Nosso pior momento

5anos

Por mais que procuremos não falar no assunto, hoje começa a mais triste tarefa da história do nosso clube. Quando a bola rolar logo mais na Colina, (…) o Vasco inicia a longa jornada de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído: a elite do futebol brasileiro”.

Esse foi o início do post de 9 de maio de 2009, no saudoso Blog da Fuzarca original. A partida era contra o Brasiliense, na estreia do Gigante pela Série B. Acho que nenhum torcedor imaginava passar por isso novamente, ainda mais apenas cinco anos depois desse que era o ponto mais baixo da nossa trajetória.

Era o ponto mais baixo, porque o empate com o América-MG no sábado conseguiu superar, em muito, como o pior momento da história do clube em toda sua existência.

Nem estou comparando as equipes e comissões técnicas de hoje e de 2009 (esse é o tipo de discussão que só servirá para nos deixar ainda mais tristes), mas sim da conjuntura daquele tempo e a atual. Além da estreia abaixo da crítica, com o time cheio de gente no estaleiro, reservas que não conseguiam fazer seu papel de forma aceitável e o empate dentro de casa contra um time bem fraquinho, há um monte de outros pontos que comprovam que o presente do Vasco – pelo menos imediato, já que nem os mais pessimistas devem crer que o clube não voltará à elite em 2015 – é o seu momento mais deprimente.

Em 2009, também tínhamos um time completamente renovado e questionável, mas estreamos com um time titular, vencemos as três primeiras partidas e jogávamos diante da nossa torcida. Esse ano, temos quase 10 desfalques, empatamos logo na estreia e jogaremos com portões fechados (e depois, longe do Rio).

Em 2009, havia o sentimento que não podia parar, já que a queda ainda podia ser atribuída em parte ao time montado na gestão anterior e à situação financeira catastrófica que a mesma havia deixado o clube. Esse ano, a situação das contas vascaínas não é tão melhor assim e já sofremos com o legado da gestão Dinamite, que sequer conseguiu evitar que o Vasco fosse punido por ver sua torcida apanhar em jogos nos quais não tinha a função de cuidar da segurança.

Em 2009, mesmo fora da elite, a torcida tinha a esperança de dias melhores, com uma gestão que parecia ter capacidade para levar o Vasco ao seu lugar de direto depois de anos sem títulos, patrocínios ou credibilidade. Esse ano, além de termos sofrido com a decepção de uma administração que não foi capaz de manter a tradição vitoriosa do clube, temos o risco de, nas próximas eleições, ver a volta de um presidente que fez uma gestão péssima, ganhando o pleito com compra de votos e, pior de tudo, dessa vez assumindo não após uma gestão vencedora, mas com todos os problemas que herdaremos de uma gestão fracassada.

Não peco a fé e tenho certeza que ano que vem estaremos novamente na Série A. O time vai engrenar, a volta dos titulares contundidos dará mais consistência à equipe e esse Brasileiro passará rapidamente. Mas diante disso tudo, é impossível não considerar esse como o momento mais triste na secular história do Vasco da Gama.

***

Lembrem-se de curtir a fanpage do Blog da Fuzarca no Facebook e seguir o Blog da Fuzarca pelo twitter @jc_CRVG.

Anúncios

27 Comentários

Arquivado em Adversários, Política, Resenhas, Vídeos

27 Respostas para “Nosso pior momento

  1. Pingback: Velho x Novo | Vasco Expresso

  2. Ulisses Pinheiro

    Pois é JC, sem ataque vai ficar difícil encarar o Brasileiro, não da para deixar a responsa toda nas costa do Thalles e o Marquinhos do Sul. O Reginaldo vai embora mesmo (e nao vai fazer falta). Acho que na atual conjuntura financeira até o Fabricio Carvalho ta valendo!

  3. Mário

    JC, vou seguir acompanhando por aqui. Você tem cara de Vasco. Sucesso neste novo espaço!

  4. Abraão

    JC, agora que vc saiu da Globo, por favor diga algo sobre esse vídeo, sem coisas do tipo: precisa falar alguma coisa…o que está acontecendo? Farsa do tira-teima da globo na final da guanabara.

  5. alex

    Me disseram que o Atlético PR jogou longe do seu estádio (pela punição). O Vasco também terá que fazer isso, mas preferiu jogar com portões fechados primeiro. Eles terão que jogar sem torcida algum momento.

  6. Claudinei

    Este nosso time é muito ruim. Espero que tenhamos forças para sair deste buraco. Temos de ganhar as próximas partidas, antes da copa, caso contrário começa a pressão. SVG!

  7. alex

    O ano do Vasco tem que ser o seguinte: ficar entre os 4 que sobem para a série A (não ligo se não ser campeão da B) e ganhar a Copa do Brasil. Aí, voltamos pra série A e ainda disputaremos Libertadores.

    Esse tem que ser o planejamento.

  8. José Eustachio Perpetuo

    O time bem fraquinho, apesar de tudo, foi eliminado pelo atual campeão da libertadores no campeonato mineiro, apenas e tão somente pela atuação pusilânime da arbitragem mineira, que, via de regra, beneficia a dupla Cruzeiro/Atlético, em flagrante e total desrespeito ao centenário América Futebol Clube.
    Assim, a análise do senhor, se reveste de um bairrismo e de um preconceito injustificáveis.
    Da próxima vez, procure conhecer melhor a realidade deste time “bem fraquinho” e, garanto, que haverá de dispensar tratamento mais adequado a esta instituição mineira.
    Esclareço, ainda, que, em momento algum haveremos de temer o grandioso Vasco da Gama, e que daremos a ele o devido respeito, por tudo quanto ele representa no cenário do futebol.
    Nosso abraço fraterno.

    • JC

      O campeão brasileiro também foi eliminado pela mulambada na Copa do Brasil. E os mulambos, se houvesse o mínimo de justiça no futebol brasileiro, estaria rebaixado hoje.

      E não tem bairrismo nenhum na minha análise. Eu apenas vi o jogo. O América-MG ficou na retranca a maior parte do jogo – contra o time reserva do Vasco – e teve uma atuação fraca. Isso não tem nada a ver com desrespeito à instituição. A não ser que vc considere o fraco time que apareceu em São Januário como a representação máxima do seu clube em toda a sua história.

      Por favor, tente ser um pouco mais realista. Falar que o seu time é fraco não tem nada a ver com tradição. Tem a ver com o futebol apresentado. Se vc acha que o seu time é bom, desculpe, mas isso sim é diminuir a história do América.

  9. Frederico

    E aí JC, tudo bem?
    Acompanho a muito tempo o seu trabalho. No GE, no “Os 4 Grandes” e no “Torcida Carioca”. Fiquei muito triste em saber que eles quiseram “outros rumos”. Por mais que você e o Bruno digam o contrário, nada me faz crer que houve outro motivo senão a moderação dos comentários.
    Apesar do momento ruim, tenho certeza que vamos dar a volta por cima por um motivo. SOMOS VASCO!
    Saudações cruzmaltinas

  10. PC!

    JC, sugiro levantar uma bola: Por que o Atlético-PR jogou com torcida?

  11. Luiz Afonso

    Não tenho nada contra o Bruno, mas este é o texto que eu gostaria de ter lido no GE.com . Que falta você faz por lá!

    Gostei, mas não acho esse o momento mais triste, talvez o mais penoso. Triste mesmo é ver o Vasco com times sofríveis, seja na série “A” ou na série “B”, que não nos proporcione nenhum prazer em acompanhar os jogos! E isso já aconteceu inúmeras vezes, mais recentemente no ano passado! Não vejo como mais honroso lutar para não cair do que lutar para subir! Acho até que perdemos mais torcedores quando lutamos para não cair do que renascendo da série “B”!

    Claro que eu quero ser campeão, jogar a série “A”, mas pode apostar que eu quero muito mais é ver o time do Vasco jogando futebol, na acepção da palavra, criando chances e momentos de emoções positivas nas partidas, ao invés de marcar um gol e depois ser acuado o restante do jogo por qualquer adversário! Ou pior, não criar chance alguma, não conseguir trocar passes e só se defender atabalhoadamente o tempo todo! Isso sim é triste!

    O time está bem montado, precisa de alguns ajustes, mas de poucos reforços, a meu ver! Antes não conseguíamos trocar três passes! Hoje já conseguimos ter mais posse de bola, o que era surreal no passado recente!

    Podemos contar nos dedos de uma única mão, mesmo que uma delas seja a mão esquerda do Lula, os times que estão certinhos! O Vasco não está diferente da maioria! Agora, manter os jogadores que mostraram valor no Estadual, é essencial! E para mim não foram poucos! Admito que talvez eu esteja pouco exigente em razão da m… de time que tínhamos no ano passado!

    Mas tão importante quanto é dispensar aqueles que não aproveitaram as muitas chances que tiveram! Gosto da pessoa do Barbio, jogador esforçado, voluntarioso. Mas, isso não basta, ou não devia bastar, para jogar no Vasco, né? Alguém enxerga diferente? Alguém ainda espera algo do Barbio que não seja correria e vontade? Deixa ele ser feliz em outro lugar!

    ” e já sofremos com o legado da gestão Dinamite, que sequer conseguiu evitar que o Vasco fosse punido por ver sua torcida apanhar em jogos nos quais não tinha a função de cuidar da segurança.” Nessa você foi cirúrgico, mais uma vez!

    Me alonguei demais. Saudações.

    • JC

      Entendo seu ponto de vista, Luis. Mas vc retringiu sua análise ao futebol. E isso não é nem de longe o maior motivo para considerarmos esse o pior momento do clube.

  12. Ótimo texto.
    Ressalta-se o fator: pagar por algo que não se tem responsabilidade – portões fechados em punição a vandalismo em estádio no qual a responsabilidade por segurança é do mandante do jogo.

    E o Dinamite segue perdendo pontos – se é que lhe resta algum – com a torcida.

    Insisto, ainda é tempo dele tentar ter uma relação de parceria com a torcida…

  13. FABRICIO CAPIXABA

    COM ESTA GUERRA POLITICA INTERNA NO CLUBE, SEM MEDO DE ERRAR, O PIOR AINDA ESTA POR VIR.INFELIZMENTE

  14. Fabiano

    Só lembrá-lo de um detalhe que passou desapercebido. Mencionou o América como um ‘time bem fraquinho’. Será?! Ou será o inverso??! Um foi 3º lugar do Campeonato Mineiro _ Campeonato que tem o atual Campeão da Libertadores e o atual Campeão Brasileiro, ambos na segunda fase da Libertadores (empatando e perdendo para o campeão da Libertadores). O outro ficou em 2º no Campeonato Carioca perdendo para o Flamengo (que foi eliminado na 1ª fase da Libertadores) assim como o outro participante, Botafogo. Aliás, o Mineiro ainda tem o Boa na Série B. Ainda, juntar os cacos do Fluminense, Flamengo e Botafogo não conseguem igualar um dos elencos dos rivais do América (Cruzeiro e Atlético). Por fim, o Vasco recebe cerca de 100 milhões de cota contra 3 milhões do América. Assim, questiono: quem é o time bem fraquinho??!! Menos paixão, por favor!!

  15. JC. Sou torcedor do Vasco a tempos e realmente esse parece ser o pior momento do time. Todavia, assim como acompanhei a campanha vitoriosa na Libertadores, continuarei a apoiar o time nos momentos difíceis. Ademais, sempre acompanhei o seu excelente trabalho no site da Globo e agora irei acompanhar neste blog e na sua página do facebook. Saudações vascaínas e continue com seu excelente trabalho!

  16. Marcelle

    Acompanhava você no GE e agora vou acompanhar por aqui… Gostaria de acrescentar no seu relato/diagnóstico mais um ponto que me deixa ainda mais triste com o atual momento. Lá em 2009 o programa “O Vasco é seu” conseguiu mobilizar o sócio-torcedor, eu mesma me tornei sócia nesta época e hoje nem isto estamos vendo no Vasco. A diretoria se porta igual aos governantes, que antes de entregarem a sua gestão não contribuírem para a próxima gestão. O Vasco é maior que Dinamites, Euricos e qualquer um que venha… Sermos um time de massa que não consegue ter um programa de sócios decente… Eu sei que falar disto é “chover no molhado” , mas nem conseguir mobilizar os torcedores para contribuir com o clube, nesta ano de 2014, vamos conseguir.
    A comoção com a queda agora em 2014, parece menor do que foi em 2009… Tempos nublado e melancólico em São Januário … Muito, muito triste

    • JC

      Vale o comentário, Marcelle: a diretoria pretendia lançar uma nova campanha de marketing para atrair novos sócios depois do título do estadual. A garfada nos prejudicou nisso também.

    • oliver

      Concordo com nossa amiga Marcelle, o momento atual é muito pior. Em 2009 tb me tornei sócio na esperança de de certa forma ajudar a construir um futuro melhor para nosso vascao. Atualmente vemos que grande parte da torcida parece não estar tão incomodada com a série B como foi em 2009. Triste momento do gigante, totalmente sem força política, fraco em todos os sentidos, sendo punidos pq, não querendo defender certos baderneiros, por nós defendermos. JC informalmente no jogo contra o resende verifiquei um grande número de socios tendenciosos em votar no Eurico. Estamos totalmente sem rumo, uma nau a deriva.

  17. Gosto muito dos seus textos realmente traduzem meus sentimentos. Contine, é uma esperança contar com vc nesse espaço.

  18. Rennan Salgado

    JC, gosto muito dos seus textos, pois sempre traduzem meu sentimento sobre o assunto. Este não foi diferente.
    O que eu gostaria de saber é pq você saiu da Globo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s