Vasco em mensagens subliminares”.
      Por um momento, achei que só eu tivesse percebido isso. Ele chamou de choro a reclamação do Roberto após o jogo final do estadual !!! Ele afirmou em outro POST que a torcida comemorava antes do apito final por MEDO da derrota !!! Pérolas que servem de munição para os mulambos.
      Outra coisa que você tem razão é que é flagrante que o JC está muito mais antenado com os bastidores do Vasco, coisa que o Bruno não demonstra!
      Mas, por enquanto não vou crucificar o garoto. Jogaram ele lá impondo condições, principalmente no que diz respeito aos comentários da mulambada. Mas, tenho ficado bastante atento nessas mensagens subliminares. Vou aguardar para ver como ele vai alterar as regras e tornar o blog novamente vascaíno.
      Ah, concordo integralmente com o item 13!
      Saudações.

      • PAULO MOÇO

        Caro Carlos Couto, boa tarde.
        Fui ao GE.com, só pra ver se eles tinham postado o que vc colocou, NÃO postaram, se vc fosse mulambo, ai talvez eles postassem.
        Abraços meu amigo vascaino, eu tambem deixei aquele espaço para os mulambos se divertirem, e fico por aqui que é lugar de vascaino.

  3. Iago

    JC é foda ter q abrir seu Blog tão bem escrito e ter que ler:
    – Diretoria do vasco só faz merda
    – Ex presidente bandido voltando a presidência.
    – Perseguição da imprensa.
    -Time na série B, e perdendo na série B.
    -Arbitragem corrupta.

    Fico perguntando que Karma é esse que nunca acaba, toda vez q imagino q acabou aparece outra coisa, e o amor nunca acaba.
    Os momentos de crise são inícios de grandes revoluções, e a torcida do Vasco já percebeu q não vai aparecer herói, ta na hr de uma mobilização histórica da torcida para reerguer o clube.

  4. Luiz Afonso

    Perfeito o seu comentário. O fato dos jornalecos não mostrarem a briga das facções roubo-negras é simples: evitar punições ao FLAPITO. Já o Vasco… Ah, o Vasco quanto mais matérias que denigram a imagem do clube, melhor… E ainda tem gente que não acredita em FLAPRESS…

    Bom JC, agora vou entrar num assunto que você não gosta: Eurico! Já adianto, antes de ser mal interpretado, que NÃO SOU A FAVOR DA VOLTA DELE, TAMPOUCO DA PERMANÊNCIA DO ROBERTO!

    Assim como você perdeu a paciência com o tal tratamento desigual com o Vasco, levando-o a ser menos comedido em suas postagens em relação a esse assunto, o que para mim culminou, infelizmente, com sua saída do GE, justo no momento em que seus posts ficavam ainda mais interessantes, cheios de verdades que todo torcedor do Vasco queria ler e ouvir, repelidas da pior forma possível por quem detém o poder, a paciência do Eurico também estourou com grande parte dos meios de comunicação pelo mesmo motivo, o que o fez agir como um verdadeiro tirano para proteger o Vasco, mas foi execrado por quase toda a mídia, culminando com uma perseguição implacável ao Vasco que nos levou a atual situação.

    Eurico não dirigiu outros grandes clubes brasileiros que estão com dívidas iguais ou maiores que a do Vasco, com o detalhe que muitos desses clubes não são/foram perseguidos de forma cruel pela mídia como um todo. Por isso não acho totalmente justo empurrar para o Eurico todas as mazelas do Vasco.

    Agora, durante a administração do Roberto, com as portas escancaradas para o trabalho da imprensa, vemos que o tratamento desigual com relação ao Vasco diminuiu, porém está tão vivo quanto era antes das atitudes intempestivas do Eurico, que se diga começaram muito antes do episódio do SBT (aquilo foi só a gota d’água em razão do tratamento dado ao episódio da final em São Januário). A verdade é que naquela época o Vasco estava incomodando muito e a imprensa não descansou enquanto não tirou o patrocínio do Nation Banks do Vasco. E pior, impediam que qualquer patrocinador se aproximasse do Vasco.

    Parece que protejo o Eurico, né? Pelo contrário. Não quero o retorno dele, ao menos não como presidente, uma vez que seria o PRETEXTO IDEAL para a mídia perseguir ainda mais o Vasco! Além das cagadas que o Eurico fez em vésperas de jogos decisivos, tirando jogadores importantes do time por reclamarem de salários atrasados, teve também o inaceitável episódio da tribuna e os patrocínios desvairados com uma infinidade de atletas de inúmeras modalidades. Mas, o que para mim foi o pior: a partir do momento em que o Vasco passou a ser brutalmente perseguido por associação à imagem dele, confundindo-o propositadamente com a instituição Vasco da Gama, com o claro objetivo de criar um Vasco tirano para afugentar investidores, o Eurico deveria ter se sacrificado e saído em prol do Vasco, mas não o fez, mostrando que seus interesses pessoais estão muito acima dos interesses do clube. Isso eu não admito de forma alguma. Porém, não resta dúvida que ele era muito melhor administrador do que o Roberto.

    É isso. Eu não queria ter sido maçante, mas fui.

    Lamento bastante pela torcida do Vasco que você não tenha mais seu blog no GE, com maior visibilidade, mas digo que teus textos aqui neste ESPAÇO LIVRE estão ÓTIMOS, e tenho recomendado a todos os vascaínos que eu conheço.

    Saudações

  5. David

    Por mim TODAS as torcidas organizadas deveriam ser extintas e seus membros que já praticaram atos de violência nos estádios ou seus arredores ficarem proibidos de entrarem nos estádios e que esses membros tivessem que comparecer ao tribunal em todos os dias de jogos do time e ficassem lá até duas horas depois da partida. Claro que eles não iriam se quer assistir ao jogo e sim fazerem algum tipo de serviço.
    Toda torcida organizada tira o real torcedor dos estádios! Não vou levar minha família para um lugar que tem um potencial alto de violência por também ser o mesmo local onde marginais em gangues vão para cometerem crimes e ainda por cima tem um belo desconto dos clubes que sustentam esse tipo de marginal nos estádios.
    Torcida organizada que tira dinheiro do clube, pois os lugares poderiam estar ocupados por familiares. Famílias eram que deveriam encher estádios mas quem leva a família a um jogo pode arriscar perder seus entes numa briga entre torcidas.

  6. Jonathas

    Isso não é novidade, não só o Extra como o Globo várias e várias vezes já demonstraram isso em alguma oportunidade. Não sei o porquê, mas vejo uma má vontade generalizada da mídia esportiva com o nosso time.
    Sei que não tem nada a ver com o seu post, JC, mas quero comentar sobre as organizadas, particularmente a FJV e outras que “torcem” para o Vasco. Acho que essa relação diretoria-marginais filhos da puta já deveria ter acabado faz tempo. Inaceitável o Vasco financiar passagem, hospedagem, ingressos e o escambal pra bandidos e assim os mesmos nos prejudicarem como foi no ano passado (as brigas com marginais da organizada do corinthians e atlético-pr nos renderam perdas consideráveis de mando de campo no ano passado e nesse ano).
    E se alguém aqui vier defender as organizadas do Vasco, vai se fuder, vai tomar no olho do seu cú, seu merda.

  7. JACIEL - RJ

    PODRIDÃO É POUCO PRA RETRATAR OS BASTIDORES DESSA MÍDIA MARROM FDP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ODEIO QQ VEÍCULO “MIDIÁTICO” DAS ORG. GLOBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Desculpe as letras em cx alta e o desabafo JC.

  8. Claudinei

    O que acontece é a tentativa das organizações Globo em transformar o Brasileirão em campeonato espanhol. Nada mais que isso; é apenas dinheiro que interessa.

  9. jose wellington

    Jc, concordo com vc perfeito seu comentário. A imprensa, federação, estão todos contra nós, nao e que eu queria que fossem a favor mas a neutralidade seria muito bom para o esporte, depois dos últimos fatos acontecidos desanimei em relação ao futebol.

  10. Kleber

    Por essas e outras, é que todos percebem o quanto a grande mídia é manipuladora de opiniões, é por isso a grande irritação de várias pessoas por reportagens tendenciosas da toda poderosa “Grobo”, só que isso infelizmente não é apenas da toda poderosa, assisto a vários canais esportivo, apenas um ou outro comentarista que consegue ser imparcial, e em raros momentos. O tratamento dado ao Vasco, principalmente depois que se impôs à “toda poderosa” é simplesmente um absurdo.

  11. Paulo Roberto Chaves

    JC tô contigo esses FDP só não falam mau do framerda e do curitians deviam ser imparciais visto que o jornal é pros leitores e não pra eles.

  12. Em suma: não se trata mais de focar na defesa da organizada “x” ou “y”. O ponto é defender o Vasco da Gama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s