Sobre os reforços

tres

O Netvasco fez uma enquete para saber dos seus leitores qual dos três primeiros reforços teria mais agradado. O atacante Rafael Silva foi o mais votado, seguido do volante Fabrício, ficando por último o zagueiro Anderson Salles.

Ver um atacante vencer a enquete é natural. Fabrício, até por ser o mais conhecido do trio, também acabaria recebendo bastantes votos. E como atualmente temos uma zaga – a titular, pelo menos – que agrada, há lógica em ver Salles como o menos votado.

Mas será que a ordem de preferência da torcida acabará se confirmando nas atuações em campo? Rafael Silva se destacou pelo campeão paulista Ituano, mas ele não é um goleador. Ele vem preencher a lacuna deixada pelo Everton Costa, jogando pelos lados do campo. E mesmo sendo o vice-artilheiro da equipe na competição, seu desempenho balançando as redes no Paulistão não foi tão excepcional. Ou seja, se a torcida espera alguém que resolva a falta de pontaria do nosso ataque, talvez Rafael não seja a solução.

Já o Fabrício, um semiveterano de 31 anos, vem para um setor no qual não faltará disputa para conseguir uma vaga. Pode até ser um bom reforço para as competições que teremos esse ano, mas também não chega a ser uma contratação que nos faça soltar fogos.

Então sobra o Anderson Salles. O cara chega para disputar uma vaga com Luan e Rodrigo, que se deram bem juntos e trouxeram uma segurança para nossa zaga que há muito não víamos. Mas ainda assim, é preciso lembrar que Salles se destacou no setor mais bem sucedido do Ituano (que terminou o Paulistão com a melhor defesa). Se levarmos em consideração que o Rodrigo ainda deve levar um tempo para se recuperar e que Rafael Vaz é de uma inconstância incrível, Anderson Salles pode acabar se tornando a melhor contratação das três confirmadas.

E mais um detalhe que pouca gente falou: Rafael Silva foi o vice-artilheiro do Ituano com 5 gols. E Anderson Salles foi o artilheiro com 6.

***

Dizem que o Vasco pretende lançar os quatro novos jogadores do elenco – os três aí de cima, mas o meia Guilherme Biteco, vindo do Grêmio – já no próximo sábado, contra o Atlético-GO.

Se isso for mesmo verdade, é um belo indicativo da confiança que o Adilson deposita nos reservas que vêm atuando nas últimas partidas.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

25 Comentários

Arquivado em Notícias, Reforços

25 Respostas para “Sobre os reforços

  1. Julio

    Pô o yago e o Marquinhos do Sul já merecem uma vaga no time titular, não acha? Que momentos tenebrosos vivemos com o vasco… Aí JC, a torcida do atlético paranaense foi punida ou só a do vasco?

    • JC Barbosa

      Foram punidos sim. Só que, pelo que disseram aqui nos comentários, o clube pode definir a ordem das punições. O Atl-PR preferiu iniciar o campeonato jogando a 100 Km da sua Arena.

  2. Ulisses Pinheiro

    Oi pessoal, eu moro aqui em Pernambuco a uns 6 anos e durante muito tempo jogou aqui no Nautico um atacante chamado Kieza, que acho que esta na China agora. Se eu não me engano ele teve passagens pelo Fluminense e Cruzeiro. Acho que seria um excelente contratação para o Vasco pois precisamos de um homem gol e infelizmente aqui no Brasil não tem ninguém disponível no mercado. Pois 2014 sem um homem gol no time vai ser dificil, em 2009 tinhamos o Elton e agora?

  3. josé

    JC, acho que todos os 4 reforços tem sua PEQUENA importância para o elenco, mas acredito que o Vasco deveria se atentar para um meia, um lateral e um atacante de qualidade (e esses que vieram não farão muita diferença).
    JC, no jogo entre Vasco e CAP, na última rodada do brasileirão 2013, havia ambulância no estádio?Se a resposta for não, segue a pergunta. Caso naquele dia tivesse acontecido um problema com um jogador (de qualquer equipe) como o do E. Costa, este provavelmente teria sérias complicações. Então, por que o jogo nestas condições aconteceu e mesmo diante de todos os transtornos apresentados no decorrer foi finalizado e só sofreram punições os dois clubes (sendo um, a vítima da situação)? Não deveria haver punição para outros envolvidos na organização do jogo?

  4. David

    Saudações Vascaínas!
    Boa Noite JC e demais torcedores!

    Quero deixar claro que não sou contra trazer reforços, muito pelo contrário, quero um time forte e competitivo.

    Por isso disse no outro post seu JC que preferia um jogador novo e com potencial que o Fabrício.

    Só que todos sabemos que o Fabrício é no mínimo melhor que Bastos e do mesmo nível que Aranda, portanto é fácil entender que o Adilson queira estrear ele na rodada de sábado. Com certeza toda torcida vascaína vai querer ver Bastos fora de campo!

    Então JC se entrarem esses três reforços serão no lugar de Bastos, Vaz e Reginaldo! Quem não quer ver essas malas fora do time?? São substituições válidas!

    Agora… Biteco??? Fala sério!!!!
    O Vasco virou uma vitrine para empresários que lucram e o clube não! Essa contratação é no mínimo suspeita. Muito melhor investir nos garotos da base.

    Esse aí chegará e os garotos da base não terão chances tão cedo. Marquinhos, Yago e o contratado Montoya que atua sempre fora de sua posição que é meia atacante ficarão no banco ou nem relacionados!

    Abraços a todos!
    Vasco Sempre!

    • JC Barbosa

      Acho difícil que Bastos e Reginaldo saiam do time. Rafael Silva certamente entrará no lugar do Montoya/Barbio. E o Fabrício no lugar do Aranda.

      A questão é colocar esses jogadores novos, sem entrosamento nenhum e há muitos dias fora de atividade. Se for colocar os caras para não renderem, o que vai acontecer é queimar o filme de todos. A paciência da torcida é mínima.

      Sobre o Biteco, sem vê-lo jogar é impossível falar dele. Caetano confia no talento dele e Renight chegou a lhe dar chances no time titular do Grêmio. Se ele vier a somar, é melhor tê-lo por empréstimo que não tê-lo (e nem sabemos se há opção de compra ao fim do contrato). E também é impossível avaliar os garotos da base que vêm sendo utilizados. O Marquinhos jogou duas partidas e foi bem em uma contra um adversário fraco como o Resende. A maior referência que temos desses garotos foi o Estadual de Juniores, que fomos mal.No mínimo o Biteco tem mais rodagem, já que até no exterior ele já atuou.

      • David

        Então teremos que aturar o Bastos em campo novamente. Fazendo corpo mole, perdendo bolas, errando passes e armando os contra golpes do adversário. Lastimável.
        JC o Biteco pode até ter atuado no exterior mas no Grêmio ele entrou num jogo aos 15 minutos no lugar do zé roberto e saiu no início do segungo tempo. Tocou na bola umas 4 vezes. Se for por experiência temos Barbio, Bernardo, Reginaldo, Bastos e todos são no máximo medianos.
        Até concordo em parte com sua opinião quanto aos garotos que fizeram um campeonato ruim, mas como eles irão adquirir experiência sem jogar? Não é dado chances a eles e eu acredito que os rapazes da base podem render melhor que muitos já profissionais.

  5. Iago

    JC eu sou seu fã cara, a voz da torcida vascaína

  6. erico

    JC. Que bom que continuou com um blog. Direto e reto. Parabéns. Eu moro em São Paulo e que me lembro vários times sondaram os dois jogadores que o Vasco contratou, confesso que me surpeendi que eles foram ao Vasco. Acho que o Rafael Silva e o Anderson vão sim ajudar muito o time. Aliás, sabe por onde anda o Anderson Martins?

    • David

      O Anderson Martins está no futebol do oriente médio!
      Onde recebe um salário mensal de mais de 400 mil, coisa que está muito distante da realidade do Vasco e salvo engano tem contrato longo.

  7. alex

    O Caetano disse que conhece o Biteco desde os 14 anos. Não deve ser pereba, vamos ver.

  8. JACIEL - RJ

    Concordo com amigo Victor. Acho que a formação com três zagueiros,se bem treinada, poderia nos render melhores resultados.

  9. Olho nesse Zagueiro, joga muito bem, e ainda faz uns golzinhos, poderia até tentar 3 zagueiros se o Luan e o Rodrigo estiverem aptos para jogar liberando Diego Renan e o Henrique qnd voltar para atacar. Acho que seria uma boa tentativa…

  10. Os reservas do Vasco é o que resta e persiste do amontoado de jogadores que se arrastam no elenco, na maioria um bando de jogadores avulsos, que não formam um conjunto, não compõem o elenco e por isso nem figuram como peças de reposição na hora do aperto. É incrível ver como o time se desorienta com apenas uma única substituição – e isso vem desde a época do Ricardo Gomes, em que tivemos um time que foi remodelado nas pressas e foi campeão.

    O JC é muito atento aos detalhes. Confesso que não tenho ânimo para fazer essa pesquisa minuciosa sobre jogadores que não me chamam a atenção – a não ser quando surge a manchete “BITECO,vai para o Vasco”. Um ou outro eu olho a “genealogia” dos clubes de onde vêm e geralmente não me animo com a “ancestralidade” futebolística dos sujeitos. Na maioria são jogadores que estiveram na base de grandes clubes e que fizeram um tour por pequenos até cair no Vasco – seria mais uma vez o esquema do Vasco como “vitrine”. Mas o detalhe entre o zagueiro x o atacante, ambos do Ituano, realmente faz todo o sentido e indica que o zagueiro pode ser mais promissor…

    Quanto ao nível de confiança do Adilson nos reservas e como ele vem montando o elenco do Vasco, vou ser sincero: o treinador tem ganhado pontos comigo. Está sim acontecendo uma remontagem, dentro do possível, do elenco. Remontagem visando um elenco uniforme, que tenha uma identidade definida, um perfil de jogadores que podem jogar juntos sem desorientar todo o esquema. Tendo isso em vista a barca de saída deve sim dar sua partida. Para mim Montoya, Bernardo e Bastos, por exemplo, já deram o que tinha que dar e já não tem a cara desse novo time. Outro que não me agrada é o Aranda.

    • Eduardo

      Concordo em partes. Bernardo custou caro ao Vasco e seria interessante colocar ele pra jogar pra ver se pelo menos se recupera o investimento. O problema é que ele, desde que foi comprado, nunca “está em condições”. Ou ta gordo, ou lesionado, ou ambos.

      Já o Montoya, que chegou há pouco tempo e ainda demorou-se meses para estrear por problemas administrativos, nunca teve uma sequencia de jogos. Só entra pingado e, muitas dessas vezes, fora de posição. E ainda assim, conseguiu fazer gols e ajudar o time, coisa que Felipe Bastos e Wiliam Barbio, que sempre tem chances, não conseguem fazer.

      Como disse o Juninho, ele não teve uma boa basem por isso comete esses erros. Ele precisa de sequencia, pra ganhar ritmo e encaixar no esquema tático. Talento e qualidade eu acredito que ele tenha, mas se jogar 1 vez a cada dois meses, não vai render nunca.

      • Como fui me esquecer do Barbio!? Concordo com o que vc diz do Montoya, mas é uma questão tática – acho que não encaixa. O elenco tem que estar afiando, não dá para segurar apostas sem grana.

      • Embora a situação seja de tristeza, eu vejo com bons olhos algo que para mim é o Adilson que está impondo, isto é, a montagem do time e não aquele papo chato de “estamos fazendo apostas”, “uns dão certo outros não”, e fica nisso – as apostas erradas não saiam e nem ficavam, oneravam e perturbavam ainda mais. Enfrentar essa situação era algo que eu pensei que o Autuori faria, mas nada fez. De fato para mim o Adilson nem fedia nem cheirava, mas das finais do carioca para cá estou simpático justamente porque sinto que ele está enfrentando algo que parece não ter peso, mas é sim um fardo que complica a vida no Vasco, que é a montagem de um time. Nem mesmo o Ricardo Gomes deu conta de cessar esse esquema de inchamento do elenco com jogadores sem o menor nexo. Enfim, espero que as coisas sigam nessa linha, embora as eleições já praticamente chegaram e só Deus sabe o que vai dar.

  11. Eduardo

    JC, estou aqui tb, vindo do GE…não gostei (ou não me acostumei) com o novo formato do Blog de lá.

    Enfim, faltou vc mencionar o tal Guilherme Biteco. Será pq vc não tem informações dele? Será que alguém teria? hehehe

    SV e ba sorte no novo espaço!

    • JC Barbosa

      É que a contratação dele foi confirmada no site oficial depois do post estar escrito. E, de qualquer forma, a enquete que deu origem ao texto só cita os três.

  12. willian

    Muito bom JC não precisamos do G.E pois seu post valeu pelo tema livre de terça feira…Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s